Anda di halaman 1dari 12

MANUEL BANDEIRA

Nasceu

no Recife (Pernambuco) em 1886 e morreu no Rio de Janeiro em 1968. Abandonou a Escola Politcnica aos dezoito anos, por causa da tuberculose. Sua obra confunde-se com sua existncia.

ESTRIA: A cinza das horas, 1917


Sua poesia comunica-se com a tradio e a modernidade. Se fosse dor tudo na vida, Seria a morte o grande bem. Libertadora apetecida, A alma dir lhe- ia ansiosa: - vem! (...) E a vida vai tecendo laos Quase impossveis de romper: Tudo o que amamos so pedaos Vivos do nosso prprio ser.

A vida assim nos afeioa, Prende. Antes fosse toda fel! Que ao se mostrar s vezes boa, Ela requinta em ser cruel...
(A vida assim nos afeioa)

Seus poemas apresentam humor, erotismo, refinamento musical, prosasmo.

POEMETO ERTICO
Teu corpo claro e perfeito, - Teu corpo de maravilha, Quero possu-lo no leito Estreito da redondilha... Teu corpo tudo o que cheira... Rosa... flor de laranjeira... Teu corpo, branco e macio, como um vu de noivado... Teu corpo pomo doirado... Rosal queimado do estio, Desfalecido em perfume... Teu corpo a brasa do lume...

Teu corpo chama e flameja Como tarde os horizontes... puro como nas fontes

A gua clara que serpeja, Que em cantigas se derrama...


Volpia da gua e da chama... A todo momento o vejo... Teu corpo... a nica ilha No oceano do meu desejo... Teu corpo tudo o que brilha, Teu corpo tudo o que cheira... Rosa, flor de laranjeira...

LIBERTINAGEM 1930 LIVRO INTEIRAMENTE MODERNISTA Potica Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto expediente protocolo e [manifestaes de apreo ao Sr.diretor Estou farto do lirismo que pra e vai averiguar no dicionrio o cunho vernculo [ de um vocbulo Abaixo aos puristas Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais Todas as construes sobretudo as sintaxes de exceo Todos os ritmos sobretudo os inmerveis Estou farto do lirismo namorador Poltico Raqutico Sifiltico De todo o lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.

De resto no lirismo Ser contabilidade tabela de co-senos secretrio do amante [exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de [agradar s mulheres,etc. Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbados Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbados O lirismo difcil e pungente dos bbados O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao. Potica equivale a um manifesto modernista.

Poemas inspirados por cenas cotidianas, pelas lembranas da infncia no Recife...


Evocao do Recife

Recife No a Veneza americana No a Mauritssatd dos armadores das ndias Ocidentais No o Recife dos Mascates Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depoisRecife das Revolues libertrias Mas o Recife sem histria nem literatura Recife sem mais nada Recife da minha infncia A Rua da Unio onde eu brincava de chicote-queimado e partia as vidraas da casa de Dona Aninha Viegas Totnio Rodrigues era muito velho e botava o pincen na ponta do nariz Depois do jantar as famlias tomavam a calada com cadeiras, mexericos, [namoros risadas (...)

A vida no me chegava pelos jornais nem pelos livros Vinha da boca do povo na lngua errada do povo Lngua certa do povo Porque ele que fala gostoso o portugus do Brasil Ao passo que ns O que fazemos macaquear A sintaxe lusada A vida como uma poro de coisas que eu no entendia bem Terras que no sabia onde ficavam Recife... Rua da Unio... A casa do meu av... Nunca pensei que ela acabasse! Tudo l parecia impregnado de eternidade Recife... Meu av morto. Recife morto, Recife bom, Recife brasileiro como a casa de meu av.

Viso irnica da vida... No sei Danar Uns tomam ter, outros cocana. Eu j tomei tristeza, hoje tomo alegria. Tenho todos os motivos menos um de ser triste. Mas o cculo das probabilidades uma pilhria... Abaixo Amiel! E nunca lerei o dirio de Maria Bashkirtseff.

Sim, j perdi pai, me, irmos. Perdi a sade tambm. por isso que sinto como ningum o ritmo do jazz-band.
Uns tomam ter, outros cocana. Eu tomo alegria! Eis a por que vim assistir a este baile de tera-feira gorda.

PRINCIPAIS TEMAS: cotidiano; amor; solido; dor; morte...


CANO PARA A MINHA MORTE Bem que filho do Norte, No sou bravo nem forte. Mas, como a vida amei, Quero te amar, morte - Minha morte, pesar Que no te escolherei. Do amor tive na vida Quanto amor pode dar: Amei, no sendo amado, E sendo amado, amei. Morte, em ti quero agora Esquecer que na vida No fiz seno amar. Sei que grande maada Morrer, mas morrerei - Quando fores servida Sem maiores saudades Desta madrasta vida, Que todavia amei.

Poesia marcada pela simplicidade...

O ltimo Poema Assim eu quereria o meu ltimo poema Que fosse eterno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluo sem lgrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais lmpidos A paixo dos suicidas que se matam sem explicao.

O ltimo poema de Libertinagem.

Sua obra confunde-se com sua existncia.

Manuel Bandeira difere de seus parceiros da primeira fase do Modernismo brasileiro em virtude de ter-se voltado para sua realidade interior e tentar explicar-se. Aborda a doena, a constante ameaa da morte ora melancolicamente, ora ironicamente. A poesia foi o seu antdoto ao tdio.

Principais obras

Carnaval Poesias (incluindo Ritmo Dissoluto) Libertinagem Estrela da Manh Estrela da Tarde Estrela da Vida Inteira

Anda mungkin juga menyukai