Anda di halaman 1dari 21

SENAI / CFPMM CURSO TCNICO EM MINERAO TURMA ANGLOGOLD ASHANTI GEOLOGIA GERAL

Professor: Claudinei M. de Morais

AULA - 5
guas continentais de superfcie
generalidades fases de um rio eroso fluvial cachoeiras transporte fluvial sedimentao fluvial deltas denudao

GENERALIDADES
A chuva e a neve que caem sobre a terra podem seguir vrios caminhos antes de retornarem atmosfera. Uma grande parte se evapora no prprio local onde se precipita, parte absorvida pelas plantas, certa quantidade se infiltra no solo outro restante corre sobre a superfcie integrando os rios e finalmente encaminhada para o mar.

FASES DE UM RIO
fase juvenil: primeira, quela que se caracteriza pelo excesso de energia, que transporta e erode em profundidade, tpica das cabeceiras dos rios. fase madura: Quando o gradiente for tal, que a energia seja suficiente apenas para o transporte, no erodindo mais o fundo, d-se o nome de fase madura fase senil: Com a deposio dos detritos mais grosseiros o vale tende a alargar-se, como j vimos. Sendo muito pronunciado este alargamento, formandose extensa plancie onde meandra o rio.

FASES DE UM RIO
Deve ficar bem claro que estas fases no tem obrigatoriamente relao alguma com a idade real de um rio. Trata-se de fases que ocorrem quase sempre simultaneamente, tambm em relao obrigatria com a topografia, que tambm pode ser jovem, madura e senil. As trs fases de um rio d-se o nome de ciclo de eroso.

EROSO FLUVIAL
Nas vertentes mais ngremes, a velocidade das guas grande, formando sulcos e arrastando resduos. A velocidade em certos pontos suficiente para arrancar fragmentos de rochas e consequentemente aprofundar os leitosos fragmentos transportados sofrem desgaste e atuam desgastando o leito dos rios. Parte da rocha removida por dissoluo. Outro aspecto curioso da eroso fluvial dado pela formao dos caldeires e marmitas. Trata-se de verdadeiras perfuraes cilndricas profundas, formadas pelo redemoinho das guas, ao turbilhonar aps uma cachoeira ou em uma corredeira. Os seixos a depositados, em seu movimento circular, desgastam a rocha segundo o formato descrito. Parte da rocha removida por dissoluo.

Fonte: http://www.eciencia.usp.br/exposicao/geol_petro/dinamica_externa.htm

CACHOEIRAS
Quando um trecho de rocha dura se segue a outro de rocha mais mole no curso de um rio, esta ltima desgasta-se mais rapidamente e forma-se um declive abrupto, que so as cachoeiras. As cachoeiras ainda podem se originar por falhas ou diques.

CACHOEIRAS

TRANSPORTE FLUVIAL
O transporte de materiais feito de trs formas: por soluo por suspenso por saltos

TRANSPORTE POR SOLUO


A gua , ao percolar (capacidade do lquido de atravessar um determinado meio; fluir; passar um lquido lentamente, sob presso, atravs de um meio slido para o filtrar ou para fazer a extrao de substncias desse meio) as rochas, pode dissolver diversas substncias, que so levadas ao mares ou aos lagos. Se as condies forem favorveis precipitao deste ou daquele soluto, formar-se-o as respectivas rochas sedimentares de origem qumica.

TRANSPORTE POR SUSPENSO


A gua corrente possui a capacidade de manter em suspenso partculas slidas graas velocidade e, sobretuto, ao seu grau de turbulncia. Quanto maior for a velocidade de um rio, tanto maior ser sua capacidade de manter e transportar partculas em suspenso. Quando as giuas do rio no tem mais competncia para transportar o material slido este se deposita em parte. Inicialmente os mais grosseiros, passando pelos intermedirios e finalmente os mais finos.

