Anda di halaman 1dari 18

FUNES DE COORDENAO

Colgio:Deciso Prof.:Miriam Lima Alunas:Ellen,Larissa,Ana Maria,Williane,Tifanny,Luana,Tain.

SISTEMA

NERVOSO

O sistema nervoso no s coordena e integra as funes do organismo como o relaciona com o meio externo.Pode ser dividido em: parte central do sistema nervoso e parte perifrica do sistema nervoso. A clula bsica do sistema nervoso o neurnio,uma clula estrelada com ramificaes,os dendritos,que conduzem os impulsos nervosos para o corpo celular. Os estmulos nervosos passam para outro neurnio o para um msculo ou glndula,por meio de um longo prolongamento,o axnio, envolvido por uma membrana gordurosa e isolante,a bainha de mielina.

CADA NERVO UM CONJUNTO DE AXNIOS...

Dois neurnios no se tocam, e o espao entre eles chamado sinapse.O estmulo nervoso passa de um neurnio para o outro, de um neurnio para um msculo, conduzido por substncias como a adrenalina, acetilcolina e outros, chamadas de mediadores qumicos.

PARTE

CENTRAL DO SISTEMA NERVOSO

A parte central do sistema nervoso compreende o encfalo e a medula espinal. Encontra-se protegida por estruturas sseas: Encfalo, pelo crnio; e a medula pela coluna vertebral. Alm disso, encfalo e medula so envolvidos por membranas, as meninges, denominadas dura-mter, aracnoide e pia-mter.Entre elas circula o lquido cefalorcadiano, que protege e nutre os rgos nervosos. O encfalo compreende o crebro,o cerebelo e o bulbo. a parte mais volumosa do sistema nervoso. O crebro poro mais volumosa do encfalo, divide-se em duas metades denominadas hemisfricos cerebrais.Sua massa gira em torno de 1300 gramas. Tem superfcie enrugada formando as circunvolues cerebrais.Quando cortado apresenta duas regies distintas, uma branca,ocupando o centro,e outra cinzenta formando o crtex cerebral.

SISTEMA NERVOSO

CENTRAL

CENTRAL

DO SISTEMA NERVOSO...

O cerebelo localiza-se abaixo do crebro.Como este, est dividido em uma regio externa, formada de substncias cinzenta, e outra interna, formada de substncia branca, cheia de ramificaes, que lembram uma rvore;por isso o cerebelo tambm conhecido por rvore da vida.Suas funes principais so manter o equilbrio do corpo, coordenar os movimentos e permitir a orientao espacial. O bulbo, ou medula oblonga,liga o crebro medula espinal.Ele controla as atividades automticas e involuntrias,tais como a contrao do msculo liso, os movimentos reflexos, os atos de engolir, respirar e at os batimentos cardacos. tambm via de acesso dos impulsos nervosos para o crebro e deste para o corpo. A medula espinal a continuao do bulbo.Apresenta-se com uma estrutura tubular alongada que desce pelo interior da coluna vertebral. Tem a parte central constituda de substncia branca.Da medula partem 31 pares de nervos espinais,formados de fibras sensitivas e motoras.As sensitivas levam os impulsos para a medula, e as motoras trazem os impulsos da medula.

MEDULA

PARTE PERIFRICA DO SISTEMA NERVOSO

A parte perifrica do sistema nervoso pe em contato a parte central do sistema nervoso encfalo medula espinal com outros rgos do corpo.Subdivide-se em sistema somtico sensorial e diviso autnoma do sistema nervoso.

O sistema somtico sensorial constitudo pelas ramificaes dos nervos que partem do encfalo da medula espinal.Ao todo so 43 pares de nervos:12 pares do encfalo, os nervos espinais, e 31 pares da medula, os nervos raquianos.Cada nervo formado pela reunio de fibras nervosas que correspondem ao os axnios dos neurnios. Quanto a funo que executam, os nervos so classificados em sensitivos e motores .Os nervos sensitivos trazem impulsos da periferia do corpo para a parte central do sistema nervoso ;os nervos motores conduzem impulsos para os msculos e para glndulas do corpo.Os nervos cranianos ou so sensitivos ou so sensitivos ou so motores;porm todos os nervos espinais so mistos,porque apresentam duas razes nos pontos de ligao com a medula: a raiz dorsal, com funo sensitiva, e a raiz ventral,com funo motora.As duas razes se unem em um s nervo espinal.

A DIVISO AUTNOMA DO SISTEMA NERVOSO...

Encontra-se dividida em parte simptica e parte parassimptica.Essas partes so antagnicas.Quando determinados nervos ativam os msculos lisos do corpo, outros nervos inibem essa ao.Por exemplo, os nervos parassimpticos induzem a dilatao dos vasos sanguneos e diminuem o ritmo cardaco; os nervos simpticos provocam a contrao dos vasos e aumentam o ritmo cardaco.Os nervos parassimpticos reduzem o calibre dos brnquios e intensificam o peristaltismo enquanto os nervos simpticos aumentam o calibre dos brnquios e reduzem o peristaltismo.

