Anda di halaman 1dari 24

A participao das mulheres assentadas nas atividades de organizao, produo e educao dos filhos em um assentamento de reforma agrria na regio

de Ribeiro Preto SP
Jos Marcelino Rezende Pinto (FFCLRP/USP) Ana Paula Leivar Brancaleoni (FCAV/UNESP) Fabiana Cristina Severi (FDRP/USP)

Apoio: CNPq

Problemticas
Assimetrias de poder nas relaes entre assentados e assentados e invisibilidade do trabalho da mulher nos assentamentos. Invisibilidade dos saberes e experincias de mulheres assentadas, baixa participao feminina na organizao da produo e desafios na sua participao nas atividades de defesa de e apoio educao do campo.

Justificativas
BRANCALEONI, A. P. L. Um olhar acerca do processo de elaborao e implementao de um projeto poltico-pedaggico em uma escola do campo do municpio de Araraquara. FFCLRP/USP, 2005. VASQUEZ, G. C. F. Experincia e luta pela terra: o assentamento Sep Tiaraju e o MST. FFCLRP/USP, 2009. SEVERI, F. C. Experincia, memria e autonomia em um assentamento de reforma agrria na regio de Ribeiro Preto-SP. FFCLRP/USP, 2010.

Objetivo geral

Analisar o papel exercido pelas mulheres assentadas nas atividades de organizao, produo e educao dos filhos em um assentamento de reforma agrria na regio de Ribeiro Preto SP

Objetivos especficos
1. Presena de mulheres nos lotes (chefes do domiclio e/ou cnjuges); 2. Mudanas no papel das mulheres nas atividades organizativas e produtivas; 3. Rotina de trabalho das mulheres no assentamento; 4. Mudanas na participao poltica, cultural e na educao dos filhos; 5. Demandas especficas das mulheres por polticas pblicas (produo, formao profissional, sade, educao dos filhos) 6. Analisar a participao das mulheres na vida escolar de seus filhos.

Coleta de dados
Questionrios (19 homens e 25 mulheres) Grupos focais (2) Observao participante (2 anos)

Resultados parciais

Perfil entrevistados
Distribuio por ncleos
20 Zumbi 8 15

Religio

Danda ra 13

10 5 Catlicos Evanglicos No Declarada Outras Fiel a Deus Todas Colunas2 Colunas1

Paulo Freire 10

0 Chico Mende s 13

Percepo geral sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres


Respostas questionrio:
30 25 20 Total S (q) N (q) S (a) N (a)
Os trs homens que afirmam existir diferena indicam o favorecimento das mulheres. Poucos homens so titulares da terra aqui (02).

Questes abertas:
As mulheres que indicam a diferena, reconhecem o prejuzo a elas: Dentro de casa existe diferena. No podia sair para trabalhar, s ele. Os homens no gostam de mulher que estudou mais do que ele. Os homens aqui so folgados

15
10 5 0 Mulheres Homens

Presena de mulheres, na condio de

chefes do domiclio/titulares lote


3 lotes tm titularidade mulher sem companheiro
Os lotes com titularidade compartilhada referem-se a casais heterossexuais
Titularidade dos Lotes (Incra)

Homens (19) Mulheres (8) Compartil hada (53)

Titularidade dos lotes nas entrevistas


os direitos so maiores das mulheres. O lote delas(H) no, somente quando h uma separao. O lote costuma ficar no nome da mulher. (H)
H M H 13 11 C 1 1 M 9 6 NM T 1 25 19 44

O lote em nome da mulher apontado como um direito a mais das mulheres em relao aos homens.

Participao das mulheres


importante considerar: - Participao formal: obstculos e possibilidades - Participao informal: reconhecer os espaos, redes e atividades relativos participao feminina nos assentamentos. - Dar visibilidade aos papis das mulheres como criadoras (sentido plural), usurias e gestoras.

Qual o tipo de cidadania que exercem as mulheres?

Participao no assentamento em espaos de deciso


Mulheres 12 sim (h diferena) e 13 no Tem mulher que no pode nem sair de casa. O homem no deixa, no sei se por medo. Mais o homem. Porque as mulheres ficam por conta da casa, os homens tem mais liberdade para sair. Tem. Os homens aqui acham que a mulher fala muito e fofoca muito. se tem. A mulher imaginria, sempre o que falamos d certo. O homem no deixa, no sei se por medo. No. Aqui tem lugar que s a mulher que toma conta do lote, no tem marido. Elas que resolvem.

