Anda di halaman 1dari 37

NORMALIZAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Biblioteca FBV

NBR 14724 - Informao e documentao Trabalhos acadmicos - Apresentao


Em vigor desde dezembro de 2005

1 Objetivo

Esta Norma estabelece os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos (monografias, dissertaes, teses, e outros), visando sua apresentao instituio (banca, comisso examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Aplica-se, aos trabalhos intra e extraclasse a nvel de graduao, ps-graduao ou similar.

2 Referncias normativas: Normas em vigor necessrias para a elaborao do trabalho acadmico

NBR 6023:2002 - Informao e documentao - Referncias Elaborao

NBR 6024:2003 - Numerao progressiva das sees de um documento - Procedimento


NBR 6027:2003 - Sumrio - Procedimento NBR 6028:2003 - Resumos Procedimento NBR 10520:2002 - Informao e documentao - Apresentao de citaes em documentos IBGE - Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993

3 Definies
Trabalhos acadmicos: Trabalho de Concluso de Curso (TCC); Trabalho de Graduao Interdisciplinar (TGI); Trabalho de Concluso de Curso de Especializao e/ ou aperfeioamento e outros: documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados.

Dissertao: visa a obteno do ttulo de mestre. Representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico.
Tese: visa a obteno do ttulo de doutor, livre docncia ou similar. Representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Ambos devem ser elaborados sob a coordenao de um orientador.

4 Estrutura

A estrutura de tese, dissertao ou de um trabalho acadmico, compreende: elementos pr-textuais;

elementos textuais;
elementos ps-textuais.

Disposio de elementos Estrutura Elemento


Capa (obrigatrio) Lombada (Opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Desenvolvimento Concluso

Pr-textuais

Textuais

Ps-textuais

Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Indice(s) (opcional)

5 Regras gerais de apresentao


5.1 Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados no anverso da folha, exceto a folha de rosto cujo verso deve conter a ficha catalogrfica, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustraes. O projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho. Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman) para o texto com exceo das citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme (fonte tamanho 10). No caso de citaes de mais de 3 linhas, deve-se observar tambm recuo de 4cm da margem esquerda de acordo com a NBR 10520.

5.2 Margem
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

5.3 Espacejamento Todo texto deve ser digitado com espao 1,5, com exceo das citaes de mais de 3 linhas, notas de rodap, as referncias, legendas das ilustraes e tabelas, ficha catalogrfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetida e rea de concentrao, que devem ser digitadas em espao simples. As referncias ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por dois espaos simples.

Os ttulos das sees devem comear na parte superior e serem separados do texto que os sucede por dois espaos 1,5 entrelinhas. Da mesma forma, os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espao 1,5.

Na folha de rosto e de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio para a margem direita.
.

5.3.1 Notas de rodap


As notas de rodap devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda

5.3.2 Indicativos de seo


O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. 5.3.3 Ttulos sem indicativo numrico Os ttulos sem indicativo numrico: errata, agradecimentos, listas de ilustraes, abreviaturas, siglas e smbolos, resumos, sumrio, referncias, glossrio, apndice(s), anexo(s) e ndice(s) devem ser centralizados, conforme NBR 6024.

5.4 Paginao Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser mantida uma nica seqncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal. 5.5 Numerao progressiva Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta (ver 5.3.2). Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme a NBR 6024, no sumrio e de forma idntica no texto.

5.6 Citaes Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte, conforme a NBR 10520.

5.7 Abreviaturas e siglas Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla entre parnteses. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

5.8 Equaes e frmulas

Para facilitar a leitura devem ser destacadas no texto e se necessrio numer-las com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita Na seqncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices e outros).
Exemplo: x2+ y2 = z2 ...(1)

5.9 Ilustraes Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, lminas, fotografias e outros) sua identificao aparece na parte inferior precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto e da fonte. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere, conforme o projeto grfico.

5.9.2 Tabelas Elementos demonstrativos de sntese que constituem unidade autnoma. As tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993). Em sua apresentao:

a) tm numerao independente e consecutiva;


b) o ttulo colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu nmero de ordem em algarismos arbicos; c) as fontes citadas, na construo de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodap aps o fio de fechamento; d) caso sejam utilizadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a prvia autorizao do autor se faz necessria, no sendo mencionada na mesma; e) devem ser inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem; f) se a tabela no couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, no delimitada por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte;

g) nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os ttulos das colunas no cabealho e fech-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar as colunas e fios horizontais para separar as linhas.

