Anda di halaman 1dari 42

PROF.

REGINALDO MILANI

Conceito de Risco Ambiental Metodologia de Avaliao de Risco Ambiental. Plano de Contingncia. Estudo de Caso. Conceito Bsico de Impacto Ambiental. Conceito de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) Elaborao de EIA-RIMA. Contabilidade de Recursos Naturais.

Nota

da Prova ( P1 e P2) peso 60%

Nota
Obs:

de Trabalhos

- peso 40%

Os trabalhos sero distribudos ao longo do perodo semestral.

O que Risco Ambiental?


Podemos definir risco ambiental como a magnitude e probabilidade de um efeito adverso ocorrer. Dessa forma, para se avaliar um risco, deve-se determinar o dano (que tipo de dano o agente causar) e a exposio (que populao estar exposta ao agente, a que concentrao e a durao da exposio)

De acordo com a Society for Risk Analysis , o potencial de ocorrncia de resultados adversos indesejados para a sade ou vida humana, para o ambiente ou para os bens materiais. Formalmente, Risco pode ser definido como o produto da probabilidade de ocorrncia de um determinado evento pela magnitude das conseqncias:

R=PxC

Muito dos impactos negativos considerados nas Avaliaes de Impactos Ambientais somente se manifestam em caso de funcionamento anormal do empreendimento analisado. Por exemplo, durante a operao de um duto de petrleo, no se espera que os cursos dgua venham a ser poludos com o produto transportado e o aspecto ambiental emisso de leo normalmente no faz parte dos problemas identificados. No entanto, se o duto romper, o petrleo poder contaminar o solo e os recursos hdricos superficiais e subterrneos.

Assim, necessrio identificar o aspecto ambiental risco de vazamento de petrleo. Da mesma forma, se a barreira impermevel instalada na base de um aterro de resduos slidos apresentar problemas, a gua subterrnea poder ser poluda, mas se a barreira funcionar adequadamente no se esperam problemas com a qualidade das guas.

Perguntas do tipo: o que aconteceria se.... so muitas vezes feitas ao se analisar a viabilidade ambiental de um projeto.

O resultado do mau funcionamento do empreendimento podem ser mais significativos do que os impactos decorrentes de seu funcionamento normal. So situaes que tipificam risco ambiental.

O risco ligado a acidentes tecnolgicos , legitimamente, uma preocupao a ser levado em conta na anlise dos impactos ambientais desses empreendimentos. Caso: industria qumica em Seveso, na Itlia em 1976. Rompimento de uma vlvula de um vaso de presso contendo solventes organoclorados. Gs elevou-se a 50 m, e na disperso espalhou dioxina em 1.430 ha.(Always e Aires)-1993.

Outros riscos so menos evidentes, por exemplo, a emisso de efluentes lquidos contendo metais pesados ou determinados compostos orgnicos representam uma situao de risco. Exemplo: Baia de Minamata (Japo- 1958) lanamento de mercrio usado como catalisador usado no processo de produo do cloreto de vinila, matria prima do PVC. 143 mortes, 899 reconhecidas como afetadas pela doena de Minamata.

Tambem a emisso contnua de poluentes no ar representa situaes reconhecidas de risco sade. Por exemplo, a incinerao de resduos slidos resulta na emisso de uma certa quantidade de poluente no ar, mesmo com a utilizao de sistemas de controle e abatimento das emisses. o caso do grupo de substncias qumicas conhecido como dioxinas e furanos, reconhecidos como carcinognicos. A populao que vive nas imediaes de incineradores esta exposta ao risco de contrair doenas respiratrias ou mesmo cncer.