CREBRO

SISTEMA NERVOSO E AS DROGAS

Agentes biolgicos e qumicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenas neurolgicas.Os agentes biolgicos mais comuns so vrus e bactrias. Exemplos de doenas neurolgicas causadas por vrus:poliomielite encefalite e raiva.A meningite uma doena neurolgica que pode ser causada por vrus ou bactrias . Os agentes qumicos afetam o sistema nervoso provocam distrbios conhecidos como neuroses.Em geral, as neuroses surgem em consequncia de conflitos que uma pessoa enfrenta.As toxicomanias ou dependncia de drogas so tipos de neurose. As toxicomanias surgem de estados emocionais conflitantes, como a necessidade de fugir da realidade e encontrar abrigo em um mundo imaginrio. o que acontece, frequentemente, entre as pessoas que tem relaes confliantes com o meio onde vivem e, principalmente os jovens, recorrem s drogas numa tentativa de resolver tais relaes. Preocupante bom que se refere ao usurio de drogas quando se estabelece a dependncia, caracterizada por uma sndrome ou conjunto de sintomas como compulso pelo o uso, reduo dos intervalos sem o uso, necessidade de doses sempre maiores, reaes fsicas e psquicas cada vez mais acentuadas quando da falta da droga (abstinncia), desinteresse por aquilo que antes era importante.

OS

TIPOS DE DROGA:

lcool etlico: um dos principais responsveis pelas mortes ocorridas em todo o mundo.S no Brasil, mais de 15% da populao dependente de lcool.Ele obtido a partir da fermentao e/ou destilao de vegetais como cana-deacar, cevada, lpulo, malte, uva, milho, arroz.Causa srios problemas gstricos, hepticos, cardacos e neurolgicos incluindo o delirium tremens. Alucingenos: So o LSD ou acido lisrgico, extrado do esporo-do-centeio, fungo parasita de cereais; a mescalina, obtida do cacto peiote, um cacto mexicano; a psilocibina, derivada de um cogumelo mexicano; a ayahuasca, formada por duas plantas da Amaznia, o caule do caapi e as folhas de chacrojna - pode ser tambm chamada de auasca, daime e mariri. Anfetaminas: So popularmente chamadas de bolinhas, drogas sintticas usadas como estimulantes ou moderadores de apetite.

Ansiolticos e sonferos: Os ansiolticos so calmantes e os sonferos so barbitricos, drogas sintticas vendidas como medicamentos sob receita mdica. Cnhamo-indiano: popularmente conhecido como maconha ou marijuana, obtido da planta Cannabis sativa. utilizado na forma de cigarros, feitos de caule, folhas e flores. Coca: A cocana em p inalada ou injetada obtida das folhas dessa planta arbustiva, a coca encontrada no Peru ou na Bolvia. Ao p, o cloridrato de cocana pode ser adicionada uma serie de impurezas, como o talco e farinha.

Inalantes(solventes): So geralmente inalados e s vezes at ingeridos. Levam taquicardia, perda de memria, alucinaes, destruio de clulas nervosas e convulses. Nicotina: Presente nas folhas da planta do tabaco, eleva a presso arterial e a atividade motora, apesar de o cigarro ser considerado relaxante pelos usurios. Opiceos: O pio, obtido do ltex da paupola, uma planta asitica, quando inalado pode causar colapso respiratrio e parada cardaca.

GLNDULAS

ENDCRINAS

O sistema nervoso coordena e integra as funes de forma rpida e direta, as glndulas endcrinas o fazem de forma lenta e indireta.As glndulas endcrinas no possuem canal de secreo e o material secretado lanado diretamente na corrente sangunea.A secreo circula por todo o organismo, mas tem ao apenas sobre determinados rgos. A hipfise, situada no crnio, considerada a glandulame porque coordena inmeras funes, agindo inclusive sobre outras glndulas.Ela produz diferentes tipos de hormnio, que controlam o crescimento, a excreo renal,as contraes do tero durante o parto, a produo de leite depois do parto e a atividade de outras glndulas.

A tireoide tem ao sobre o metabolismo geral e influi tambm no crescimento fsico e no desenvolvimento sexual e mental. As paratireoides regulam o metabolismo do clcio e do fsforo. As suprarrenais agem sobre os batimentos cardacos e sobre a musculatura lisa e interferem no metabolismo das gorduras,alm de preparar o organismo para situaes de perigo ou estresse. As gnadas so responsveis pelos caracteres sexuais secundrios e pela atividade reprodutora.So os ovrios e os testculos.

FUNO HORMONAL
Os hormnios atuam nos rgos-alvo em quantidades muito pequenas.Por exemplo, a taxa normal de adrenalina no sangue de aproximadamente 0,000 00 1%. Ocorre hiperfuno quando a glndula extrada ou produz quantidade de hormnio abaixo do normal.Ocorre hiperfuno quando a glndula produz hormnio acima do normal.

Anda mungkin juga menyukai