Anda di halaman 1dari 49

ADMINISTRAO PBLICA

O significado da expresso "Administrao Pblica"


- do ponto de vista Subjetivo (ou formal), o termo designa o conjunto de pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa; - do ponto de vista Objetivo (ou material), o termo designa a natureza da atividade exercida pelos entes administrativos, vale dizer, "administrao pblica" a prpria funo administrativa, a cargo, predominantemente dos rgos inseridos na estrutura do Poder Executivo.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa


O exerccio das funes estatais tradicionalmente repartido entre os trs Poderes do Estado, segundo a idia da Especializao. O Princpio da Separao de Poderes est explicitado no art. 2 da Carta Poltica. De acordo com essa diviso temos que: Ao Poder Legislativo incumbe a funo legislativa, que consiste na elaborao da lei (funo normativa ou primria). Ao Poder Judicirio incumbe a soluo dos conflitos intersubjetivos de interesses atravs da aplicao coativa da lei aos litigantes - funo jurisdicional. Ao Poder Executivo incumbe o atendimento e satisfao, de acordo com a lei, das necessidades concretas da coletividade (funo executiva ou administrativa).

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa


Essas funes so atribudas a cada um desses poderes de maneira predominante, ou precpua, mas no exclusivamente. Da podermos dizer que os rgos integrantes dos outros poderes, tambm realizam funo administrativa, quando se organizam internamente para exercerem suas funes tpicas.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa No sentido objetivo, a administrao pblica abrange as atividades de fomento atividade econmica, interveno no domnio econmico, polcia administrativa e servio pblico.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa


O Fomento abrange a atividade administrativa de incentivo iniciativa privada de utilidade pblica, efetivadas sob a forma de subvenes, linhas especiais de crdito, isenes fiscais etc. So levadas a cabo, principalmente pelas agncias governamentais de fomento.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa A Interveno na atividade econmica ocorre quando o Estado regulamenta e fiscaliza a atividade econmica privada; ou quando o Estado atua diretamente sobre domnio econmico, substituindo ou concorrendo com o particular, interveno indireta e direta, respectivamente.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa


A polcia administrativa (Poder de Polcia) compreende a atividade da administrao no sentido de limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse geral. So exemplos de limitaes administrativas as licenas para obras, os tombamentos, as servides administrativas, as autorizaes de funcionamento, as ordens de polcia, as sanes de polcia etc.

Administrao Pblica em sentido objetivo: A funo administrativa


J Servio Pblico toda a atividade executada direta ou indiretamente pela Administrao Pblica, sob regime predominantemente publicista, a fim de satisfazer as necessidades da coletividade, tais como os servios de telecomunicaes, transporte, segurana etc. Portanto administrao pblica em sentido objetivo a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurdico de direito pblico, para a consecuo dos interesses coletivos, segundo Di Pietro.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Integram a Administrao Pblica em sentido subjetivo todos os rgos que compem as pessoas jurdicas estatais (a Unio, os Estados membros, os Municpios e o Distrito Federal) que exercem atividade administrativa, como tambm outras pessoas jurdicas, de direito pblico ou privado responsveis pela execuo delegada de determinadas atividades estatais. Por essa razo define-se a expresso Administrao Pblica em sentido subjetivo como o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas incumbidas do exerccio da funo administrativa.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


A administrao pblica federal compreende a Administrao Pblica Direta e Indireta Dec. Lei 200/67. A Administrao Direta (ou centralizada) se constitui dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios - A Lei Federal n 9.649/98 e suas posteriores alteraes trata da estrutura da Administrao Pblica Federal atualmente. Num sentido mais amplo, temos que a Administrao Pblica Direta o conjunto de rgos que integram a estrutura dos poderes das pessoas polticas, vale dizer, o prprio Estado visto do ponto de vista dinmico.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

A Administrao Indireta (ou descentralizada) compreende as seguintes categorias de entidades, todas dotadas de personalidade jurdica prpria: As Autarquias,as Fundaes Pblicas, as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Pblicas.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas No confundir descentralizao com desconcentrao. Nesta ocorre apenas uma distribuio interna, vale dizer, uma distribuio de competncias entre os rgos de uma mesma pessoa jurdica. Na descentralizao, o ente estatal delega competncias a uma outra pessoa jurdica. A descentralizao pode se fazer por outorga legal ou por delegao contratual.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

