Anda di halaman 1dari 44

E B D T I A N G U C E

E B D T I A N G U C E

E B D T I A N G U C E

LEITURA BBLICA EM CLASSE Filipenses 2.5-11. 5 - De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, 6 - que, sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus. 7 - Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

LEITURA BBLICA EM CLASSE Filipenses 2.5-11. 8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at morte, e morte de cruz. 9 - Pelo que tambm Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que sobre todo o nome, 10 - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, 11 - e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai. LEITURA BBLICA EM CLASSE

PROPOSTA Os filipenses deveriam ter a mesma disposio de Jesus; Em forma de Deus, uma configurao, semelhana; Jesus no se apegou aos seus direitos divinos; Jesus no trocou sua natureza divina pela humana; Ele encarnou, permitiu se rebaixar; No calvrio, Ele desceu ao ponto mais baixo; O caminho da exaltao passa pela humilhao; Dobre todo joelho reconhecer a autoridade de algum; Toda lngua confesse reconhecimento pblico.

UNIO HIPOSTTICA "[Do gr. hypostasis] Doutrina que, exposta no Conclio de Calcednia em 451, reala a perfeita e harmoniosa unio entre as naturezas humana e divina de CRISTO. Acentua este ensinamento ser JESUS, de fato, verdadeiro homem e verdadeiro DEUS"(Dicionrio Teolgico, p.352, CPAD).

Natureza Humana "Embora o ttulo 'Filho do Homem' apresente duas definies principais, so trs as aplicaes contextuais, no Novo Testamento. A primeira o Filho do Homem no seu ministrio terrestre. A segunda refere-se ao seu sofrimento futuro (como por Mc 13.24). Assim, atribuiu-se novo significado a uma terminologia existente dentro do Judasmo. A terceira aplicao diz respeito ao Filho do Homem na sua glria futura (ver Mc 13.24, que aproveita diretamente toda a corrente proftica que brotou do livro de Daniel). [...] Logo, JESUS o Filho do Homem - passado, presente e futuro. [...] O fato de o Filho do Homem ser um homem literal incomparvel" (Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal, pp.312-13, CPAD).

Caractersticas humanas:
1. 2. 3. 4. 5. Possuiu corpo, alma (Mt 26.38), sentimento e raciocnio; Teve sono, fome, sede e cansao; Chorou, sofreu, angustiou-se e irou-se; Nasceu, cresceu e morreu; Primognito e unignito (1 filho de Deus encarnado na Terra e nico); 6. Teve famlia, pais, irmos, primos, etc; 7. Enfrentou o processo da gestao; 8. Teve profisso; 9. Cumpriu os deveres cvicos e os previstos na Lei; 10. Foi tentado; 11. Enfrentou a morte; 12. Chamou-se de homem (Jo 8.40); 13. Foi humilhado; 14. Foi circuncidado; 15. De Senhor tornou-se servo.

Natureza Divina "Os escritos joaninos do bastante nfase ao ttulo 'Filho de DEUS'. Joo 20.31 afirma de forma explcita que o propsito do evangelho 'para que creiais que JESUS o CRISTO, o Filho de DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome'. Alm do uso do prprio ttulo, JESUS chamado inmeras vezes 'o Filho', sem acrscimo de outras qualificaes. H tambm mais de cem circunstncias em que JESUS se dirige diretamente a DEUS ou se refere a Ele como 'Pai' [...]. As afirmaes: 'Eu sou' so exclusivas do evangelho de Joo. Elas, como afirmaes de JESUS na primeira pessoa, formam uma parte relevante da autorrevelao dEle ['Eu Sou' a declarao da autorrevelao divina (cf. x 3.14)]" (Teologia do Novo Testamento, pp.203, 205, CPAD).

Caractersticas divinas: 1. nico que perdoa pecados; 2. O grande Eu Sou; 3. Filho Unignito e amado (nico no cu e na terra); 4. No foi criado (sem principio de dias nem fim de vida); 5. O que tem a primazia; 6. Criador e sustentador de tudo (visvel e invisvel); 7. O que Um com o pai; 8. O que tem o poder sobre a natureza; 9. O operador de milagres; 10.Primognito (1 e nico filho de Deus a entrar na glria); 11.O nico que ressuscitou a si mesmo;

E B D T I A N G U C E

INTRODUO Nesta lio, enfocaremos as atitudes de Cristo que revelam a sua natureza humana, obedincia e humilhao, bem como a sua divindade. Humanidade e divindade, alis, so as duas naturezas inseparveis de Jesus. Esta doutrina apresentada por Paulo no segundo captulo da Epstola aos Filipenses. Veremos ainda que Jesus nunca deixou de ser Deus, e que encarnando-se, salvou-nos de nossos pecados. A presente lio revela tambm a sua exaltao.

