Anda di halaman 1dari 35

ATENDIMENTO DE EMERGNCIA PR-HOSPITALAR PARADA CARDIORESPIRATRIAPCR

SUPORTE BSICO DE VIDA

Reviso
URGNCIA - Situao onde h risco vida, mas no iminente EMERGNCIA - Situao onde h risco iminente de morte

SUPORTE BSICO DE VIDA- so os procedimentos no invasivos


SUPORTE AVANADO- so os procedimentos invasivos, prestados por profissionais.

REANIMAO CARDIOPULMONAR (RCP)


PARADA RESPIRATRIA (P.R.) Interrupo brusca da funo pulmonar PARADA CARDIORRESPIRATRIA (P.C.R.) Suspenso imediata das funes pulmonar e cardaca

A Importncia do Suporte Bsico de Vida (SBV)


Na ausncia de Suporte Bsico de Vida, as chances de sobrevida diminuem 10% a cada minuto. O SBV imediato triplica a taxa de sobrevivncia dos colapsos sbitos em Fibrilao Ventricular.

O SBV imediato seguido de desfibrilao dentro de 3/5 minutos eleva entre 49% a 75% as taxas de sobrevivncia.
A compresso torcica particularmente importante se a desfibrilao no pode ser realizada nos 4/5 minutos aps a perda da conscincia. Nos minutos seguintes desfibrilao eficaz, o ritmo cardaco pode estar lento e ineficaz, necessitando da continuao das compresses torcicas enquanto no se recupera a atividade cardaca

A Reanimao Crdio-Pulmonar (RCP)


A RCP ou RCR um conjunto de manobras destinadas a assegurar a oxigenao dos rgos quando a circulao sangunea autnoma de uma pessoa parou. A RCP a associao de: Compresses torcicas Ventilao artificial O conceito foi inventado por Peter Safar, a quem se deve o ABC: A para airway liberao das vias areas B para breathing ventilao artificial C para circulation assegurar a circulao do sangue com a Compresso torcica.

De acordo com as novas diretrizes da American Heart Association (2010):

C A B

1 - Circulao do sangue Compresses

As manobras de reanimao devem iniciar pela compresso torcica. Comprimindo o peito, comprimem-se os vasos sanguneos, o que empurra o sangue para o resto do corpo e estimula a funo cardaca. Para que a compresso torcica seja eficaz necessrio que a vitima esteja deitada numa superfcie dura. A posio das mos importante se queremos uma compresso eficaz minimizando os riscos de fraturas de costelas (este risco insignificante relativamente ao risco de morte se nada for feito)

As Diretrizes da AHA 2010 para RCP enfatizam, mais uma vez, a necessidade de uma RCP de alta qualidade, incluindo: Frequncia de compresso mnima de 100 por minuto Profundidade de compresso mnima de 5 cm em adultos, e de, no mnimo, um tero do dimetro anteroposterior do trax, em bebes e crianas, ou 4 cm em bebes e 5 cm em crianas.

Retorno total do trax aps cada compresso


Minimizao das interrupes nas compresses torcicas

2- Oxigenao do sangue - Insuflaes

O sangue, entre outras funes, serve para transportar o oxignio para os rgos, permitindo que eles funcionam. A respirao tendo parado, deve ser imediatamente substituda pela Ventilao artificial. A ventilao artificial consiste em enviar ar para os pulmes da vtima. Sopramos ar, a presso de ar insufla os pulmes.
O ar que ns insuflamos passa para os pulmes, mas tambm para o estmago, este vai se enchendo no decorrer da reanimao, caso ele esvazie corre-se o risco de haver uma sada de suco gstrico, o que vir deteriorar os pulmes e comprometer gravemente a sade da vtima, assim necessrio insuflar sem excesso, regularmente e parar quando o trax se levanta.

