Anda di halaman 1dari 31

Evoluo dos transportes

Disciplina Transportes e Turismo 4 Semestre / Turismo

Estrutura
Evoluo dos Transportes Antiguidade Idade Mdia Moderna

Tcnica de rolagem

Uma prefigurao da criao da roda pode ser vista nesta utilizao de rolos de madeira em paralelo para deslocar o urso abatido. O grande peso da caa tornava penoso seu deslocamento atravs unicamente da fora muscular, mesmo atravs do arrasto com auxlio de galhos. Vemos aqui, portanto, o aparecimento de uma nova soluo tcnica. importante tambm notar o uso de alavancas, outra importante inveno

A origem da roda

Existem diversas teorias acerca do surgimento da roda, mas nenhum achado arqueolgico provou sua origem pr-histrica. Pode-se supor que esta tenha existido antes do perodo histrico, talvez antes do domnio das tcnicas metalrgicas pelo homem, ou durante esta fase. Os primitivos instrumentos de pedra ou metal poderiam ter sido utilizados para se lavrar ou talhar as primeiras rodas. Os primeiros testemunhos de seu aparecimento, contudo, ligam sua origem civilizao Sumria, aproximadamente em 3000 A.C.

O Travois

Criado na pr-histria, o travois um dos dispositivos de arrasto extremamente primitivo, provvelmente inventado mais de 10 mil anos atrs. composto por duas varas longitudinais, presas por travessas, formando uma armao em forma de H ou A sobre a qual a carga colocada. As varas so presas ao dorso do animal, por exemplo um cavalo ou um co. Era o meio de deslocamento de cargas utilizado pelos indgenas da Amrica do Norte. Na fotografia de 1888, vemos um casal indgena transportando seus pertences, obrigado a se mudar contantemente, fugindo do invasor branco.

Tren Primitivo

Esta modalidade de tren, feita com pele de animal ou casca de rvore, foi uma das primeiras solues que o homem prhistrico criou para o transporte de cargas. Sua forma plana permitia o arrasto de objetos no somente na neve, mas tambm sobre o capim e os charcos semi-alagados.

No limiar da histria

O modelo apresentado reproduz uma relquia encontrada em escavaes na regio do vale do rio Indus, na localidade de Mohenjo-Daro. Esse objeto data do terceiro milnio antes de Cristo, e atesta a existncia e o uso cotidiano da roda em veculos de transporte. Os povos do vale do rio Indus esto entre as mais antigas civilizaes conhecidas.

Sumria

A inveno da roda foi de grande valia em lugares em que o terreno favorecia sua utilizao: plancies, cobertas por plantas rasteiras. Ela facilitou enormemente o transporte dos fardos pesados, desta forma permitindo o aumento da atividade econmica. Segundo a arqueologia, ela teria surgido na Sumria. A imagem exibida a do clebre Estandarte de Ur, um mosaico que era carregado em procisses. Ele mostra uma cena de transporte, e podemos observar a presena de carros de combate e transporte, com suas rodas peculiares formadas de duas peas de madeira, sendo tracionados por onagros. (2500 A.C.)

Carros Egpcios

Os egpcios tornaram o carro de guerra mais leve, e sua construo tornou-se extremante refinada. A escolha de materiais era cuidadosa, e para cada parte era empregada a madeira que melhor se adequasse funo. O encaixe das peas era perfeito. Os raios das rodas, por exemplo, eram compostos de duas peas separadas, que eram coladas a seguir. Isto visava obter uma maior elasticidade. As imagens nos do uma idia da leveza destes veculos, os quais, nas vastas plancies do Egito, certamente permitiam aos combatentes alcanar grande velocidade, uma vantagem decisiva nos confrontos (aproximadamente 1400 A.C.): 1 2 3 4 - Biga da poca da 18 Dinastia - Carro de guerra da poca de Amenfis III - Carro de guerra, encontrado na tumba de Tutankhamon -Carro de guerra, proveniente de Tebas

Carpentum
O carpentum era um carro de duas rodas puxado por dois cavalos. Era utilizado pelos sacerdotes; foi sobre carpenta que foram trazidos para o Capitlio os objetos cultuais. O carpentum de quatro rodas estava reservado ao imperador, altos dignatrios e magistrados. Nos quatro ngulos da caixa eram freqentemente colocadas esttuas ou colunas que suportavam um teto. O interior do carpentum era revestido com ricas fazendas, e o assento era freqentemente suspenso por correias. Era sobre um carpentum que o recm-casado levava a jovem casada. (sculo I A.C.)