No caso da Baia de Minamata, trata-se de riscos crnicos, ao contrrio daqueles decorrentes do mau funcionamento tecnolgico, que so riscos agudos. Para os dois tipos de riscos, agudos e crnicos, h duas formas de anlise de risco, uma voltada para anlise de situao aguda, como os acidentes industriais ampliados, e outra para situaes crnicas , como a exposio da populao a agentes fsicos (rudos) ou qumicos (como substncias qumicas presente na gua de abastecimento domstico)

Kolluru (1993) prefere dividir a anlise de risco em trs classes: Anlise de Segurana (avaliao de risco probabilstica e quantitativa). Avaliao de riscos sade. Avaliao de riscos ecolgicos. Embora o conceito de risco seja o mesmo, as caractersticas de cada situao so to diferentes que levam ao desenvolvimento de diferentes ferramentas. Entretanto, a anlise de riscos tecnolgicos privilegiada, pois guarda mais proximidade com a avaliao de impacto ambiental

TIPOLOGIA DE RISCOS AMBIENTAIS:


1- Riscos Naturais: 1.1 Atmosfricos. 1.2- Hidrolgicos. 1.3- Geolgicos. 1.4- Biolgicos. 1.5 Siderais. 2 Riscos Tecnolgicos: 2.1 Agudos. 2.2 Crnicos.

Riscos de origem atmosfrica aqueles oriundos de processos e fenmenos atmosfricos. Podem ser de temporalidade curta (tornados, tromba dgua, raios, etc.) e temporalidade longa ( secas, etc.). Riscos de fenmenos hidrolgicos - relativo aos corpos hdricos (inundaes..). Riscos Geolgicos podem ser divididos em processos endgenos, como sismos e atividades vulcnicas e os de origem exgena, como escorregamentos, assoreamentos, processos erosivos, etc...

Riscos Biolgicos relativo atuao de agentes vivos, como organismos patognicos. Riscos Siderais - que tem origem fora do planeta, como a queda de meteoritos. O reconhecimento de um risco depende de inmeros fatores, dentre os quais inclui-se o tipo de risco. No mbito dos riscos tecnolgicos, mais facil reconhecer um risco agudo do que um risco crnico.

Tal situao decorre primordialmente do fato de que no primeiro caso, h facilidade de se estabelecer uma relao entre causa e efeito, ou seja, o efeito imediato. No caso dos riscos crnicos, como o nome diz, manifesta-se a mdio e longo prazo. Por exemplo, um vazamento de navio traz efeitos imediatos e visveis, enquanto a liberao contnua de pequenas quantidades de poluentes, no s trazem efeitos de longo prazo, mas tambem tornar incerta a conexo entre causa e efeito. Em tal situao, o reconhecimento do risco mais difcil.

A gesto Ambiental utiliza vrios termos do palavreado comum, como impacto, avaliao, ambiente e risco. Elas foram apropriadas do vernculo e fazem parte do jargo profissional desse campo, criando diversas ambigidades na sua interpretao.
Um dos termos mais recorrentes o perigo. Existem uma gama variada de substncias, ou seres vivos perigosos, propriedades fsicas e situaes que podem ser consideradas perigosas.

Situaes que no envolvam substncias ou seres vivos tambem podem representar um perigo: ExDegradao do solo e as alteraes de suas principais caractersticas causado por prticas incorretas de manejo do solo. Ex: Super explorao por culturas. Elementos antropicos podem se tornar perigosos em diversas situaes, em especial quando no esto planejadas . Ex: o Abandono de uma construo sem conservao pode levar a situaes perigosas de comprometimento da estabilidade das mesmas.

Segundo Kolluru (1996), Risco formado por um conjunto de fatores, dentre eles a natureza do perigo, acessibilidade ou acesso de contato (potencial de exposio), caractersticas da populao exposta (receptores) e a probabilidade de ocorrncia e magnitude da exposio. Para que o risco de um evento que cause dano possa acontecer, necessrio que exista algo ou algum para sofrer tal dano, e que necessariamente esteja ao alcance de tal evento. Assim, um perigo s causa dano se existir um receptor e uma via de exposio que ligue o perigo ao receptor.

A avaliao de risco ambiental (ARA) uma atividade correlata avaliao de impacto ambiental (AIA), mas as duas se desenvolvem em contextos separados, por comunidades profissionais e disciplinares diferentes. A avaliao de risco realizada em trs etapas diferentes: Identificao dos perigos. Anlise das conseqncias e estimativas dos riscos. Gerenciamento dos riscos.

