Anda di halaman 1dari 13

UERGS - UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: ENGENHARIA DE ENERGIA

MTODO CIENTFICO

Basicamente, o mtodo compe-se de etapas dispostas de forma sistemtica, obedecendo a uma forma seqencial.
Filosofia
Mtodos que proporcionam as bases lgicas (abstrao)

Mtodos que indicam os meios tcnicos da investigao (objetividade)

DEDUTIVO

RACIONALISMO

Apenas a razo leva ao conhecimento Todo conhecimento provem da experimentao Lgica + Experimentao = Conhecimento Os fenmenos tm aspectos contraditrios Descrio de uma experincia isolando-a de suas causas

INDUTIVO

EMPIRISMO

HIPOTTICO DEDUTIVO

NEOPOSITIVISMO

DIALTICO

MATERIALISMO

FENOMENOLGICO

FENOMENOLOGIA

Galileu Galilei (1564-1642) iniciou o questionamento a despeito do procedimento mais apropriado para se atingir conhecimentos seguros dos fenmenos naturais. Interpretao quantitativa da natureza. Sustenta que a pesquisa cientfica acontece por dois momentos:
um analtico consiste na observao do fenmeno e proposio das hipteses; e outro sinttico consiste na experimentao e se a hiptese for confirmada, transforma-se em lei. Preposies quanto liberdade do peso da autoridade do passado, seja no campo filosfico ou religioso.

Francis Bacon (1561-1626) fundador do mtodo indutivo de investigao cientfica. Na viso Bacon, somente atravs da observao que se torna possvel conhecer algo novo.
Preposies quanto observao dos fenmenos, o uso de trs tbuas: de

presena, de ausncia e de graus.

Ren Descartes (1596-1650) sustenta o mtodo matemtico dedutivo. Pensamento racionalista moderno. (o mtodo de Descartes, na realidade, no levava a nenhuma descoberta, apenas esclarecia o que j estava implcito.) Sustenta que os elementos fundamentais do mtodo matemtico so expressos em quatro regras: Regra da evidncia No acolher jamais como verdadeira uma coisa que no se reconhea evidentemente como tal, isto , evitar a precipitao e o preconceito. Regra da anlise Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessrias para melhor resolv-las. Regra da sntese Ir do mais simples ao mais complexo. Regra da enumerao Realizar sempre enumeraes to cuidadas e revises gerais que se possa ter certeza de nada haver omitido. Descartes fundamenta-se na razo humana, base deste sistema o Cogito, ergo sum (=Penso, logo existo)

A induo compreende um conjunto de procedimentos: empricos, lgicos e intuitivos. John Locke (1632-1704) ceticismo, irracionalismo e misticismo. David Hume (1711-1776) demonstra que a induo se converte em princpio lgico independente. Karl Popper a induo um conceito dispensvel. A teoria popperiana sem dvida uma explanao da lgica e da histria da cincia. Positivismo. O conhecimento de carter provisrio.

Gewandsznajder (1989, p. 41) define a induo como:

[...] o processo pelo qual a partir de um certo nmero de observaes, recolhidas de um conjunto de objetos, fatos ou acontecimentos conclumos algo aplicvel a um conjunto mais amplo ou a casos dos quais ainda no tivemos experincia.

Para Teixeira (2005), a induo no um raciocnio nico, e sim compreende um conjunto de procedimentos, uns empricos, outros lgicos e outros intuitivos. O mtodo indutivo realizado em trs etapas: observao dos fenmenos; descoberta da relao entre eles; e generalizao da relao. As concluses obtidas por meio da induo correspondem a uma verdade no obtida nas premissas consideradas. A hiptese baseada em observaes para atingir o conhecimento cientfico. (CHIBENI, 2006)

Parte do particular e chega na generalizao


Observa-se casos particulares da realidade Concluso Geral

Cobre conduz energia. Zinco conduz energia. Cobalto conduz energia. Ora, cobre, zinco e cobalto so metais. ____________________ Logo, (todo) metal conduz energia

Influenciou muito no desenvolvimento de tcnicas de coleta de dados e na elaborao de instrumentos. Foi visto como o mtodo por excelncia das cincias naturais. Chega-se a concluses que so apenas provveis.

Crtica: A induo no pode transmitir a certeza e a evidncia. O salto de um para todos exigiria uma observao infinita.(Karl Popper) P.Ex. O caso dos cisnes.

CHIBENI, S. S. Algumas observaes sobre o mtodo cientfico. Departamento de Filosofia Unicamp. So Paulo, 2006. Disponvel em: <www.unicamp.br/~chibeni/texdid/metodocientifico.pdf> Acesso em 19 de maio de 2009. Escola de Comando e Estado Maior da Aeronatica Pesquisa e Mtodo Cientfico. http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod4.pdf http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/metcien2.htm

Anda mungkin juga menyukai