EXEMPLIFICANDO

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
CAPA:
FACULDADE DO SUL DE MATO GROSSO CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE DIREITO

DIREITO AMBIENTAL

ARTHUR SENNA

RONDONPOLIS 2005

ARTHUR SENNA

DIREITO AMBIENTAL

Lombada:

Folha de rosto:
ARTHUR SENNA

DIREITO AMBIENTAL
Monografia apresentada objetivando a obteno do grau de Bacharel em Direito Faculdade do Sul de Mato Grosso, na rea de Direito Ambiental. Orientador: Prof. Dr. Renato Sodr

RONDONPOLIS 2005

Verso da folha de rosto:

S478d

Senna, Arthur.

Direito Ambiental e a agroindustria em Rondonpolis/MT. / Arthur Senna. Rondonpolis : FACSUL Faculdade do Sul de Mato Grosso, 2005. 218 f.

Orientador: Prof. Dr. Renato Sodr Monografia (Graduao). FACSUL Faculdade do Sul de Mato Grosso. Curso de Direito.

1. Direito. 2. Direito ambiental. 3. Agroindstria. 4. Degradao ambiental. 5. Recursos Naturais. 6. Responsabilidade ambiental. I. Ttulo.

ERRATA:

ERRATA:

Folha 58 2

Linha

Onde se l Direto

Leia-se Direito

FOLHA DE APROVAO:
ARTHUR SENNA

DIREITO AMBIENTAL Monografia apresentada objetivando a obteno do grau de Bacharel em Direito banca examinadora da Faculdade do Sul de Mato Grosso, na rea de Direito Ambiental. Aprovada em: / /

________________________________________
Prof. Ms. Renato Sodr (Orientadora) Faculdade do Sul de Mato Grosso

______________________________________________ Prof. Ms. Arnold Dusek (Examinador) Faculdade do Sul de Mato Grosso

DEDICATRIA :

Dedico este trabalho as pessoas mais importante de minha vida, meus pais, o Sr. Alfredo Senna e Sr Ruth Senna.

AGRADECIMENTO :
AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Faculdade do Sul de Mato Grosso pela oferta do conhecimento cientfico por meio dos docentes do curso de Direito. Agradeo aos meus amigos da turma de direito pela acolhida e companheirismo na lida acadmica. A Coordenao de curso pelas polticas de incentivo a produo acadmica e insero social. A meus familiares que estavam do meu lado o tempo todo.

EPGRAFE :

Outrora na minha juventude experimentei o que tantos jovens experimentaram. Tinha o projeto de, no dia em que pudesse dispor de mim prprio, imediatamente intervir na poltica . (Pedro Silva, 2000)

RESUMO NA LNGUA VERNCULA :

RESUMO

Apresenta discusso acerca da legislao ambiental em convergncia com os interesses da industria rondonopolitana. Enfoca o papel da agroindstria na responsabilidade ambiental e o uso dos recursos naturais de forma sustentvel.

Palavras-Chave: Meio Legislao ambiental.

ambiente.

Direito

Ambiental.

RESUMO NA LNGUA ESTRANGEIRA :

ABSTRACT

This essay analyses the works of masters courses presented in the Graduate Program in Information Science of the National Council for Scientifical and Technological Development (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico CNPq), the Brazilian Institute of Information on Science and Technology (Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IBCT) and the Communication College (Escola de Comunicao) of the Universidade Federal do Rio de Janeiro, between 1972 and 1995, from a critical standpoint, with the purpose of detaching and accompanying the most evident and significant contributions to the field of Library Science and Information science among the concrete methodological lines and trends. Key words: Dissertations. Librarianship. Information Science. Methodogy.

NBR 10520 Citaes em documentos Apresentao (ago. 2002)


Esta norma especifica as caractersticas exigveis para apresentao de citaes em documentos.
1 Conceitos Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original Citao direta: transcrio textual de parte da obra do autor consultado

Citao indireta: texto baseado na obra do autor consultado


Notas de referncia: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado Notas de rodap: indicaes, observaes ou adiantamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo tambm aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica Notas explicativas: notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includos no texto

2 Localizao

No texto; Em notas de rodap.

3 Regras de apresentao
Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do autor, instituio ou ttulo includo na sentena devem ser em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, devem ser em letras maisculas. Exemplos: Segundo Silva (2007), os pais esto sempre confrontados diante de duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional. Atravs dos princpios estabelecidos pela psicologia educacional, possvel perceber que os pais esto sempre confrontados diante de duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional (SILVA, 2007).

