Anda di halaman 1dari 50

Cristian Amaral Emerson Guerreiro Jeferson Schneiders Ramon Gomes

MOTOR ELTRICO DE INDUO MONOFSICO ROTOR GAIOLA DE ESQUILO

Caxias do Sul RS 19/06/2013

MOTOR ELTRICO
Motor eltrico uma mquina destinada a transformar energia eltrica em mecnica. o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia eltrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando.

MOTOR ELTRICO Um pouco de histria:


Baseando-se nos estudos de Michael Faraday de 1831, o fsico italiano Galileu Ferraris, em 1885, desenvolveu o motor eltrico assncrono de corrente alternada. Com uma construo simples, verstil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar como fonte de alimentao a energia eltrica, o motor eltrico hoje o meio mais indicado para a transformao de energia eltrica em mecnica.

Figura 1- Tipos de Motores Eltricos.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO

Figura 2- Componentes do Motor Monofsico de Corrente Alternada Assncrono Gaiola de Esquilo.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO


O motor com rotor em gaiola de esquilo (squirrel cage) o mais comum e mais robusto dos motores de induo para potncias at 15 CV (11,25 kW). A ausncia de contato eltrico entre o rotor e o exterior torna este motor bastante econmico e de baixa manuteno. A maior desvantagem a dificuldade do controle de velocidade sem uso de dispositivos eletrnicos (inversores).

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO


A gaiola um conjunto de barras curto-circuitadas por anis. No h contato eltrico com o exterior. A gaiola pode ser construda em alumnio, cobre ou liga de cobre. O ncleo do rotor formados por lminas de ao silcio.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO

Figura 3- Modelo do Rotor Gaiola de Esquilo.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO: VANTAGENS:

Grande vida til; Praticamente isento de manutenes; Fcil operao; Versatilidade; Robustez; Economicamente o mais vivel entre todos motores eltricos.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO: DESVANTAGENS:


Possui escorregamento, ou seja, rotao varia levemente conforme a carga acionada; No possvel controlar a rotao; Possuem uma inrcia considervel no rotor, dificultando reverses; Necessitam de um sistema especfico para fazer o motor partir; Elevada corrente de partida.

ROTOR GAIOLA DE ALUMNIO


A gaiola em alumnio injetado usada desde a dcada de 1930, tendo atingido grande desenvolvimento na dcada de 1960, com a linha de motores Custom 8000, da GE, e usada em motores de aplicao geral entre 1 e 250 HP. O alumnio se funde a 650C. Quando se solidifica, comprime o pacote de lminas. As barras so soldadas aos anis usando-se solda MIG (Metal Inert Gas).

ROTOR GAIOLA DE ALUMNIO

Vantagens:

A tenso das barras mantm a compresso do pacote de lminas. O movimento da gaiola eliminado. As barras podem ser dimensionadas livremente. O peso e a inrcia do rotor so reduzidos. A resistncia eltrica do rotor maior, mas o custo menor do que o de rotores de cobre.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Fase Defesada)

Este motor possui um enrolamento principal e um auxiliar (para a partida), ambos defasados de 90 . O enrolamento auxiliar cria um deslocamento de fase que produz o torque necessrio para a rotao inicial e a acelerao.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Fase Defesada)


Quando o motor atinge uma rotao pr-determinada (75% a 80% do total), o enrolamento auxiliar desligado atravs de uma chave, atuada por uma fora centrfuga (interruptor centrfugo).

Figura 4- Esquema de ligao do interruptor centrfugo.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Interruptor Centrfugo)


Pode ser eltrico ou mecnico. Composta por duas partes. (Fixa e Mvel). A parte mvel fixada no conjunto do rotor e responsvel pelo acionamento do platinado.

Figura 5- Parte mvel do conjunto interruptor centrfugo.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Platinado)


onde esto os contatos eltricos responsveis pela conexo e desconexo do circuito auxiliar. formado por uma base de nylon, condutores e terminais de lato, rebites de contatos (bi-metlicos) condutores de cobre e anis de atrito

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Platinado)

Figura 6- Platinado do conjunto interruptor centrfugo.

