Anda di halaman 1dari 9

Administrao de Servios de Internet Componentes: Alexandre Rabello Davidson Cler Robson Silva Tayson Oliveira

Histrico
A necessidade de transferirem-se arquivos entre as diversas redes de computadores que deram origem a Internet fez com que surgisse o FTP no incio dos anos de 1970, mais precisamente em 1971 no MIT (Massachussetts Institute of Techology), e foi melhorado e teve inovaes importantes acrescidas a ele em julho de 1973 de forma a ser usado com o sistema operacional UNIX. Sua simplicidade de uso e a facilidade de implementao e de manuteno o fizeram ser utilizado at os dias atuais.

Histrico
Atualmente o trfego devido ao FTP no mais o mesmo, mas ele ainda continua tendo um papel importante na Rede Mundial. A sua decada deve-se a diversos fatores sendo que um dos mais evidentes foi o surgimento de novos softwares que compartilham arquivos, podendo ser citado como exemplo o BitTorrent.

Objetivo do Servio
FTP (abreviao para File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de Arquivos) uma das mais antigas formas de interao na Internet. O FTP tem como objetivos promover o compartilhamento de arquivos, sejam eles programas ou dados, entre servidores e clientes, fazendo a transferncia dos mesmos com confiabilidade, rapidez e eficincia.

Objetivo do Servio
Para se processar a transferncia dos arquivos entre os clientes e o servidor, necessria a apresentao de dados como a identificao do usurio que deseja conectar-se, a senha de acesso e o nome exato do servidor que est sendo contatado (endereo IP). A conexo realizada (se tudo estiver correto) usando o que se chama de portas. As portas nada mais so do que canais por onde a comunicao entre cliente e o servidor realizada. O FTP usa duas portas: a porta 21 (controle) e a porta 20 (transferncia de arquivos).

Aplicativos de Mercado
Filezilla
Algumas Caracterisitcas: Suporta FTP, FTP sobre SSL / TLS (FTPS) e SSH File Transfer Protocol (SFTP). Plataforma Mltipla. Funciona em Windows, Linux, * BSD, Mac OS X e outros. Suporte a IPv6. Suporta transferncia de arquivos grandes > 4GB. Os limites de velocidade de transferncia so configurveis.

Aplicativos de Mercado
WinScp
Algumas Caracterisitcas: Integrao com o Windows (drag & drop, URL, cones de atalho). Suporte para SFTP e SCP protocolos sobre SSH-1 e SSH-2 e protocolo FTP. Interface de linha de comando. Suporte para SSH , teclado interativo, chave pblica e Kerberos (GSS) autenticao. Integra-se com Pageant (agente de autenticao PUTTY) para o total apoio da autenticao de chave pblica com SSH.

Comparao entre aplicativos

Links para Download


Filezilla
https://filezilla-project.org/

WinSCP
http://winscp.net/download/winscp514setup.exe

Anda mungkin juga menyukai