Anda di halaman 1dari 23

A msica celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condio.

(Aristteles)

Ao ouvirmos uma msica, mesmo que despretensiosamente, colocamos nosso corpo fsico como ressonador da vibrao sonora dos instrumentos musicais, que por sua vez atuam sobre o corpo, interferindo e alterando seu estado vibratrio. Nossas emoes sofrem interferncias imediatas, conscientes ou no do processo.

Existe uma relao direta entre os chacras e a msica. cada um dos 7 chacras corresponde uma das 7 notas musicais e aquele que sabe age conscientemente quando deseja obter um certo resultado. Mas no so apenas as notas isoladas que atuam nesse sentido, e sim de combinaes de notas. Na verdade a atuao pode ser mais intensa e completa conforme os acordes, a classe de msica e tambm o instrumento que produz o som.

CHAKRAS: Coronrio Frontal Laringeo Cardaco Esplnico umbilical

INSTRUMENTO

COR Amarelo Verde Azul Cor de Rosa Violeta Prpura e ouro Vermelho

ENERGISA Sinfonias Concertos Marchas Valsas e Celtas M. da alma M. Indiana Samba

DESENERGISA Jazz Msica de sintetizador Rock Foxtrote, Tango xxxx Blues Rock,

Cordas Piano Metais Harpa Sopro palheta rgo

Base da espinha

Percusso, tambor

Nossas emoes sofrem interferncias imediatas, conscientes ou no do processo. Isso em situaes corriqueiras, enquanto lidamos com nossos afazeres dirios. O que dizer ento de situaes em que conscientemente usamos a msica como ferramenta de cura; para entrarmos em outros nveis de conscincia ou para resgatar nossa Unidade Primordial com a natureza? A principal vantagem da msica que com ela podemos trabalhar tanto com o nvel pessoal (emoes) quanto com o Transpessoal (espiritual).

Estar em ressonncia com a msica que escutamos implica num sentir com, um estado de vibrao em que o sujeito se identifica com a obra, ou seja, conhecer a essncia de uma msica fundir-se intuitivamente com ela num processo de identificao

Em seu livro A Tradio do Yoga (1998), Georg Feuerstein apresenta o som como veculo de transcendncia e diz que o universo existe num estado de vibrao. A descoberta de que os sons afetam a conscincia bem antiga, provavelmente da Idade da Pedra, quando os homens j usavam sons repetidos, com a ajuda de instrumentos rudimentares, em rituais. Na ndia, na poca do florescimento da civilizao vdica, os sons e cantos rituais j funcionavam como um meio elaborado de expresso religiosa e transformao espiritual.

Talvez por falta de um direcionamento ou orientao, hoje em dia a escolha musical feita de acordo com o gosto pessoal de cada um. Isso, no ocorria nas culturas milenares, que associavam a msica a celebraes e rituais espirituais, ou seja, no se tratava de gosto pessoal, mas de um padro grupal com fins especficos. As msicas e sons ouvidos eram escolhidos de acordo com a funo da vibrao sonora e seus efeitos, em estreita relao com valores superiores, de ordem cosmolgica.

O que msica???
A msica um conjunto de tons vibratrios de diferentes entonaes, e ao mesmo tempo, um fluxo de energia atuando sobre o sistema nervoso simptico e parasimptico, influenciando diretamente de forma a equilibrar ou desequilibrar cada uma das glndulas e clulas do nosso corpo.

Porm, mais importante do que definies incompletas de questes como o que msica, devemos nos ater a que tipo de sensaes e sentimentos e transformaes ela nos conecta, ou seja, a diferena entre o ouvir msica consciente, com uma inteno especfica, e o ouvir inconsciente, que vai alm de uma mera anlise intelectual.
...Na msica e na psique humana, as provas so frequentemente transcendidas, e a razo, continuamente posta de lado, em favor de nveis mais profundos de entendimento, nveis que no so passveis de definio verbal ou intelectual. (R.J.Stewart)

Segundo os Vedas, a criao do Universo aconteceu por meio de um som, primeira manifestao do Absoluto. O Cosmo vibrao sonora que em gigantescos ciclos de milhes de anos expande-se e contrai-se em Brahma. Intervalos de som e silncio constituem seu eterno movimento. O som torna-se a base compreensvel de toda criao.

E quanto ao silncio?

Vivemos em um mundo barulhento, onde silenciar a mente torna-se uma tarefa Herclea. Silncio no apenas a ausncia de rudo ou do som, um estado especfico de conscincia. atravs do silncio que na maioria das vezes nos unimos ao centro do nosso ser e podemos sentir uma unio maior com toda a existncia.

O silncio para o msico oriental chega a ser mais importante que o som. (...) Entre dois pensamentos, o intervalo de silncio que permite relacion-los.

Conscientes ou no, a msica tem o poder de tocar ao mesmo tempo o nosso corpo, mente e alma A percepo musical se inicia com a entrada do som em nossos ouvidos e depois se espalha em vrias reas do nosso crebro e de nosso corpo atravs de nossas reaes emocionais e fisiolgicas. Seu poder de influncia vai diretamente emoo, ao tlamo, ou seja, no passa primeiro pela anlise do pensamento racional.