Correio Romano

O correio romano cursus publicus era uma organizao que funcionava com o mximo de regularidade e preciso, s retomada pelos europeus dos sculos XVII e XVIII. Dispunha de cavalos de muda e mansiones, isto , uma espcie de hotel primitivo onde se podia passar a noite. O adjetivo publicus, de denominao latina, no deve induzir ao erro, pois publicus no significava que esta instituio estava a servio de todos; ela era statale, a servio unicamente dos organismos do Estado, de modo que mesmo os funcionrios do Estado, para utiliz-la, tinham necessidade de uma autorizao especial.

As Estradas Romanas

A construo de estradas foi um fator essencial no desenvolvimento econmico do Imprio Romano, alm de favorecer enormemente seu domnio militar. A circulao viria s poderia florescer em um pas onde estradas apropriadas estivessem disposio do trfego. Contudo, o desenvolvimento da rede viria exigia muito tempo. A lei das XII Tabelas (em torno do V sculo a.C.) j estabelecia um regulamento sobre as estradas, mas ela ainda no considerava sua construo e manuteno como uma tarefa do estado, tornando-a um dever dos proprietrios das terras situadas margem das estradas. Por outro lado, se a civilizao romana tomava de emprstimo os elementos da construo das estradas aos Etruscos, assim como em tantas outras conquistas culturais, ela no deixava de as enriquecer com um esprito criativo, renovador e organizador. (sculo I D.C.)

Berlinda

A berlinda teria sido inventada em 1600, na Rssia. A primeira imagem mostra uma berlinda, cujas correias portantes parecem suportar o fundo da caixa, amortecendo ao mesmo tempo as oscilaes em sentido lateral. Os balancins so arqueados, e suas extremidades colocadas to alto, que as duas primeiras rodas passam facilmente sob a caixa, graas ao que a viatura podia girar quase sem sair do lugar. Em compensao, o assento do cocheiro era colocado muito alto. A outra ilustrao mostra dois modelos de berlindas francesas do sculo XVIII

Manuscrito do Duc de Berry

A agricultura foi sem dvida o domnio em que a viatura foi utilizada de modo ininterrupto desde a queda do imprio Romano. Dentre os veculos usados, o mais comum era a carroa de duas rodas, pois este veculo no necessita de caminhos de boa qualidade. A carroa mais leve, mais manobrvel, e seu equilbrio mais estvel. Enquanto fosse possvel, ela era o veculo de eleio do campons, s usando a carreta quando a carga solicitasse seu uso. A imagem a representao do ms de setembro no famoso manuscrito medieval Les trs riches heures du Duc de Berry, onde os frutos do outono so carregados numa carroa. (sculo XIV D.C.)

O Cabriol

Viatura de origem francesa, o cabriol fez sua apario na Inglaterra no princpio do sculo XIX. Ele concorria com a sege e a traquitana, e era usado antes de 1814 pela alta burguesia e fidalgos. Com o tempo, tornou-se popular, e tambm um flagelo para as ruas de Paris, pois causava congestionamentos pela quantidade excessiva de viaturas. No Rio de Janeiro, o primeiro cabriol chegou em 1839. Ele foi comprado em Paris por Joaquim Jos Pereira de Faro, Baro de Rio Bonito, e enviado a um de seus filhos. Sua chegada causou grande sensao.

Carlos Magno

Carlos Magno tentou recuperar a rede viria da Frana, mas seus esforos foram inteis. Nenhum dos poderosos de seu tempo quis investir na manuteno das estradas que passassem pelas suas terras. O mau estado das estradas restringia os tipos de veculos a serem usados, e estes eram preferencialmente carroas, mais imunes s irregularidades, e as carretas, quando a carga impusesse a necessidade das quatro rodas. Uma das conseqncias deste estado de coisas foi o aumento do tempo de viagem, inevitvel devido aos obstculos.(sculo IX D.C.)

