Anda di halaman 1dari 13

A FUNO SOCIAL DA COMUNICAO

A partir dos Discursos Jurdicos

1. COMUNICAO
Abordagem sociolgica + Abordagem Lingustica = Interacionismo ou sociolingustica Comunicao a chave da convivncia e da organizao social Mas tambm o resultado da atividade de expresso das ideias e sentimentos humanos Em termos tcnicos jurdicos a comunicao se constitui um direito fundamental

2. COMUNICAO E LINGUAGEM
Sabemos que a comunicao processo de interao humana que serve para estabelecer alguns dos nveis de relao e convivncia social. Mas a comunicao opera por meio de cdigos e tais cdigos correspondem s linguagens. As linguagens constituem e so constitudas pelas lnguas, e pressupem a sua decodificao pelos envolvidos numa comunicao.

3. Conceito de Linguagem
LINGUAGEM um sistema de signos utilizados para estabelecer uma comunicao. A linguagem humana seria de todos os sistemas de signos o mais complexo. Seu aparecimento e desenvolvimento devem-se necessidade de comunicao dos seres humanos. Fruto de aprendizagem social e reflexo da cultura de uma comunidade, o domnio da linguagem relevante na insero do indivduo na sociedade.
MEDEIROS, Joo Bosco; TOMASI, Carolina. Portugus Forense: a produo de sentido. So Paulo: Atlas, 2004. p. 17-21

J a Lngua... LNGUA um cdigo que permite a comunicao, um sistema de signos e combinaes. Ela tem carter abstrato e dispe de um sistema de sons, e concretizase por meio de atos de fala, que so individuais. Assim, enquanto a lngua um conjunto de potencialidades dos atos de fala, o discurso um ato de concretizao da lngua.

4. Nveis de Linguagem
A) O Nvel Culto normalmente utilizado por intelectuais, diplomatas e cientistas, especialmente na forma escrita. Na forma de lngua oral, utilizado em discursos de cerimnias ou em situaes formais, tais como julgamentos em tribunais. O vocabulrio usado diversificado e a sintaxe complexa. Faz parte do nvel culto a linguagem tcnica e cientfica; a variante de linguagem burocrtica e profissional.

B) A linguagem tcnica e cientfica muito prxima do nvel culto, fazendo uso de uma linguagem com vocabulrio especfico de determinado ofcio ou profisso. J a linguagem profissional, tambm dentro do nvel culto, utiliza expresses especficas de determinada rea do conhecimento. A variante de linguagem burocrtica pode ser entendida como sendo a utilizao de expresses excessivamente tcnicas, de jarges, de perfrases, com excesso de formalidade. Exemplo disso o to conhecido juridiqus, utilizado por muitos profissionais da rea do Direito.

C) Nvel Popular apresentado como uma variante espontnea e descontrada, cujo objetivo a comunicao clara e eficaz. Na comunicao do advogado com seu cliente, por exemplo, podem estar presentes todos esses nveis da linguagem ao mesmo tempo. Da a importncia do conhecimento do advogado a respeito da linguagem.

5. Os Elementos da Comunicao
Emissor Receptor Mensagem Cdigo Referente

6. EXERCCIO identifique os elementos da comunicao no texto abaixo:


Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de ...

Eutansio Boamorte, brasileiro, solteiro, R.G. n ........................................ Decorador, residente na Rua B, n 16, Jardim Mascote, vem requerer seja expedida ordem de Habeas Corpus a favor de Asnsio da Silva pelas seguintes razes: 1. Asnsio da Silva foi preso no dia 10 do fluente ms, na Rua B, n 17 (Jardim Mascote), por agentes policiais, constando ter sido conduzido para a Delegacia do 38 Distrito Policial. 2. A priso ilegal, pois no ocorreu em flagrante delito e no houve mandado de priso. 3. O auto de priso em flagrante, alm de indevido, nulo, pois o detido menor de vinte e um anos e no lhe foi nomeado curador no momento da lavratura do auto. 4. Os casos em que algum pode ser preso esto disciplinados na lei e na Constituio. Qualquer priso fora dos casos legais permite a impetrao de Habeas Corpus. 5. Em face desta ilegalidade requer digne-se Vossa Excelncia conceder-lhe a ordem pedida e determinar o relaxamento da priso do paciente.
So Paulo, 10 de julho de 1993. Eutansio Boamorte

Resposta
Elementos da comunicao: Emissor - o autor do requerimento, Eutansio Boamorte; ele o destinador, o produtor, a fonte da mensagem. Receptor - o Juiz de Direito; a mensagem lhe enviada; ele o destinatrio. Mensagem - coao ilegal. Canal - no caso, o canal a folha, o papel em que se faz o requerimento. O Habeas Corpus pode ser impetrado por telefone ou telegrama; ento o canal poder ser o telefone ou o telegrama. Cdigo - a linguagem verbal: escrita em lngua portuguesa. Referente - ato prisional.

6. Adequao da Linguagem
Tentemos traduzir o seguinte trecho de portugus jurdico:

V. Ex. data mxima vnia no adentrou s entranhas meritrias doutrinrias e jurisprudenciais acopladas na inicial, que caracterizam, hialinamente, o dano sofrido.

Traduo:
V. Ex. no abordou devidamente a doutrina e a jurisprudncia citadas na inicial, que caracterizam, claramente, o dano sofrido.

Anda mungkin juga menyukai