Anda di halaman 1dari 17

PLANO DO PRODUTO DE COMUNICAO

Comunicao e Educao Ambiental Profa. Ilza M.T.Girardi

A comunicao nos projetos ambientais


Um bom produto de comunicao utilizado

de forma correta pode ser uma das ferramentas mais poderosas para informar, sensibilizar e influenciar pessoas e garantir o sucesso de um projeto ambiental.

A imagem no imaginrio do publico


Os produtos carregam a marca da instituio

autora. Ajudam a materializar no imaginrio do pblico a imagem institucional. Uma coleo de produtos pertinentes e adequados transmite credibilidade e ajuda a fortalecer a prpria entidade.

Riscos a serem evitados


Vamos fazer um folder! Quase sempre os

profissionais pensam em folhetos e publicaes bem-acabadas que possam ser entregues a financiadores, parceiros e pblico interessado. Muitas vezes a finalidade do produto no bem contemplada. A linguagem usada muitas vezes voltada para os iniciados e repleta de jarges.

Riscos a serem evitados


As tiragens so normalmente pequenas So poucos os produtos que usam um

suporte que no seja o papel. Ausncia de estratgia de distribuio e uso. Ausncia de monitoramento dos resultados. Erro comum:atender a todas as demandas com um nico produto. Falta de participao de um profissional de comunicao no planejamento do produto. Gastos desnecessrios.

COMO GERAR BONS PRODUTOS

Definir o objetivo a ser alcanado


O produto deve responder a uma

necessidade.Deve-se pensar no que se quer atingir com o produto, com base na anlise dos problemas e possveis solues. melhor focar num objetivo prioritrio e estabelecer metas claras. Objetivo bem formulado: informar sobre os impactos da retirada ilegal de mogno em terras indgenas melhor do que combater o desmatamento ilegal.

Definir o pblico-alvo e o que esperado dele


O o pblico-alvo pode ser definido como um

segmento da sociedade que protagonista do tema de interesse do seu trabalho e/ou que precisa ser informado ou envolvido para que uma determinada mudana ocorra (opinio ou comportamento). Projetos ambientais lidam com pblicos diferenciados muitas vezes. Pode-se realizar pesquisas para determinar o(s) publico(s). As pesquisas ajudam a identificar o meio de comunicao, linguagem e vocabulrio mais adequado.

Definir a mensagem
No o detalhamento do contedo, mas sim

saber a essncia do que se quer compartilhar com o pblico escolhido. Exemplo: O desmatamento continua crescendo e somente ser controlado com a aplicao das leis existentes e a participao de todos.

Definir o produto
Quando se trata de informar algo ao maior

nmero possvel de pessoas, melhor ter produtos genricos (temticos ou institucionais) e meios de massa adequados. H casos em que em que a comunicao deve ser especfica, destinada a um determinado subgrupo com caractersticas socioeconmicas e culturais prprias. Tais caractersticas vo definir a escolha do produto e a linguagem.

Definir o produto
Pensar no formato e tiragem, sempre de

acordo com o objetivo. Pode ser mais produtivo fazer cinco mil exemplares de uma cartilha simples em preto-e-branco do que mil exemplares de uma publicao detalhada, colorida e impressa em papel especial. Dependendo do pblico ( pouco hbito de leitura) o material deve ser simples.

Definir o produto
Pblico no conhece vocabulrio sofisticado,

utiliza termos regionais, dedica pouca ateno aos materiais, interpreta literalmente as mensagens, no est acostumado a voz passiva, prefere o estilo narrativo-descritivo, com frases curtas. Cartazes, vdeos, rdio ( populaes com forte tradio oral)

Tipos de produtos
Carter pessoal e presencial:power point, transparncias,

cartas, e-mails,camisetas, broches, jogos, peas de teatro e outras manifestaes culturais. Carter impessoal: Impressos: folhetos, cartilhas, jornais, jornais-murais, brochuras,faixas, adesivos, revistas, livros, etc; Som: programas ou spots de rdio, rdio poste, alto-falante, etc; Imagens: cartazes, mapas, banners,fotos, vdeos Interativos: CD-ROM, internet Campanhas publicitrias Outros: pra-choques de caminhes, etiquetas de roupas, painis eletrnicos, bales

Definir a estratgia de uso


Como o produto chegar at as pessoas

certas? Em que tempo? Quem o responsvel?Que atividades complementares sero desenvolvidas para aumentar seu impacto? Qualquer material precisa ter um plano de distribuio e recursos; do contrrio corre o risco de encalhar no depsito.

Definir a estratgia de uso


Lista de pessoas chaves para receber o produto

(garantir que recebam). Dividir esta tarefa com parceiros. Os produtos de comunicao tm como papel principal informar audincia. No se pode esperar mudanas de atitude ou comportamento apenas com o uso dessas ferramentas. Para ir alm da conscientizao do pblico exposto mensagem preciso organizar reunies nas comunidades, discutir aes que podem ser tomadas, entre outras atividades.

Definir como avaliar o produto


preciso saber se a mensagem central foi

recebida e compreendida; se o objetivo estabelecido foi alcanado. Pesquisas de opinio: realizadas em parcerias, aplicao de questionrios e entrevistas nas amostras do pblico alvo. Pode ser medido por mudanas de comportamento.Ex. aumento de nmero de denncias de desmatamento feita ao Ibama;nmero de reportagens na mdia sobre o assunto, etc.

FONTE :

LACAVA, Ulisses. Plano do produto de

comunicao. In: BERTRAND, Marcello Vernet de. (org.) Manual de Comunicao e Maio Ambiente.So Paulo:Peirpolis,2004

Anda mungkin juga menyukai