Anda di halaman 1dari 32

QUALIDADE

TOTAL

EQT

Excelncia em Qualidade Total

ISO
Certificaes Melhoria continua APPCC Anlise de perigos e pontos crticos de controle

BPF Boas praticas de fabricao BPA Boas praticas de atendimentos

5S

5S O Ambiente da Qualidade

O QUE OS 5 S? A origem desta expresso japonesa. Aps a Segunda guerra mundial, as empresas japonesas, ao assumirem o compromisso de reconstrurem o seu pas, criaram este mtodo, buscando otimizar os poucos recursos que dispunham. O mtodo foi chamado de 5 S porque, em japons, as palavras que designam cada fase do programa iniciam pela letra S.

Esse mtodo, que ajudou a revolucionar as empresas japonesas, quando aplicado com persistncia e convencimento apresenta resultados surpreendentes: mudam a propriedade rural da gua para o vinho. Porque na verdade o que vai mudar a mentalidade e o comportamento das pessoas envolvidas. uma nova postura. Eis a um grande desafio: Criar condies de motivao, colaborao e cooperao dentro da empresa rural para as mudanas necessrias e inadiveis.

MOTIVOS PARA IMPLANTAR OS 5Ss: Melhora o ambiente de trabalho e onde se vive. Desenvolvimento e criao de novos e bons hbitos. Harmonia na propriedade e nas famlias residentes. Cria-se um clima de equipe. Melhor conservao dos bens. Facilidade de encontrar as coisas. Gera resultados e ganhos. Orienta e Capacita para a Qualidade Total.

SEIRI SENSO DE UTILIZAO


saber utilizar sem desperdiar. Uma maneira prtica de desenvolver este Senso separar as coisas necessrias das desnecessrias, dando um destino adequado quilo que no necessita ser guardado em um determinado local ou em uma determinada quantidade. Em sentido amplo, significa: Utilizar os recursos disponveis, com bom senso e equilbrio, evitando desperdcios. Esta iniciativa chega quando comeamos a selecionar as nossas coisas de acordo com a sua utilidade, separando o til do no til para a nossa empresa rural.

Utilize algumas frases tpicas que expressam o senso de utilizao: O que no serve atrapalha, fique s com o necessrio. Mantenha somente o necessrio no local de trabalho. Use os recursos de forma inteligente. Combata o desperdcio.

Utilize algumas frases tpicas que expressam o senso de utilizao: O que no serve atrapalha, fique s com o necessrio. Mantenha somente o necessrio no local de trabalho. Use os recursos de forma inteligente. Combata o desperdcio.

Antes

Depois

BENEFCIOS DO SENSO DE UTLIZAO: 1. Combate o desperdcio e reduz custos. 2. Liberao do espao. 3. Economia de recursos. 4. Reciclagem de Materiais. 5. Ambiente mais agradvel.
6. Maior facilidade de organizar e encontrar objetos. 7. Considervel ganho de tempo. LEMBRETES IMPORTANTES: Limpe os locais antes de guardar o material selecionado. S guarde materiais em boas condies de uso. Para as coisas teis, quanto mais fcil de achar melhor. Arrume as coisas por tipo. O material deve ser separado em conjunto com as pessoas que o utilizam. Cuide da aparncia de sua propriedade rural, pois ela representa quem voc .

Senso de Arrumao - Ordenao - Seiton


saber arrumar para facilitar o acesso e a reposio das coisas. Uma maneira de se praticar este Senso definir um lugar para cada coisa necessria, como tambm manter cada coisa no seu lugar. Isto pode ser feito observando-se a freqncia de utilizao e o tipo de material que se deseja arrumar. Em sentido amplo, significa: dispor os recursos de forma sistemtica, que permita rpido acesso a eles. determinar como um objeto ou documento deve ser estocado ou guardado, levando-se em considerao a facilidade de localiz-lo, de manuse-lo, de recoloc-lo no local de guarda e de reabastecer tal local, seguindo um princpio ou mtodo racional. importante utilizarmos as mais diversas maneiras de comunicao para permitir que a organizao do ambiente de trabalho seja compreendida por todos, inclusive queles que no esto diariamente em contato com a propriedade. necessrio padronizar e criar referncias visuais, marcando o lugar exato de cada coisa, de forma inconfundvel.

