Anda di halaman 1dari 15

Muitas so as situaes do nosso dia-a-dia em que percebemos a presena de ar.

Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balanando os galhos das rvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmes, estamos percebendo a presena do ar. No podemos ver o ar nem toc-lo. Ele invisvel, incolor (no tem cor) e inodoro (no tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espao.

De que feito o ar? A matria pode se apresentar na natureza no estado slido, lquido e gasoso. O ar se apresenta no estado gasoso, uma mistura de gases. O gs de maior quantidade o gs nitrognio ou azoto, que forma cerca de 78% do ar. Isso quer dizer que, em 100 litros de ar, h 78 litros de nitrognio.

Depois vem o oxignio com cerca de 21%. O 1% restante inclui argnio, o gs carbnico e outros gases. Esta a proporo de gases no ar seco. Mas normalmente, h tambm vapor de gua (em quantidade varivel) e poeira. Certos gases vindos das indstrias ou de outras fontes podem tambm estar presentes.

nitrognio

Gs Oxignio e a Combusto O gs oxignio um gs de importncia fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respirao da maioria dos seres vivos. As algas e as plantas tambm absorvem oxignio na respirao, mas, pela fotossntese, liberam esse gs, possibilitando a sua renovao contnua no ambiente. A maior parte do oxignio inspirado utilizado pelos seres vivos na produo de energia que mantm seus sistemas vitais.

PROPRIEDADES DO AR

O AR
O ar matria, (qualquer substncia slida, lquida ou gasosa que ocupa lugar no espao) portanto tem massa (peso) e ocupa um lugar no espao. Objetos que apresentam estar vazios, como um copo, esto cheios de ar. EXPERIMENTO 1: Vasilha com gua, e garrafa de gua mineral.

Propriedades do ar
1. COMPRESSO OU COMPRESSIBILIDADE: a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido.
Quando empurramos o embolo, o ar vai sendo comprimido, isto , o volume do ar de dentro vai diminuindo. medida que o volume do ar diminui; a presso exercida pelo ar dentro da seringa vai aumentando at ficar igual a presso exercida sobre o embolo. Nesse momento no conseguimos apert-lo mais.

Propriedades do ar
2. ELASTICIDADE: a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando cessa a compresso. Sem compresso o embolo da seringa sobe. A, ento, o ar volta a ter o seu volume inicial.

Propriedades do ar
3. EXPANSIBILIDADE: a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espao disponvel. O ar de alguns ambientes da casa ocupa todos os espaos, ele se expande. Por isso, quando uma substncia voltil (pode se transformar em gs) entra em contato com o ar, sentimos o seu cheiro. Por exemplo: perfume, lcool, ter, etc...

O ar exerce presso
A imensa camada de ar atmosfrico exerce presso sobre tudo o que estiver na superfcie da Terra. a PRESSO ATMOSFRICA (presso exercida pela camada de ar que envolve a terra). A medida que aumenta a altitude, a camada atmosfrica vai ficando menos concentrada (ar rarefeito) e, portanto, a presso diminui. A quantidade de gases menor quanto maior a altitude. Assim, a presso atmosfrica ao nvel do mar maior do que, por exemplo, sobre a montanha.

Presso atmosfrica

Ns no sentimos os efeitos da presso atmosfrica porque o ar atmosfrico penetra em nosso organismo; dos pulmes ele passa para o sangue e os outros lquidos do corpo, exercendo, de dentro para fora, uma presso equivalente presso atmosfrica.

Anda mungkin juga menyukai