E B D T I A N G U C E

1. Ele deu o maior exemplo de humildade. Na Epstola aos Filipenses, lemos: "De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus" (v.5). Este texto reflete a humildade de Cristo revelada antes da sua encarnao.
Certa feita, quando ensinava aos seus discpulos, o Mestre disse: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao" (Mt 11.29).

E B D T I A N G U C E

2. Ele era igual a Deus. "Que, sendo em forma de Deus" (v.6). A palavra forma sugere o objeto de uma configurao, uma semelhana. Em relao a Deus, o termo refere-se forma essencial da divindade. Cristo Deus, igual com o Pai, pois ambos tm a mesma natureza, glria e essncia (Jo 17.5) E, agora, glorificame tu, Pai, junto de ti mesmo, com aquela glria que tinha contigo antes que o mundo existisse. A forma verbal da palavra sendo aparece em outras verses bblicas como subsistindo ou existindo.

Cristo , por natureza, Deus, pois antes de fazer-se humano "subsistia em forma de Deus". Os lderes de Jerusalm procuravam matar Jesus porque Ele dizia ser "igual a Deus". A Filipe, o Senhor afirmou ser igual ao Pai (Jo 14.9-11) Disse-lhe Jesus: Estou h tanto tempo convosco, e no me tendes conhecido, Filipe? Quem me v a mim v o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? No crs tu que eu estou no Pai e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo, no as digo de mim mesmo, mas o Pai, que est em mim, quem faz as obras. Credeme que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras

A divindade de Cristo fartamente corroborada ao longo da Bblia (Jo 1.1) No princpio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 20.28) Tom respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (Tt 2.13) aguardando a bemaventurada esperana e o aparecimento da glria do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Hb 1.8) Mas, do Filho, diz: Deus, o teu trono subsiste pelos sculos dos sculos, cetro de eqidade o cetro do teu reino (Ap 21.7) Quem vencer herdar todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele ser meu filho. Portanto, Cristo, ao fazer-se homem, esvaziou-se no de sua divindade, mas de sua glria.

E B D T I A N G U C E

3. Mas "no teve por usurpao ser igual a Deus" (v.6). Isto significa que o Senhor no se apegou aos seus "direitos divinos". Ele no agiu egoisticamente, mas esvaziou- se da sua glria, para assumir a natureza humana e entregar-se em expiao por toda humanidade. O que podemos destacar nesta atitude de Jesus o seu amor pelo mundo. Por amor a ns, Cristo ocultou a sua glria sob a natureza terrena. Voluntariamente, humilhouse e assumiu a nossa fragilidade, com exceo do pecado.

E B D T I A N G U C E

1. "Aniquilou-se a si mesmo" (2.7). Foi na sua encarnao que o Senhor Jesus deu a maior prova da sua humildade: Ele "aniquilou-se a si mesmo". O termo grego usado pelo apstolo o verbo keno, que significa tambm esvaziar, ficar vazio. Portanto, o verbo esvaziar comunica melhor do que aniquilar a ideia da encarnao de Jesus; destaca que Ele esvaziouse a si mesmo, privou-se de sua glria e tomou a natureza humana. Todavia, em momento algum veio a despojar-se da sua divindade.

Jesus no trocou a natureza divina pela humana. Antes, voluntariamente, renunciou em parte s prerrogativas inerentes divindade, para assumir a nossa humanidade. Tornando-se verdadeiro homem, fez-se maldio por ns (Gl 3.13) Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se maldio por ns, porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. E levou sobre o seu corpo todos os nossos pecados (1Pe 2.24) Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudssemos viver para a justia; e pelas suas feridas fostes sarados.

Em Glatas 4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Paulo escreveu que, na plenitude dos tempos, "Deus enviou seu Filho, nascido de mulher". Isto indica que Jesus consubstancial com toda a humanidade nascida em Ado. A diferena entre Jesus e os demais seres humanos est no fato de Ele ter sido gerado virginalmente pelo Esprito Santo e nunca ter cometido qualquer pecado ou

(Lc 1.35) E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descer sobre ti o Esprito Santo, e a virtude do Altssimo te cobrir com a sua sombra; pelo que tambm o Santo, que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus. Por isso, o amado Mestre "verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus".

