Anda di halaman 1dari 28

TCNICAS DE PRODUO DE LCOOL E ACAR EVOLUO E CULTURA DA CANA DE ACAR

PROF.: SILVIO CESAR PEREIRA

A Evoluo no Processo Produtivo

A moagem da cana-de-acar era feita em moendas construdas em madeira, com rolos verticais e acionados por animais ou rodas d'gua.

A clarificao, evaporao e a cristalizao eram feitas em tanques aquecidos por fogo direto pela queima de lenha.

O controle da cristalizao era feito pela colocao ou retirada de lenha, ou seja, pela regulagem do aquecimento.

O caldo evaporado contendo cristais de acar era colocado em formas e deixando resfriar dando origem rapadura ou acar mascavo.

Samuel Hazard, Cuba, 1865

O acar branco era produzido em casas de purga, onde em formas especiais eliminava-se o mel por gravidade atravs de um perodo de repouso que podia chegar a 50 dias.

Henri Monceau, 1764

Em Cuba e demais pases do Caribe, o acar branco era embalado em caixas e o acar mascavo em barris para o transporte at os centros de consumo.

Samuel Hazard,

Modernizao do processo de Fabricao do Acar


No incio do sculo XIX vrios aprimoramentos foram incorporados ao processo de produo de acar. Dentre todos, os mais significativos foram:

- A Mquina Vapor para acionamentos - A Evaporao Mltiplos Efeitos - O Cozedor Vcuo - A Centrifugao do acar

A MQUINA VAPOR
A mquina vapor substituiu o trabalho braal ou animal na moagem da cana no incio do sculo XIX, em plena Revoluo Industrial. Os pases que demoraram em adotar esse avano tecnolgico perderam mercado rapidamente.

A EVAPORAO MLTIPLOS EFEITOS


O qumico norte-americano Norbert Rillieux, nascido na Lousiana, foi o responsvel pela inveno da evaporao de mltiplos efeitos em 1834, que revolucionou a indstria aucareira mundial e tambm a indstria qumica.

O COZEDOR VCUO
O qumico ingls Charles Edvar Howard (1774-1816) foi quem realizou em 1812 o primeiro projeto empregando Vcuo para produzir ebulio do caldo temperaturas mais baixas. Desenvolveu tambm projetos para sulfitao, refino, filtragem e emprego de vapor em lugar de fogo direto nos engenhos.

A CENTRIFUGAO DO ACAR
As primeiras centrfugas de acar surgiram por volta de 1840 e eram acionadas por energia hidrulica (roda d'gua). Com o uso das centrfugas de acar desapareceram as 'casas de purga' na produo de acar branco.

A CANA DE AUCAR

ORIGEM:
Continente Asitico, trazida logo aps o descobrimento do Brasil, pelos portugueses.

CARACTERSTICAS:
-Planta ereta, semi-perene, monocotilednica, pertencente famlia das gramneas, com inflorescncia tipo pancula e do gnero Sacharum officinarum. -Apresenta colmo constitudo por ns e entrens que acumulam sacarose como fonte de energia.

-As razes brotam nos ns dos colmos, abaixo do nvel do solo, na zona de crescimento dos primrdios radiculares. O sistema radicular profundo, maior parte concentrada at 60 cm.

PERODO DE SAFRA:
150 a 180 dias nas condies brasileiras. Em outros pases como a Colmbia a cana-de-acar produzida em todo o ano. -Pode ser cana de ano ou cana de ano e meio.

PRODUTIVIDADE:
No Brasil a produtividade de 60 100 t/ha. Os melhores rendimentos agrcolas esto na frica do Sul, Austrlia, Peru e Colmbia, com um rendimento de 110 160 t/ha, que resultar em 15 22 toneladas de acar/ha.

Acar, fonte de energia:


ACAR um adoante extrado industrialmente de um vegetal que normalmente contm um alto teor de carboidrato na forma de Sacarose. O carboidrato o principal constituinte de todos os seres vivos e so sua fonte de energia.

A importncia da matria prima


A qualidade da cana-de-acar se resume nos seguintes aspectos:

- Contedo de sacarose - Presena de matrias estranhas


- Tempo de corte - Tempo de queima

QUALIDADES DE UM BOA VARIEDADE DE CANA-DE-ACAR

- Bom rendimento por hectare - Alta riqueza de sacarose - Contedo de fibra entre 12 14% - Brix maior de 16 - Boa e rpida germinao - Resistncia as enfermidades e pragas - Escassa ou nenhuma florao - Facilidade para a mecanizao da colheita - Mnimas dificuldades na fbrica

BRIX
O brix ou Brix (nome): a porcentagem peso/peso dos slidos solveis contidos em uma soluo pura de sacarose. No caldo da cana, brix uma porcentagem aparente dos slidos solveis, devido interferncia de outros constituintes do caldo.

Pureza Aparente

Pureza: porcentagem de acares no Brix

Pol

Pureza =
Brix

X 100

CLIMA
O clima ideal aquele que apresenta duas estaes distintas: Uma quente e mida, para proporcionar a germinao, perfilhamento e desenvolvimento vegetativo; Seguido de outra fria e seca, para promover a maturao e conseqente acmulo de sacarose nos colmos.

SOLO
Solos profundos, pesados, bem estruturados, frteis e com boa capacidade de reteno so os ideais para a cana-de-acar. Mas, devido sua rusticidade, se desenvolve satisfatoriamente em solos arenosos e menos frteis.

AMOSTRAGEM E ANLISE
Objetivo:
Determinar qual dever ser o tratamento ideal para que o solo oferea as condies ideais para o desenvolvimento da cana-de-acar.

VANTAGENS DA ANLISE QUMICA DO SOLO


Execuo fcil e rpida Analisa um grande nmero de amostras em pouco tempo; Independe das condies ambientais, como luz e temperatura; Verifica a fertilidade do solo a qualquer momento; eficiente desde que os padres de fertilidade estejam bem estabelecidos.

Anda mungkin juga menyukai