Anda di halaman 1dari 27

Semntica

Olavo Garantizado

A definio do objeto de estudos

Definir o objeto de estudos da Semntica no uma tarefa simples. (...) No h consenso entre os semanticistas sobre o que se entende por significado (PIRES DE OLIVEIRA, p. 17). Falamos (...) sobre o significado de um livro, o significado da vida, o significado do verde do semforo, o significado da fumaa (PIRES DE OLIVEIRA, p. 17). Segundo Putman (1975), o que atrapalha a semantica ela depender de um conceito pr-terico de significado.

Problemas para definir o objeto

o significado uma relao causal entre as palavras e as coisas? Ser o significado uma entidade mental? Ele pertence ao indivduo ou comunidade, ao domnio pblico?

Conseqncia: h vrias semnticas. Cada uma elege a sua noo particular de significado, responde diferente questo da relao linguagem e mundo.

Alguns tipos de semnticas

Semntica estrutural (viso saussuriana): via o significado como uma unidade de diferena. Dessa forma, o signo mesa se define por no ser cadeira, sof. Semntica Formal: o significado um termo complexo que se compe de duas partes, o sentido e a referencia. A relao linguagem com o mundo fundamental. Semntica da Enunciao: o significado o resultado do jugo argumentativo criado na linguagem e por ela. Diferente do estruturalismo, mesa, na Semntica da Enunciao, significa as diversas possibilidades de encadeamento argumentativo das quais a palavra pode participar.

Semntica formal

Descreve o problema do significado a partir do postulado de que as sentenas se estruturam logicamente.

Um dos primeiros pensadores a se debruar acerca de tal modelo fora Aristteles, que defendia que havia relaes de significado que se davam independentemente do contedo das expresses.

(1) (2) (3)

Todo homem mortal. Joao homem. Logo, Joo mortal. A relao que se estabelece entre os termos independe do que mortal e homem significam.

A importncia de Frege
a) b)

Legou-nos duas importantes contribuies: A distino entre sentido e referencia; Conceito de quantificador.

Recortes metodolgicos de Frege: a) Excluiu da Semntica o estudo das representaes individuais que uma dada palavra pode provocar.

Estrela da manha

Para Frege, a frase acima no deveria ser analisada pela Semntica, pois ao ouvir o nome prprio estrela da manha, formo uma ideia, uma representao, que s minha, uma vez que ela depende de minha experincia subjetiva no mundo. O estudo desse aspecto individual, Frege atribui para a Psicologia. Caberia a Semntica, ento, o estudo dos aspectos objetivos do significado, isto , aqueles que esto abertos inspeo pblica. A objetividade garantida, segundo ele, pela uniformidade de assentimento entre os membros de uma comunidade.

O sentido de um nome prprio como Estrela da manha o que nos permite alcanar, falar sobre, um certo objeto no mundo da razo pblica, o planeta Venus, a sua referencia. Dessa maneira, o sentido o que nos permite chegar a uma referencia no mundo.

A estrela da manha a estrela da manha.


uma tautologia, pois trata-se de uma verdade bvia. Grau de informatividade tende a zero.

A estrela da manha a estrela da tarde.

S pode ser dita a sua veracidade se observarmos os fatos no mundo. Uma mesma referencia pode ser rexuperada por vrios sentidos. Exemplo: 2+5= 7 e 100-93= 7.

O sentido s nos permite conhecer algo se a ele corresponder uma referencia. Em outros termos, o sentido permite alcanarmos um objeto do mundo, mas o objeto no mundo que nos permite formular um juzo de valor, isto , que nos permite avaliar se o que dizemos falso ou verdadeiro.

Os nomes prprios para Frege


1) 2)

So Paulo a capital de So paulo. So Paulo a capital de Santa Catarina.

So Paulo e a capital de Santa Catarina so nomes prprios, pois expressam um pensamento completo e possuem uma referencia. de So paulo no nome prprio.

Os quantificadores

Um tipo de argumento que serve para quantificar uma expressao.

Exemplos: 1) Todos os homens so mortais. o predicado ser mortal se aplica a todos os elementos aos quais se aplica o predicado ser homem. Dois quantificadores, logo: o universal (todos) e o existencial (uma). 2) Todos os meninos amam uma professora.

