Anda di halaman 1dari 48

PRINCPIOS DE VIBRAES MECNICAS

TPE

PRINCPIOS DE VIBRAES MECNICAS

INTRODUO

Atualmente os gerentes de fbricas tm enfrentado problemas gerais, tais como: reduo de custos, maior disponibilidade de mquinas, reduo de mo-de-obra e problemas diversos inerentes a qualquer unidade produtiva. Com isto a busca de ferramentas que possibilitem esses fatos tornou-se intensa, uma destas alternativas o acompanhamento preditivo, tambm conhecido por Manuteno por Condio ou Manuteno Preditiva. A manuteno por condio diferencia-se da corretiva pelo fato de que somente ser intervido em um equipamento a partir do momento em que este apresentar os sinais de falha e na corretiva faz-se a manuteno quando a mquina quebra, caracterizando para equipamentos importantes um custo bastante elevado de manuteno (horas de parada, mo-de-obra, falta de reposio, etc.). A manuteno preventiva baseada na vida mdia caracteriza-se por intervenes em intervalos fixos em equipamentos, que normalmente gera dois tipos de custo: o custo das peas que so trocadas ainda em condies de uso e o custo da quebra deste equipamento por um defeito inserido em uma manuteno desnecessria. A caracterstica da preventiva o fato principal de incorrer paradas desnecessrias, reduzindo o percentual de disponibilidade do equipamento, porm em nmero bastante superior que a corretiva. A manuteno por condio sendo ela por anlise de vibraes, termografia, ferrografia, anlise de leo, ensaios de ultra-som, etc., os quais fornecem dados seguros para ser prevista a manuteno das mquinas, garantindo que at a prxima parada a mquina esteja isenta de quebras inesperadas. A anlise de vibraes dentre as ferramentas do controle preditivo, a que apresenta o melhor custo/ benefcio. Ela fornece dados para que possamos prolongar a vida do equipamento com informaes obtidas durante a vida do mesmo, eliminando desvios "Dia 1" e problemas de montagem que reduzem significativamente a vida til dos equipamentos.

A VIBRAO

Um corpo dito estar vibrando, quando ele descreve um movimento de oscilao em torno de uma posio de referncia. O nmero de vezes de movimentos completos (ciclos), tomados durante o perodo de um segundo, chamado de freqncia e medido em Hertz (Hz = ciclos/segundo). Vibraes mecnicas podem ser geradas intencionalmente para produzir um trabalho til, como em alimentadores vibratrios, britadores de impacto, compactadores, vibradores para concreto, etc; porm, a vibrao normalmente considerada indesejvel, e sua presena em equipamentos rotativos acelera consideravelmente o desgaste provocando quebras e por conseguinte paradas inoportunas, elevando os custos da produo.
Neste curso, nos dedicamos eliminao da vibrao no desejada, identificando a sua origem pelo estudo de seu comportamento, registrado por instrumentos de medio, de modo a promover um diagnstico exato, que permita uma correo definitiva, pois acreditamos ser o entendimento do problema, um precioso passo no caminho da soluo. Na prtica, a vibrao existe devido efeitos dinmicos, tolerncias de fabricao, folgas, atrito entre partes em contato, foras desequilibradas em elementos rotativos e recprocos. O aumento do nvel de vibrao, est relacionado com alteraes ocorridas em um ou mais elementos da mquina, influenciando tambm outros componentes por estarem interligados. Uma pequena vibrao pode excitar freqncias de ressonncia de outras partes estruturais e ser amplificada para um nvel maior de vibrao, que geralmente ser percebido na estrutura e no diretamente na fonte de vibrao. A vibrao de um componente simples, como de uma lmina fina, excitada numa determinada freqncia, facilmente identificada.

