Anda di halaman 1dari 9

POLTICAS PBLICAS E EDUCAO DO CAMPO: EM BUSCA DA CIDADANIA POSSVEL

Claudemiro Godoy do Nascimento. In: Revista Travessia, n.07, 1982.

PONTOS EM DESTAQUE
Contextualiza as polticas de educao do campo no Brasil, atribuindo Lei 5.540/68 (reforma do ensino superior) e Lei 5.692/61 a responsabilidade pelo atraso da escola pblica no perodo da ditadura militar (falta de acolhimento dos interesses de vrios grupos sociais, dentre eles os camponeses). Destaca o movimento de redemocratizao do Brasil, momento em que os movimentos sociais ganham novos ares e voltam a levantar a bandeira de luta. Pontua o projeto poltico neoliberal implantado nos governos Collor, Itamar e FHC como responsveis pela viso da educao como mercadoria e influenciada pela lei da procura e da oferta.

Afirma que a educao destinada ao meio rural surge por volta dos anos 1920, sob a gide do ruralismo pedaggico, ou seja, com a ideia de uma escola integrada regionalmente e com a finalidade de fixar o homem ao meio rural (p.87). Cita algumas iniciativas de educao rural no perodo de 19451964 (Estado-Novo) como a criao da CBAR (Comisso Brasileira-Americana de Educao das Populaes Rurais) e mais tarde se transformou na ABCAR (Associao Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural), em 1956. A assistncia tcnica visava aumentar o ndice de produtividade das atividades rurais.

A estas iniciativas acrescentem-se o CNER (Campanha Nacional de Educao Rural) e do SSR (Servio Social Rural), em 1950, que preparava tcnicos para atuar no meio rural em vrias reas (educao de base ou alfabetizao, melhoria de vida, sade, associativismo, economia domstica, artesanato...)
O MEB, CPC, as ligas camponesas, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, MST, CONTAG, as ONGs; O ENERA (Encontro Nacional dos educadores da Reforma Agrria); As experincias do MAB (Movimento dos Atingidos pelas Barragens, do prprio MST com as escolas de assentamentos e escolas itinerantes.

Considerando as lutas histricas em favor de populaes do campo, o autor nos convida a pensar que a educao do campo deve assumir trs compromissos bsicos (p.89): Um compromisso tico/moral com a pessoa humana;

Um compromisso com a interveno social, onde educar significa intervir para transformar as realidades de excluso pedaggicas;
Um compromisso com a cultura camponesa em suas diversas facetas, seja para resgat-la, seja para recri-la, [... ] para conserv-la.

A PROPOSTA DE EDUCAO BSICA DO CAMPO:


...

Possui trs caractersticas (p.90):

um projeto poltico pedaggico de sociedade;


um projeto popular alternativo para o Brasil; um projeto popular de desenvolvimento para a realidade campesina.

PROGRAMAS DE EDUCAO DO CAMPO QUE SE EFETIVARAM DURANTE OS ANOS 90


PROGRAMA OBJETIVO PILARES

PRONERA

Pretende fortalecer o mundo rural como territrio de vida em todas as suas dimenses: econmicas, sociais, ambientais, polticas e ticas.

Gesto participativa

Descentralizao das aes das instituies educacionais pblicas

SABERES DA TERRA (Pro-Jovem campo)

um programa de escolarizao de jovens agricultores/as familiares em nvel fundamental na modalidade de EJA, integrando a qualificao social e profissional.

O currculo escolar fundamenta-se no eixoarticulador AgriculturaFamiliar e Sustentabilidade

PROGRAMA

OBJETIVO

PILARES

PROCAMPO Apoiar a implementao de Formao por rea de (Programa de Apoio cursos regulares de licenciatura conhecimento previstas Formao Superior em em Educao do Campo nas para a docncia Licenciatura em instituies de ensino superior multidisciplinar Educao do Campo) de todo o Pas, voltados (Linguagens e Cdigos, especificamente para a Cincias Humanas e formao de educadores para a Sociais, Cincias da docncia nos anos finais do Natureza, Cincias ensino fundamental e mdio nas Agrrias); escolas rurais. (p.92) Regime de alternncia (Tempo-Escola e TempoComunidade); Determinaes normativas e legais concernentes educao nacional e educao do campo.

Ao concluir o autor formula cinco PRINCPIOS relacionados ao papel da escola e a sua transformao que a educao do campo deve assumir (p.93-4): O compromisso tico/moral com a pessoa humana; A gesto da escola como espao pblico e comunitrio; A educao popular deve inserir-se no cotidiano escolar e no processo de ensino-aprendizagem; Os currculos devem adequar-se a realidade que o cercam; Os educadores das escolas do campo devem criar e fortalecer os coletivos pedaggicos locais, municipais, estaduais ...

Anda mungkin juga menyukai