Identificao dos perigos determinar quais situaes ou condies tem o potencial de acarretar conseqncias indesejveis. Anlise das conseqencias e estimativa de risco - uma tentativa de estimar matematicamente as probabilidades de um evento e a magnitude de seus efeitos. Avaliao dos Riscos - a aplicao de um juzo de valor para discutir a importncia dos riscos e suas conseqncias sociais, econmicas e ambientais. Gerenciamento dos Riscos - um termo que engloba o conjunto de atividades visando alternativas de minimizao dos riscos e suas conseqncias.

O desenvolvimento tecnolgico humano acontece atravs de descobertas cientficas. No entanto, todo avano cientfico leva a um lugar comum em todas as reas: a incerteza. Os resultados almejados podem ou no ser alcanados e, mesmo quando eles se positivam, conseqncias inesperadas podem vir a aparecer devido ignorncia de fatos, tanto benficos como prejudiciais. Um exemplo seria o dos trabalhos pioneiros com radioatividade, que permitiu diversas benesses em inmeros campos do conhecimento, e ao mesmo tempo causou a morte de vrios pesquisadores.

Podemos enumerar outra descoberta que produziu efeitos negativos, qual seja, a inveno da dinamite por Alfred Nobel.
O grande porte das instalaes industriais a partir da Revoluo Industrial, aliado ao aumento da populao acarretou um elevado potencial de danos, tanto ambientais como materiais e humanos. Esses fatores proporcionaram o surgimento de subprodutos indesejveis, posteriormente chamados de contaminantes.

A chave na busca de solues para esse dilema, a Avaliao de Riscos Ambientais, tem se tornado um instrumento transparente e igualitrio, o qual fornece as informaes necessrias para que se possam tomar decises bem fundamentadas e se busque o equilbrio scio-ecolgico. As diferenas entre as Naes, suas leis e costumes so enormes, assim como seu grau de desenvolvimento. Desse modo no de se estranhar que a percepo dessa realidade seja desigual, mas motivada pela mesma causa: os grandes acidentes.

Esta combinao perigosa levou e ainda leva a diversos problemas, muito dos quais se perpetuam no tempo e podem apresentar resultados irreversveis para o ambiente em diversas magnitudes, desde local, como o desaparecimento de uma espcie endmica at global como a intensificao do Efeito Estufa. A necessidade de se minimizar os riscos aos danos ambientais provenientes do progresso econmico e social esta cada vez mais claro, apesar de ser muito difcil quantificar e julgar a relao humana com o meio, assim como a ponderao entre a proteo ambiental e o impacto sobre o crescimento.

ESTIMATIVA DE RISCO uma tentativa de estimar matematicamente as probabilidades de um evento e a magnitude de suas conseqncias. AVALIAO DE RISCO a aplicao de um juzo de valor para discutir a importncia dos Riscos e suas conseqncias sociais, econmicas e ambientais. GERENCIAMENTO DE RISCO uma ferramenta que utiliza os resultados provenientes da Avaliao de Risco em prol de diminuir as chances e as conseqncias dos Riscos (Carpenter-1995).

Em uma anlise de Risco, alem de se buscar identificar os perigos e estimar o risco, ou seja, estimar matematicamente as probabilidades de ocorrncia do evento e a magnitude das conseqncias, deve-se propor medidas de gerenciamento (preventivas e aes de emergncia no caso do acidente ter ocorrido). Os estudos de Risco podem ser integrados ao EIA ou ser conduzidos como avaliao em separado do EIA. No Estado de So Paulo, a ARA analisada em separado, pela CETESB, enquanto o EIA analisado pelo DAIA-SMA.

Analise de Risco - um estudo que visa a identificao dos perigos de uma atividade, projeto ou rea, seguido pela estimao do risco existente para possveis receptores, podendo ser tanto bens, pessoas ou meio ambiente.
O seu objetivo propor medidas de gerenciamento, tanto preventivas quanto aes emergenciais em um eventual acidente, em prol de diminuir o risco e minimizar as conseqncias adversas (dano).

Etapas da anlise de Risco:

A) Caracterizao do Empreendimento e da Regio: O primeiro passo para a realizao da Anlise de Risco a compilao de dados relativo s caractersticas do empreendimento, incluindo o mximo de informaes sobre atividades desenvolvidas, servindo como base para o desenvolvimento do trabalho.