CONTROLE PREDITIVO POR ANLISE DE VIBRAES

Existe um universo de caminhos para a implantao de um controle preditivo via anlise de vibraes e tambm um universo de parmetros a serem estabelecidos como padro para o sistema. Tais parmetros normalmente so os seguintes: intervalo entre medies, parmetros de vibrao que sero coletados a cada ponto, a definio dos pontos de medio, a codificao dos mesmos para que se estabelea o histrico com relao ao ponto e a mquina, nveis iniciais e de acompanhamento e alarme, organizao de rotas de medio, definio de equipamentos a serem acompanhados e de que maneira eles sero acompanhados, etc. Todos os parmetros descritos acima variam para cada tipo de equipamento a ser contemplado com o controle preditivo.

a. Escolha de equipamentos: Normalmente, no incio de um programa preditivo sugere-se que sejam escolhidos aqueles equipamentos ditos "Classe A", vitais para o processo produtivo, e que em caso de parada por quebra ou para interveno provoquem paradas prolongadas quer pelo seu porte, ou pela falta de peas de reposio, ou por outros motivos caractersticos a cada empresa. Com o decorrer do controle preditivo e a evoluo do pessoal de campo em anlise de vibraes sero incorporados gradativamente equipamentos de classes inferiores e outros que sejam justificados sua necessidade pelo melhor desempenho do sistema.

b. Pontos de medio: A vibrao da mquina normalmente tem origem em suas partes rotativas, porm sentida na sua parte esttica, portanto transmitida atravs dos mancais dos equipamentos, pois neles so sentidas as vibraes provenientes dos componentes internos mquina.

Na ilustrao, o transdutor A faz uma medio melhor que o transdutor B, assim como o transdutor C est numa posio mais direta que o transdutor D.

Na monitorao de equipamentos, a escolha da direo da medio deve incluir medio na direo axial (z), e em uma das direes radiais (horizontalx ou vertical-y), normalmente na direo radial que apresentar menor rigidez (maior nvel de vibrao).

c. Nomenclatura/Codificao: O estabelecimento de uma codificao dos pontos de medio e dos equipamentos envolvidos deve ser construda de forma simples e clara para facilitar o acompanhamento e a criao das mquinas e pontos de medio para o software, o que facilitar sobremaneira a comunicao entre os usurios do sistema.

d. Rotas: As rotas so roteiros de equipamentos a serem medidos. So estabelecidas de maneira racional para que todos os equipamentos cobertos pela coleta de sinal de vibrao sejam medidos no intervalo de tempo especificado e que no se fique andando de um lado para outro dentro da fbrica.

e. Como medir: Existem diversas formas de avaliarmos uma vibrao: atravs do nvel global de vibrao ou espectros em freqncia, o qual pode ser auxiliado atravs de medies especiais, tais como: cepstrum, detetor de envoltria (envelope), zoom, scan, fase, etc.

f. Intervalo entre medies: O estabelecimento do intervalo depender basicamente das medies iniciais e que poder ser alterado ao longo do monitoramento podendo em alguns casos ser desde dirio at semestral. Este parmetro definido para cada equipamento dependendo de suas caractersticas mecnicas e de evoluo do nvel de vibraes.

"VOC ESTAR MEDINDO MQUINAS EM FUNCIONAMENTO, PORTANTO EXTREMO CUIDADO PARA NO ENCOSTAR A MO OU PARTES DO APARELHO EM PARTES MVEIS, POIS UM GRAVE ACIDENTE PODE OCORRER".

CAUSAS DE VIBRAO EM MQUINAS


Desbalanceamento de massa Desalinhamento de eixos Folgas generalizadas Dentes de engrenagens Rolamentos

