Anda di halaman 1dari 27

Exposio dos trabalhadores e trabalhadoras a situaes de humilhaes repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerccio de suas funes, sendo

mais comum em relaes hierrquicas autoritrias, onde predominam condutas negativas e uma relao atica de longa durao de um ou mais chefes dirigida a um subordinado, desestabilizando a relao da vtima com o ambiente de trabalho e a organizao. (www.assediomoral.org) Toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetio ou sistematizao, contra a dignidade ou a integridade psquica ou fsica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. (HIRIGOYEN, 2002)

O assdio moral, tambm conhecido como terrorismo psicolgico ou psicoterror, uma forma de violncia psquica praticada no local de trabalho, e que consiste na prtica de atos, gestos, palavras e comportamentos vexatrios, humilhantes, degradantes e constrangedores, de forma sistemtica e prolongada, cuja prtica assediante pode ter como sujeito ativo o empregador ou superior hierrquico (assdio vertical), um colega de trabalho ( assdio horizontal), ou um subordinado (assdio ascendente), com clara inteno discriminatria e perseguidora, visando eliminar a vtima da organizao do trabalho. A expresso assdio deriva do verbo assediar que significa perseguir com insistncia, importunar, molestar, com pretenses insistentes; ao passo que a expresso moral pode ser compreendida em seu aspecto filosfico, referindo-se ao agir tico, ou seja, de acordo com as regras morais ou normas escritas que regulam a conduta na sociedade, o ser e dever-ser, visando praticar o bem e evitar o mal para o prximo

(...) intimidar, diminuir, humilhar, amedrontar e consumir emocional e intelectualmente a vtima, com o objetivo de elimin-la da organizao ou satisfazer a necessidade insacivel de agredir, controlar e destruir que apresentada pelo assediador que aproveita a situao organizacional particular (reorganizao, reduo de custos, burocratizao, mudanas drsticas etc.) para canalizar uma srie de impulsos e tendncias psicopticas (Piuel & Zabala, 2003, p. 32). As organizaes mais rgidas, burocratizadas, com sobrecarga de trabalho ou pouco enriquecimento das tarefas, nas quais persiste a falta de tica so oslocais em que mais se propaga o assdio.

Piuel declara que a luta contra o assdio moral no trabalho, alm de sua pertinncia quanto a questes ticas e humanitrias, tambm uma forma de preservar a competitividade empresarial mediante a proteo do capital intelectual humano da organizao.

No Brasil, Margarida Maria Silveira Barreto (2003) tem como sua mais conhecida contribuio a ampla e expressiva pesquisa realizada com trabalhadores do setor qumico e similares, concluindo que a humilhao patognica e inscreve-se nas relaes autoritrias de poder. Em seu entendimento, o assdio moral ou a violncia moral no trabalho so a exposio de trabalhadores a situaes vexatrias, constrangedoras e humilhantes, de forma repetitiva no exerccio da funo, caracterizando atitudes desumanas, violentas e antiticas de um ou mais chefes contra o subordinado.

Hirigoyen (2003) afirma que o agressor um perverso narcisista e a vtima ideal tem um carter pr-depressivo. Nesse sentido, esclarece que o ataque perverso caracterizase por ter em mira as partes vulnerveis do outro, seja essa fragilidade constitucional ou relacional. A violncia perversa confronta a vtima com sua falta, com seus traumas; ela excita a pulso de morte que h em todo indivduo, j que (...) a relao com o perverso funciona como um espelho negativo: a boa imagem de si transformada em desamor (p. 154).

Vertical Descendente: praticado por superiores hierrquicos que adotam medidas autoritrias e arrogantes, que aproveitam do cargo elevado para abusar do poder de mando. O assdio moral cometido por superior hierrquico, em regra, tem por objetivo eliminar do ambiente de trabalho o empregado que por alguma caracterstica represente uma ameaa ao superior, no que tange ao seu cargo ou desempenho do mesmo, tambm o empregado que no se adapta, por qualquer fator, organizao produtiva, ou que esteja doente ou debilitado. Como exemplo, temos o caso da mulher: a gravidez pode se tornar um fator de incomodo para alguns. Outrossim, o assdio moral pode ser praticado com o objetivo de eliminar custos e forar o pedido de demisso. (Alkimin, 2010, p.62) Vertical Ascendente parte diretamente do subordinado contra o superior hierrquico. Normalmente, esse tipo de assdio pode ser praticado contra o superior que adota condutas que ultrapassam o poder de direo, adotando posturas autoritrias e arrogantes. Horizontal: No existe relao de subordinao, logo cometido pelos colegas de servio queles que esto no mesmo patamar hierrquico. O assediante geralmente manifesta o assdio pelas brincadeiras maldosas, piadinhas que menosprezam o colega e at mesmo gestos obscenos, que poder consistir no comeo de violncia psicolgica.