No houve alterao na recomendao referente a relao compresso-ventilao de 30:2 para um nico socorrista de adultos, crianas e bebes. As Diretrizes da AHA 2010 continuam recomendando que as ventilaes de resgate sejam aplicadas em, aproximadamente, 1 segundo. Assim que houver uma via area avanada colocada, as compresses torcicas podero ser continuas (a uma freqncia mnima de 100/minuto) e no mais alternadas com ventilaes. As ventilaes de resgate, ento, podero ser aplicadas a frequncia de cerca de uma ventilao a cada 6 ou 8 segundos (cerca de 8 a 10 ventilaes por minuto). Devese evitar ventilao excessiva.

Motivo da mudana do ABC para CAB


Na sequencia A-B-C, as compresses torcicas, muitas vezes, so retardadas enquanto o socorrista abre a via area para aplicar respirao boca a boca, recupera um dispositivo de barreira ou rene e monta o equipamento de ventilao. Com a alterao da seqncia para CA-B, as compresses torcicas sero iniciadas mais cedo e o atraso na ventilao ser mnimo

A maioria das vitimas de PCR extra-hospitalar no recebe nenhuma manobra de RCP das pessoas presentes. Existem, provavelmente, muitas razoes para isso, mas um empecilho pode ser a seqncia AB-C, que comea com os procedimentos que os socorristas acham mais difceis, a saber, a abertura da via area e a aplicao de ventilaes. Comear com compresses torcicas pode encorajar mais socorristas a iniciar a RCP.

O suporte bsico de vida, normalmente, descrito como uma sequencia de aes, e isso continua vlido para o socorrista que atua sozinho. A maioria dos profissionais de sade, contudo, trabalha em equipe, cujos membros, geralmente, executam as aes de SBV simultaneamente. Um socorrista, por exemplo, inicia imediatamente as compresses torcicas, enquanto outro socorrista busca um DEA/DAE (desfibrilador automtico externo) e chama o servio de ambulncia e um terceiro abre a via area e aplica ventilaes.

Os profissionais de sade so, novamente, incentivados a adequar as aes de resgate a causa mais provvel da PCR. Por exemplo, se um profissional de sade testemunhar, sozinho, o colapso repentino de uma vitima, poder presumir que a vitima sofreu uma PCR primaria com um ritmo chocavel/desfibrilavel e devera acionar imediatamente o servio de emergncia/urgencia, buscar um DEA/DAE e retornar a vitima para aplicar a RCP e usar o DEA/DAE. Porem, para uma suposta vitima de PCR asfixica, como em casos de afogamento, a prioridade seria aplicar compresses torcicas com ventilao de resgate por cerca de 5 ciclos (aproximadamente 2 minutos) antes de acionar o servio de emergncia/urgencia.

Duas partes novas nas Diretrizes da AHA 2010 para RCP so: Cuidados Pos-PCR e Treinamento, implementao e equipes. A importncia dos cuidados ps-PCR e enfatizada pela incluso de um novo quinto elo na Cadeia de Sobrevivncia de Adultos em ACE da AHA.

nfase nas compresses torcicas


2010 (Nova): Se a pessoa presente no tiver treinamento em RCP, ela dever aplicar a RCP somente com as mos (somente compresses torcicas) na vitima adulta com colapso repentino, com nfase em "comprimir forte e rpido" no centro do trax, ou seguir as instrues do atendente/operador do SME. O socorrista deve continuar a RCP somente com as mos ate a chegada e preparao de um DEA/DAE para uso ou ate que os profissionais do SME ou outros encarregados assumam o cuidado da vitima.

2010 (Nova): O procedimento "Ver, ouvir e sentir se h respiracao foi removido da seqncia de RCP. Apos a aplicao de 30 compresses, o socorrista que atuar sozinho devera abrir a via area da vitima e aplicar duas ventilaes.

As compresses devem ser de pelo menos 100 por minuto no adulto, realizando-se 30 compresses para duas ventilaes. Aps cinco ciclos de compresso e ventilao (ou dois minutos de RCP contnua), deve-se reavaliar o ritmo no monitor ou palpar pulso central
C-A-B (chest cofnpression-aifway-breathing).