TCNICAS PREDITIVAS
- Anlise de vibraes de banda larga. - Anlise de bandas oitavas. - Anlise de largura de banda constante. - Anlise de banda com largura percentual constante. - Anlise em tempo real. - Anlise da forma de onda no tempo. - Anlise de tempo sncrono mdio. - Anlise de freqncia. - Cepstrum. - Demodulao de amplitude. - Anlise do valor de pico. - Spike Energy (Espigo de energia). - Anlise de proximidade. - Monitorao por pulso de choque. - Anlise Ultra-snica. - Curtose. - Emisso acstica. - Ferrografia - Ferrografia analtica. - Ferrografia de leitura direta (DRF). - Contador de partculas escurecimento de tela (Diferencial de presso). - Tcnicas de bloqueio de poros (Reduo do fluxo). - Contador de partcula de extino de luz. - Contador de partcula de luz difusa. - Sensor ferromagntico em tempo real. - Sensores de partculas de metal em geral. - Filtragem graduada. - Deteco magntica de lascas. - Teste do borro. - Teste da mancha. - Sedimento (ASTM D-1968). - Deteco de luz e enquadramento (DLE). - Espectrocospia de emisso atmica (EA). - EA Eletrodo de disco rotativo.
- Espectrometria de raio-x de energia dispersiva. - Fora dieltrica (ASTM D-877 e D-1816). - Tenso interfacial (ASTM D-971). - DLEAD (DLE por absoro diferencial). - Espectrscopio infravermelho de transformada de fourier (FT-IR). - Espectroscopia infravermelha. - Cromatrografia de gs. - Espectroscopia ultravioleta e absoro visvel. - Ativao de camada fina. - Microscpio analisador eletrnico. - Espectroscopia de Scanning de eltrons de Auger. - Monitorao de corroso eletroqumica. - Analisadores de emisso de descarga (Anlise dos quatro gases). - Titulao com indicador de colorao (ASTM D-974). - Titulao potenciomtrica TAN/TBN (ASTM D-664). - Titulao potenciomtrica TBN (ASTM D-2896). - Fator de potncia (ASTM D-924). - Teste de titulao Karl Fischer (ASTM D-1744). - Monitor de umidade (Cintilao de vapor induzido). - Teste do estalo (Sentidos humanos). - Teste do estalo (Detetor de udio). - Teste de brilho e luz. - Lquidos penetrantes de colorao. - Lquido penetrante fluorescente eletrosttico. - Inspeo de partcula magntica. - Filme magntico. - Ultra-som - Tcnica de eco pulso. - Ultra-som - Tcnica de transmisso. - Ultra-som - Tcnica de ressonncia. - Ultra-som - Freqncia modulada. - Teste da plaqueta metlica. - Teste da corrente contrria. - Radiografias de raio-x.

Endoscopia de dispositivo profundo. Fibroscpios de viso total. Fractografia eletrnica. Colorao (ASTM D-1524). Aparncia do leo. Odor do leo. Extensmetros. Monitorao da viscosidade. Comparador bola caindo. Viscosidade cinemtica (ASMT D-445). Scanners infravermelho. Arranjos de planos focais (FPA). Termometria de Loop de fibra. Pigmento indicativo de temperatura. Resistncia de polarizao linear (Corrator). Resistncia eltrica (Corrosmetro). Monitorao de potencial. Teste de fator de potncia. Meghmetro e outros geradores de voltagens. Teste de tempo de desligamento. Teste de resistncia dos contatos dos disjuntores. Anlise de circuito de motor (MCA). Comparao de sobretenso eltrica. Anlise da caracterstica da corrente do motor. Anlise de caracterstica de potncia. Descarga parcial. Teste de alta potncia. Anlise do fluxo magntico.

A vibrao uma oscilao em torno de uma posio de referncia e freqentemente um processo destrutivo, ocasionando falhas nos elementos de mquina por fadiga.

O movimento vibratrio de uma mquina o resultado das foras dinmicas que a excitam. Essa vibrao se propaga por todas as partes da mquina, bem como para as estruturas ligadas a ela. Geralmente uma mquina vibra em vrias freqncias diferentes.

Toda mquina apresenta um certo nvel de rudo e vibrao devido operao e a fontes externas.
Uma parcela destas vibraes causada por pequenos defeitos mecnicos ou excitaes secundrias perturbadoras que atuam na qualidade do desempenho da mquina.

O fato de que os sinais de vibrao de uma mquina trazem informaes informaes relacionadas com o seu funcionamento, indica a sade da mquina e a deciso sobre uma interveno ou no nessa mquina.

Cada mquina apresenta uma forma caracterstica de vibrao, em aspecto e nvel. Porm mquinas do mesmo tipo apresentam variaes em seus comportamentos dinmicos. Isso se deve s variaes de ajustes, tolerncias, e principalmente defeitos.

Cada elemento de mquina induz uma excitao prpria, gerando uma perturbao especfica. Geralmente esses elementos so rotores, engrenamentos, mancais, etc... O comportamento dinmico da mquina uma composio das perturbaes de todos os componentes, defeitos e excitaes oriundos dos movimentos.

