Anda di halaman 1dari 9

A noo de cultura nas Cincias Sociais

Contedos e Usos Sociais da Noo de Cultura (captulo 7)

Sucesso do termo cultura vulgarizao da antropologia cultural (interpretaes errneas e simplificao excessiva). Apreciao das noes de cultura poltica, cultura de empresa e cultura de imigrante.

Cultura Poltica

Uso abusivo no deve levar renncia na sociologia poltica. Termo usado pelos pesquisadores para dar conta da dimenso cultural na poltica. Noo elaborada no contexto de independncia dos pases colonizados importao de instituio democrtica no garante o funcionamento da democracia.

Sociologia quais seriam os fundamentos culturais da democracia?


Sistema poltico ligado a um sistema de valores e representaes, ou seja, cultura.

Estudo comparatista tipologia das culturas e estruturas polticas.


Paroquial tradicional e descentralizada De sujeio - autoritria Da participao democrtica

1)

2)
3)

Toda cultura poltica mista e os trs modelos podem coexistir

Deslocamento do interesse de cultura poltica nacional subculturas polticas (pularidade de modelos) Antropologia poltica reconsiderao da ideia de poltica (categoria no universal).

A noo de cultura de empresa

Momento de crise EUA (70): concorrncia japonesa Frana (80): crise econmica Enfatizar a importncia do fator humano; buscar a adeso dos trabalhadores (lealdade e eficcia). Concepo redutora do termo cultura determinando atitudes e comportamentos; no depende dos indivduos: preexistente e imposta. Manipulao ideolgica do conceito antropolgico legitimar a organizao do trabalho em cada empresa.

A abordagem sociolgica da cultura de empresa

Socilogos- a questo da cultura na empresa (anlises evidenciam universo cultural heterogneo). A cultura de empresa no existe fora dos indivduos que a compem; ela construda nas interaes, fabricada por todos, no prvia. No lugar caracterizar a cultura de empresa...identificar microculturas dos grupos necessariamente harmnicas). uma (no

Anlise sociolgica da cultura de empresa no pode abstrair o contexto uma mesma empresa em dois pases diferentes funcionam segundo sistemas culturais diferentes.

A cultura dos imigrantes

Frana (70) Gesto da mo de obra estrangeira


(imigrante = trabalhador estrangeiro)

x Gesto da diferena cultural


(imigrante fixo consider-lo em todas as dimenses)

Governo fechar o imigrante na sua diferena e

reativar a conscincia de sua cultura (incitar o regresso ptria)

1) poltica do governo

Sucesso da noo de cultura


2)contexto ideolgico Promoo cultural dos imigrantes Movimentos regionalistas (reivindicao de identidade cultural prpria; defesa das minorias e do pluralismo cultural) Emprego da expresso Cultura de imigrantes remete cultura de origem (dado preexistente) indivduo determinado por sua cultura (negao da particularidade cultural dos imigrantes). Cultura de imigrante = cultura de origem = erro Cultura de origem cultura nacional (no se analisa a especificidade cultural cada grupo) Cultura de origem vista como imutvel, porm...os pases de onde vm os imigrantes esto em processo de mudanas.

1) 2)

1) 2)

Assim...o imigrante no pode ser o representante nem do seu pas, nem de sua comunidade particular.

Nesse sentido: cultura dos imigrantes definida pelos outros... tudo aquilo que os faz parecerem diferentes (sinais exteriores: prticas de alimentao, de religio, etc.).

Na anlise antropolgica- cultura dos imigrantes depreciada na sociedade que os recebe. uma cultura fragmentria, que lhes permite afirmar uma identidade especfica, mas que no pode ser reduzida a sua cultura de origem, j que no um dado acabado.

Anda mungkin juga menyukai