Smbolo de Status

A carruagem no era mais s um meio de deslocamento, era tambm a expresso da condio social de seu proprietrio. Nuances refinadas e sutis contribuam para fazer se sentir a diferena do nvel social. Assim, os filhos e netos da famlia real tinham o privilgio particular de poder colocar, sobre o teto de sua carruagem, a cobertura vermelho-escarlate, que os duques s podiam estender. Para ter o direito de subir na carruagem do rei, era necessrio provar uma nobreza que remontasse pelo menos ao sculo XIV. Um dos mais belos projetos mostrado na imagem, a carruagem do embaixador britnico em Roma, desenhada por Ciro Ferri (sculo XVII). Vemos tambm o "Coche da Coroa", de Portugal, de 1715.

As carruagens tornam-se mais leves

Aps a estagnao medieval, no princpio da era moderna as viaturas comearam a se transformar, tornando-se mais leves e arejadas. O sculo XVII trouxe muitas novidades na evoluo da carruagem. As caixas pesadas e pouco elegantes do sculo XVI cedem lugar a caixas mais confortveis e graciosas. A caixa volumosa, lembrando bastante uma gaiola, comea a ter dimenses harmoniosas. Da em diante, as aberturas se fecham graas a portas e a janelas com vidros e a caixa colocada mais acima. (sculo XVII)

O Cisium

A viagem era uma empreitada que tinha seu cortejo de desventuras e inconvenientes, e por isto que Horcio se diz feliz por no ser rico o bastante, o que o obrigaria a manter uma legio de escudeiros e cavalos, e obter viaturas de todo tipo. Ele se contenta em cavalgar uma pequena mula e caminhar lentamente, se arrastando, para Tarentum. O veculo mais usado pelos romanos em suas viagens era a raeda, alm da carruca, ambos os quais muitas vezes serviam como dormitrios. O cisium tambm era muito usado. Ele s tinha duas rodas, em vez das quatro da raeda. (sculo I D.C.)

Cruzadas

Apesar destes problemas, houve um aumento considervel no nmero de viagens na poca das Cruzadas, no sculo XII. Entretanto, dado o mau estado das estradas, a viagem era extremamente lenta, ainda no sculo XIV. Aqueles que no tinham condies eram obrigados a se sujeitar s piores condies possveis, com o risco mesmo de sua vida. Os poderosos realizavam as viagens em condies infinitamente melhores, mas a um custo altssimo, pois eram obrigados a levar consigo soldados, para sua proteo, alm de uma vasta criadagem e todo tipo de equipamento para atender s necessidades dirias, como comida, mveis, etc, pois estas convenincias no seriam encontradas ao longo das estradas. (sculo XII D.C.)

O Cup

Viatura de sucesso em Paris no princpio do sculo XIX, foi tambm muito usado no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Era o veculo preferido dos membros da diplomacia, da magistratura e do parlamento. Os ministros o usavam cotidianamente, e tambm em recepes, cortejos e passeios. Em 1845, surgiu no Rio o primeiro Coup-chaise, o qual foi utilizado, a partir de 1851, para a conduo de passageiros, empreendimento da firma Carneiro e Marinhas. A imagem mostra um cup de um proprietrio abastado, com dois empregados devidamente uniformizados.

A bicicleta de Da Vinci

Esse modelo de bicicleta foi concebido por Leonardo da Vinci em 1490, muitos sculos antes da apario do primeiro veculo real. Nota-se a presena da correia de transmisso, feita de couro, uma idia avanada para a poca. Embora no tenha sido nunca construda, o fato de a ter concebido refora ainda mais a fama de gnio de Da Vinci.

Dispora

As guerras de conquista eram uma constante nesta regio do mundo, um dos plos da civilizao da poca. Aqueles que eram derrotados, caso no perdessem sua vida em combate, eram reduzidos escravido, sendo levados para o pas do vencedor, juntamente com sua famlia, numa dispora forada. Na ilustrao vemos soldados assrios conduzindo prisioneiros homens e mulheres numa carroa, de volta da guerra. O veculo de transporte, nesse caso, os conduz ao cativeiro. Observar o uso da roda de aros. (668 A.C.)

A Drasina

Primeira bicicleta de utilizao prtica do mundo, a drasina tem seu nome derivado daquele de seu inventor, Karl von Drais. Era um veculo primitivo, mas entretanto j possua direo. Ele realizou sua primeira apario na Alemanha em 1817, e seu sucesso estimulou a produo de veculos semelhantes.