So aquelas consideradas extremamente dedicadas ao trabalho, aqueles que se apegam aos detalhes, os que tm um perfil apropriado s exigncias das empresas, ou aquele que elogiado com frequncia, considerado capacitado para assumir o cargo. (www.assediomoral.org)

Para Hirigoyen as pessoas mais visadas so aquelas que apresentam certa capacidade de resistir autoridade: os indivduos acima dos cinquenta anos, julgados menos produtivos e adaptveis a novas formas de trabalho, tornam-se vtimas fceis do assdio, mesmo porque temem o desemprego estrutural. As mulheres so tambm frequentemente assediadas e de forma diferente dos homens: as aes contra elas tm uma conotao machista e sexista e quase sempre evoluem para o assdio sexual. O assdio est, tambm, diretamente relacionado a todo e qualquer tipo de discriminao (racial, religiosa, por deficincia fsica, em funo de orientao sexual), mesmo porque, como afirma Hirigoyen (2002), (...) todo assdio discriminatrio, pois ele vem ratificar a recusa de uma diferena ou uma particularidade da pessoa (...)

Ameaas constantes com a demisso. Xingar, por apelidos pejorativos, menosprezar o trabalho e a capacidade do trabalhador. Repetir a mesma ordem para realizar uma tarefa simples centenas de vezes at desestabilizar emocionalmente o trabalhador ou dar ordens confusas e contraditrias. Sobrecarregar de trabalho ou impedir a continuidade do trabalho, negando informaes. Desmoralizar publicamente, afirmando que tudo est errado ou elogiar, mas afirmar que seu trabalho desnecessrio empresa ou instituio. Rir a distncia e em pequeno grupo; conversar baixinho, suspirar e executar gestos direcionado-os ao trabalhador. No cumprimentar e impedir os colegas de almoarem, cumprimentarem ou conversarem com a vtima, mesmo que a conversa esteja relacionada tarefa. Querer saber o que estavam conversando ou ameaar quando h colegas prximos conversando. Ignorar a presena do trabalhador. Desviar da funo ou retirar material necessrio execuo da tarefa, impedindo o trabalho.

Exigir que faa horrios fora da jornada. Ser trocado/a de turno, sem ter sido avisado/a. Mandar executar tarefas acima ou abaixo do conhecimento do trabalhador. Espalhar entre os colegas que o/a trabalhador/a est com problemas nervoso. Divulgar boatos sobre sua moral. Impedir que as grvidas sentem durante a jornada ou que faam consultas de pr-natal fora da empresa. Impedir de usar o telefone em casos de urgncia ou no comunicar aos trabalhadores/as os telefonemas urgentes de seus familiares. Desvio de funo: mandar limpar banheiro, fazer cafezinho, limpar posto de trabalho, pintar casa de chefe nos finais de semana. Receber advertncia em consequncia de atestado mdico ou por que reclamou direitos. Isolar os adoecidos em salas denominadas dos compatveis. Estimular a discriminao entre os sadios e adoecidos, chamando-os pejorativamente de podres, fracos, incompetentes, incapazes.

Para o empregador, o assdio moral gera prejuzos econmicos para o empregador, pois com o afastamento do trabalhador em caso comprovado de doena por assdio moral, aumentam o pagamento de indenizaes, afetando diretamente a produtividade e a lucratividade do empregador. A violncia sofrida contra o trabalhador ser malfica para a vtima, acarretando prejuzo no seu rendimento laboral, decorrente do desequilbrio psquico que instalado na vtima gradativamente e consiste num intenso sofrimento, evoluindo assim para um quadro psicossomtico atravs dos aparecimentos de mazelas fsicas. Destacam-se tambm outros danos na vida da vtima, como exemplo a baixa auto-estima profissional e pessoal e prejuzo no convvio social e familiar.

Para Hirigoyen as consequncias para a vtima vo desde alteraes mais superficiais e imediatas, tais como: confuso mental, descrita pela prpria vtima como dificuldade de pensar, como certo vazio na cabea; confuso que gera estresse, reforado pela dvida (quanto prpria culpa e aos motivos da submisso) e pelo medo (da agresso). Tudo isso leva a vtima a isolar-se socialmente. Com o passar do tempo, tais alteraes chegam, muitas vezes, a modificaes psquicas mais intensas: desvitalizao, levando a um estado depressivo crnico; uma rigidificao da personalidade com o surgimento de traos paranides, podendo chegar a uma patologia delirante, dentro de uma atmosfera de mania de perseguio.

A manifestao dos sentimentos e emoes nas situaes de humilhao e constrangimentos so diferenciadas segundo o sexo: As mulheres so mais humilhadas e expressam sua indignao com choro, tristeza, ressentimentos e mgoas, estranhando o ambiente ao qual identificava como seu. Os homens sentem-se revoltados, indignados, desonrados, com raiva, trados e tm vontade de vingar-se. Sentem-se envergonhados diante da mulher e dos filhos, sobressaindo o sentimento de inutilidade, fracasso e baixa auto-estima. Isolam-se da famlia, evitam contar o acontecido aos amigos, passando a vivenciar sentimentos de irritabilidade, vazio, revolta e fracasso. Passam a conviver com depresso, palpitaes, tremores, distrbios do sono, hipertenso, distrbios digestivos, dores generalizadas, alterao da libido e pensamentos ou tentativas de suicdios que configuram um cotidiano sofrido.