E B D T I A N G U C E

2. Ele "humilhou-se a si mesmo" (2.8). Jesus encarnado rebaixou-se mais ainda ao permitir ser escarnecido e maltratado pelos incrdulos (Is 53.7) Ele foi oprimido, mas no abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele no abriu a boca

(Mt 26.62-64) E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: No respondes coisa alguma ao que estes depem contra ti? E Jesus, porm, guardava silncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu s o Cristo, o Filho de Deus. Disselhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porm, que vereis em breve o Filho do Homem assentado direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do cu

(Mc 14.60,61) E, levantando-se o sumo sacerdote no Sindrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti? Mas ele calou-se e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar e disse-lhe: s tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?. A auto-humilhao do Mestre foi espontnea. Ele submeteu-se s maiores afrontas, porm jamais perdeu o foco da sua misso: cumprir toda a justia de Deus para salvar a humanidade.

E B D T I A N G U C E

3. Ele foi "obediente at a morte e morte de cruz" (2.8). O Mestre amado foi obediente vontade do Pai at mesmo em sua agonia: "No se faa a minha vontade, mas a tua" (Lc 22.42). No Getsmani, antes de encarar o Calvrio, Jesus enfrentou profunda angstia e submeteu-se totalmente a Deus, acatando-lhe a vontade soberana. Quando enfrentou o Calvrio, o Mestre desceu ao ponto mais baixo da sua humilhao. Ele se fez maldio por ns (Dt 21.22,23)

Quando tambm em algum houver pecado, digno do juzo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadver no permanecer no madeiro, mas certamente o enterrars no mesmo dia, porquanto o pendurado maldito de Deus; assim, no contaminars a tua terra, que o SENHOR, teu Deus, te d em herana (cf. Gl 3.13) Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se maldio por ns, porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro, passando pela morte e morte de cruz.

E B D T I A N G U C E

1. "Deus o exaltou soberanamente" (2.9). Aps a sua vitria final sobre o pecado e a morte, Jesus finalmente exaltado pelo Pai. O caminho da exaltao passou pela humilhao, mas Ele foi coroado de glria, tornando-se herdeiro de todas as coisas (Hb 1.3) O qual, sendo o resplendor da sua glria, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificao dos nossos pecados, assentou-se destra da Majestade, nas alturas

(Hb 2.9) vemos, porm, coroado de glria e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixo da morte, para que, pela graa de Deus, provasse a morte por todos (Hb 12.2) Olhando para Jesus, autor e consumador da f, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se destra do trono de Deus.

Usado pelo autor sagrado para designar especialmente Jesus, o termo grego Kyrios revela a glorificao de Cristo. O nome "Jesus" equivalente a "Senhor", e, por decreto divino, Ele foi elevado acima de todo nome. As Escrituras atestam que ante o seu nome "se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor [o Kyrios]" (v.10).

E B D T I A N G U C E

2. Dobre-se todo joelho. Diante de Jesus, todo joelho se dobrar (v.10). Ajoelhar-se implica reconhecer a autoridade de algum. Logo, quando nos ajoelhamos diante de Jesus, deixamos bem claro que Ele a autoridade suprema no s da Igreja, mas de todo o Universo. Quando oramos em seu nome e cantamos-lhe louvores, reconhecemos-lhe a soberania. Pois todas as coisas, animadas e inanimadas, esto sob a sua autoridade e no podem esquivar-se do seu senhorio.

E B D T I A N G U C E

3. "Toda lngua confesse" (v.11). Alm de ressaltar o reconhecimento do senhorio de Jesus, a expresso implica tambm a pregao do Evangelho em todo o mundo. Cada crente deve proclamar o nome de Jesus. O valor do Cristianismo est naquilo que se cr. A confisso de que Jesus Cristo o Senhor o ponto de convergncia de toda a Igreja

(Rm 10.9) A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, sers salvo (At 10.36) A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este o Senhor de todos) (1 Co 8.6) Todavia, para ns h um s Deus, o Pai, de quem tudo e para quem ns vivemos; e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as coisas, e ns por ele. Nosso credo implica o reconhecimento pblico de Jesus Cristo como o Senhor da Igreja. A exaltao de Cristo deve ser proclamada universalmente.

E B D T I A N G U C E

CONCLUSO O tema estudado hoje altamente teolgico. Vimos a humilhao e a encarnao de Jesus. Estudamos a dinmica da sua humanizao e a sua consequente exaltao. Aprendemos tambm que o Senhor Jesus o Deus forte encarnado - verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. E que Ele recebeu do Pai toda a autoridade nos cus e na terra. Ele o Kyrios, o Senhor Todo-Poderoso. O nome sob o qual, um dia, todo joelho se dobrar e toda lngua confessar que Jesus Cristo o Senhor. Proclamemos essa verdade universamente.

Anda mungkin juga menyukai