Anda di halaman 1dari 42

Faculdade ASCES Bacharelado em Farmcia 2011

Manual para Ateno Farmacutica


Aquarine Leal Carla Gisele Dayra Cordeiro Fabiana Duarte Mrcio Timteo

Objetivo Geral
O objetivo deste seminrio apresentar planejamentos, tcnicas, servios e aes que esto no contexto da Ateno Farmacutico para aprimorar o acompanhamento do profissional farmacutico ao paciente.

Ateno farmacutica

Abrangncia da Ateno Farmacutica


O termo Ateno Farmacutica esta ligado ao Farmacutico Clnico. Engloba todas as atividades realizadas pelo farmacutico orientadas ao paciente, com o objetivo de conseguir o mximo benefcio possvel em termos de sade (FAUS DDER, 2008)

A primeira definio para Ateno Farmacutica surgiu em 1980:


Afirmando que o farmacutico deveria atuar na definio das necessidades farmacoteraputicas do paciente e na proviso no apenas dos medicamentos requeridos,mas tambm dos servios necessrios para assegurar uma terapia perfeitamente segura e efetiva (Brodie)

Ateno farmacutica
Ateno farmacutica a proviso responsvel da farmacoterapia com o objetivo de alcanar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. (HEPLER & STRAND, 1990)

ATENO FARMACUTICA Espanha (Consenso de Granada -1998)

A participao ativa do farmacutico em atividades de promoo sade e preveno de doenas e na assistncia direta ao paciente na dispensao e seguimento do tratamento farmacoterpico,cooperando com o mdico e outros profissionais de sade, a fim de conseguir resultados que melhorem a qualidade de vida dos pacientes

Consenso Brasileiro de Ateno Farmaceutica (2001-2002) - Proposta


Um modelo de prtica farmacutica desenvolvida no contexto da assistncia farmacutica.Compreende atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades, compromissos e coresponsabilidades na preveno de doenas, promoo e recuperao da sade, de forma integrada equipe de sade. a interao direta do farmacutico com o usurio, visando uma farmacoterapia racional e obteno de resultados definidos e mensurveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Esta interao tambm deve envolver as concepes dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a tica da integralidade das aes de sade (OPAS, 2002a).

Objetivo da ateno farmacutica


Trabalhar com: O paciente na dispensao de medicamentos; O paciente na indicao farmacutica; O paciente no seguimento farmacoteraputico; A sade do paciente; O contexto social do paciente.

NECESSIDADE SOCIAL
Contribuir para que os pacientes obtenham o mximo benefcio na utilizao de seus medicamentos

BOAS PRTICAS EM EDUCAO FARMACUTICA -BPEF (FIP, 2000) Papis e responsabilidades do futuro farmacutico (farmacutico 7 estrelas) Vancouver, 1997

Prestador de servios; Decisor; Comunicador; Lder; Gerente;

Aprendiz permanente;
Educador.

Misso da Farmcia no Sculo XXI


1. O tratamento farmacolgico implica em riscos; 2. O custo da morbi-mortalidade pode ser maior que o custo do tratamento farmacolgico em si; 3. Os servios farmacuticos podem melhorar os resultados e reduzir custos da assistncia.

Papel do farmacutico
Na primeira consulta, so coletadas todas as informaes sobre os medicamentos que o paciente utiliza e sobre sua sade. De posse delas, o farmacutico procura compreender as necessidades do paciente. Nos retornos, agendados, o profissional avalia o progresso do tratamento e atualiza as informaes, com o objetivo de prevenir, identificar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Desenvolvimento de ateno farmacutica


Conhecimento de doenas Conhecimento de farmacoterapias Conhecimento de analises clinicas Habilidades de comunicao Habilidades em monitorao de pacientes Habilidades em avaliao fisica Habilidade em informao sobre medicamento Habilidade em planejamento farmacoterapeutico

Lei 8.080-1990

A Ateno Farmacutica constitui uma nova filosofia de exerccio profissional farmacutico, j que est regulamentada pela Lei 8.080/1990 que, em seu captulo I, artigo 6, pargrafo 1, declara que esto includas, no campo de atuao do SUS, a execuo de aes de assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica. No existe, porm, uma concepo concreta da prtica de tal conceito.
Isso, ento, permite a cada farmacutico flexibilidade para adaptar a proviso da Ateno Farmacutica sua realidade, seus prprios recursos e habilidades, procurando sempre uma farmacoterapia racional, segura e custo-efetivo para o cuidado do paciente.

Resoluo n 477, de 28 de maio de 2008


Art. 5 - O farmacutico dever estar em condies de realizar procedimentos que possibilitem a construo do perfil farmacoteraputico e o acompanhamento da teraputica farmacolgica de usurios de medicamentos, atendidos no estabelecimento farmacutico.

Art. 6 - O perfil farmacoteraputico o registro cronolgico das informaes relacionadas utilizaode medicamentos, permitindo ao farmacutico realizar o acompanhamento de cada usurio, de modo a garantir o uso racional dos medicamentos.

Resoluo n 477, de 28 de maio de 2008


Art. 7 - O perfil farmacoteraputico e o acompanhamento da teraputica farmacolgica permitem ao farmacutico identificar, prevenir e solucionar problemas relacionados com a teraputica farmacolgica. Art. 8 - Compete ao farmacutico estabelecer as prioridades a serem adotadas para a seleo dos usurios, que tero os perfis farmacoteraputicos elaborados e a teraputica farmacolgica devidamente acompanhada.