Homens 12 (no) e 4 (sim) A mulher comanda mais. Falta fora para liderar. Tem mulher que joga proposta fora, s tem uma mulher na organizao. Se quiserem eleger uma mulher para liderar, elas conseguem. Sim, tem diferena, tm mulheres que so guerreiras, que lutam do jeito delas. Sim. As mulheres querem muito agora. Esto se superando.

Participao poltica fora do assentamento


H um pouco de machismo A mulher trabalha mais Ela prefere se sentir segura no lote Decide o homem S deus decide a vida da pessoa A mulher trabalha mais, os maridos saem mais de casa Para mulher mais difcil sair de casa Muitas mulheres precisam ficar em casa, estudam mais que os homens, tem mais benefcios

Chefia de famlia
Declarada questionrio
20 15 10 5 homem mulher

Nas respostas sobre cada tarefas


As atividades domsticas, educao dos filhos, e as tarefas ligadas ao pagamento e controle de contas so de responsabilidade das mulheres. As decises pela produo, venda e compra de produtos agrcolas, procura de assistncia tcnica e crdito, so dos homens.

Atividades domsticas
45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 Filho Filha No Inf. Compartilhada Mulher Homem

Atividades ligadas produo


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% No usa No cultiva No inf. Compartilhada Mulher Homem

Percepo sobre direitos


Mulheres: 4 no tem coisa que s o homem tem direito, tem coisa que s as mulheres Tem. Tem Antnio? Sei l... Homens. As polticas so direcionadas aos homens. os direitos so. Os homens conseguem mais por estarem frente.

Homens: 3 no no. Poucos homens so titulares da terra aqui. os direitos so maiores das mulheres. O lote delas. No, na separao o lote costuma ficar com as mulheres

Sade (servios e poltica)


No h (12 f e 10m) Sua ausncia ou precariedade aparece nas respostas das mulheres como um dos principais problemas no assentamento As mulheres buscam servios em outras cidades (Ribeiro Preto, Campinas, Serra Azul) Problemtica do uso de drogas Ausncia de polticas de sade da mulher

Autoimagem
Engordei Fiquei mais velha e mais gorda Menos stress A mulher fica mais doente. A mulher se estressa mais, nervosismo... Meu maior medo no conseguir pagar o Pronaf e ter que sair eu sou coordenadora do meu ncleo, tomo minhas decises e debato eu aprendi a ser mulher, a ser me.

Dificuldades/demandas apontadas pelas mulheres


Circulao assentamento-cidade; Lazer; Sade prpria e familiar; Previdncia: aposentadoria e auxilio maternidade; Incluso digital cursos de capacitao Segurana

Tipos de atividades declaradas como de

lazer considerando o gnero dos assentados


no assentamento as mulheres no participam das festas mesmo. Desde cedo as meninas ficam em casa, cuidando.

Sexo Nenhum (n) a

F M Total

39,3% 21,7% 31,4%

Relacionadas Trabalho Conversa Festas Futebol, Assistir Outras c/a casa no s com religiosa pescaria, TV (cozinha, domstic amigos s, missas passeios, jardim, limpar o ou jogos casa, croch) parentes 25,0% 3,6% 7,1% 10,7% 0,0% 3,6% 10,7% 0,0% 13,7% 26,1% 13,7% 21,7% 13,7% 0,0% 5,9% 26,1% 11,8% 4,3% 3,9% 0,0% 5,9%

Elementos para reflexo


As polticas para mulheres precisam gerar novas formas de relao e interlocuo entre governo e sociedade civil, alm de mudanas culturais e comportamentais mais profundas. Em face da precarizao de direitos sociais e econmicos, so as mulheres quem sustentam mecanismos coletivos de gesto da vida. Cidadania com eixo no cuidado: falar de cidadania colocar a vida no centro da organizao socioeconmica, fazendo responsvel o Estado e a sociedade no trabalho de sua manuteno e destronando a atual lgica dominante do benefcio (HERNANDEZ, 2008).

Anda mungkin juga menyukai