Ento, em uma mquina as vibraes se do em vrias freqncias devido s vrias excitaes. O movimento em um ponto qualquer ser a superposio de vrias harmnicas.

Os diagnsticos para fins de manuteno das mquinas, com o objetivo de identificar as possveis causas destes movimentos so obtidos separando as harmnicas do sinal global e associando-as com os elementos defeituosos ou desvios de montagem.

EFEITOS DAS VIBRAES


Altos riscos de acidentes Desgaste prematuro de componentes Quebras inesperadas Aumento dos custos de manuteno

Fadiga estrutural

CONTROLE DAS VIBRAES Faz-se por trs procedimentos diferenciados: Eliminao das fontes

Isolamento das partes


Atenuao da resposta

Caso prtico Avaria no rolamento de entrada do Redutor

DESENVOLVIMENTO
Aps a anlise dos dados de vibrao coletados na CB-16 (Rota Instalao Piloto), a Equipe de Manuteno Preditiva, diagnosticou uma avaria no rolamento de entrada deste redutor e desgaste no engrenamento de sada. No dia 26-06-04, foi solicitado a substituio do redutor, porm, no foi trocado na parada posterior ao dia da solicitao, devido a problemas tcnicos na retirada do mesmo, por isso, a Equipe de Manuteno Preditiva acompanhou a tendncia do equipamento at a data da prxima parada preventiva, sendo essa realizada dia 22-07-04 Aps a peritagem do redutor na oficina central, foi constatado avaria no rolamento de entrada do redutor e o engrenamento Z5 com desgaste anormal.

ANLISE DOS ESPECTROS


Conforme o acompanhamento de rotina semanal da equipe de Manuteno Preditiva deste equipamento, observamos uma grande evoluo na amplitude na freqncia de engrenamento de sada do redutor e avaria no rolamento de entrada do mesmo.

FREQUNCIA DE ENGRENAMENTO COM UMA AMPLITUDE ELEVADA.

Cada engrenagem ter uma srie de freqncias harmnicas que so mltiplos inteiros da freqncia fundamental. A freqncia fundamental, tambm conhecida por Freqncia de Engrenamento calculada pela multiplicao do nmero de dentes da engrenagem pela rotao do eixo que ela est engastada.

ANLISE DOS ESPECTROS


Espectro utilizando a tcnica de Peak-Vue, com frequncias deterministica de defeito na gaiola (FTF) do rolamento de entrada do redutor.

Espectro utilizando a tcnica de Peak-Vue, com frequncias deterministica de defeito na pista interna do rolamento (BPFI) do rolamento de entrada do redutor

GRFICOS DE TENDNCIA
GRFICO DE TENDNCIA DA SADA DO REDUTOR GRFICO DE TENDNCIA DA ENTRADA DO REDUTOR

ANTES DA INTERVENO

APS A INTERVENO

ANTES DA INTERVENO CHEGOU A UMA AMPLITUDE DE 9,255 mm/s, APS A TROCA FOI PARA 1,182 mm/s

ANTES DA INTERVENO CHEGOU A UMA AMPLITUDE DE 26,37 mm/s, APS A TROCA FOI PARA 3,908 mm/s

FOTOS
Durante a peritagem do redutor na oficina central, confirmamos o diagnstico quando encontramos o rolamento de entrada do redutor avariado e desgaste no engrenamento Z5, como pode ser visto nas fotos abaixo.

DESGASTE EXCESSIVO NOS DENTES DA ENGRENAGEM Z5.

ROLAMENTO DE ENTRADA DO REDUTOR, COM A GAIOLA PARTIDA E A PISTA INTERNA COM ESCAMAMENTO EM TODA A SUA CIRCUNFERNCIA

cCaso Prtico

Avaria no rolamento do motor LA (Lado Acionado)

OBJETIVO

Temos por objetivo mostrar neste relatrio as informaes sobre a avaria diagnosticada pela Equipe de Manuteno Preditiva no rolamento do motor de acionamento da TR-10, utilizando a tcnica de coleta e anlise de dados de vibrao; relatando os sintomas, espectros e grficos de tendncia; a situao atual do equipamento e recomendaes solicitadas e realizadas.

