Anda di halaman 1dari 16

Ministrio Pblico

Sujeitos Processuais

Ministrio Pblico
I - Introduo Sistema do adversary (ou sistema de partes) se difere do inquisitivo, que se baseia na reunio de funes num nico sujeito. Apenas uma parte sujeito exerce direitos e deveres processuais, sendo o ru mero objeto de direito. Este sistema absolutamente incompatvel com a Constituio de 88; O Brasil, portanto, adotou o chamado sistema acusatrio em seu modelo de Processo Penal;

Ministrio Pblico
O interesse na aplicao da sano de toda sociedade, porm, a jurisdio INERTE. Como ao particular cabe a possibilidade de provoc-lo apenas excepcionalmente, o Estado atribui a um rgo a incumbncia de promover a ao penal pblica condicionada ou incondicionada. A Constituio admite a ao penal privada subsidiria da pblica em caso de inrcia do MP.

Ministrio Pblico
II Natureza jurdica um rgo complexo de atribuies.

LC 75/93 MPU (MPM, MPF, MPDFT, MPT)


Lei 8625/93 (Lei orgnica nacional) MP Estaduais = cada Estado tem a sua Lei Complementar estadual, com as diretrizes estabelecidas pela nacional. MP est organizado em compreendendo a seguinte diviso: carreiras,

Ministrio Pblico
Ministrio Pblico
Da Unio Dos Estados

MPF

MPT Do Distrito Federal

MPM

Ministrio Pblico
III Princpios institucionais e outros princpios Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.
Defesa do prprio Estado Democrtico de Direito

1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

Ministrio Pblico
A) Unidade

Princpio intimamente ligado ao princpio da indivisibilidade. Os membros do MP e o prprio rgo MP so uma coisa s, da porque no h uma relao de representao.
B) Indivisibilidade

No se pode fracionar o MP. Alm do mais, podem os membros substituir-se uns aos outros. Tambm podem atuar em conjunto vrios membros praticando o mesmo ato.

Ministrio Pblico
C) Independncia funcional

O membro do MP age conforme sua conscincia e convencimento (jurdico) apenas, no se sujeitando a ingerncias, interferncias de quem quer que seja outro membro do MP ou qualquer outra pessoa. S h hierarquia no mbito administrativo.

Ministrio Pblico
Outros princpios ligados ao processo penal:

I) Indisponibilidade
MP tutela interesses dos quais no pode dispor, tendo o dever de promover a ao penal pblica. No momento de oferecer a denncia, e tambm num outro momento pr ou ps-processual. princpio mais amplo que o da obrigatoriedade. Princpio da obrigatoriedade no processo penal especfico refere-se ao oferecimento da denncia. Mitigao = transao penal.

Ministrio Pblico
II) Irrecusabilidade A ningum dado recusar o membro do MP seno nas hipteses de suspeio e impedimento. III) Independncia no processo O membro do MP no est vinculado a um entendimento manifestado por um outro membro que o antecedeu naquele processo. Se o promotor antecedente pediu absolvio e o juiz acolheu, pode o promotor atual recorrer? H controvrsias. Bruno acha que no pode, pois faltaria interesse processual j que o MP no foi sucumbente, teve seu pedido acolhido.

Ministrio Pblico
IV) Irresponsabilidade O membro do MP pessoalmente irresponsvel pelos atos que pratica (ex: no responder por possveis erros cometidos no exerccio da funo). responsvel a pessoa jurdica a qual est vinculado Estado (MP estadual); Unio (MPU). A responsabilidade pessoal recai sobre a prtica de crime ou ato de improbidade. Essa irresponsabilidade no se refere a sanes administrativas.

Ministrio Pblico
V) Substituio Art. 28, CPP Procurador Geral de Justia substitui o convencimento do promotor. VI) Promotor natural Aquele que tem sua atribuio fixada segundo critrios previamente estabelecidos. Veda a atuao personalizada do MP.

Ministrio Pblico
IV Garantias e vedaes Garantias iguais as dos juzes (128, 5, I, CF/88);
Vitaliciedade

Inamovibilidade
Irredutibilidade de subsdios

Ministrio Pblico
V Funes Art. 129 funes institucionais I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei;

Tpica: promover ao penal pblica condicionada e incondicionada. privativa porque no exclusiva, uma vez que existe a ao penal privada subsidiria da pblica.

Ministrio Pblico
Exercer controle externo da polcia qualquer ato de fiscalizao da atividade policial, emitindo ordens, requisitando, etc. VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais;

Ministrio Pblico
Poder Investigatrio do MP: Pode investigar diretamente, sem necessidade de Inqurito Policial???

Anda mungkin juga menyukai