TRANSPORTE POR SALTOS


Quando o leito for constitudo de material incoerente (material solto tipo aluvio), este ser movimentado pela fora da gua. Rochas maiores so empurradas e freqentemente tombam, enquanto que seixos menores rolam e pulam num movimento desordenado, obedecendo s irregularidades do movimento turbilhonar da gua. No contato da gua com o leito, a velocidade bastante diminuda pelo atrito. Provavelmente se trata de um movimento laminar, isto , as partculas aquosas movem-se lenta e paralelamente direo da correnteza, enquanto que a poucos centmetros do leito a sua velocidade se torna maior, porm mais regular quanto ao movimento. O transporte , evidentemente, mais rpido na zona de maior velocidade, embora as partculas sejam de menor tamanho.

SEDIMENTAO FLUVIAL
Diminuindo a velocidade de um rio, graas ao menor declive existente nas regies mdias e inferiores, diminuir tambm a sua capacidade transportadora, iniciando-se ento a sedimentao do material transportado. Deve ser lembrado que o dimetro dos detritos mais grosseiros, da mesma densidade, transportados por uma corrente, varia aproximadamente com o quadrado da sua velocidade, isto , se a velocidade dobrar, o dimetro mximo de um seixo que pode ser transportado ser em volta de quatro vezes maior. Esta relao no se aplica s partculas menores que as areais, cujo dimetro de 2mm no mximo. Os primeiros sedimentos fluviais formam-se geralmente no sop das montanhas, recebendo a designao de depsito de piemonte. So tambm chamados de cones ou leques aluviais, possuindo a forma aproximada de um leque, pelo motivo de se espalharem morro abaixo.

SEDIMENTAO FLUVIAL
Os depsitos de piemonte passam gradualmente aos de aluvies tpicos, formados nos vales dos rios. Na zona de deposio acumulam-se inicialmente os seixos, geralmente em forma de bancos, com os interstcios preenchidos de areia. De um modo geral, os sedimentos fluviais dispem-se em camadas irregulares na forma e na espessura. So lenticulares, variando quanse sempre de modo abrupto a sua constituio granulomtrica, variao esta verificada tanto no sentido vertical como tambm no horizontal, como consequencia da variao rpida das condies de deposio. Reconhecem-se dois tipos de depsitos fluviais, com caractersticas diferentes, dada a variao de comportamento do rio nos diferentes ambientes. Um o formato no vale propriamento dito, e o outro, no plano de inundao, ou "floodplain". No primeiro ocorre ntida orientao preferencial dos seixos e tambm das marcas que indicam deposio em guas correntes. Predominam seixos e areiras entre os detritos depositados. J nos depsitos do plano de inundao, graas ao serpentear irregular dos rios que mudam continuamente o seu curso, a orientao dps detritos ser varivel, sem direo preferencial alguma, sendo mais comum a ausncia de orientao dos fragmentos alongados, dada a menor velocidade da correnteza.

DELTAS
Quando o rio desemboca no mar ou num lago, d-se a deposio de grande parte da massa de detritos trazidos em suspenso. No havendo correntes marinhas que transportem os detritos trazidos pelo rio, forma-se um cone de sedimentao, que avana lentamente mar adentro. Pela semelhana com a forma do D grego (), este tipo de depsito recebe a denominao de delta. um dos mais importantes depsitos terrgenos clsticos, tendo em vista o volume de sedimentos que representa.

DELTAS
A importncia geolgica dos deltas grande, dada a abundncia de sedimentos antigos que se formaram em ambiente deltaico, o que se sabe graas s suas caractersticas estruturais e litolgicas. Calcula-se em cerca de 6 milhes de quilmetros quadrados a rea ocupada hoje pelos sedimentos de antigos deltas. Alm disso, importantes estruturas acumuladoras de petrleo podem relacionar-se a arenitos formados em antigos canais de deltas do passado.

DELTAS

Fonte: http://intercanalum.com.br/objetivo/deltas.htm

DENUDAO
Eroso progressiva de uma regio montanhosa que acaba mostrando as razes de seu embasamento cristalino em uma topografia progressivamente mais baixa com carreamento de material sedimentar desta eroso para as bacias geolgicas sedimentares como o caso dos deltas.

Fonte: http://www.eciencia.usp.br/exposicao/geol_petro/dinamica_externa.htm

BIBLIOGRAFIA
POPP, JOSE HENRIQUE. Geologia Geral, 2 edio, 1981. Lienz, Vicktor. Geologia Geral.

Anda mungkin juga menyukai