Entrevistas realizadas com 870 homens e mulheres vtimas de opresso no ambiente profissional revelam como cada sexo reage a essa situao (em porcentagem). Fonte: BARRETO, M. Uma jornada de humilhaes. So Paulo: Fapesp; PUC, 2000.

Sintomas Crises de choro Dores generalizadas Palpitaes, tremores Sentimento de inutilidade Insnia ou sonolncia excessiva Depresso Diminuio da libido Sede de vingana Aumento da presso arterial

Mulheres 100 80 80 72 69,6 60 60 50 40

Homens 80 40 40 63,6 70 15 100 51,6

Dor de cabea
Distrbios digestivos Ideia de suicdio Falta de ar Passa a beber

40
40 16,2 10 5

33,2
15 100 30 63

Tentativa de suicdio

18,3

Resistir: anotar com detalhes toda as humilhaes sofridas (dia, ms, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, contedo da conversa.). Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que j sofreram humilhaes do agressor. Organizar. O apoio fundamental dentro e fora da empresa. Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical. Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instancias como: mdicos ou advogados do sindicato assim como: Ministrio Pblico, Justia do Trabalho, Comisso de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina. Recorrer ao Centro de Referencia em Sade dos Trabalhadores e contar a humilhao sofrida ao mdico, assistente social ou psiclogo. Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade so fundamentais para recuperao da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania.

Supere seu medo, seja solidrio com seu colega. Voc poder ser "a prxima vtima" e nesta hora o apoio dos seus colegas tambm ser precioso. No esquea que o medo refora o poder do agressor! A batalha para recuperar a dignidade, a identidade e o respeito no trabalho deve passar pela organizao de forma coletiva atravs dos representantes dos trabalhadores dos sindicatos, das CIPAS, Comisses de Sade e procura dos Centros de Referencia em Sade dos Trabalhadores (CRST e CEREST), Comisso de Direitos Humanos e dos Ncleos de Promoo de Igualdade e Oportunidades e de Combate a Discriminao em matria de Emprego e Profisso que existem nas Delegacias Regionais do Trabalho. O basta humilhao depende tambm da informao, organizao e mobilizao dos trabalhadores. Um ambiente de trabalho saudvel uma conquista diria possvel na medida em que haja "vigilncia constante" objetivando condies de trabalho dignas, baseadas no respeito ao outro. O combate de forma eficaz ao assdio moral no trabalho exige a formao de um coletivo multidisciplinar, envolvendo diferentes atores sociais: sindicatos, advogados, mdicos do trabalho e outros profissionais de sade, socilogos, antroplogos e grupos de reflexo sobre o assdio moral.

Envidar esforos na busca de respostas e renunciar ao silncio cmplice e ao conformismo conivente que permite que os homens continuem sendo maltratados sob as formas contemporneas da organizao do trabalho, sob a violncia, a injustia e a excluso sociais.

De forma geral, existe um amplo movimento de divulgao quanto a caracterizao do assdio moral, envolvendo a mdia, sindicatos de categorias especficas, o Estado e at mesmo as prprias empresas, todos imbudos, cada um a seu modo, em esclarecer as consequncias desse fenmeno sobre a sade fsica e psquica dos indivduos.

possvel entender o assdio moral como uma violncia psquica, um cerceamento da autonomia do indivduo e da constituio de vnculos de sujeitos autnomos e diferentes, que se caracteriza, fundamentalmente, pelo domnio e controle da ao laboral do sujeito social. No mbito da organizao produtiva, as adversidades impostas aos indivduos exprimem a expropriao da possibilidade humana de tornar-se protagonista de sua prpria existncia, de singularizar-se e de desenvolver laos de confiabilidade e acolhimento com os seus semelhantes. Sob essa tica, a discusso sobre o assdio moral extrapola questes de produtividade e relaes trabalhistas, clamando um debate bem mais amplo envolvendo a prpria concepo de trabalho, de ser humano e de relaes sociais ticas.

BARRETO, Margarida. Uma Jornada de Humilhaes. 2000 PUC/SP. Disponvel em: <http://www.assediomoral.org/site/assedio/AMconceito.p hp>. Acesso em: 04/11/2012

Caniato, A. M. P. e Lima, E. da C. Assdio moral nas organizaes de trabalho: perverso e sofrimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2008, vol. 11, n. 2, pp. 177-192 AMARAL, Deborah. Assdio moral no Ambiente de Trabalho. Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/textos/x/15/70/1570/ Acesso em: 04/11/2012. www.assediomoral.org

Anda mungkin juga menyukai