Anda di halaman 1dari 16

O Iluminismo

Movimento cultural e filosfico que se desenvolveu na Europa, no sculo XVIII (Sculo das Luzes), e que se caracterizou pela afirmao do valor da Razo e do conhecimento para atingir o progresso; pela crtica da ordem poltica, social e religiosa existente e pela defesa dos ideais de liberdade, igualdade, tolerncia e justia.

Frontispcio da Enciclopdia (1772)

A crtica da ordem estabelecida


Os principais filsofos iluministas, como Montesquieu, Rousseau, Voltaire, Diderot e D`Alembert, criticaram o absolutismo, a monarquia e a ordem social e religiosa existente e propuseram uma nova organizao da sociedade e do poder poltico, assente nos ideais de

liberdade, igualdade, tolerncia e justia:

Montesquieu (Charles, 1689-1755)

Rousseau (Jean-Jacques, 1712-1778)

Voltaire (Franois-Marie Arouet, 1694-1778)

Principais meios de difuso do Iluminismo


Enciclopdia (dirigida por Diderot e D`Alembert, foi publicada entre 1751 e 1772, em 28 volumes, 11 dos quais com gravuras, com a colaborao de muitos

sbios da poca);
Jornais e outras publicaes peridicas (Gazetas, Correios, Magazines e Mercrios); Academias; Sales, cafs e clubes; Maonaria (sociedade secreta cujos membros, os maons, se organizavam em pequenas clulas, as lojas manicas, e obedeciam a normas e rituais prprios).

Portugal e o movimento iluminista


No sculo XVIII, os princpios iluministas tambm chegaram a Portugal atravs dos estrangeirados que convenceram o Marqus de Pombal a iniciar uma srie de reformas. Os estrangeirados: Eram intelectuais portugueses que, tendo viajado, estudado e trabalhado no estrangeiro, trouxeram para Portugal as novas ideias iluministas. Exemplo: Lus Antnio Verney (padre e professor), Antnio Ribeiro Sanches (mdico), Francisco Xavier de

Oliveira (diplomata) e Avelar Brotero (botnico).

Lus Antnio Verney (1713-1792).

A reforma pombalina do ensino: A partir de 1759, aps a expulso dos Jesutas de Portugal, o Marqus de Pombal iniciou a laicizao e a reforma do ensino: fundou as escolas menores (escolas rgias de ler, escrever e contar);

criou escolas rgias (base do ensino secundrio) para


o ensino das Humanidades; fundou o Real Colgio dos Nobres; fundou a Aula do Comrcio (para burgueses); encerrou a Universidade de vora, dominada pelos Jesutas; reformou a Universidade de Coimbra, atravs da criao das faculdades de Matemtica e de Filosofia, do Jardim Botnico, do Gabinete de Fsica e do Museu de Histria Natural.

Marqus de Pombal (1699-1782).

FIM

Rui Manuel da Costa Neto

Existem, no Estado, trs poderes: o poder legislativo, o poder executivo e o poder judicial (). Quando na mesma pessoa ou no mesmo rgo poltico o poder legislativo est reunido ao poder executivo no h liberdade (). Tambm no h liberdade se o poder judicial no estiver separado dos poderes legislativo e executivo. Montesquieu, O Esprito das Leis (1748).

Montesquieu defendia, a separao de poderes (teoria

segundo

qual

os

poderes

legislativo,

executivo e judicial tm de ser exercidos por rgos polticos diferentes e independentes).

Teoria da separao de poderes


PODERES INSTITUIES

Legislativo

Assembleia de deputados eleitos pelo povo

Executivo
Judicial

Rei e Ministros
Tribunais

No contrato social, a minoria deve submeter-se vontade da maioria uma consequncia do prprio contrato (...). verdade que cada um, quando vota, exprime a sua prpria vontade. Mas do nmero total de votos que resultar a vontade geral. Se o resultado final no estiver de acordo com a minha vontade, isso significa apenas que a maioria est em desacordo comigo e que eu me devo submeter. Nem por isso deixarei de ser livre. Jean-Jacques Rousseau, O Contrato Social (1762).

Rousseau defendia a soberania popular (teoria segundo a qual o poder pertence ao povo que, atravs do voto, o

delega nos seus representantes), o voto universal e a


igualdade de todos os homens perante a lei.

Possam todos os homens lembrar-se de que so irmos, que devem ter terror tirania exercida sobre os espritos. () Se as guerras, so inevitveis, no nos odiemos uns aos outros no seio da paz.

Voltaire, Contrato sobre a Tolerncia (1763).

Voltaire defendia a justia social, a tolerncia e a liberdade e criticava a poltica, a Igreja, a moral e os costumes da poca.

Newton descobre a Teoria da gravitao universal dos corpos.

Estudos de Harvey sobre a circulao do sangue.

Voltaire Rousseau D`Alembert Madame Geoffrin Montesquieu

Salo de Madame Geoffrin: recebia segunda-feira os artistas e quinta-feira os homens das letras.

Reunio da Maonaria cerimnia de iniciao de um maon.

Calculadora mecnica de Pascal (1623). Termmetro de Galileu (1592).

Luneta astronmica de Galileu (1608).

Microscpio de Hooke (1665).

Barmetro de Torricelli (1644).

Relgio de pndulo de Huygens (1654).

Telescpio reflector de Newton (1668).

Passarola voadora do Padre Bartolomeu de Gusmo (1709).

Spinning-Jenny (mquina de fiar) de Hargreaves (1768).

Mquina a vapor de James Watt (1769).

Endeavour - veleiro de James Cook na sua 1 viagem.

Anda mungkin juga menyukai