O Plaustrum

Os carros romanos foram uma herana recebida dos etruscos e celtas. Os etruscos dominaram grande parte da pennsula itlica durante um longo perodo, e recebiam uma influncia direta da cultura grega. Seus veculos, portanto, eram baseados em modelos gregos, sejam as carroas, carretas ou carros de guerra. Eles se apropriaram das tcnicas e concepes destes povos, e fizeram amplo uso destas. O carro romano mais simples era o plaustrum, um soalho sobre rodas, no qual estas giravam junto com o eixo (sculo I D.C.)

O Plaustrum evoludo

Sendo o principal interesse dos romanos o comrcio, alm da guerra, seus veculos serviam essencialmente para o transporte de fardos: colheita, abastecimento, etc. Seu carro mais simples era o plaustrum. Suas rodas macias no giravam em torno do eixo, mas estavam unidas e giravam com este, nos buracos feitos nas paredes da caixa, ou entre cavilhas, e, assim, estes carros andavam fazendo um barulho ensurdecedor. Eram utilizados sobretudo em trabalhos agrcolas. A forma mais comum de veculo era uma evoluo do plaustrum, com rodas de aros (sculo III A.C.). A imagem mostra esse veculo em um mosaico romano da poca.

As carruagens do Rei-Sol

Durante o reinado de Lus XIV, a Frana assumiu a dianteira no desenvolvimento dos carros, introduzindo inovaes tcnicas. As carruagens foram ornamentadas com finas pinturas, obras de grandes artistas da poca. O museu de Cluny conservou o modelo de uma carruagem de Lus XIV, que nos mostra novas conquistas: a estrutura da suspenso traseira, e a soluo trazida para o eixo dianteiro giratrio, graas a rodas menores que as rodas traseiras, que permitia s rodas girar sob a caixa. O rei-Sol gostava dos passeios em viatura, e se mostrava habitualmente em sua carruagem de gala nas festas, muito freqentes na poca (sculo XVII). A nica carruagem real que subsistiu na Frana aquela da sagrao de Charles X, irmo de Lus XVI, em 1825, que vemos na imagem. (sculo XVIII)

Sege

Um dos primeiros veculos sobre rodas utilizado no Brasil, a sege ainda era usada no final do sculo XIX em logradouros distantes do centro do Rio de Janeiro. Esta viatura podia ter duas ou quatro rodas, dois varais, cortina de couro frente e vidraas. Aps a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, a circulao destes veculos aumentou consideravelmente, o que levou a administrao pblica a adotar uma srie de medidas para regulamentar a circulao, tambm congestionada pela largura limitada das ruas. A imagem mostra uma sege, juntamente com uma serpentina, nas ruas do Rio de D. Joo VI.

O surgimento da suspenso

Na evoluo dos veculos hipomveis, o maior aumento do conforto foi devido introduo da suspenso. Esta isolava os viajantes da maior parte do impacto dos solavancos causados pela irregularidade dos caminhos. A suspenso era inicialmente feita atravs de correias de couro ou correntes, presas a quatro mastros nas extremidades da plataforma. Este veculo era chamado de "carreta oscilante", e posteriormente recebeu o nome que a consagrou: carruagem. A primeira imagem nos mostra a entrada em Paris da Rainha da Siclia, em 1468. Nota-se que a suspenso, na poca, j era de conhecimento geral. A segunda imagem nos mostra a carruagem de D.Maria Francisca de Sabia, oferecida por seu irmo, o rei Lus XIV da Frana, quando do casamento dela com D. Afonso VI, em 1666. (sculo XVII)

Trem dianteiro giratrio

Outra inovao tcnica que surgiu neste perodo foi a introduo do trem dianteiro giratrio. Este surge a princpio timidamente, para se estabelecer no final da Idade Mdia. A imagem nos mostra um incidente ocorrido em 1415 com o papa Joo XXIII (no o contemporneo homnimo: na poca haviam trs papas, em Roma, em Avignon e Florena . O desta ltima cidade este Joo XXIII). O fato provavelmente ocorreu quando este se dirigia para o Conclio de Constncia. Alm do trem giratrio, pode-se ver o balancim bifurcado. O veculo no possua suspenso. (1483 D.C.).

A Vitria

Criao de comerciantes ingleses de Plymouth, a Vitria foi lanada em 1846, recebendo seu nome em homenagem rainha da Inglaterra de ento. Era uma carruagem leve de quatro rodas. Tinha acesso fcil, um assento confortvel e pra-lamas curvos, que protegiam a roupa dos passageiros. Este veculo tinha um perfil curvo e elegante, sendo bastante atraente

Anda mungkin juga menyukai