Anda di halaman 1dari 20

Dados cientficos da importncia do estmulo a religiosidade na melhora clnica dos pacientes

COMO OS PACIENTES SE SENTEM


Em maro de 1996, uma revista americana mostrou o resultado de uma pesquisa feita com mil adultos: se acreditavam que os mdicos deveriam falar com seus pacientes sobre suas convices religiosas, 67% disseram que sim. Quando questionadas sobre se os mdicos falaram com elas sobre convices religiosas, apenas 10% disseram que sim.

Em um estudo feito em um hospital em Nova York em 1994 com 120 pacientes, indicou que 77% consideram que os mdicos deveriam considerar as crenas religiosas de seus pacientes, e destes 37% gostariam de comentar sobre as mesmas com seus mdicos. Apenas 20% declararam que seus mdicos j haviam feito isso.

Religiosidade e Abuso de Substncias


Mais de 80% dos 120 estudos publicados at 2000 relacionando religiosidade e uso e abuso de lcool e outras drogas, apresentaram uma correlao inversa entre essas variveis, tanto entre adolescentes quanto em adultos. Um estudo brasileiro envolvendo 2.287 estudantes de Campinas (SP), da mesma forma, indicou que fatores religiosos esto fortemente associados com menor uso de drogas durante o ms anterior entrevista.

Estudantes que no receberam educao religiosa na infncia apresentaram um maior uso de ecstasy e abuso de medicamentos, comparados com estudantes que tiveram educao religiosa. A falta de afiliao religiosa estava associada com abuso de cocana e medicamentos.

Outro estudo brasileiro, envolvendo uma amostra representativa de 2.410 estudantes de Pelotas (RS), mostrou que a ausncia de prticas religiosas estava associada a um aumento de 30% no uso de drogas, em comparao com estudantes com prticas religiosas.

Indivduos frequentes a servios religiosos so menos suscetveis a iniciar ou continuar fumando, fazer uso pesado de lcool e drogas, comparado com pessoas que frequentam menos regularmente ou que pertencem a denominaes religiosas menos conservadoras ou a nenhuma delas.

Religiosidade e Doena Fsica


Doenas graves esto frequentemente relacionadas a comportamento e estilo de vida. A religiosidade desestimula comportamentos e hbitos nocivos como tabagismo, uso excessivo de lcool, consumo de drogas e comportamento sexual de risco.

Estudos tm revelado que atividades religiosas, como envolvimento em cultos ou atividades voluntrias, esto associadas a melhor sade fsica, particularmente quando ocorrem no ambiente da comunidade. Quando atividades religiosas no modificam o curso de doenas fsicas ou prolongam a vida, elas podem melhorar a qualidade de vida e o propsito de viver.

Os principais artigos publicados entre os anos de 2001 e 2005 correlacionando religio e sade foram revisados por Weaver e Koening. A maior parte desses estudos confirma a conexo positiva entre envolvimento religioso e sade fsica e mental, alm de bem-estar social, qualidade de vida, atitudes e comportamentos saudveis. Crenas religiosas influenciam tambm decises mdicas como indicao de quimioterapia, estados de no-ressuscitao e cuidados no final da vida.

Alguns estudos, em menor nmero, tm apontado uma associao negativa. Religio mobiliza alguns dos mais profundos e apaixonados sentimentos humanos, e no se constitui surpresa o fato de influenciarem a sade. Por essa razo, mdicos devem ter conhecimento dos principais avanos do conhecimento nessa rea.

DEPRESSO
- 65% de estudos observacionais encontraram baixas taxas de transtorno depressivo, ou menos sintomas depressivos naqueles mais religiosos, e 68% dos estudos mostraram que, quanto maior a religiosidade, menor a depresso. Outros estudos, com pacientes deprimidos, acompanhados por 01 ano, mostraram que do grupo daqueles que tm f , 70% se recupera mais rpido.

SUICDIO
- de 68 estudos, 84% mostraram baixas taxas de suicdio ou atitudes negativas entre os mais religiosos. - de 140 estudos que examinaram o envolvimento religioso e o abuso de lcool ou drogas, 90% apresentaram uma correlao estatstica inversa entre estes dois fatores.

SADE CORPO FSICO


- em estudos com 106 portadores de HIV positivo mostraram que os que tinham melhor envolvimento religioso, tinham melhores contagens de CD4+ - estudos em 112 pacientes com metstases em cncer de mama, mostraram que as que apresentaram nmero mais alto de clulas de defesa do corpo foram as que tem expresso religiosa.

MAIS ALGUNS DADOS


- 55 estudos mostrando que se religio faz parte do casamento, h menos divrcios, o casamento mais estvel. - Estudos mostrando o uso de drogas menor em crianas religiosas. - Estudos mostrando que a leitura de livros religiosos na cadeia proporciona um menor ndice de volta cadeia. - Estudos mostrando como a religio afeta o fsico: religiosos tem mais sade mental.

- As crenas e emoes influenciam a fisiologia, sistema imunolgico, batimentos cardacos. - Sabe-se hoje que as reas cerebrais que so responsveis por estas funes esto muito perto do hipotlamo. Quando existe estresse, h rebaixamento do sistema imunolgico. Pessoas que so religiosas e praticam suas religies tem menos estresse e, portanto, menos doenas.

CONCLUSO

Estudos epidemiolgicos realizados nas ltimas dcadas apontam de modo consistente uma relao entre religiosidade e melhores indicadores de sade. Esses benefcios parecem estar relacionados a hbitos de vida e suporte social. Em razo da vivncia religiosa, pessoas esto menos expostas a situaes de agravo sade como uso de tabaco, lcool e outras drogas, comportamento sexual de risco e envolvimento em situaes de violncia fsica.

Tambm parecem compartilhar uma vida social caracterizada por vnculos que possibilitam maior suporte em situaes de estresse e adoecimento. Pessoas religiosas frequentemente apresentam maior capacidade de lidar com circunstncias adversas de vida.

Peamos a Deus a perseverana, f e muito amor nos trabalhos que iremos desenvolver.
Grata

Anda mungkin juga menyukai