Anda di halaman 1dari 11

Economia e Mercado

6 AULA

Informaes Adicionais sobre o monoplio


Argumentos favorveis ao monoplio

- Concentram-se principalmente nas vantagens de produo em grande escala como elevao de rendimento propiciado pelas inovaes tecnolgicas;
- Os monoplios podem racionalizar as atividades econmicas, eliminar excessos de capacidade e evitar a concorrncia desleal.

Informaes Adicionais sobre o monoplio


Argumentos contrrios ao monoplio
- Concentram-se no fato de que o monoplio, graas a seu poder sobre o mercado, prejudica o consumidor ao restringir a produo e a variedade, e ao obrig-lo a pagar preos arbitrariamente fixados pelo monopolista; - Tambm assinala que a ausncia de concorrncia pode incidir negativamente sobre a reduo de custos e levar subutilizao dos recursos produtivos.

Classificao dos monoplios


Monoplio Natural ou Puro - ocorre quando o mercado, por suas prprias caractersticas, exige a instalao de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitrios baixos, possibilitando empresa cobrar preos baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes; Monoplio Legal - quando uma lei assegura ao vendedor a primazia no mercado; Ex.: concesso de rodovias. Monoplio Tcnico - quando a produo de uma nica empresa a forma mais barata de fabricao do produto. Ex.: gerao e distribuio de energia.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


CARTEL Associao entre empresas do mesmo ramo de produo com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrncia. As partes entram em acordo sobre o preo, que uniformizado geralmente em nvel alto, e quotas de produo so fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartis comearam na Alemanha no sculo XIX e tiveram seu apogeu no perodo entre as guerras mundiais. Os cartis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor livre-concorrncia e beneficiar empresas no-rentveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


HOLDING
Forma de organizao de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades annimas. Sociedade annima uma designao dada s empresas que abrem seu capital e emitem aes que so negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das aes de cada uma delas controlada por uma nica empresa, a holding. A ao das holdings no mercado semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produo de eletrodomsticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condies de dominar seu funcionamento.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


DUMPING Prtica comercial que consiste em vender um produto ou servio por um preo irreal para eliminar a concorrncia e conquistar a clientela. Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo. No primeiro caso, o dumping concretiza-se quando um produto ou servio vendido abaixo do seu preo de custo, contrariando em tese um dos princpios fundamentais do capitalismo, que a busca do lucro. A nica forma de obter lucro cobrar preo acima do custo de produo. No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto por preo inferior ao cobrado para os consumidores do pas de origem.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


JOINT VENTURE
Basicamente, uma joint venture representa a associao de duas ou mais empresas a fim de criar ou desenvolver uma atividade econmica. Embora essas empresas busquem com essa associao um ganho, esse ganho nem sempre se apresenta como o mesmo para cada uma delas, pois enquanto uma visa o lucro, outra pode estar busca de novas tecnologias e outra visa apenas e to somente assegurar sua presena em um determinado mercado, inmeras outras motivaes podendo existir ainda para cada partcipe do empreendimento conjunto. De se assinalar, desde logo, que essa associao no necessita, como adiante se ver, assumir forma jurdica societria com personalidade jurdica autnoma e distinta das empresas que unem seus esforos e conhecimentos em um empreendimento comum.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


MONOPSNIO

Situao de mercado em que h apenas um comprador de um produto, geralmente matria-prima. Modelo raro, em que as condies de mercado so determinadas pelo comprador, mesmo que haja vrios vendedores. Normalmente representado por estatais. Ex.: o caso da empresa que se instala em uma determinada cidade do interior e, por ser a nica, torna-se demandante exclusiva da mo-de-obra local e das cidades prximas, conseqentemente fixa os salrios em patamares baixos.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


OLIGOPSNIO

Tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande porte, so compradoras de determinados produtos, geralmente matria-prima ou produtos primrios. Representado pelas indstrias alimentcias e seus fornecedores. Ex.: em cada cidade existe dois ou trs que adquirem a maior parte do leite de inmeros produtores rurais locais.

Outras formas de organizao das empresas no mercado


TRUSTE
Uma das formas mais agressivas de controle oligopolstico de mercado aquela denominada "TRUSTE" (termo proveniente da palavra inglesa trust, que significa confiar, depositar confiana em). O TRUSTE consiste num acordo entre diversas empresas que passam a ser administradas por uma nova empresa ou grupo financeiro. Esta nova empresa ou grupo passa a ter controle absoluto sobre as empresas anteriores, que perdem sua independncia e parte de sua autonomia administrativa. Dessa forma, o truste passa a ser o nico produtor e vendedor de um determinado bem no mercado, eliminando progressivamente os demais concorrentes, absorvendo-os ou incorporando-os e, assim, controlando totalmente o preo do bem ou bens que produz. Embora o Estado imponha severas leis no sentido de impedir a formao de trustes, eles continuam operando e se expandindo atravs de vrias manobras.

Anda mungkin juga menyukai