C - CIRCULAO
DETERMINAR O PULSO ARTERIAL

Ausncia do pulso arterial da cartida Em lactentes a verificao feita no pulso braquial. A manobra de verificao do pulso deve levar de 5 a 10 segundos.

C - CIRCULAO
C Massagem cardaca externa S deve ser iniciada se no houver pulso arterial ou sinais de circulao - Parada Cardaca.

Em crianas e adultos realizada sobre o tero inferior do esterno. Em lactentes, essa manobra realizada com os dedos mdio e anelar sobre o esterno, abaixo da linha mamilar. Nas gestantes, a execuo como nos adultos, porm importante e trao do tero gravdico para a esquerda ( descompresso da veia cava inferior). Pode ser feito a Massagem cardaca sobre a maca ou a Massagem cardaca no cho.

A VIAS AREAS
A obstruo das vias areas superiores a causa mais comum da parada respiratria.
A queda da lngua sobre a faringe a causa mais comum de obstruo de vias areas superiores. Os corpos estranhos so menos comuns.

COMO DESOBSTRUIR AS VIAS AREAS


Hiperextenso do pescoo :no utilizar na suspeita de trauma da coluna cervical.

VENTILAO -

1o - Obstruo do Nariz 2o - Ventilao (soprar o Ar): 1 a 2 segundos 3 - Observar o trax e aguardar os pulmes se esvaziarem para fazer a segunda respirao artificial total de 2 ventilaes.

OBSERVAES
O volume de ar insuflado deve ser o suficiente para elevar o trax. No Lactente geralmente o ar contido na boca o volume suficiente para ventilar. Se o trax no se elevar aps a primeira ventilao repita a hiperextenso do pescoo e tente novamente o boca-a-boca Se no resolver - pense em obstruo por corpo estranho e execute a manobra de Heimlich As prteses dentrias s devem ser retiradas se estiverem fora do lugar. Em lactentes, inclua tambm o nariz na boca do socorrista (Boca-a-Boca/Nariz).

QUANDO INICIAR AS MANOBRAS?


Confirmada a PCR, a RCP deve ser iniciada em todos os pacientes, exceto: PCR POR TRAUMA DE TRAX VTIMAS COM DOENAS EM ESTGIO TERMINAL PCR OCORRIDA A MAIS DE 15 MINUTOS SURGIMENTO DE RIGIDEZ CADAVRICA

QUANDO PARAR AS MANOBRAS?


Houver resposta e forem restabelecidas as funes respiratria e os batimentos cardaco. Houver exausto do socorrista. A chegada de uma equipe mdica (Suporte Avanado de Vida). Existem casos de sucesso na reanimao em afogamento aps 2 horas de RCP.

COMPLICAES DA RCP
FRATURAS DE COSTELAS CONTINUA A RCP FRATURAS DE ESTERNO - TORNA-SE CONTRAINDICAO.

LUXAO COSTO-ESTERNAL - CONTINUA A RCP PERFURAO DE VSCERAS (CORAO / PULMES / AORTA / DIAFRAGMA / ETC...) -

Relao ventilaes X massagens cardacas


Em adultos, com 1 ou 2 socorristas
- 30 massagens cardacas x 2 ventilaes

Em crianas e bebs: - 1 socorrista - 30:2 - 2 socorristas 15:2

OBSERVAO
O centro respiratrio, localizado no bulbo raqudeo constitudo por duas partes: o apnustico, estimulado pelo CO2 e o pneumotxico, estimulado pelo O2. Portanto, o alto percentual de CO2 insuflado nas ventilaes da RCP, no ato do socorro bsico essencial.

POSSIBILIDADES DE RECUPERAO

Quanto mais rpido a vtima for atendida aumentada a sua chance de recuperao e sobrevivncia. O melhor resultado da RCP ocorre quando o Suporte Bsico de Vida iniciado em at 4 minutos, seguido pelo Suporte Avanado de Vida em at 8 minutos. 1`= 98% de chance 5` = 25% de chance 10` = 1% de chance

Anda mungkin juga menyukai