Anda di halaman 1dari 20

LOGO

DILATAO TRMICA
Professor Me. Herick S. Pereira

Expanso das Molculas

importante que saibamos o que so temperatura e calor.


Temperatura: a medida do grau de agitao das molculas; Calor: a troca de energia causada exclusivamente por uma diferena de temperatura.

Dilatao Trmica

DEFINIO

Em Fsica , dilatao trmica o nome que se d ao crescimento das dimenses de um corpo, ocasionado pelo aumento de sua temperatura.

Exemplos do Cotidiano

Imagem: Powerkites16 / classicalmusic.mzrt@gmail.com / Public Domain.

Voc j observou os trilhos em uma estrada de ferro?

Exemplos do Cotidiano

Os fios de telefone ou luz, expostos ao Sol, variam suas temperaturas, fazendo com que o fio se estenda de um comprimento inicial (Lo) para um comprimento final (L), aumentando assim sua curvatura.

Imagem: Hugh Venables / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

Dilatao Linear
Ocorre quando o corpo sofre expanso em uma dimenso A dilatao do fio depende de trs fatores: da substncia da qual feito o fio; da variao de temperatura sofrida pelo fio; do comprimento inicial do fio.

EQUAO DA DILATAO LINEAR

L = Lo..T

L variao de comprimento do fio, ou seja: L = Lf Lo; Lo o comprimento inicial; Lf o comprimento final; o coeficiente de dilatao linear, uma caracterstica da substncia. Sua unidade o C-1;

T a variao de temperatura, ou seja, T = Tf - To, onde To representa a temperatura inicial do fio e Tf a temperatura final.

Dilatao Superficial

H corpos que podem ser considerados bidimensionais, pois sua terceira dimenso desprezvel, frente s outras duas, por exemplo, uma chapa.
A expanso ocorre nas suas duas dimenses lineares, ou seja, na rea total do corpo.

Vemos uma chapa retangular que, ao ser aquecida, teve toda a sua superfcie aumentada, passando de uma rea inicial (Si) a uma rea final (Sf). Ou seja, a variao da rea de superfcie S pode ser escrita por:

S= Sf Si

A dilatao superficial, analogamente dilatao linear, depende: da variao de temperatura sofrida pelo corpo; da rea inicial; do material do qual feito o corpo. O coeficiente utilizado neste caso, o de dilatao superficial , que equivale a duas vezes o coeficiente de dilatao linear, isto : =2. Sua unidade tambm o C-1.

EQUAO DA DILATAO SUPERFICIAL

S = So..T
S a dilatao superficial ou o quanto a superfcie variou; o coeficiente de dilatao superficial; Si a rea inicial; T a variao de temperatura.

Dilatao Volumtrica

A grande maioria dos corpos slidos possui trs dimenses: altura, comprimento e espessura. Quando aquecido, o slido sofre expanso em cada uma delas, resultando em um aumento no volume total do corpo.

EQUAO DA DILATAO VOLUMTRICA

De forma similar aos casos anteriores, temos a proporcionalidade entre: variao da dimenso; dimenso inicial; variao da temperatura. Adicionando-se um coeficiente que depende do material do qual o slido formado, garantimos a relao entre os termos da equao da dilatao volumtrica .

Assim, obtm-se:

V= Vo..T
Onde: V = Vf Vo a variao do volume; Vo o volume inicial; T = T To a variao da temperatura; o coeficiente de dilatao volumtrico; =2 = 3 para uma mesma substncia. Sua unidade tambm o C-1.

Dilatao dos Lquidos

Imagem: Vlieg / Public Domain.

Os lquidos, assim como os slidos, sofrem dilataes ao serem aquecidos. Uma vez que no tm forma prpria, fato este devido gravidade, adquirem a forma do recipiente. Se o lquido estivesse livre da atrao gravitacional (no espao, por exemplo) obteria a forma de uma esfera, pois nessa geometria h a menor rea de superfcie para um determinado volume.
A gota, uma pequena poro de gua, costuma obter formato esfrico

Ao se ver o conjunto recipiente + lquido ser aquecido, tem-se a sensao de que apenas o lquido teve seu volume aumentado. Mas, na verdade, ambos os corpos, em diferentes estados fsicos, sofrem dilatao. Como o lquido tem mais facilidade de absorver calor, sofre uma maior variao de volume do que o recipiente slido. O que se observa a dilatao aparente (Vaparente) do lquido.

Imagem: Jorge Barrios / Public Domain

Para saber sua dilatao real (Vlquido), precisa-se adicionar a dilatao do recipiente (Vrecipiente), e para isso, deve-se conhecer os coeficientes de dilatao volumtrica do lquido e do recipiente. A dilatao real do lquido , portanto, a dilatao aparente, somada dilatao do recipiente.

Vlquido = Vaparente + Vrecipiente

Dilatao dos Gases

Os gases tm ainda mais facilidade de absorver calor que os lquidos. Por isso, so substncias comumente utilizadas em experimentos termodinmicos. Para que os bales possam levantar voo, por exemplo, o gs que preenche o seu contedo deve ser aquecido. A expanso volumtrica to intensa, que a densidade do gs dentro do balo tornase menor que a densidade do ar da atmosfera, fazendo com que o balo comece a flutuar.

Imagem: Joedeshon / Creative Commons Attribution 2.5 Generic.

DILATAO ANMALA DA GUA

Quando aquecemos a gua de 00C a 40c, o seu volume diminui, se contraindo. A partir de 40C a gua volta a ter um comportamento normal, ou seja, ao ser aquecida ela se dilata.

Anda mungkin juga menyukai