Administrao Direta: Os rgos Pblicos Partindo-se da idia de que o Estado uma pessoa jurdica e que, conseqentemente, no possui existncia tangvel, ele atua sempre por meio de pessoas naturais, os agentes pblicos, responsveis por expressar a vontade do Estado os agentes presentam o Estado. Com base nessa realidade, vrias teorias foram criadas para explicar as relaes do Estado com seus agentes

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas Atualmente a teoria do rgo a que melhor explica esse relacionamento e, por ela, a pessoa jurdica manifesta a sua vontade por meio de rgos. rgos pblicos so crculos de atribuies, feixes individuais de poderes funcionais repartidos no interior da personalidade estatal e expressados atravs dos agentes nele providos. So unidades abstratas que sintetizam os vrios crculos de atribuies do Estado.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


rgos pblicos integram a estrutura das pessoas polticas, como partes de um todo, so despersonalizados, pois personalidade jurdica quem possui o todo, ou seja, a pessoa estatal.Os rgos resultam da tcnica de desconcentrao administrativa, e possuem relativa autonomia gerencial e oramentria. Como no so dotados de personalidade, no podem ser titulares de relaes jurdicas. Todavia, em alguns casos especiais, a lei pode conferir capacidade aos rgos para integrarem relaes jurdicas principalmente relaes processuais, na defesa de seus prprios interesses

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Classificao dos rgos pblicos: 1.Quanto posio estatal: A. Independentes So os originrios da Constituio e representativos dos Poderes do Estado - Legislativo, Executivo e Judicirio colocados no pice da pirmide governamental, sem qualquer subordinao hierrquica ou funcional, e s sujeitos aos controles constitucionais de um Poder pelo outro. Alguns autores os chamam de rgos primrios do Estado. Nessa categoria enquadram-se as Corporaes Legislativas (Congresso Nacional, Cmara dos Deputados, o Senado, as Assemblias Legislativas dos Estados, etc.), as Chefias do Executivo (Presidncia da Repblica, Governadorias dos Estados, Prefeituras Municipais), os Tribunais Judicirios (STF, STJ, TST, etc.) e os Juizes singulares, e ainda o Ministrio Pblico e os Tribunais de Contas.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


B. Autnomos So os localizados na cpula da Administrao, imediatamente abaixo dos rgos independentes e diretamente subordinados a seus chefes. Tem ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica, caracterizando-se como rgos diretivos, com funes precpuas de planejamento, superviso, coordenao e controle das atividades que constituem sua rea de competncia. So rgos autnomos os Ministrios, as Secretarias de Estado e de Municpio, a Consultoria-Geral da Repblica e todos os demais rgos subordinados diretamente aos chefes de Poderes, aos quais prestam assistncia e auxlio imediatos. Seus dirigentes, em regra, no so servidores efetivos, mas sim agentes polticos nomeados em comisso.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


C. Superiores So os que detm poder de direo, controle, deciso e comando dos assuntos de sua competncia especfica, mas sempre sujeitos subordinao e ao controle hierrquico da chefia mais alta. No gozam de autonomia administrativa, nem financeira, que so atributos dos rgos independentes e dos autnomos. Sua liberdade funcional restringe-se ao planejamento e a solues tcnicas, dentro da sua rea de competncia, com responsabilidade pela execuo, geralmente a cargo de seus rgos subalternos. So exemplos de rgos superiores os Gabinetes, as Secretarias-Gerais, Inspetorias-Gerais, Procuradorias Administrativas e Judiciais, Coordenadorias, Departamentos e Divises.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


D. Subalternos So todos aqueles que se acham hierarquizados a rgos mais elevados, com reduzido poder decisrio e predominncia de atribuies de execuo. Destinam-se realizao de servios de rotina, tarefas de formalizao de atos administrativos, cumprimento de decises superiores e primeiras solues em casos individuais, tais como os que, nas reparties pblicas, executam as atividades-meio e atendem ao pblico prestando-lhe informaes e encaminhando seus requerimentos, como so as portarias e sees de expediente.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


2.Quanto estrutura: A. rgos Simples ou Unitrios: So os constitudos por um s centro de competncia. Essa unitariedade tem levado alguns autores a identificar o rgo simples com o cargo de seu agente e com o prprio agente, o que um erro; o rgo a unidade de ao; o cargo o lugar reservado ao agente; e o agente a pessoa fsica que exercita as funes do rgo. Ex: Uma Unidade Escolar, uma Vara Judicial.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