Problemas de: No conexo na partida. No desconexo do circuito auxiliar.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Fase Defasada)


Possuem baixo custo de fabricao. Possuem torque de partida intermedirio. Para o bom funcionamento: No utilizar para regimes intermitentes. No utilizar o motor onde h grandes inrcias. Para o motor de tipo aberto, no utilizar em ambientes com poeiras ou resduos slidos.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SPLIT PHASE (Fase Defasada)

Figura 7- Grfico de Conjugado do motor Split Phase.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO

SHADED POLE (Polos Sombreados)


um motor com enrolamento auxiliar curto-circuitado. O motor de polos sombreados, tambm chamado de motor de campo distorcido, graas ao seu processo de partida, mais simples, fivel e econmico dos motores de induo monofsicos.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SHADED POLE (Polos Sombreados)


Uma das formas construtivas mais comuns a de plos salientes, sendo que cerca de 25 a 35% de cada plo enlaado por uma espira de cobre em curto circuito. A corrente induzida nesta espira faz com que o fluxo que a atravessa sofra um atraso em relao ao fluxo da parte no enlaada pela mesma. O resultado disto semelhante a um campo girante que se move na direo da parte no enlaada para a parte enlaada do polo, produzindo conjugado que far o motor partir e atingir a rotao nominal.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SHADED POLE (Polos Sombreados)

Figura 8- Grfico de Conjugado do motor Shaded Pole

MOTOR DE INDUO MONOFSICO

SHADED POLE (Polos Sombreados)


No necessita sistemas para sua partida. Limita-se a potncias baixas. No possui problemas para regimes intermitentes. Baixssimo rendimento. Baixo fator de potncia. Limita-se a potncias baixas. No possui problemas para regimes intermitentes.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO

SHADED POLE (Polos Sombreados)


Baixo conjugado de partida (~15 a 50%). Baixo rendimento. (~35%) Baixo fator de potncia. (0,45) Limita-se a potncias baixas.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO SHADED POLE (Polos Sombreados)

Figura 9- Caractersticas do motor WEG de Polos Sombreados.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO


CAPACITOR DE PARTIDA / CAPACITOR

START

Enrolamento auxiliar possui um capacitor eletroltico em srie, que adianta corrente em relao tenso. Este desconectado do ckt por chave centrfuga quando atinge entre 70% e 85% da velocidade sncrona.

Figura 10- Esquema de ligao do capacitor de partida.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO


CAPACITOR DE PARTIDA

Possui um torque de partida entre 200% e 350% do torque nominal. Curvas de torque dos enrolamentos se cruzam quando o motor atinge entre 80 e 90% da velocidade sncrona.

Figura 11- Grfico do Conjugado do motor com Capacitor de Partida.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO


CAPACITOR DE PARTIDA
Em geral possuem seis terminais, o que permite inverso do sentido de rotao e alimentao AC 127V e 220V. A velocidade sncrona do motor dada por n=(120.f)/p A velocidade assncrona dada por n=(120.f.(1-s))/p O controle de velocidade realizado com inversores de frequncia (manuteno do torque constante m=V/f).

MOTOR DE INDUO MONOFSICO O inversor de frequncia

constitudo por trs partes bsicas: bloco retificador (AC-DC), link CC (filtro) e bloco chaveador (simula AC).

Figura 12- Esquema interno do Inversor de Frequncia.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO CAPACITOR PERMANENTE OU

PERMANENT SLIPT CAPACITOR

O enrolamento auxiliar fica em srie com capacitor a leo, sempre ligados alimentao. No possuem contatos e partes mveis, portanto so isentos de manuteno.

Figura 13- Esquema do motor de capacitor permanente.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO


CAPACITOR PERMANENTE
Possui torque de partida menor (50 100% do torque nominal). O efeito deste capacitor o de criar condies de fluxo muito semelhante s encontradas nos motores polifsicos, aumentando com isso, o conjugado mximo, o rendimento e o fator de potncia, alm de reduzir sensivelmente o rudo.

