Anda di halaman 1dari 20

HEMODILISE

RINS

Os rins so dois rgos (um par), com forma similar a 2 feijes, localizados na parte de trs do abdmen, que so a fora motriz do sistema urinrio, um dos 5 sistemas excretores do ser humano: pulmes, fgado, pele, intestinos e rins. Funcionando como filtros altamente seletivos so responsveis por limpar o sangue das impurezas do corpo.

Caso no funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa ficar intoxicada pela uria e demais substncias txicas que seu prprio metabolismo produziu (endgenas) ou que a pessoa internalizou (exgenas) como remdio, drogas ou agrotxicos. Mas, alm da sua funo vital de eliminar substncias txicas, os rins tambm desempenham muitas outras funes. E, devido ao fato de passar pelo sistema renal todos os lquidos corporais, seu bom ou mau desempenho pode afetar, sem exceo, todos os demais rgos e sistemas do organismo .

As principais funes do sistema renal:


Filtrar todos os lquidos corporais desintoxicao e excreo Eliminar substncias txicas endgenas oriundas do metabolismo Eliminar substncias exgenas como medicaes, antibiticos, aditivos qumicos e drogas Manter o equilbrio de eletrlitos no corpo humano.

Manter o equilbrio de eletrlitos no corpo humano. Regular a presso e o volume de lquido corporal manter a presso e o volume hdrico constante Regular a composio sangnea de clulas Regular a nutrio de ossos e dentes

HEMODILISE

A hemodilise um processo artificial de filtrao do sangue, que procura fazer a remoo de substncias txicas do sangue por meio de um rim artificial mecnico, em substituio aos rins orgnicos nofuncionantes.

A hemodilise feita atravs de uma mquina que filtra artificialmente o sangue. Nessa mquina, o sangue da pessoa circula atravs de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeveis. Esses tubos se encontram mergulhados em uma soluo que contm as mesmas substncias que se encontram presentes no sangue, como a glicose, sais, entre outros.

Como essa soluo em que os tubos se encontram mergulhados possui as mesmas concentraes que o sangue, apenas as substncias txicas e impurezas saem do sangue atravs de difuso, pois se encontram em concentraes diferentes.

O trabalho da hemodilise semelhante ao do rim humano, porm este rgo trabalha 24 horas por dia, enquanto que os pacientes de hemodilise, submetem-se um perodo de tempo determinado, geralmente trs vezes por semana, por quatro horas, completando 12 horas. No entanto, a quantidade de sesses necessrias cada paciente ser indicada pelo mdico,

ACESSO VASCULAR

realizado atravs de um tubo (cateter), posicionado em uma veia de grosso calibre, permitindo assim a retirada e a devoluo do sangue ao organismo. O tipo de acesso vascular mais utilizado a fstula, o qual consiste em uma ligao entre uma artria e uma veia atravs de uma micro cirurgia. Alguns cuidados devero ser mantidos para uma boa permanncia e manuteno da fstula, dos quais o paciente ser orientado pela equipe multidisciplinar que o atender.

INDICAES

Hipercapnia Acidose metablica Sobrecarga de volume Uremia Intoxicao por drogas Hipercalcemia Hiperuricemia Alcalose Metablica

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A FSTULA ARTERIOVENOSA

Observar a fistula arteriovenosa a cada sesso de hemodilise para detectar possveis complicaes. Informar imediatamente a pessoa responsvel quando houver presena de baixo fluxo sanguneo, aumento da resistncia venosa, sinais de infeco, diminuio ou desaparecimento do frmito e trombose. Orientar o paciente para inspecionar a fistula diariamente e informar a clinica quando houve alguma das anormalidades acima. Orientar o paciente quanto importncia da higiene pessoal (lavagem das mos) Usar a fistula arteriovenosa exclusivamente para a hemodilise.

No verificar presso arterial, no puncionar, no levantar peso com o membro da FAV.


Sendo necessria puno da FAV na unidade de internao, comunicar a equipe medica do paciente e o mesmo. Observar e anotar a presena de frmitos e pulso diariamente. Observar hiperemia, presena de secreo e sinais flogisticos em regio de punes. Manter o curativo oclusivo em regio de punes por no mnimo 6 horas e apos a retirada observar sangramento

Seguir protocolo institucional para cuidados com FAV.


Orientar o paciente para, durante o banho dirio, lavar bem o brao e a fstula com gua e sabo, secando-a cuidadosamente com uma toalha limpa, de forma que possam ser mantidos sempre limpos e secos, lembrando que a sujidade e a umidade representam risco para infeco. Atentar para os sinais de infeco do acesso vascular: inchao, vermelhido, sada de pus no local de inciso da fstula e presena de febre ou calafrios; Orientar o paciente para que evite carregar pesos ou dormir sobre o brao da fstula, pois a presso sobre ele pode interromper o fluxo sanguneo.

Realizar regularmente exerccios com a mo e o brao onde est localizada a fstula, para garantir sua permeabilidade. Evitar a administrao de medicamentos e a coleta de sangue nas veias do brao onde est localizada a fstula, pois os medicamentos podem irritar as paredes das veias e as retiradas de sangue podem promover a formao de cogulos no interior dos vasos que vo interromper o fluxo sanguneo.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A FAV

Variar os locais de puno. Respeitar a distancia da anastomose e entre as agulhas. Utilizar agulhas com calibre de acordo com o fluxo de sangue prescrito. Fixar agulhas de forma correta.

Anda mungkin juga menyukai