Na prtica podemos seguir o roteiro abaixo: 1. Defina um lugar para cada coisa; 2. Sinalize todos os locais de forma bem visvel, com etiquetas, placas, desenhos, cores e etc; 3. Guarde os objetos semelhantes no mesmo lugar; 4. Exponha visualmente todos os pontos crticos (perigo, alta tenso, txico, etc.); 5. Mantenha as coisas no seu devido lugar. Utilize algumas frases tpicas que expressam o senso de organizao: Mantenha cada coisa no seu lugar; Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar; Deixe tudo vista; Evite objetos fora do lugar; Organize seu material de trabalho.

Antes do Senso de arrumao/organizao

Aps a arrumao/organizao

BENEFCIOS DO SENSO DE ARRUMAO/ORGANIZAO: 1. Economia de tempo; 2. Facilidade de encontrar o que se precisa; 3. Reduz o retrabalho; 4. Melhor conservao dos bens; 5. Rapidez na movimentao das pessoas e dos materiais; 6. Melhor controle dos estoques; 7. Diminuio dos conflitos e do estresse por buscas mal sucedidas; 8. Mais conforto e melhor ambiente de trabalho.

LEMBRETES IMPORTANTES: Programe as suas tarefas periodicamente; Faa primeiro aquilo que considerado uma prioridade; Evite erros e retrabalho; Aps o uso, limpe e guarde os objetos em seus lugares; No esquea de identificar cada coisa e seu respectivo lugar de forma bem visvel; Usar rtulos e cores vivas para identificao, permitindo que a comunicao Seja fcil e rpida; Tenha sempre registro de seus dados, resultados e orientaes tcnicas; Prevenir melhor do que remediar.

Senso de Limpeza - Seiso


saber usar sem sujar. Este Senso desenvolvido quando o usurio de um local passa a ser responsvel em limp-lo, inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma soluo para elimin-la, atenu-la ou bloque-la, tornando o ambiente cada vez mais limpo. Ter senso de limpeza significa: Fazer da limpeza um hbito e uma rotina. o senso que busca concentrar os esforos para proporcionar a todos um ambiente asseado, mantendo tudo em condies de uso, eliminando focos de contaminao. Lugar limpo no o que mais se limpa, o que menos se suja!! Consiste ainda, no cuidado com a higiene pessoal, com a apresentao do que produzimos, com a aparncia da propriedade. Todos so responsveis pela limpeza. Sempre deixe os equipamentos, mquinas e materiais nas mesmas condies que voc gostaria de encontrar.

Selecione seu lixo

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Galpes Limpos

Mquinas e Equipamentos Limpos

BENEFCIOS DO SENSO DE LIMPEZA: 1. Sentimento de bem-estar das pessoas 2. Preveno de acidentes; 3. Melhor manuteno e conservao dos bens; 4. Pessoas mais felizes; 5. Melhoria no ambiente de trabalho; 6. Previne contaminao e doenas.

LEMBRETES IMPORTANTES: Cuide do meio ambiente; Sujeira a condio ideal para a multiplicao de pragas e doenas; Ambiente sujo desestimulante; Pinte o ambiente produzindo uma agradvel sensao de brilho e asseio total; Os banheiros devem merecer ateno especial; Use os produtos adequados para cada tipo de limpeza; Evite parar o servio na melhor poca por falta de manuteno das mquinas, Equipamentos e construes; Elimine refugos e separe o seu lixo; Veja se a rede eltrica est em ordem; Faa da sua propriedade um lugar agradvel para se viver; Padronize e classifique sua produo; No deixe que as invasoras, pragas e doenas acabem com sua produo; O melhor produto de sua propriedade so as pessoas, portanto, cuidem-se.