Figura 14- Grfico de Conjugado do motor de Capacitor Permanente.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO CAPACITOR PERMANENTE


VANTAGENS

Sem contatos (escovas) e partes mveis (interruptor centrfugo), portanto isentos de manuteno, custo e tamanho reduzidos e longa vida til. Econmico: rendimentos e fator de potncia elevados. Podem ser empregados em ambientes hostis (TFVE e temperatura de operao entre -10 e 40C). Reduo sensvel dos rudos.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO CAPACITOR PERMANENTE


DESVANTAGEM Restrito situaes onde o motor no necessite elevado torque de partida, pois o capacitor dimensionado para condies nominais de trabalho, no para partida.

Fonte: VOGES Motores


Figura 15- Modelos de motor com Capacitor Permanente.

MOTOR DE INDUO MONOFSICO CAPACITOR DE DOIS VALORES


O motor monofsico com duplo capacitor (ou capacitor de dois valores) considerado o motor ideal entre todos os tipos de motores de induo monofsicos, pois este envolve as vantagens do motor de capacitor permanente (melhor fator de potncia, melhor rendimento, menor tamanho de motor por potncia) com a vantagem de alto torque de partida devido ao capacitor de partida.

Mecanicamente, este motor possui os mesmos itens do motor de capacitor de partida com o acrscimo de um capacitor que fica ligado em srie com o enrolamento auxiliar do motor, o qual permanece conectado rede quando o motor est em regime de trabalho.

Figura 16- Grfico de Conjugado do motor com Dois Capacitores

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO APLICAES: Os motores monofsicos com rotor gaiola de esquilo so utilizados nas mais diversas aplicaes, abaixo temos alguns exemplos de aplicaes mais comuns de cada famlia de motores:

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO Split Phase


Utilizados em aplicaes onde h necessidade de torques de partida considerveis e custo reduzido. So fabricados comercialmente na faixa de 1/8 a 3/4 CV Aplicaes mais comuns: Bombas hidrulicas, Serra fita de pequeno porte, equipamentos de gastronomia.

Split-Phase

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO Shaded Pole


Estes motores so utilizados em aplicaes onde no h necessidade de torques elevados e nem de rendimentos elevados. Basicamente o nico motivo da utilizao destes motores pelo baixo custo em relao aos demais. Sua faixa de potncia varia de 1/100 a 1/15 CV.

Aplicaes mais comuns: Ventiladores de baixa potncia, nebulizadores, agitadores.

Campo Distorcido ou Shaded Pole

MSP COIFA

EBD

MTI

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO Capacitor de Partida


Utilizados em aplicaes onde h necessidade de elevados torques de partida e robustez. So fabricados comercialmente na faixa de 1/8 a 3 CV. Aplicaes mais comuns: Compressores, setor madeireiro, ventiladores, indicados para uso geral.

Capacitor de Partida

LINHA NEMA IP00

LINHA NEMA IP21

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO Capacitor Permanente


Utilizados em aplicaes onde no h necessidade de altos torques de partida e se requer um bom desempenho com consumo de energia reduzido. So fabricados comercialmente na faixa de 1/30 a 2 CV. Aplicaes mais comuns: Movimentadores de porto de garagem, cancelas de pedgio, ventiladores e exaustores, ceifadores, forrageiras, lava-roupas, condicionadores de ar, etc.

Capacitor Permanente

ACA SK63 BK

CSK63 BOMBAS

SK63

GSK63

MOTOR DE INDUO MONOFSICO COM ROTOR GAIOLA DE ESQUILO Capacitor de Dois Valores
Utilizados em aplicaes semelhantes ao motor de capacitor de partida, porm com a vantagem de maior rendimento, maior fator de potncia e menor tamanho. So fabricados comercialmente na faixa de 1/8 a 15 CV. Aplicaes mais comuns: Compressores, setor madeireiro, ventiladores e exaustores, indicados para uso geral.

LINHA RURAL LINHA NEMA IP21

Referncias Bibliogrficas

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/MotoresEletricos/Comerciais-e-Residenciais/Motor-paraMovimentacao-de-Ar http://www.voges.com.br Apostila de Manual de Motores Eltricos. <Retirado de: https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/f/f7/Manual_de_M otores_El%C3%A9tricos_Kcel.pdf>

Cristian Amaral Emerson Guerreiro Jeferson Schneiders Ramon Gomes

Muito Obrigado!
Caxias do Sul RS 19/06/2013

Anda mungkin juga menyukai