Anda di halaman 1dari 11

Motor de Corrente Contnua Exerccios (Kosow 4.

5) Um motor shunt CC possuindo uma resistncia de armadura de 0,25 e uma queda de tenso nas escovas de 3V, recebe uma tenso aplicada de 120Vcc atravs dos terminais da armadura. Calcule a corrente da armadura quando: a) A velocidade produz uma fcem (Eg) de 110V para uma determinada carga; b) H queda de velocidade (devido aplicao adicional de carga) e a fcem tem valor de 105V; c) Calcule a variao % na fcem e na corrente de armadura.

Motor de Corrente Contnua Exerccios (Kosow 4.5) a) Ia (1) = 28A; b) Ia (2) = 48A; c) Eg (%) = -4,55% e Ia (%) = 71,43% Concluses: -Pequenas variaes na fcem (Eg) e na velocidade resultam em grandes variaes na corrente de armadura; -Variaes na velocidade do motor so refletidas em grandes variaes na corrente de armadura.

Motor de Corrente Contnua Exerccios (Kosow 4.6) Um motor-shunt CC, 120Vcc, possui resistncia de armadura e de campo de 0,2 e 60. Esse motor absorve da rede, a plena carga, corrente de 40A. A queda de tenso nas escovas na situao normal de 3V. A velocidade a plena carga de 1.800rpm. Calcule: a) A velocidade em situao de meia carga; b) A velocidade em uma sobrecarga de 125%. (Kosow 4.7) Considere que esse motor carregado com uma corrente de linha de 66A, mas afim de produzir torque necessrio, o fluxo polar aumentado em 12% com a reduo de Rf para 50. Calcule a nova velocidade do Motor CC.

Motor de Corrente Contnua Exerccios (Kosow 4.6) a) N1/2=1.862,5rpm; b) N1,25=1.768,7rpm. (Kosow 4.7) N=1.531,9rpm Concluses: A velocidade original a plena carga de 1.800rpm afetada por dois fatores: fcem e fluxo. A fcem decresceu e, como a velocidade varia diretamente com a fcem, a velocidade aparece multiplicada por uma relao de decrscimo. Da mesma maneira, o fluxo foi aumentado, mas um acrscimo em produz um decrscimo na velocidade. Portanto a velocidade novamente multiplicada por uma relao de decrscimo.

Motor de Corrente Contnua

Exerccio

Implementar um diagrama de blocos de um sistema de controle de velocidade de um motor CC em malha fechada. O motor deve ser ligado com excitao independente e o controle de velocidade feito pela variao da tenso de armadura.
Controlador
Velocidade de Referncia

Conversor

Motor + Carga

Sensor de Velocidade

Motor de Corrente Contnua

Exerccio
F N

Retificador Campo Referncia Controlador de Velocidade Circuito de Gatilho Retificador Controlado

Va

Vf
Motor CC Tacmetro

Malha de Velocidade

Motor de Corrente Contnua Inverso de rotao

Para inverter a rotao dos motores CC basta inverter o sentido da corrente de armadura ou do campo; Na maioria dos casos o circuito de armadura escolhido para se inverter a rotao pois: a) o circuito de campo altamente indutivo e freqentes inverses causam elevadas fem; b) Para o motor com excitao composta tanto o campo shunt quanto o srie devem ser invertidos.

Motor de Corrente Contnua

Exerccio (Kosow 4.9) Um motor CC de 120V possui uma resistncia da armadura de 0,2 e uma queda de tenso nas escovas de 2V. A corrente nominal a plena carga de 75A. Calcule a corrente no instante da partida e o seu percentual em relao corrente nominal

Motor de Corrente Contnua Exerccio

(Kosow 4.9) Ia=590A (786% da corrente nominal)


Concluso: necessrio introduzir resistncias no circuito de armaduras e durante a acelerao do motor, quando a fcem induzida for aumentando, essas resistncias so reduzidas.

Motor de Corrente Contnua Frenagem de motores CC

caracterizada pela inverso no sentido da corrente de armadura, o que provoca um torque negativo, desacelerando o motor. a) Frenagem por contra-corrente: inverte-se a polaridade de Va, assim inverte-se Ia e o sentido de rotao; b) Frenagem reosttica: A armadura desligada da rede e conectada a uma resistncia de carga; c) Frenagem regenerativa: Quando Eg>Va, a mquina passa a funcionar como gerador.

Motor de Corrente Contnua Aplicaes de motores CC

1- Velocidade constante: correias transportadoras, bombas centrfugas, ventiladores, sopradores, - MOTOR SHUNT; 2- Velocidade varivel e torque constante: correias transportadoras de velocidade varivel, tornos - MOTOR COM CONTROLE PELA ARMADURA; 3- Torque varivel: mquinas ferramentas convencionais MOTOR COM CONTROLE PELO CAMPO; 4- Torque bastante varivel: ventiladores, sopradores, bombas centrfugas - MOTOR SHUNT 5- Partida severa: elevadores, guindastes, moinhos, trao de trens - MOTOR SRIE

Anda mungkin juga menyukai