Descrio definida
1)

O presidente do Brasil socilogo. O nome prprio afirma que h somente uma pessoa e esta presidente do Brasil. Isso se d pela presena do artigo definido. Temos, pois, um tipo especial de operador, aquele que afirma existe um e apenas um elemento tal que este tem determinada propriedade.

Semntica da Enunciao

Ducrot faz severas crticas a viso de linguagem proposta pela Semntica Formal por, segundo tal terico, esta corrente dos estudos semnticos se respaldar em um modelo informacional em que o conceito de verdade externo linguagem. A semntica da Enunciao se vincula a uma perspectiva de que a linguagem se constitui no mundo, por isso no possvel sair fora dela. A referencia vista como uma iluso criada pela linguagem, pois estamos inseridos na linguagem, por isso que usamos os diticos. A referencia interna ao prprio jogo discursivo.

A concepo de linguagem

Para Ducrot, a linguagem um jogo de argumentos enredado em si mesmo; no falamos sobre o mundo, falamos para construir o mundo e a partir dele tentar convencer nosso interlocutor da nossa verdade, verdade criada pelas e nas nossas interlocues. A linguagem, dessa maneira, uma dialogia, na verdade, uma argumentalogia; no falamos para trocar informaes sobre o mundo, mas para convencer o outro a entrar no nosso jogo discursivo, para convenc-lo de nossa verdade.

Polifonia

presidente do Brasil socilogo.

E1: H um e apenas uma pessoa. E2: Esta pessoa presidente do Brasil. E3: Esta pessoa socilogo.

Pressuposio

Maria

parou de fumar.

E1: Maria fumava. E2: Maria no fuma mais.

As negaes

O que explica a existncia de um determinado enunciado a presena de uma srie de enunciadores e diferentes tipos de negaes.

O presidente do Brasil socilogo. E1: H um presidente do Brasil. E2: Ele socilogo. E3: E1 falsa. E1: H um presidente do Brasil. E2: Ele socilogo. E3: E2 falsa.

A semntica da enunciao tambm se consagrou por ter possibilitado a descrio de fenmenos que supostamente resistem a um tratamento formal. Os fenmenos que envolvem gradao, os fenmenos escalares, so possivelmente mais prototpico.

Joo comeu pouco. Joo comeu um pouco.

Um pouco

pouco comer

Comer

No comer

no comer

Semntica cognitiva

Tem como um de seus marcos inaugurais a publicaao, em 1980, de Metaphors we live by, de Lakoff e Jonhson. O significado que central na investigao sobre a linguagem, chocando-se, portanto, com a abordagem gerativa, que defende a centralidade da Sintaxe. O significado no tem nada a ver com a relao de pareamento entre linguagem e o mundo. Tal modelo se ope ao modelo denominado Semntica Objetiva, que prega que o significado se baseia na referencia e na verdade (correspondncia com o mundo).

A proposta afasta-se da Semntica da Enunciao, pois no defende que o significado construda na prpria linguagem. O significado, segundo a Semntica Cognitiva, natural e experiencial e se sustenta na constatao de que ele se constri a partir de nossas interaes fsicas, corpreas, com o meio ambiente em que vivemos. O significado lingustico no arbitrrio, pois deriva de esquemas sensrio-motores. So as nossas aes no mundo que nos permitem apreender diretamente esquemas imagticos espaciais e so esses esquemas que do significado s nossas expresses lingsticas.

Esquemas imagticos-cinestsicos

Fui do quarto para a sala Vim de So Paulo.


A Domnio fonte B Domnio Alvo

Todos os nossos conceitos resultam diretamente de esquemas imagtico-cinestsicos?

A resposta para esta pergunta No. H, pois, domnios de experincia cuja conceitualizaao depende de mecanismos de abstrao. Os principais so a metfora e a metonmia.

Metfora

Define-se por ser o mapa (um conjunto de correspondncias matemticas) entre um domnio de experincias e outro domnio. Exemplos: De ontem para hoje, o jos ficou doente. O conceito de TEMPO se estrutura via o esquema espacial do CAMINHO. O Tempo conceituado a partir de correspondencias com o esquema espacial. H, pois, um sistema de mapeamentos envolvendo o tempo. De ONTEM para HOJE.

A)

Para a Semntica Cognitiva, a metfora um processo cognitivo que permite mapearmos esquemas, aprendidos diretamente pelo nosso corpo, em domnios mais abstratos, cuja experimentao indireta.

Anda mungkin juga menyukai