Anda di halaman 1dari 11

A tica na Vida do Homem: A Motivao e Fundamentao Moral e a Cincia

Prof. Denis Coitinho Silveira (URI/CEBRAP) denis@uri.com.br

A tica e a Sociedade TcnoCientfica


Situao Paradoxal: 1) Necessidade de uma tica universal (princpios universais de convivncia) em razo das conseqncias tecnolgicas promovidas pela cincia (planetarizao). Ex: Problemas ambientais, econmicos, tecnologia gentica. 2) Impossibilidade de estabelecimento de uma tica universal em razo da supremacia da lgica do cientificismo que no julga como objetivo os juzos morais (normas morais).

Pesquisa entre cientistas da rea biomtica revela corrupo da cincia pelo financiamento privado Pesquisa da fundao Health Partnes com 3.247 mdicos e bilogos do Instituto Nacional de Sade dos EUA revelou que: + de 25% declarou ter feito registros inadequados de suas pesquisas: 2% inventaram dados; 6% esconderam dados; 8% ignoraram regras de proteo a sujeitos experimentais humanos; 13% usaram dados falhos;

Corrupo da Cincia pelo Financiamento Privado


15,5% dos pesquisadores declararam ter

mudado o projeto, a metodologia ou os resultados de um estudo em resposta a presses de uma fonte de financiamento privado (laboratrio farmacutico, fabricante de alimentos).
Fonte: Revista Nature, junho/2005.

Esfera Moral
1)Sentimento

Moral: Ex: Indignao (contra tortura) = julgamento de algo como incorreto 2)Juzo Moral: Adequao de um caso a uma Regra Moral (bom-mau). um julgamento (racional).Pressupe o sentimento moral.(Absolutos ou Relativos.) 3) Princpios Morais: Orientam (fund.) os juzos. Desacordo Moral Contemporneo: Fragmentao do Discurso Moral = Pontos de vista morais contraditrios Exemplos do Problema:Eutansia, Aborto, Ecologia, Justia, Prximas Geraes, Tecnologia Gentica:

Resposta pela Negativa:


No mais possvel fundamentar nossos juzos

morais: 1) Religiosamente (Religio - Deus) ou qualquer mbito heternomo 2) Aprioristicamente = Razo (conscincia monolgica) 3)Empiricamente = Cincia. Independncia dos juzos normativos em relao aos juzos empricos: Os Fatos no fundamentam as Normas (Ser/Dever Ser)

Nvel da Motivao Moral


1) Quais os motivos para comprometermo-nos

enquanto membros de uma comunidade moral? .Comunidade Moral: Mtua exigncia recproca com relao ao (a um) conceito de bem. - Sem comprometimento desaparece a possibilidade de aprovao e crtica, o que faz desaparecer os sentimentos morais = instrumentalizao do outro = impossibilidade de responsabilizao. - 2) Motivos para agir moralmente: Escolha entre Egosmo e Altrusmo .Se eu quero (vontade), implica eu tenho que (obrigao)

Princpios ticos Universais: Dois Modelos de Fundamentao


Princpio Utilitarista: Melhor conduta que proporciona a maior felicidade (satisfao) para o maior nmero. -Problema: reduziu soma (adies e subtraes de felicidade e misria) as questes morais. Princpio do sacrifcio. -Sociedade: a soma dos indivduos. -Razo: Calculativa (instrumental) = clculo de riscos e benefcios = lgica subjetivista (egosta) - a ideologia do capitalismo: d conta do crescimento sem resolver a questo moral da partilha.
1)

Princpios ticos Universais: dois modelos de fundamentao


2) Princpio do Imperativo Categrico

(kantiano): A conduta moral (melhor conduta) aquela que pode ser universalizada e que no instrumentaliza ningum. -Sociedade: sistema de cooperao. -Indivduo: membro cooperativo da sociedade -Razo (Prtica): Moral = Razovel

tica do Respeito Universal e Igualitrio


Idia de um ser humano bom = parceiro da

cooperao. Reconhecimento do outro como sujeito de direitos iguais: A) Implica em Obrigao (negativas e positivas) B) Que correspondem a Direitos (negativos: polticos e civis e positivos: sociais e econmicos

Responsabilidade tica na Cincia (Universidade): Instncia de Veridio A vida talvez fosse mais simples, mas
tambm menos sria, se a moral fosse uma parte de mim, assim como meu corao ou minha espinha. Pensar para si a moral de maneira to heternoma prova de uma falta de confiana, primeiro, no prprio querer-ser-assim e tambm no querer-serassim dos outros (TUGENDHAT, 2000: 105).

Anda mungkin juga menyukai