B. rgos Compostos ou Coletivos So os que renem na sua estrutura outros rgos menores, com funo principal idntica (atividadefim realizada de maneira desconcentrada) ou com funes auxiliares diversificadas (atividades-meio atribudas a vrios rgos menores). Assim, uma Secretaria de Educao - rgo composto - tem na sua estrutura muitas unidades escolares - rgos menores com atividade fim idntica - e rgos de pessoal, de material, de transporte etc - rgos menores com atividades-meio diversificadas

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


3. Quanto atuao funcional: A. rgos Singulares ou Unipessoais So os que atuam e decidem atravs de um nico agente, que seu chefe e representante. Esses rgos podem ter muitos outros agentes auxiliares, como normalmente os tm, mas o que caracteriza sua singularidade ou unipessoalidade o desempenho de sua funo precpua por um s agente investido como seu titular. So exemplos desses rgos a Presidncia da Repblica, as Governadorias dos Estados, as Prefeituras Municipais

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas B. rgos Colegiados ou Pluripessoais So todos aqueles que atuam e decidem pela manifestao conjunta e majoritria da vontade de seus membros. Nos rgos colegiados no prevalece a vontade individual de seu chefe ou Presidente, nem a de seus integrantes isoladamente; o que se impe e vale juridicamente a deciso da maioria, expressa na forma legal, regimental ou estatutria, da seus regimentos preverem a votao, como meio de se chegar manifestao volitiva dos mesmos.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

Administrao Indireta: As entidades Administrativas. Autarquias Define-se autarquia como o servio autnomo criado por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receita prpria, para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram para melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

As principais caractersticas dessas entidades so: A criao por lei especfica; possurem personalidade jurdica de direito pblico; possurem capacidade de autoadministrao; especializao dos fins ou atividades que desenvolvem e sujeio superviso ministerial embora estejam apenas vinculadas aos ministrios e no subordinadas, devido a sua personalidade jurdica prpria e autonomia.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Seus bens integram a categoria dos bens pblicos em sentido estrito, e, conseqentemente esto protegidos pela clusula na inalienabilidade, imprescritibilidade, inonerabilidade e impenhorabilidade, razo pela qual a execuo de suas dvidas obedece ao disposto no Art. 100 da Constituio Federal (os precatrios judiciais); possuem as prerrogativas processuais conferidas ao prprio Estado (prazos processuais dilatados em qudruplo para a contestao e em dobro para o recurso); sujeitam-se ao procedimento de licitao nas transaes comerciais; seus agentes so servidores pblicos em sentido estrito, regidos na rbita federal pela lei n 8.112/90; possuem imunidade tributria art. 150 da CRFB, etc.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

As autarquias sujeitam-se ao princpio da responsabilidade objetiva prevista no art. 37, 6 da CRFB. So Exemplos de entidades autrquicas o Banco Central do Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social, a Comisso de Valores Mobilirios, a Comisso Nacional de Energia Nuclear, as Agncias Reguladoras, as denominadas Ordens e Conselhos Profissionais (autarquias corporativas), etc.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


As Agncias: Tais entidades, como dito por todos os estudiosos da matria, foram inspiradas em suas congneres no direito norte-americano. H que se distinguir, no entanto, agncia executiva de agncia reguladora. As Agncias Executivas no se constituem em entidades formalmente novas, na verdade, trata-se de autarquias ou fundaes pblicas pr-existentes que uma vez celebrando com o poder pblico o chamado contrato de gesto, passam a ser dotadas de uma maior autonomia. A lei n 9.649/98 estabelece que poder ser qualificada como agncia executiva, mediante ato do Presidente da Repblica, a autarquia ou fundao que cumpra determinados requisitos art. 51 e 52 da lei referida lei.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


J as agncias reguladoras recentemente criadas so verdadeiras autarquias de regime especial. So entidades reguladoras que controlam e fiscalizam as atividades que constituem objeto de concesso, permisso ou autorizao de servio pblico telecomunicaes, energia eltrica, transportes etc, ou de concesso para explorao de bem pblico petrleo, rodovias, segundo Di Pietro. Art. 8 2 da Lei n 9.472/97 (ANATEL): A natureza de autarquia especial conferida Agncia caracterizada por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo de seus dirigentes e autonomia financeira

