Anda di halaman 1dari 21

TRATOR AGRCOLA Conceito uma mquina auto propelida provida de meios que, alm de lhe conferir apoio estvel

vel sobre uma superfcie horizontal e impenetrvel, capacitam-no a tracionar, transportar e fornecer potncia mecnica para movimentar os rgos ativos de mquinas e implementos agrcolas.

Principais funes dos tratores agrcolas


1 - Deslocamento 2 - Trao de mquinas e implementos 3 - Transporte de mquinas e implementos 4 - Acionamento de equipamentos: - Tomada de potncia (card ou polia) - Sistema hidrulico de controle remoto ( motores hidrulicos) 5 - Modificao de posio relativa de implementos (controle de ondulao do sistema hidrulico)

Cuidados com o sistema de lubrificao


- Verificar diariamente (pela manh) o nvel de leo - Consultar o manmetro com freqncia - Adicionar somente leos recomendados pelo fabricante - Trocar o leo dentro do perodo estabelecido

MOTOR
O motor transforma a energia potencial do combustvel em energia mecnica disponvel no volante do motor.

Procedimento para efetuar a troca de leo do motor


Motor deve estar quente, deixar o trator em local nivelado Abrir o bujo de drenagem do crter Retirar o filtro de leo lubrificante Deixar escorrer todo o leo Colocar filtro de leo novo (rosquear somente com a mo e molhar com leo a junta) Colocar o bujo de drenagem do crter Adicionar leo, preferencialmente da mesma marca e tipo at o nvel mximo da vareta Ligar o motor e deixar funcionando em marcha lenta at o manmetro indicar presso - Verificar o nvel e completar at o mximo.

SISTEMA DE ALIMENTAO DIESEL


Fornecer combustvel (diesel) limpo, em quantidade certa e no momento exato ( em relao ao curso do pisto) durante um tempo ideal.

Tipos d bombas d dieselBosch

SISTEMA DE ALIMENTAO DO AR
Funo Fornecer ar em quantidade suficiente, em torno de 12000 L de ar/ L leo diesel consumido, livre de quaisquer impurezas. Para evitar a passagem destas impurezas, sempre presentes no ar, para dentro do motor este passa por um sistema de filtros que retm estas sujeiras.

TURBINA ou TURBOCOMPRESSOR
um dispositivo composto por dois rotores ligados entre si por um eixo, sendo acionada pela energia cintica dos gases queimados na combusto e expulsos pelo escapamento.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR


FUNO Manter a temperatura do motor em nveis adequados, fazendo com que rapidamente a temperatura ideal de funcionamento seja atingida, e nessa seja estabilizada, impedindo o seu superaquecimento. Esta temperatura adequada de funcionamento dos motores para a maioria dos motores gira em torno de 70 a 95C, obtendo-se assim o mximo de rendimento com um mnimo de desgaste das partes mveis do motor.

SISTEMA DE LUBRIFICAO DO MOTOR


Lubrificar de maneira eficiente todas as peas mveis do motor atravs da gerao de uma presso interna no sistema, retirando os resduos e mantendo constante filtragem deste lubrificante.

SISTEMA ELTRICO
- Partida do motor - Iluminao - Sinalizao (sonara e visual) - Acionar e iluminar o painel de instrumentos - Aquecer o ar para partida o motor diesel

Componentes:
Bateria Dnamo ou alternador Rel ou regulador de voltagem Caixa de fusveis Faris dianteiros e traseiros Interruptor de luzes Chave e aquecedor para aquecimento do ar da cmara de compresso Chave de partida Motor de partida Luzes de freio Ampermetro Tomadas para engate da tomada para sinalizao de reboques ou implementos

SISTEMA DE TRANSMISSO DO TRATOR


O SISTEMA DE TRANSMISSO DE UM TRATOR AGRCOLA UMA DAS PARTES MAIS IMPORTANTES, UMA VEZ QUE A RESPONSVEL PELA TRANSFORMAO EM FORA DISPONVEL NA BARRA DE TRAO DA POTNCIA DISPONVEL NO MOTOR. UM DOS REQUISITOS MAIS IMPORTANTES A CONFIABILIDADE E A DURABILIDADE DO SISTEMA DE TRANSMISSO. TRATORES COM SISTEMAS DE TRANSMISSO FRGEIS SO NATURALMENTE REJEITADOS PELOS AGRICULTORES.

Sistema hidrulico Embreagem Card Diferencial Barra de trao hidrulico

Motor

Caixa de cmbio

TDP

Eixo piloto

Reduo final Freio

Rodado

Anda mungkin juga menyukai