Anda di halaman 1dari 30

Sntese Profa. Mrcia Oliveira.

2013

O texto aborda a sociedade da informao, o papel do professor, dos alunos e da escola neste nova configurao. Traz como alterativa o papel do professor reflexivo para uma sociedade da aprendizagem, bem como uma escola reflexiva sobre a comunidade e desta nova sociedade da informao. Sugere para isto uma nova configurao de escola vista de dentro com seus atores e comunidade e que est possa apontar solues para a sociedade e autoridade para mudanas significativas a qual vislumbra. Traz as concepes de competncias para serem desenvolvidas nos alunos (PERRENOUD).

O que trata o texto?

A sociedade da informao, como sociedade aberta e global, exige competncias de acesso, avaliao e gesto da informao oferecida. Escola como espao para desenvolvimento das competncias Diferenas ao acesso informao; Resolvido o acesso permanece o problema da capacidade de discernir a informao vlida e invlida. Competncia + informao= pessoa preparada para viver na sociedade da informao

Primeira parte...

A sociedade da informao em que vivemos

Era da sociedade da informao e da comunicao. Mdia com poder esmagador e influncia multifacetada podendo ser usada para o bem e para o mal; Difcil discernimento para aqueles que no desenvolveram o esprito crtico, competncia que inclui o hbito de se questionar perante o que oferecido.

O mundo precisa... (...) do poder clarificador do pensamento...


Edgar Morin: somente o pensamento pode organizar o conhecimento, portanto, para conhecer preciso pensar. Uma cabea bem feita a que capaz de transformar a informao em conhecimento pertinente. Segundo Morin, o conhecimento pertinente, o conhecimento que capaz de situar qualquer informao em seu contexto e, se possvel, no conjunto em que est inscrita. Emerge a relevncia que se atribui s coisas.

Para a educao...
preciso investigao para a interveno na educao... Para intervir, preciso compreender. Ex. a educao est em crise. Importa analisar os contornos da crise, perceber os fatores que esto na sua gnese, congregar esforos e intervir sistematicamente e coerentemente.

Na era da informao, da comunicao...


(...)que se quer tambm o conhecimento, a escola no detm o monoplio do saber... O professor no o nico transmissor do saber... O aluno no mais passivo, um receptculo... O papel do professor: ele tem de aprender a gerir e a relacionar a informaes para as transformar no seu conhecimento e no seu saber. (grifo da autora) A escola como organizao deve ser um sistema aberto, pensante e flexvel. Sistema aberto sobre si mesmo, e aberto comunidade em que se insere.

Esta era ...


Sociedade da informao (...) sociedade da informao e do conhecimento (...) sociedade da aprendizagem. Reconheceu-se que no h conhecimento sem aprendizagem e a informao por si s no condio suficiente. Edgar Morin: a informao, se no for organizada, no se constitui em conhecimento, no saber, e no se traduz em poder. O conhecimento tornou-se e tem de ser um bem comum. A aprendizagem ao longo da vida, um direito e uma necessidade.

As novas competncias exigidas pela nova sociedade da informao e da comunicao, do conhecimento e da aprendizagem

Podemos traar paralelismo com a revoluo industrial... onde a capacidade do sujeito devia ser de seguir instrues para fazer funcionar as mquinas... Hoje capacidade de transformar em conhecimento a informao que as mquinas nos proporcionam... O pensamento e a compreenso so grandes fatores de desenvolvimento pessoal, social, institucional, nacional, internacional.

O relatrio a partir de 1990 da comunidade europeia define a noo de competncia na contemporaneidade.

A noo de competncia em que acordaram inclua no s conhecimentos (fatos, mtodos, conceitos e princpios), mas capacidades (saber o que fazer e como), experincia (aprender com o sucesso e com os erros), contatos (capacidades sociais, redes de contatos, influncia), valores (vontade de agir, acreditar, empenhar-se, aceitar responsabilidades e poder (fsico e energia mental).

Representao visual da escada da informao como percurso da aprendizagem


A representao traduz a graduao do percurso...

sabedoria viso

compreenso
informao dados
At onde a escola leva os alunos neste percurso? Alguns ficam apenas nos dados e informaes... poucos atingiro a sabedoria

Philipe Perrenoud traz a o conceito de competncia

a capacidade de utilizar os saberes para agir em situao, constituindo-se assim como mais-valia relativamente aos saberes. Ter competncia saber mobilizar os saberes. A competncia no existe sem os conhecimentos. Elas nos reorganizam e explicitam a sua dinmica e valor funcional.

Competncias...
A abordagem por competncias no pretende mais do que permitir a cada um aprender a utilizar os seus saberes para atuar. (PERRENOUD, 2001,p.17) Resolver um problema complexo (...) no uma ao simples, embora tenha uma natureza prtica e requeira a mobilizao de mltiplos conhecimentos. Como igualmente complexa a atividade de comunicar verbalmente o contedo pesquisado.

Competncia da compreenso...
Que sugere a capacidade de escutar, de observar e de pensar, mas tambm a capacidade de utilizar vrias linguagens que permite ao ser humano estabelecer com os outros e com o mundo mecanismos de interao e intercompreenso. Compreender os outros ... o mundo... a si mesmo ... isto ser capaz de linguajar o alicerce da cidadania. Hoje temos mais uma linguagem: a linguagem da informtica.


Capacidade de aprender autonomamente fundamental... Promoo do trabalho colaborativo entre alunos, reorganizando horrios de forma que os alunos tenham horrio para pesquisas criando verdadeiras comunidades de aprendizagem

Os alunos na sociedade da aprendizagem


O aluno deve ser um aprendente ao longo da vida. Deve assumir como um ser (mente, corpo com alma) que observa o mundo e se observa a si, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e s interaes. Tem de se convercer de ir a procura do saber. Busca nos livros, nas discusses, nas conversas, no pensamento, no professor. Confia no professor a quem a sociedade entrega a misso de o orientar nessa caminhada. Mas, ele que deve ter de ter o prazer de ser uma mente ativa e no meramente receptiva.


