Anda di halaman 1dari 14

O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central

INTRODUO

A sobrevivncia dos SERES depende da sua capacidade de responder a desafios (de outros SERES e do ambiente). Podem produzir tais respostas somente quando a informao analisada, organizada e transmitida rapidamente pelo corpo. Assim, como coordenador da atividade dos organismos, o sistema nervoso realiza trs funes gerais: sensitiva, integradora e motora. So quatro os elementos de operao do sistema motor: os efetuadores, que realizam os movimentos; os ordenadores, responsveis pelo comando dos efetuadores, os planejadores, responsveis pelas seqncias de comandos que produzem os movimentos voluntrios complexos e os controladores, que zelam pela execuo correta dos comandos motores.

Atividade Nervosa Superior : (1) um sistema de organizao da informao perceptual, (2) a rememorao da aprendizagem anterior, (3) os mecanismos crtico-subcorticais que sustentam o pensamento e (4) a capacidade de tratar duas ou mais informaes ou eventos simultaneamente.

Funes cerebrais superiores: praxia, gnosia, linguagem, ateno, memria e funes executivas.

PRAXIA

Capacidade de executar movimentos aprendidos, simples ou complexos.

GNOSIA

Conhecimento obtido por meio da elaborao de experincias sensoriais.

LINGUAGEM E FALA
Cdigo de sons e grficos que geram comunicao social entre os seres humanos

ATENO

Focalizao dos canais sensoriais e cognitivos: Ateno Sensorial Ateno Cognitiva

MEMRIA

Registro das experincias novas e recordao das passadas, ou seja, capacidade de incorporar, armazenar e evocar informaes. 1. Aprendizagem = recepo e registro 2. Armazenar = codificar 3. Recordao Memria imediata; memria operacional e memria a longo prazo; 1. Declarativa (nomes, fatos e acontecimentos) 2. Episdica (episdios especficos) 3. Semntica ( acontecimentos gerais) Memria no declarativa procedimentos motores

ENVELHECIMENTO

Aps os 30 anos h uma queda do SNC Com o envelhecimento perde-se a massa celular nervosa = atrofia = reduo do peso em 10%; Fluxo sanguneo cerebral diminui cerca de 15 a 20%, ocorre uma dilatao dos ventrculos; Diminui o nmero de neurnios, especialmente na rea do hipocampo; Forma-se placa senil; H um comprometimento dos neurotransmissores, Lentido da velocidade da conduo nervosa.

EFEITOS DAS ALTERAES


Lentido de percepo, memria e raciocnio; Sentidos afetados; Reflexo podem diminuir ou sumirem; Diminuio da mobilidade e segurana, Problemas com delrio, demncia e perda severa de memria.

Sistema Nervoso e Atividade Fsica


O ser humano, na sua preocupao com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que sade e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

Pense em apanhar uma bola. Fcil? Pode parecer, mas para desempenhar este movimento to simples o crebro tem que realizar tarefas muito complexas. Para ns parece trivial, mas vejamos qual o plano que tem de ser executado pelo crebro - A bola leve ou pesada? De que direo vem a bola e qual a sua velocidade? Ao de coordenao Como que coordenamos automaticamente os membros para apanhar a bola e qual a posio mais vantajosa? Execuo - O brao movimenta-se para o local exato e os dedos da mo apertam no tempo certo?

No extremo inferior da hierarquia, na medula espinhal, centenas de neurnios especializados, os neurnios motores, aumentam a sua frequencia de disparo. Os axnios destes neurnios projetamse at aos msculos onde estimulam fibras musculares contrteis. As ramificaes terminais dos axnios de cada neurnio motor formam junes neuromusculares especializadas, com um nmero limitado de fibras musculares. Cada potencial de ao gerado num neurnio motor induz a libertao de neurotransmissores dos terminais nervosos e gera um potencial de ao correspondente nas fibras musculares. Este processo leva libertao de ons Ca2+ de reservatrios intracelulares, localizados no interior de cada fibra muscular, que por sua vez induz a contrao das fibras musculares, produzindo fora e movimento.

Anda mungkin juga menyukai