Anda di halaman 1dari 5

O Que Atividade Fsica ?

Atividade fsica definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos msculos esquelticos, que resulte em gasto energtico maior que os nveis de repouso". Podemos acrescentar que tambm qualquer esforo muscular pr-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos ps, e at um movimento complexo de finta em alguma competio desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exerccios executados com o fim de manter a sade fsica, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma"

Curiosidades :
Mes obesas = bebs cardiopatas : uma mulher grvida e acima do peso pode gerar uma criana com problemas cardacos congnitos. Com a me obesa apenas mulheres que esto muito acima do peso correm este risco -, o beb tem 15% de chance de ter problemas no corao.

Suco de laranja pode prevenir presso alta : por ser rico em vitaminas, o suco de laranja faz muito bem ao corao, e pode ser consumido diariamente, para o bemestar da sade. Tambm rico em potssio, o suco de laranja reduz a presso arterial. Benefcios: - Reduz o risco de doenas cardiovasculares; - Reduz a presso arterial; - Reduz o colesterol; - Diminui a chance de obesidade.

Alm do fator esttico, uma atividade fsica ajuda a normalizar sua presso arterial, retarda o envelhecimento, evita o estresse e a depresso e estimula a produo de endorfina, substncia que d sensao de prazer e aumento do bem-estar. Tambm melhora o sono, fortalece os ossos e ligamentos, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e equilibra a produo de diversos hormnios. EXERCCIOS PARA DIABTICOS : Pesquisas comprovam que a atividade fsica regular benfica para o diabtico. A contrao muscular, provocada pelo exerccio, ajuda o corpo a assimilar boa parte do excesso de glicose no sangue.

Relao da nutrio com a atividade fsica :


A prtica regular de atividade fsica traz muitos benefcios sade, entre eles, aumento do gasto energtico, maior coordenao motora, melhora da capacidade cardiorrespiratria, diminuio do estresse e risco de doenas como, hipertenso, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudvel, necessrio aliar o exerccio fsico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas. A alimentao desempenha um papel importante na atividade fsica, pois prepara o organismo para o esforo, fornecendo os nutrientes necessrios que iro variar de acordo com o tipo de exerccio e o objetivo que se pretende alcanar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.

O que nutrio ?

Nutrio um processo biolgico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realizao de suas funes vitais.

Anda mungkin juga menyukai