Subjaz o modelo de uma abordagem pedaggica de carter construtivista scio-cultural. A aprendizagem um modo gradual de se ir compreendendo melhor o mundo em que vivemos e de sabermos melhor utilizar os nossos recursos para nele agirmos. Uma boa parte das competncias hoje exigidas so dificilmente ensinveis. Mas, contudo elas tm de ser desenvolvidas.

O que compete aos alunos...


A) tomada de conscincia do que sabiam ou precisavam de saber para realizar a atividade; B) pesquisa pessoal; C) um trabalho colaborativo; D) uma sistematizao orientada; E) uma reflexo individual e partilhada sobre a tarefa realizada e os processos de realizao e aprendizagem que lhe eram inerentes; F) o apoio do professor como uma das fontes do saber e de regulao da aprendizagem.


A capacidade de interagir com o conhecimento de forma autnoma, flexvel e criativa a melhor preparao para a vivncia no nosso mundo supercomplexo, incerto, sempre pronto a exigir novos saberes, inspiradores de novas aes. (p.30)

Os professores na sociedade da aprendizagem

Colocando-se a nfase no sujeito que aprende, pergunta-se ento qual o papel dos professores? Criar, estruturar e dinamizar situaes de aprendizagem e estimular a aprendizagem e a autoconfiana nas capacidades individuais para aprender so competncias que o professor hoje tem de desenvolver.

Desenvolvimento afetivo do aluno


Na filosofia profissional desta proposta desta professora aprender a ser aluno fundamental para aprender a conhecer, a fazer e viver com os outros. Esses so os quatro pilares da educao, segundo Delors et al. (1996)

Na era da informao...
O professor o timoneiro na viagem da aprendizagem em direo ao conhecimento. Os professores so estruturadores e animadores das aprendizagens e no apenas estruturadores do ensino. Os professores tm de repensar o seu papel como fontes de informao, pois o seu valor informativo possui nveis diferentes conforme o acesso que os seus alunos puderem ter a outras fontes da informao. fundamental que os professores percebam esta diversidade.


Alguns alunos no vo precisar muito da informao do professor, embora precisem da informao processual no sentido de a digerirem e criticarem. (...) outros alunos necessitaro que o professor os informe sobre a substncia e sobre o processo.

Professores
Para no se sentirem ultrapassados precisam urgentemente de se recontextualizarem na sua identidade e responsabilidades profissionais. O professor para ajudar os seus alunos necessita considerar-se num constante processo de autoformao e identificao profissional. Costumo dizer que tem de ser um professor reflexivo numa comunidade profissional reflexiva.

Grande desafio para os professores


Ajudar a desenvolver nos alunos, futuros cidados, a capacidade de trabalho autnomo e colaborativo, mas tambm o esprito crtico. O desenvolvimento do esprito crtico se faz no dilogo, confronto de ideias e de prticas, na capacidade de se ouvir a si prprio e de se autocriticar. Isto tudo possvel num ambiente humano de compreensiva aceitao o que no pode equivaler a permissiva perda de autoridade do professor.


Anne Edwards citada por Alarco afirma: O ensino uma orquestrao relacional do tempo e do espao, do eu e dos outros, dos alunos e do conhecimento e do afeto e da cognio

A escola na sociedade da aprendizagem


As mudanas que estamos falando no se situam s a nvel dos alunos e dos professores. Elas estendem-se ao nvel da organizao que escola. O que a escola pode fazer para ser um centro de aprendizagem? Muitas permanecem na atitude negativa de se sentirem defasadas, mal compreendidas e mal-amadas, ultrapassadas, talvez inteis. Ficam na espera que algum as venha transformar. No perceberam ainda que s elas se podem transformar a si prprias, por dentro. Com pessoas que as constituem: professores, alunos, funcionrios em interao com a comunidade circundante.

A escola reflexiva segundo Alarco


organizao que continuadamente se pensa a si prpria, na sua misso social e na sua organizao, e se confronta com o desenrolar da sua atividade em um processo heurstico simultaneamente avaliativo e formativo ( ALARCO, 2001b, p.25)

A escola reflexiva
No telecomandada do exterior. autogerida. Tem seu prprio projeto, construdo com a colaborao dos seus membros. Sabe para onde quer ir e avalia-se permanentemente na sua caminhada. Contextualiza-se na comunidade que serve e com esta interage. Acredita nos seus professores, cuja capacidade de pensamento e de ao sempre fomenta. Envolve os alunos na construo de uma escola cada vez melhor. No esquece a contribuio dos pais e de toda a comunidade. Considera-se uma instituio em desenvolvimento e em aprendizagem. Pensa-se e avalia-se. Constri conhecimento sobre si prpria.

Uma escola reflexiva uma comunidade de aprendizagem e um local onde se produz conhecimento sobre educao. Nessa reflexo e no poder que dela retira toma conscincia de que tem o dever de alertar a sociedade e as autoridades para algumas mudanas a operar so absolutamente vitais para a formao do cidado do sculo XXI. Vem a propsito aqui mencionar a introduo das novas tecnologias. Alguns pases j compreenderam a importncia da escola na educao dos jovens cidados e apostam numa educao autonomizante e atual. Numa escola deste tipo a gesto da informao muito importante. Acima de tudo recorrendo convico de Morin de que preciso organizar o pensamento para compreender e poder agir. Esta ideia necessria a ser introduzida nos paradigmas de formao das pessoas e de funcionamento das instituies.

Concluindo

Anda mungkin juga menyukai