Pargrafo nico Dentre as prioridades referidas no caput deste artigo, destacam-se: I Caractersticas do usurio; II Tipo de enfermidade(s); III Caracterstica do(s) medicamento(s); IV Quantidade de medicamentos. Art. 9 - A farmcia deve dispor de local adequado, que assegure a privacidade necessria ao atendimento do usurio e a garantia do sigilo profissional.

ATENO FARMACUTICA
A realizao de Seguimento do Tratamento Farmacolgico do Paciente tem dois objetivos:

Responsabilizar-se conjuntamente com o paciente; No apaream ou apaream o mnimo de problemas no desejados;

ATENO FARMACUTICA
Ser realizada por um farmacutico;
Exigncia da receita mdica; Entrevista, tomada de decises e informao ao usurio; Requer a disponibilidade de protocolos e guias para o caso de indicao teraputica;

Registrar e documentar;
Comunicao com outros profissionais de sade.

Exerccio profissional:
Buscar Identificar Prevenir Resolver

PRM
Indicaes no tratadas

Sobre -doses

Reaes adversas

Treinamento com os funcionrios


Doena:
Elimina txinas e substncias Nveis adequados Creatinina filtrada pelos rins Diabetes Presso alta Doenas do corao

Medicamento: Alfapoetina, sacarato de ferro, sevelamer, calcitriol e carbanato de clcio. Como vai agir ?
Corrigir deficincia eritropoetina Sangramento

Planejamento na Ateno Farmacutico


Processo sistematizado Procedimentos adotveis
Integral

Recursos disponveis

Contnuo de previso

Racional

Organiza o

Planejamento na Ateno Farmacutico


Decreto-lei 200 de 25/02/1967. Administrador x Farmacutico Metodologia das aes e servios Tradio x Inovao no d para considerar o campo da Sade, independente ou isolado do contexto econmico e social.

Planejamento na Ateno Farmacutico


Informao estatstica Epidemiologia Reunies administrativas e financeiras Melhora quantitativamente e qualitativamente, distribuio de servios, melhorando os recursos a serem oferecidos aos pacientes.

Planejamento na Ateno Farmacutico


Estratgia

Preveno Primria Preveno Secundria


Preveno terciria
Impacto

Meta

Efetividade

Comunicao farmacutico-paciente
Comunicao verbal apenas 7% da expresso do pensamento

R Antes

E
C

Depois

Comunicao farmacutico-paciente
Pela expresso: Permanecer em silncio; Verbalizar aceitao; Repetir as ltimas palavras ditas; Ouvir reflexivamente; Verbalizar interesse.

Comunicao farmacutico-paciente
Pela clarificao: Estimular comparaes; Devolver as perguntas feitas;

Comunicao farmacutico-paciente
Pela validao: Repetir a mensagem dita; Ser especfico Ouvir com ateno Ser informal

38% por sinais paralinguisticos e 55% por meio dos sinais do corpo.

Comunicao farmacutico-paciente
Erguemos a sobrancelha por incredulidade, esfregamos o nariz por atrapalhao, cruzamos os braos para nos proteger. Encolhemos os ombros por indiferena, piscamos os olhos por intimidade, batemos os dedos por impacincia, batemos na testa por esquecimento Julius Fast

Comunicao farmacutico-paciente
Rosto: Alegria Dor/incomodo Medo Ansiedade Dvida vergonha

Comunicao farmacutico-paciente
Olhar:
Pupilas Durao do fluxo de conversao

Postura corporal: Aproximao ou rejeio

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil


Para poder compreender a situao da Ateno Farmacutica no Brasil, preciso antes entender o que venha ser esta ao , que fatores precisam para o funcionamento deste sistema , quem a pea principal para que este sistema venha ser realizado, e mostrar seus pontos positivos e negativos existentes hoje no Brasil.

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil

O que venha ser esta ao ?


uma somatria de atitudes, comportamentos, coresponsabilidades e habilidades na prestao da farmacoterapia, com o objetivo de alcanar resultados teraputicos eficientes e seguros, privilegiando a sade e a qualidade de vida do paciente (Martinez,1996).

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil


Profissional Farmacutico

Espao

Fatores importantes para execuo do sistema

Slario

Materiais Necessrios

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil

Pontos positivos X Pontos negativos

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil

A realidade da Ateno farmacutica no Brasil

Ateno Farmacutica no setor privado/pblico

Setor Pblico

O farmacutico ele tem tido grande dificuldade para fazer a implantao deste sistema no setor pblico devido aos gerentes responsveis pela compra de medicamentos , aos espaos oferecidos no setor pblico (SUS) , e tambm pela falta de interesse do prprio profissional farmacutico.

Situao Da Ateno Farmacutica No Brasil

Setor privado:

Tem observado o impedimento deste sistema por partes dos donos de Drogarias e farmcias de manipulao , por conta dos gastos adicionais , como: espao , aumento no salrio do farmacutico e tambm a falta de interesse do profissional.

Ateno Farmacutica no Brasil


A concluso desse trabalho para fins de manual de AF , a nova percepo dos profissionais q esto entrando no mercado agora, em comparao ao q j esto atuando, nessa economia que somente tende a crescer.

Anda mungkin juga menyukai