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Fundaes Pblicas: As fundaes caracterizam-se basicamente por serem um patrimnio (conjunto de bens) afetado a determinado fim, que por abstrao jurdica adquire personalidade jurdica. H fundaes particulares e pblicas, sendo, portanto, a nica das entidades administrativas que possuem similar no direito comum. As fundaes pblicas so definidas como sendo um patrimnio dotado de personalidade jurdica de direito pblico ou privado, cuja criao e autorizada por lei, para o desempenho de atividade atribuda ao Estado no mbito social, com capacidade de auto-administrao e sujeita superviso administrativa. H controvrsia na doutrina a cerca da natureza jurdica das Fundaes. A corrente majoritria, inclusive no STF, entende que o Poder Pblico ao instituir a Fundao poder dot-la de personalidade jurdica de direito pblico ou privado.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


As Empresas Governamentais: Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista. As principais caractersticas dessas entidades so a instituio autorizada por lei, personalidade jurdica de direito privado, sujeio ao controle estatal, aplicao parcial de normas de direito pblico (licitao, admisso de pessoal via concurso etc.), vinculao aos fins definidos no ato instituidor, desempenho de atividade econmica ou prestao de servio pblico remunerado, no estarem sujeitas falncia art. 2 da Lei n 11.101/2005 (Lei de Falncias) etc.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

O artigo 5 inciso II do Decreto-lei n 200/67 define empresa pblica como sendo uma entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital pblico, instituio autorizada por lei para a explorao de atividade econmica ou prestao de um servio pblico, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

Sociedade de Economia Mista a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, cuja instituio autorizada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria ao Estado.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


As empresas governamentais (indevidamente chamadas de estatais), empresas pblicas e as sociedades de economia mista se diferenciam basicamente por dois aspectos: a sua forma de organizao e a natureza do capital que as compem. Quanto forma de organizao, o Decreto Lei 200/67 determina que a sociedade de economia mista seja estruturada sob a forma de sociedade annima e, a empresa pblica, sob qualquer das formas admitidas em direito; disso decorre que a primeira sempre uma sociedade comercial e a segunda pode ser civil e comercial.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Com relao composio do capital, a sociedade de economia mista constituda por capital pblico e privado e a empresa pblica constituda por capital exclusivamente pblico. A despeito de na sociedade de economia mista haver capital pblico e privado, a lei exige que a maioria das aes com direito a voto pertena ao Estado, com o claro intuito de manter o controle e a gerncia da empresa nas mos do poder pblico. So exemplos de Empresas Pblicas a Empresa de Correios e Telgrafos, a Caixa Econmica Federal, a Casa da Moeda do Brasil, etc. So exemplos de Sociedade de Economia Mista o Banco do Brasil, a Petrobrs, o IRB etc

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Importante distino se faz necessria entre as empresas governamentais que exploram atividade econmica e aquelas que prestam servios pblicos. Como a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s e admissvel em casos especiais de monoplios constitucionalmente previstos, ou diante de imperativos de segurana nacional ou de relevante interesse pblico art. 173, da CRFB, quando tais situaes se fazem presentes, o Estado ainda que atravs de suas empresas, no pode desfrutar de privilgios no extensveis ao empresrio particular. Esta a razo do citado Art. 173 da Carta Poltica determinar que as empresas do Estado, quando explorarem atividades econmicas, sujeitar-se-o s mesmas regras civis, comerciais, trabalhistas e tributrias aplicveis s empresas privadas.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Situao diversa ocorre com as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que prestam servios pblicos. Estas se regem pelo regime prprio da prestao de servios pblicos art. 175 da CRFB, com todas as suas prerrogativas e exorbitncia face ao regime privado. Um importante efeito decorrente desta distino a sujeio das prestadoras de servio pblico regra constante do art. 37, 6 da CRFB (responsabilidade objetiva

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas Consrcios Pblicos: O art. 241 da Carta Poltica dispe que a Unio, os Estados, o distrito federal e os Municpios disciplinaro por meio de lei os consrcios pblicos e os convnios de cooperao entre os entes federados, autorizando a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


