Anda di halaman 1dari 37

Programa de Imunizao do Trabalhador

IFPE
Instituto Federal de Educao,Cincia e Tecnologia de Pernambuco
Jeferson Reis Juliane Vilela Lidiane Mendes Mikaella Gomes Stefane Firmino
III Modulo-Tarde ProfAngela Amorim Segurana do trabalho

Imunizao

A imunizao definida como a aquisio de proteo imunolgica contra uma doena infecciosa. tem como objetivo aumentar a resistncia de um indivduo contra infeces. administrada por meio de vacina.

Imunidade Ativa

A imunizao ativa ocorre quando o prprio sistema imune do indivduo, ao entrar em contato com uma substncia estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e clulas imunes. Esse tipo de imunidade geralmente dura por vrios anos, s vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa so contraindo uma doena infecciosa e a vacinao.

Imunidade Passiva

A imunizao passiva obtida pela transferncia ao indivduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rpida e eficiente proteo, que, contudo, temporria, durando em mdia poucas semanas ou meses.

PIO- Programa de Imunizao Ocupacional


uma importante ferramenta de apoio ao PROCABS e PCMSO vigente em uma empresa.

PIO Programa de Imunizao Ocupacional

Objetivos

Combater o Absentesmo. Evitar prejuzos financeiros a empresa. Danos a sade dos funcionrios.

PIO- Programa de Imunizao Ocupacional

Os Funcionrios sero motivados e instrudos no sentido de que sempre estejam com a vacinao em dia. Sero orientados a partir de uma entrevista individual com o auxiliar de enfermagem.

Presentesmo

Conceito relativamente novo e que caracteriza a situao em que um empregado vai para o trabalho sentindo-se mal, em condies que comprometem seu desempenho e produtividade. Por ser um dos problemas de sade que mais geram nus decorrentes do afastamento do trabalho e da reduo da produtividade (o equivalente a 3,5 dias perdidos).

Campanha de Vacinao dentro da Empresa

Vacinao na Empresa: Vale destacar, porm, que nenhuma vacina 100% eficaz. / Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulao do agente etiolgico

Planejando uma campanha

Acompanhamento de Resultados

As doenas so altamente infecciosas e de fcil transmisso em ambientes de trabalho. Atinge a todos sem distino de sexo ou idade, com maior incidncia de complicaes em idosos e doentes crnicos.

Acompanhar os resultados ( garantia de melhores estratgias para prximas campanhas. ) Informar os trabalhadores sobre esses resultados tambm faz parte da divulgao (que deve ser mantida durante o ano todo.)

Divulgando a campanha

Bons resultados implicam em boas coberturas vacinais, portanto, conscientizar os trabalhadores e divulgar bem a campanha so itens fundamentais. A divulgao deve ocorrer durante todo o ano e no somente nos perodos de campanha. Uma campanha educativa e informativa aumentar a conscientizao e, assim, permitir a atitude pela vacinao.

Resultados

Uma campanha educativa e informativa aumentar a conscientizao e, assim, permitir a atitude pela vacinao. Diminuio de nus para empresa e funcionrios Funcionrios imunizados diminuem o risco de adoecerem e faltar o trabalho. Diminuio de acidentes e conscientizao de que sempre bom se vacinar. Funcionrios se sentem melhor e mais motivados no trabalho.

Programa de Imunizao

Introduo s Doenas Infectocontagiosas.

Vacina Meningoccica C (conjugada)

Essa vacina protege as crianas da bactria meningocco C, que causa mais meningite em crianas de at 4 anos. Algumas reaes aps a aplicao podem ocorrer, como dor no local e febre. Nestes casos, compressas frias no local e antitrmicos so recomendados caso a dor seja forte e a febre alta.

Meningite

A meningite caracteriza-se por febre alta, cefaleia e rigidez de nuca. Outros sinais e sintomas so vmitos, recusa alimentar, sonolncia, irritabilidade e convulses, principalmente em recm-nascidos e lactentes. Dados demonstram que 60% das meningites, inflamao das membranas que envolvem o encfalo e medula espinhal, so causadas pela bactria do meningococo C. A transmisso de pessoa para pessoa por meio do beijo e secrees expelidas pela tosse, fala ou espirro.

Meningoccica C (conjugada)

Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

mais comum em crianas ("paralisia infantil"), mas tambm ocorre em adultos. Os sintomas iniciais so parecidos com uma gripe associada com nuseas, vmitos e dores abdominais. Esse vrus capaz de chegar ao sistema nervoso atravs da corrente sangunea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.

Poliomielite Inativada

A paralisia irreversvel geralmente acomete uma em cada 200 infeces. Desses, de 5 a 10% morrem quando os msculos que permitem a respirao ficam imobilizados. No h tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la , obviamente, vacinando seu filho nas pocas recomendadas.