3.1 Especificar no texto a(s) pagina(s) da fonte consultada, nas citaes diretas. Nas citaes indiretas, a indicao da(s) pgina(s) consultada(s) opcional.
3.2 As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Exemplos: Barbour (2006, p. 2) define ironia como uma forma implcita de heterogeneidade mostrada. 3.3 As citaes indiretas, no texto, com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Exemplos:
A teleconferncia permite ao indivduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone, e computador (BASTOS FILHO; TOURINHO NETO; SILVEIRA, 2005, p. 1158-1159).

4 Sistemas de chamada: numrico ou autor-data


Qualquer que seja o mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlao na lista de referncias ou notas de rodap. 4.1 Sistema numrico Neste, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias ao final do trabalho, do captulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. No se inicia a numerao das citaes a cada pgina. 4.1.1 No deve ser usado quando h notas de rodap 4.1.2 A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima do texto em expoente linha do mesmo, aps pontuao que fecha a citao.

Exemplos: No texto: Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo.(1) Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo.

Na lista de referncias: (1) BARBOSA, Rui. Antologia Rui Barbosa: selecin y notas. Rio de Janeiro: Atlas, 2000. 1 BARBOSA, Rui. Antologia Rui Barbosa: selecin y notas. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

4.2 Sistema autor-data A indicao feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsvel, seguidos da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses
No texto: a) Merrian e Caffarella (2000, p. 84) observam que a localizao de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida. b) A comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstncia, sem quaisquer restries estatais (BOBBIO, 2004). Na lista de referncias: a) MERRIAN, S.; CAFFARELLA, R. Processo de aprendizagem: teoria. 4. ed. So Paulo: FTD, 2000.

b) BOBBIO, N. Os direitos e deveres da comunidade. Braslia: UNB, 2004. 5 Notas de rodap Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citaes no texto e o numrico para as notas explicativas. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas e com fonte menor. Exemplo: ___________________
1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976) 2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2 parte do verbete referido em grande parte do estudo de Silva (2005)

5.1 Notas de referncia A numerao feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao em cada pgina. Exemplo:
_________________________
1 FARIA, Jos Eduardo. Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Atlas, 2006

5.2 Notas explicativas


A numerao feita em algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a

numerao a cada pgina.


No texto: Os pais esto sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional. No rodap da pgina: _______________
2 Sobre essa opo dramtica, ver tambm Morice (1999, p. 290)

NBR 6023 - Referncias Elaborao (ago. 2002) Esta norma fixa a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informao. Destina-se a orientar a preparao e compilao de referncias de material utilizado para a produo de documentos e para incluso em bibliografias, resumos, resenhas, recenses e outros. EXEMPLOS: a) Autor nico: DIAS, E. C. Medicina do trabalho: histrico e evoluo no Brasil. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1986, Braslia. Anais... Braslia: Centro de Documentao do Ministrio da Sade, 1987. BRASIL. Ministrio da Sade. Sade do trabalhador: diretrizes de ao para o SUS. Braslia, 1991.

b) At 3 autores: DIAS, E. C.; MENDES, R.; SOARES, R. O que a medicina do trabalho. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002.
c) Mais de 3 autores: COSTA, D. F. et al. Programa de sade dos trabalhadores: uma alternativa em sade pblica. So Paulo: Obor, 1989. d) Artigo de peridicos:

SOUZA, K. L. Animais vertebrados. Revista Brasileira de Biologia, So Paulo, v. 5, n. 31, p. 11-26, maio/dez. 1996.
e) Captulo de livros: TORRES, D. G.; GOMES, R. T. Animais em extino no Nordeste do Brasil. In: ______. Animais em extino. 4. ed. Rio de Janeiro: tica, 2005. p. 31-40.

REFERNCIAS NBR 6023 - AGO.2002


f) Trabalhos apresentados em evento: DIAS, E. C.; MENDES, R.; SOARES, R. O que a medicina do trabalho. In: CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1986, Braslia. Anais... Braslia: Centro de Documentao do Ministrio da Sade, 1987. 1 CD-ROM. g) Documentos eletrnicos: SOUZA, K. L. Animais vertebrados. Revista Brasileira de Biologia, So Paulo, v. 5, n. 31, p. 11-26, maio/dez. 1996. Disponvelem:<http://www.biologiaatual.com.br/peridicos>. Acesso em: 27 maio 2006.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

Muito obrigada!
Bibliotecrias Alba Rejane de Souza alba@fbv.br Kalina Frana kalina@fbv.br

Anda mungkin juga menyukai