Por volta de 324 a.C., Alexandre, o Grande, usava o som da lira para restaurar a sanidade mental; Durante o reinado de Elizabeth I, o fsico Thomas Campian, utilizava-se composies lricas e vocais para curar depresso; Farinelli cantor de pera do sculo XVIII curou o rei espanhol Filipe V de uma doena crnica repetindo sua rea favorita Na Grcia, Pitgoras j utilizava dessa ferramenta para ajudar no alvio de preocupaes, medos e raiva. Plato disse que a msica tem o poder de tocar o mais profundo de nossa alma e d asas imaginao. Na atualidade, cientistas finlandeses descobriram que a msica estimula e acelera o processo de recuperao pessoas com reas cerebrais danificadas por derrame cerebral e ainda, ajuda a prevenir a depresso.

A percepo de que os sons e a msica so capazes de agir sobre o organismo humano leva em conta a natureza vibratria do corpo; o corpo matria e a matria ressoa ante os sons. Ainda, temos o fato de o corpo ser constitudo de 70% de gua, e, gua um timo condutor de som, portanto, o som pode ressoar em todas as clulas. Jos Hermgenes, em seu livro Yoga para Nervosos (2001), explica que cada instrumento causa um efeito especfico no ser humano, alguns exemplos de benefcios que podem trazer:

- solos de violino para os melanclicos, - solos de contrabaixo ou clarineta para os nervosos, - harpa para casos de histeria, - trompa para manacos de perseguio, - flauta para apaixonados incorrespondidos, - violoncelo para os excitados, - contrabaixo para os neurastnicos, - piano para a extravaso psquica.

Os efeitos neurolgicos da msica:


1. A msica vai do ouvido ao centro do crebro e do sistema lmbico, que governa as respostas emocionais da dor e do prazer, bem como os processos involuntrios, como temperatura do corpo e presso sangunea. 2. A msica provavelmente ativa um fluxo de memria armazenada atravs do corpus collosum. Como consequncia, a evocao de memrias associativas intensificada pela msica. 3. A msica pode excitar os peptdeos, agentes que liberam no crebro as endorfinas, as quais produzem um pico natural e servem tambm como um inibidor natural da experincia de dor.

Considerando o som pela tica do Sagrado, o ritmo surge dos movimentos do universo, a melodia integra homem, natureza e universo e a harmonia estabelece a interao entre o micro e o macro. medida que depuramos nosso senso de harmonia advindo das emanaes mais sutis da msica, aumentamos nossa percepo e torna-se mais fcil sintonizar-se com o universo, ou como diriam os msticos e filsofos, com a msica das esferas. A sinfonia do Universo, o som do canto dos pssaros, do vento, da chuva faz parte da mesma msica que a das batidas do nosso corao, da respirao, do som dos nossos passos...

A msica pode nos afetar em quatro nveis:


1. Nvel sensorial: Devaneios e impresses fugazes (cinco sentidos), 2. Nvel Psicolgico: Aparecem contedos metafricos e histrias autobiogrficas (Transtemporalidade e ressonncias), 3. Nvel Simblico/Mtico: Surgem smbolos universais e mitolgicos, (abrem a mente para simbolismos universais), 4. Nvel integral/espiritual: Resgate do Sagrado que existe em ns.

A msica pode nos ajudar a expandir a conscincia e ser usada em nossa vida. sinfonias de Beethoven
1 SINFONIA: a do "Gnesis Psicolgico". Deve ser escutada para motivar-nos em tudo o que queremos iniciar. 3 SINFONIA a da "Busca do Equilbrio". Deve ser ouvida para motivar-nos a sair dos estados de nervosismo excessivo, desnimo, descontrole ansiedade, pessimismo. 4 SINFONIA: a "Sinfonia do Amor". Para sair dos estados de irritao, egosmo, vingana e dio. 7 SINFONIA: A da "Explorao do Subconsciente". Para motivar a nossa prpria auto-anlise, o nosso estudo axiolgico. 9 SINFONIA a da "Sublimao". Para motivar-nos a escalar os degraus dos sentimentos msticos, de espiritualidade, de devoo.

Msica Multidimensional - Alterando os estados da conscincia


Os efeitos da Msica Multidimensional foram recentemente medidos e comprovados no Institute of Higher Nervous Activity & NeuroPhysiology em Moscovo, pelo Dr. Dimitri I. Valuev, psicoterapeuta, psiclogo e psiquiatra no Hospital de Moscou. A aplicao das medidas foi feita atravs do uso de um eletro-encefalograma fornecendo imagem da atividade cerebral, da sincronizao dos hemisfrios e da entropia durante o experimento.

Nota-se um aumento das atividades das frequncias que correspondem intuio e a percepo extra-sensorial.

Para terminar...
A msica interfere primeiro na mente, depois no corpo, criando uma atmosfera propcia ao silncio e a contemplao interior. Perceber o universo como uma sinfonia implica reconhecer que tudo est intrinsecamente interligado. Tudo e todas as criaturas da terra ressoam continuamente numa mesma sinfonia, cada uma acrescentando suas prprias vozes lei harmnica natural. Assim que aprendermos novamente a escutar o nosso silncio interior, deixaremos de produzir dissonncias que nos levam a criarmos as doenas.

Anda mungkin juga menyukai