FOTOS DOS ROLAMENTOS

ROLAMENTO 6312 ZZ Deficincia de Lubrificao

ROLAMENTO 6212 ZZ

ANLISE DOS ESPECTRO


E S TC - CORRE IA TRANS P ORTADORA TR1 0 TR1 0 -P 2H MOTOR LA HORIZONTAL P KV 1 .2 Max Amp 1.11 0 .9

RMS Acceleration in G-s

0 .6

0 .3

Aps a interveno
0 2 7-ma i-0 4 1 1: 2 0: 43

Antes da interveno
1 1-ma i-0 4 0 9: 4 3: 51 0 2 00 00 4 00 00 Freque nc y in CP M 6 00 00

Conforme pode ser visto no espectro em cascata, aps a interveno no apresenta frequncias com caractersticas de defeito.

GRFICO DE TENDNCIA
ANTES DA INTERVENO

APS A INTERVENO

COMENTRIOS

- Aps a troca do motor, coletamos dados de vibrao para reavaliarmos o conjunto; aps anlise de vibrao dos dados coletados, verificamos que o conjunto apresenta sintoma de desalinhamento no acoplamento e no cubo do redutor.

Anlise de Falha

Caso Prtico de Quebra do Redutor


No diagnosticado pela anlise de vibrao devido a amplitude caracterstica de desbalanceamento residual sobrepor as freqncias caractersticas de avaria no rolamento, sendo assim, foi realizado um estudo de anlise de falha para determinar o sintoma da avaria.

1)OBJETIVO:
Este relatrio tem foco na seguinte premissa: Avaliao da quebra ocorrida no redutor para se chegar na causa fundamental e conseqentemente resultar em um plano de ao de melhorias, se necessrio. 2)OCORRNCIA: Em 10/04/04 , o redutor travou quebrando o rolamento do eixo intermedirio. 3)DADOS LEVANTADOS: Histrico do Redutor Histrico e Grfico de vibrao Levantamento de resultante das cargas atuantes (durante a desmontagem) Registro por fotos da peas danificadas Equipamento= Transportador de Correia AB01A Subconjunto= Redutor 0154 Modelo= 13AKSS Fabricante= PHB Vida Prevista= ??? -Ultima manuteno - 28/10/98, foi reformado na oficina central - trocou Z3, Z4, Z5 e Z6, todos os rolamentos e retentores, o mesmo foi para o almoxarifado dia 17/01/00. -O redutor entrou em operao dia 10/08/2000 - foi retirado dia 10/04/2004 Horas trabalhadas estimadas = 15840 horas

HISTRICO REDUTOR:

LEVANTAMENTO DE DADOS DURANTE DESMONTAGEM Os dados levantados nos Elementos de Mquina se faz necessrio para identificar as foras atuantes. *Rolamento quebrado 6318, sem gaiola e elementos girantes; *Avano da fadiga na gaiola e pista externa no rolamento 6318; *Rolamento NU312 com folga no assentamento e marcas de carga irregular nos rolos; *Marcas acentuadas de desgastes nas faces laterais dos rolamentos de entrada; *Desalinhamento e desgaste acentuado nas engrenagens da 2 reduo; *Arruela trava da porca de ajuste dos rolamentos do eixo de entrada, quebrada; *Lubrificao insuficiente no rolamento falhado 6318; *Obstruo do furo de lubrificao de um dos lados do rolamento 6318; *Marcas de falta de ajuste em outras caixas de rolamentos (apresentando ndoa ou ferrugem); *Vestgios de deteriorizao do leo com perda dos aditivos detergente ; *Desgaste normal nos rolamentos do outros pontos; *Tampa do rolamento 6318 trincada com vestgio de corroso; *Marca no eixo de entrada no assentamento dos rolamentos; *Rolamento montado com trava qumica

VISTA MACRO DA FALHA Rolamento falhado

Conseqncia secundria: Perda das engrenagens da 2 reduo por desalinhamento. *A conseqncia relacionada com produo;etc... primria est a perda de

ANLISE DAS FORAS ATUANTES sada


Marca da reao de carga no lado externo da pista externa do rolamento

Pelo princpio de transmisso do par cnico, a resultante de carga no rolamento 6318 est a aproximadamente 45 graus da linha central.

