Anda di halaman 1dari 20

Cada tomo composto por: Ncleo prtons e nutrons. Eltrons, que circundam o ncleo.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Eltrons e prtons so carregados eletricamente. Eltrons tem carga negativa; prtons tem carga positiva; nutrons no tem carga. A magnitude da carga do prton e do eltron 1,602 x 10-19C. As massas so muito pequenas: Prtons e nutrons possuem massas quase iguais e que valem respectivamente 1,673 x 10-27kg e 1,675 x 10-27kg. Eltrons tem massa igual a 9,1095 x 10-31kg. Cada elemento qumico caracterizado: Pelo seu nmero atmico nmero de prtons dentro do ncleo. Pela sua massa atmica soma do nmero de prtons e do nmero de nutrons dentro do ncleo.

1 Lei - Os eltrons podem girar em rbita somente a determinadas distncias permitidas do ncleo. 2 Lei - Um tomo irradia energia quando um eltron salta de uma rbita de maior energia para uma de menor energia. Alm disso, um tomo absorve energia quando um eltron deslocado de uma rbita de menor energia para uma rbita de maior energia.

O eltron no mais tratado como uma partcula que se movimenta num orbital discreto. A posio do eltron passa a ser considerada como a probabilidade deste ser encontrado em uma regio prxima do ncleo.

Segundo o modelo atmico de Bohr Segundo o modelo mecnico ondulatrio (mecnica quntica)

Eletronegatividade
Maior facilidade em ceder eltrons = CTIONS Maior facilidade em ganhar eltrons = NIONS

Inertes

Escala de Eletronegatividade de Pauling ELETRONEGATIVIDADE: PODER QUE UM TOMO TEM DE ATRAIR ELTRONS PARA SI REGRA GERAL: A ELETRONEGATIVIDADE DE UM ELEMENTO AUMENTA AO SE DESLOCAR DA ESQUERDA PARA DIREITA E DE BAIXO PARA CIMA

FORAS E ENERGIAS DE LIGAO


Uma compreenso de muitas das propriedades fsicas dos materiais est baseada no conhecimento das foras interatmicas que unem os tomos. Quando dois tomos se aproximam, eles exercem uma fora um no outro:

onde: FA = fora de atrao FR = fora de repulso FN =fora resultante

A energia potencial (EN) ser dada por:

onde: r = distncia interatmica

Foras de atrao e de repulso em funo da distncia interatmica r para dois tomos isolados

Energia potencial em funo da distncia interatmica r para dois tomos isolados

Propriedades Mecnicas Em escala atmica, a deformao plstica manifestada como uma pequena alterao na distncia interatmica e na energia da ligao. Quanto maior o poo de potencial, maior ser a energia de ligao maior a resistncia separao de tomos adjacentes. Propriedades mecnicas tais como mdulo de elasticidade e dureza so dependentes da energia de ligao.

Ligao Forte

Mdulo de Elasticidade
Ligao Fraca
r0

A inclinao da curva no ponto de equilbrio d a fora necessria para separar os tomos sem promover a quebra da ligao. Os materiais que apresentam uma inclinao grande so considerados materiais rgidos. J os materiais que apresentam uma inclinao mais tnue so bastante flexveis.

Coeficiente de Expanso Trmica

Obs.: IAE = energia interatmica

Pontos de fuso e de ebulio

Materiais que apresentam grandes energias de ligao (= poos de potencial profundos) tambm apresentam temperaturas de fuso e de ebulio elevadas.

ENERGIAS DE LIGAO E TEMPERATURAS DE FUSO PARA VRIAS SUBSTNCIAS

Ligaes Primrias Ligao Inica

Envolve a transferncia de eltrons de um tomo para outro. A ligao no-direcional. Grande diferena de eletronegatividade entre os elementos A ligao inica resulta da atrao eletrosttica entre dois ons de cargas opostas Foras de atrao Coulomb variam com o inverso da distncia interatmica. Ligao predominante nos materiais cermicos. Exemplo: Cloreto de sdio tanto o ction Na+ quanto o nion Cl ficam com seus orbitais externos completos.

Ligaes Primrias Ligao Covalente


Representao esquemtica da ligao covalente na slica ( SiO2)
Representao esquemtica da ligao covalente na slica ( SiO 2)

Representao esquemtica da ligao covalente na molcula de metano ( CH4 ) Envolve o compartilhamento dos eltrons de valncia de tomos adjacentes. A ligao resultante altamente direcional. Pequena diferena de eletronegatividade entre os elementos. Materiais polimricos exemplificam este tipo de ligao.

Ligaes Primrias Ligao Metlica


tomos dos metais possuem de um a trs eltrons de valncia. Ilustrao esquemtica da ligao metlica A ligao direcional. resultante no-

Ligaes encontradas nos metais e suas ligas. Os eltrons de valncia passam a se comportar como eltrons livres : Apresentam a mesma probabilidade de se associar a um grande nmero de tomos vizinhos. Formam uma nuvem eletrnica .

Ligaes Secundrias ou de Van der Waals


Ocorrem atraes entre dipolos gerados pela assimetria de cargas. O mecanismo dessas ligaes similar ao das ligaes inicas, porm no existem eltrons transferidos. As ligaes dipolares podem ser entre: dipolos permanentes. dipolos induzidos flutuantes
Ligaes de Van de Waals no PVC (entre duas molculas distintas)

Ligaes Secundrias ou de Van der Waals

Dipolos Induzidos Flutuantes

Dipolo Molecular Permanente

Ponte de Hidrognio
um caso especial de ligao entre molculas polares. o tipo de ligao secundria mais forte. Ocorre entre molculas em que o H est ligado covalentemente ao flor (como no HF), ao oxignio (como na gua) ou ao nitrognio (por exemplo, NH3).

Ponte de hidrognio no HF

Ponte de hidrognio na molcula da gua

ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais PMT 2100 - Introduo Cincia dos Materiais para Engenharia 2 semestre de 2005

Anda mungkin juga menyukai