A Lei Federal n 11.107 dispe sobre normas gerais de contratao de consrcios pblicos. Trata-se de ato normativo regulamentador do supracitado preceito constitucional, no qual se destaca a atribuio de personalidade jurdica aos consrcios, e a possibilidade de serem integrados por entes de nveis federativos diversos. A atribuio de personalidade jurdica aos consrcios pblicos far-se- atravs da constituio de associao pblica ou de pessoa jurdica de direito privado. Como espcie de associao pblica, o consrcio ter personalidade jurdica de direito pblico, sujeito, portanto, ao regime publicista.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Por outro lado, a nova lei permite tambm que os consrcios pblicos adotem personalidade jurdica de direito privado, bastando, para tanto, o atendimento dos requisitos da legislao civil. A lei admite, portanto, a existncia de consrcios de direito pblico e consrcios de direito privado. Os primeiros integram a administrao pblica indireta, como associaes pblicas, espcies de autarquias por fora na nova redao do art. 41, IV do Cdigo Civil, denominadas autarquias interfederativas. Os consrcios de direito privado no integram a administrao pblica, diante do silncio eloqente da lei n 11.107/05.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Entidades paraestatais e Terceiro Setor: Parcerias com o Estado. Terceiro Setor engloba todas as organizaes no governamentais, as Entidades Filantrpicas, Fundaes e Associaes de Interesse Social voltadas quase que exclusivamente para o atendimento da sociedade em seus projetos sociais, culturais e ambientais, atuando nas reas da educao, sade, ecologia e meio ambiente, saneamento bsico, no atendimento a pessoas carentes ou a um pblico especfico, enfim, no bemestar da sociedade como um todo.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


O importante salientar que todas estas entidades integram o terceiro setor, porque nem se enquadram inteiramente como entidades privadas, nem integram a Administrao Pblica Direta ou Indireta, sendo, pois, um hbrido de pblico e privado. Incluem-se entre as chamadas organizaes no governamentais, e todas elas, enquadram-se na expresso entidade paraestatal, juntamente com os servios sociais autnomos entes privados de colaborao com o Poder pblico

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


As Organizaes Sociais (OS) e as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP): As Organizaes Sociais so um novo tipo de entidade disciplinadas, na esfera federal, pela Lei n 9.637/98. Di Pietro as define como pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalizao do Poder Pblico, mediante vnculo jurdico institudo por meio de contrato de gesto. Estas entidades atuam na rea de ensino, pesquisa cientfica e tecnolgica, proteo do meio ambiente, cultura e sade. No exercem servios pblicos delegados, e sim atividades privadas com incentivo do poder pblico, dado seu carter de utilidade pblica

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas

O contrato de gesto o instrumento jurdico do qual se utiliza o Estado para transferir para a Organizao Social a atividade antes desempenhada por entidade administrativa, de forma a diminuir o tamanho do aparelhamento da Administrao Pblica

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


As Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP) foram criadas pela Lei n 9.790/99. Trata-se de outra modalidade de qualificao a ser atribuda a pessoa jurdica de direito privado, desprovida de finalidade lucrativa, instituda para atender as necessidades coletivas, sem, no entanto, caracterizar-se como servio pblico. Para tanto, esto habilitadas a receber recursos ou bens pblicos a serem utilizados em suas atividades.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas O instrumento que as habilita a receber recursos e bens pblicos o termo de parceria, e as atividades que constituiro seus objetivos sociais acham-se descritas no art.3 da Lei 9.790/99, quais sejam: A promoo da assistncia social; promoo da cultura, defesa e preservao do patrimnio histrico e artstico; promoo gratuita da educao; promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; desenvolvimento de tecnologias alternativas, dentre outras.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Distinguem-se as Organizaes Sociais das Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, porque, as primeiras, atravs da celebrao de contrato de gesto com o Poder Pblico, desempenharo atividades antes exercidas por aquele, preenchendo o espao deixado pela extino de entidade administrativa, exercendo, pois, servio pblico. J as OSCIP exercem atividades mais amplas, e atravs do termo de parceria, atuaro cooperando com o Estado nas atividades voltadas ao atendimento s necessidades coletivas.

A Administrao Pblica em sentido subjetivo: rgos e Entidades Administrativas


Portanto, tanto as Organizaes Sociais bem como as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico formam, juntamente com o sistema S, os servios sociais autnomos (o SESI, o SESC etc.) e as demais entidades privadas sem fins lucrativos e de utilidade pblica de apoio (em especial, as fundaes, associaes e cooperativas) as denominadas entidades paraestatais, segundo Di Pietro. As entidades paraestatais integram juntamente com as demais entidades particulares anteriormente citadas o denominado Terceiro Setor.

Anda mungkin juga menyukai