Varicela (catapora)

A varicela, tambm conhecida por catapora, uma doena viral que comum na infncia. Os efeitos mais comuns da catapora so conhecidos: a criana fica cheia de bolotinha avermelhada no corpo, acompanhado de febre alta.

Varicela (catapora)

A varicela uma doena viral altamente transmissvel, mais comum em crianas de um a dez anos de idade. Caso a pessoa se infecte com a doena, ter imunidade por toda a vida. A transmisso do vrus ocorre, principalmente, pela secreo respiratria (gotculas de saliva, espirro, tosse). Raramente, a transmisso se d forma indireta, pelo contato com objetos recm-contaminados. possvel ainda a transmisso da varicela durante a gestao, atravs da placenta.

Vacina Trplice Viral


Protege o trabalhador de trs doenas:Sarampo,Rubola e caxumba. Dose nica A SRC encontrada na Rede Pblica de Sade. Depois da Aplicao pode ocorrer:Febre Baixa e Coriza

SRC /Sarampo

Doena aguda, altamente contagiosa, transmitida por vrus. Os sintomas mais comuns so febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite

Sarampo

A transmisso ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secrees expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O perodo de transmisso varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema at quatro dias aps o surgimento das manchas. A vacina o meio mais eficaz de preveno.

SRC/Rubola

Transmitida por vrus, os sintomas mais comuns so febre e exantema, inflamao de gnglios e artralgia. O perodo de transmisso de cinco a sete dias do aparecimento de manchas avermelhadas. A transmisso ocorre de pessoa a pessoa por meio de secrees expelidas pelo doente ao tossir, falar e respirar.

Rubola

Outra forma de transmisso por via sangunea, o que ocorre somente quando mulheres grvidas adoecem e transmitem para o feto. A infeco na gravidez acarreta inmeras complicaes para os recm-nascidos, como malformaes congnitas, principalmente cegueira e surdez. A vacina tambm o meio mais eficaz de preveno.

SRC/ Caxumba

A caxumba uma doena transmissvel de pessoa para pessoa atravs das secrees da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas. s vezes assintomtica ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glndulas salivares.

Caxumba

Os seguintes sinais sugerem complicaes da doena e exigem assistncia mdica imediata: 1) dor e inchao nos testculos(orquite); 2) na regio dos ovrios (ooforite);

Febre Tifoide

A febre tifoide uma doena infectocontagiosa causada por uma bactria. A febre tifoide uma doena distinta e no relacionada com o Tifo.

Os mais caractersticos so febre prolongada, alteraes intestinais que vo da constipao diarreia com sangue, cefaleia (dor de cabea), falta de apetite, malestar, prostrao, aumento do fgado e bao, distenso e dores abdominais, nuseas e vmitos. Em alguns casos, aparecem manchas rosadas no trax e abdmen.

Febre Tifoide
Transmisso

transmitida atravs da ingesto de alimentos ou gua contaminada, o mais comum, ou ento pelo contato direto com os portadores, atravs de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a nica porta para a sua entrada a via digestiva.

febre tifoide deve ser tratada com antibiticos especficos. Alm da vacinao, para evitar o contgio da febre tifoide necessrio tratar a gua e os alimentos, controlar o lixo, observar boas condies de higiene e a boa alimentao.

Gripe H1N1

uma doena respiratria aguda (gripe), causada pelo vrus A (H1N1). transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro. A infeco dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de incio repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabea, mal-estar intenso, tosse no produtiva e coriza.

Recomendaes

Lavar frequentemente as mos com bastante gua e sabo ou desinfet-las com produtos base de lcool. Jogar fora os lenos descartveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar. Evitar aglomeraes e o contato com pessoas doentes. No compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal. Procurar assistncia mdica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infeco pelo vrus da influenza tipo A.

Gripe Sazonal

uma doena aguda que acomete as vias respiratrias. Ela ocorre quando organismo infectado pelo vrus. Transmisso:acontece por via respiratria, geralmente pela inalao partculas de secreo infectada em suspenso no ar. Combate a doena: analgsicos, antitrmicos, repouso e hidratao. A preveno da gripe consiste em medidas relativamente simples: vacinao e cuidados bsicos de higiene.

NR-32: Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade

Tem por finalidade estabelecer a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade. Com relao ao descarte,uso e riscos inerentes as atividades relacionadas. Acidentes de trabalho em ambiente hospitalar e riscos ocupacionais para os profissionais de enfermagem.

Dinmica de Perguntas

O que significa PROCABS?e Qual sua finalidade? O que Presentesmo Cite dois resultados do PIO. Cite Trs formas de contagio da Meningite. Cite trs sintomas da Influenza A H1N1. A vacina Trplice Viral , aplicada na preveno de quais doenas? Do que se trata a NR32?

Segurana do Trabalho
III Modulo Tarde Prof ngela Amorim

Jeferson Reis Juliane Vilela Lidiane Mendes Mikaella Gomes Stefane Firmino

Anda mungkin juga menyukai