Senso de Sade - Higiene Seiketsu


procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos trs Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeioadas. Esta prtica permanente torna-se um hbito e estimula a reviso dos valores ticos e morais, desenvolvendo a autoestima. O senso de sade pode ser expresso em uma frase como sendo: Manter as condies de trabalho sempre favorvel sade e higiene fsica e mental. O senso de sade representa o equilbrio das funes orgnicas, fsicas e mentais das pessoas. Somos pessoas saudveis quando temos disposio para a vida, o que demonstramos atravs do nosso entusiasmo. Significa estar de bem com a vida, Ter harmonia no lar, ser otimista e contagiar os outros positivamente. Para praticar o senso de sade, devemos partir dos Ss anteriores e acrescentar novos hbitos em termos de higiene, segurana do trabalho e sade pessoal.

1. Ter os 3 Ss anteriores implantados. Desenvolver hbitos alimentares e de higiene saudveis; 2. Eliminar as condies inseguras. Obedea as regras de segurana do trabalho; 3. Humaniza o local de trabalho, difundir material educativo sobre sade e higiene; 4. Usar uniformes e roupas limpas e zelar pelo ambiente de trabalho; 5. Trabalhe com satisfao. Seja Feliz!

Utilize algumas frases tpicas que expressam o senso de sade: Mantenha um ambiente agradvel e seguro; Pratique esportes; Cuide de suas palavras; Use equipamentos de proteo para trabalhar; Proteja o meio ambiente, ele garante a sade para a famlia.

BENEFCIOS DO SENSO DE SADE: 1. Pessoas saudveis produzem mais; 2. Existe motivao para o trabalho e a vida; 3. Preveno de doenas; 4. Maior proteo ao meio ambiente; 5. Melhor qualidade de vida; 6. Ambiente de trabalho mais tranqilo; 7. Melhora a relao entre as pessoas.

LEMBRETES IMPORTANTES: Cuidado com as ofensas a outras pessoas, mesmo quando so involuntrias; Cultive a amizade e a paz; Cuidado com o uso de agrotxicos e o destino final das embalagens; Evite vcios como o fumo, o lcool e as drogas; Cuidado com a qualidade da gua; Cuide tambm da sade de seus animais; Mantenha as instalaes arejadas, iluminadas e limpas; No corra riscos desnecessrios; No esquea: a pressa inimiga da perfeio; Invista na sua qualidade de vida.

Senso de Autodisciplina - Shitsuke


cumprir rigorosamente o que for estabelecido. respeitar ao prximo. O senso de autodisciplina est associado ao mais alto grau de desenvolvimento do ser humano que : O autodomnio, o controle sobre si mesmo, pois representa a educao comportamental e constituda por grandes valores, como: Amor, cooperao, honestidade, humildade, liberdade, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerncia, unidade. Significa planejar e colocar em funcionamento o programa 5S, estabelecendo normas claras e de interesse do projeto da propriedade. Aprender sempre, ser paciente e perseverante, agir com integridade, compartilhar, ser justo e honesto so Qualidades associadas com o conceito de autodisciplina. O senso de autodisciplina significa praticar os sensos de utilizao, organizao, limpeza e sade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Fazer dessas prticas um hbito, transformando o 5S num modo de vida.

No esquea que a garantia da autodisciplina e da ordem mantida vir atravs de uma mudana de hbitos e de comportamentos. Uma boa dica para a manuteno da ordem a adoo de um processo de avaliao ou auditoria em todas as reas da empresa rural, preferencialmente por pessoas que no esto ligadas diretamente na rea avaliada ou auditada. Faa da sua empresa rural, o melhor lugar para se viver e ganhar dinheiro. Bom Trabalho!

Anda mungkin juga menyukai