1 - Da Regio:

1.1 Descrio fsica e geogrfica da regio. 1.2 Caractersticas Climticas. 1.3 Mananciais. 1.4 reas Litorneas (se for o caso). 1.5 Fauna e Flora da Regio. 1.6 Distribuio Populacional da Regio.

2 Do Empreendimento:

2.1 Descrio Fsica e layout da instalao, em escala. 2.2 Carta Planialtimtrica que apresentem a circunvizinhana ao redor da instalao. 2.3 Substncias qumicas identificadas atravs da nomenclatura oficial e nmero CAS, incluindo quantidades, formas de movimentao, armazenamento e manipulao, contemplando suas caractersticas fsico-qumicas e toxicolgicas.

2.4 Descrio do processo e rotinas operacionais, se ainda em operao. 2.5 Apresentao de plantas baixas das unidades e fluxogramas de processos, de instrumentao e de tubulaes. 2.6 Sistema de proteo e segurana.

B) Identificao dos Perigos: Esta etapa visa identificar os perigos, desde substncias, situaes, procedimentos, falhas de operao, desastres naturais, sabotagens ou eventual seqncia de eventos que possam causar danos, incluindo cenrios acidentais hipotticos a serem estudados de forma detalhada.
Deve-se descobrir com que freqncia tais eventos podem ocorrer, pois uma informao necessria para o calculo numrico do risco ambiental.

Para a identificao dos perigos existem vrias tcnicas, variando com as particularidades de cada empreendimento.
Sanches (2006) diz que diversas anlises de risco ambiental no vo alem dessa etapa, passando direto para a preparao de um plano de gerenciamento, relacionado ao empreendimento de baixa complexidade e/ou pouca periculosidade.

1) Anlise Histrica de Acidentes - Consiste no levantamento de acidentes ocorrido em instalaes de mesma tipologia, utilizando-se bancos de dados de acidentes ou referncias bibliogrficas especficas, conseguindo assim um panorama do que se pode esperar de perigo no empreendimento em questo.

2) Mtodo E se ?? (What if ?) - aplicado principalmente para processos simples, revendo cada etapa da operao desde a matria prima at o produto final. A cada atividade do processo, perguntas e se ? so formuladas e respondidas, buscando a identificao de eventos indesejados como falhas de componentes ou erros de procedimento, sendo utilizado por especialistas experientes na tipologia do empreendimento.

3) Lista de Verificao - Para processos mais complexos, pode ser elaborada uma metodologia semelhante a e se .., mas utilizando-se de uma seqncia lgica de questes para avaliar as condies de segurana de uma instalao por meio de suas condies fsicas, equipamentos utilizados e das operaes praticadas

4) Anlise Preliminar de Riscos ou anlise preliminar de perigos (Preliminary Hazard Analysis-PHA). uma tcnica que foi desenvolvida especificadamente para aplicao nas etapas de planejamento de projetos, visando a uma identificao precoce de situaes indesejadas, o que possibilita adequao do projeto antes que recursos de grande monta tenham sido comprometidos. Trata-se, portanto de uma tcnica de potencial emprego em estudos de impacto ambiental, pois no exige detalhamento da instalao industrial a ser analisada.

Preparam-se planilhas nas quais para cada perigo identificado, so levantados suas possveis causas, efeitos potenciais e medidas bsicas de controle aplicveis( preventivas ou corretivas)
Alem da identificao, os perigos so tambem avaliados com relao freqncia de ocorrncia e grau de severidade de suas conseqncias. A anlise preliminar de perigos pode ser uma etapa inicial, seguidas de outras ferramentas de anlise.

5) Anlise da arvore de falhas (Fault Tree Analysis-FTA) uma tcnica dedutiva que parte da montagem de um diagrama com bifurcaes sucessivas por exemplo: um sistema de alimentao de gua pode falhar por falta de gua no reservatrio ou por falha no sistema de bombeamento; este, por sua vez, pode falhar em cada uma das bombas. O mtodo permite anlise quantitativa, atribuindo-se probabilidades a cada evento, determinando a taxa de falha de cada componente do sistema. O mtodo foi desenvolvido para as industrias aeronutica e espacial.

Anda mungkin juga menyukai