DEPURAO DOS DADOS EVOLUO DO DESGASTE NA PISTA EXTERNA E ELEMENTOS Ponto de atrito da pista interna na externa,aps a quebra do rolamento

Desgaste dos elementos rolante e gaiola

Desgaste progressivo, indicador de fadiga por carga localizada, normal de trabalho (este ponto est localizado conforme slide anterior)que foi acelerado por deficincia de lubrificao Fratura frgil

DEPURAO DOS DADOS FALHA NO REDUTOR COM DEFICIENCIA DE LUBRIFICAO NO ROLAMENTO

Ponto para lubrificao do lado de fora do rolamento obstrudo em montagem (tampa fora da posio).

correto

O labirinto interno para direcionamento do leo, torna-se vulnervel com aumento de vibrao, diminuindo o Gap entre ele e a pista externa.

Corroso na tampa em ponto que no chegou leo.

DEPURAO DOS DADOS ACOMPANHAMENTO NO GRFICO DE TENDNCIA DE VIBRAO


24 AB01A HOMG - PILOTO 2 -R4A REDUTOR SAIDA AXIAL Trend Display of Overall Value -- Baseline -Value: 7.487 Date: 15-jul-02 16

20 PK Velocity in mm/Sec

12 WARNING

engrenamento
8 FAULT ALERT

0 0 100 200 300 400 500 Days: 15-jul-02 To 12-abr-04 600 700 Date: 07-abr-04 Time: 09:11:36 Ampl: 20.33

Em Julho/02 j havia um desbalanceamento presente, que aps a quebra com a troca do redutor e limpeza caiu para aproximadamente 4 mm/s. Na anlise espectral j apresentava freqncia de engrenamento, ou seja a mquina vinha sofrendo com carga irregular nos elementos.

DEPURAO DOS DADOS EFEITO DA VIBRAO NO EIXO DE ENTRADA Rolamento Nu312, folgou no eixo e caixa conseqncia da energia de desbalanceamento Arruela trava com danos provocado por carga irregular conseqncia de vibrao Marcas caracterstica de carga irregular nos rolos do NU312

Desgaste nas faces laterais de anis de encosto e rolamento

DEPURAO DOS DADOS EFEITO DE AUSNCIA DE CONTROLE DE QUALIDADE

Folga na sede do rolamento no eixo com sujeira no assentamento

Presena de muita trava qumica no rolamento

Folga nas tampas das caixas de rolamentos

DEPURAO DOS DADOS EFEITO DA QUEBRA DA GAIOLA DO ROLAMENTO

Com a quebra da gaiola as esferas deslocaram para um s lado expulsando o eixo no sentido da fora de carga

Com o desalinhamento excessivo o pinho e coroa da 2 reduo se usinaram

DEPURAO DOS DADOS EFEITO DA PERDA DE ADITIVO DETERGENTE DO LEO

Perda do aditivo detergente

Desgaste localizado em pontos indicando carga irregular por desalinhamento com pittings gerado pela deficincia do filme lubrificante

COMENTRIOS:

-Foi avaliado outros rolamentos inclusive o Fag 6318 do lado oposto do eixo da 2 reduo, onde apresentaram desgaste3 normal. -Foi analisado o relatrio gerado pela automao onde as partidas antes da quebra foram em conseqncia da quebra da gaiola do rolamento onde o engrenamento ficou deficiente 1c (montando os dentes) com sobrecarga ao motor.
oc

-Os dentes da 2 e 3 reduo apresentaram Pittings de desgaste irregular no perfil dos dentes com caracterstica de desalinhamento, isto deve-se a folga em caixas de mancal e ineficincia do leo. CONCLUSO: Quebra do redutor devido fadiga do rolamento 6318.Fadiga acelerada em funo da energia de desbalanceamento e deficincia de lubrificao. SUGESTES: A definir no plano de ao.

FIM

Anda mungkin juga menyukai