Anda di halaman 1dari 14

DIOGO FRANCISCO ALVES LUCAS AQUINO RIBEIRO REGES SILVA DORNELAS CRUZ VANIA TEREZINHA DE SOUZA WELLINGTON ALVES

RIBEIRO

INTRODUO

Direito assegurado ao meio ambiente ecologicamente sadio e equilibrado; Necessidade de identificar causas e solues pertinentes a prejuzos ambientais; Tcnicas usuais de tratamento de efluentes txicos; Gerao de gases ftidos; Dificuldades em configurar odores como poluio ambiental.

Quais fatores estariam provocando tal incmodo?


A empresa estaria seguindo corretamente a legislao especfica? Quais medidas podem ser tomadas para amenizar o problema? A empresa gerencia corretamente seus resduos slidos? Os gases liberados pelos resduos poderiam ter algum grau de toxicidade ao meio ambiente e, em consequncia, causar danos saude da populao local?

PROBLEMA DA PESQUISA

JUSTIFICATIVA
Objetivos:

Geral: O presente estudo tem como objetivo levantar os malefcios causados pelos gases emitidos e a abrangncia do problema.

Especficos:

Qual a rea do permetro urbano afetada pelo odor? Verificar a existncia na cidade, de um fiscal de posturas, responsvel por verificar irregularidades ambientais deste nvel. Verificar a existncia de danos sade da comunidade. Levantamento da porcentagem de pessoas insatisfeitas com o problema. Constatar se a fauna e flora vizinhos esto sendo afetadas. Fazer o levantamento de quantas pessoas so afetadas e como a populao lida com o problema.

REFERENCIAL TERICO

A biotecnologia tem oferecido alternativas economicamente viveis, pois o uso de tecnologias biolgicas, no necessita de catalisadores, agentes oxidantes e possui baixo consumo energtico (...) e visam futura aplicao no processo de biodessulfurizao de gases provenientes de diferentes processos industriais. (BEVILAQUA, 2012) Utiliza-se com sucesso, uma mistura orgnica composta principalmente por restos de cascas de coco e madeira. Essa mistura colocada num container e umidificada gerando bactrias que funcionam como filtros biolgicos, configurando o chamado biofiltro. ( Engenheiro Amrico Sampaio)

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Foi realizada uma pesquisa descritiva; Foram aplicados 50 questionrios quantitativos, fechados , porm com algum espao para observaes; Foram feitas perguntas descritivas , aplicadas , em sua maioria, a moradores dos bairros prximos e circunvizinhos; Foram escolhidas ruas com maior densidade populacional, prximas umas das outras, para facilitar a coleta de dados; Foram construidos grficos para facilitar a anlise dos dados.

ANLISE DE DADOS

67% das pessoas se consideram insatisfeitas e incomodadas com o mau cheiro; 2% relataram enjo ou mal estar relacionado ao mau cheiro; 47 entrevistados disseram conhecer outras pessoas que tambm se sentem perturbadas pelo transtorno; Aproximadamente 46,725 pessoas tambm reclamam do incmodo segundo os moradores entrevistados; No permetro urbano analisado, foi constatado que o odor pode ser sentido a uma distncia de 13,8 kms da empresa. 75 % das pessoas citaram o horrio de 19 s 24 como o mais crtico.

NVEL DE INCMODO NOS BAIRROS PRXIMOS

NO 33%

MUITO 34%

POUCO 33%

MUITO
POUCO NO

TEMPO DE MORADIA NOS BAIRROS

7% 27%

33% TEMPO MORADIA 1 A 2 ANOS TEMPO MORADIA 2 A 5 ANOS TEMPO MORADIA 5 A 10ANOS TEMPO MORADIA 10 OU MAIS 33%

CONCLUSO
Muitas vezes o desenvolvimento econmico prevalece sobre a questo ambiental. Mas mesmo oferecendo empregos, uma empresa no pode infringir leis ambientais , o que parece estar ocorrendo com a empresa Bem Brasil. Acredita-se que o equilbrio seja um consenso entre os parmetros ambientais e econmicos. O cuidado ambiental preservaria os recursos naturais, de onde so extradas todas as commodities e matria prima para o desenvolvimento econmico, alm dos recursos bsicos saude e bem estar da coletividade. O que se pretende conduzir a um desenvolvimento sustentvel, talvez o grande desafio de nosso tempo!

REFERNCIAS
BEVILAQUA, Denise. Estudo da cintica de oxidao de sulfeto e tiossulfato por micro-organismos isolados de lodo anaerbio e diferentes linhagens de Acidithiobacillusferrooxidans e Acidithiobacillusthiooxidans, Instituto de Qumica UNESP. 2013. Disponvel em http://bv.fapesp.br/pt/bolsas/138327/estudo-cineticaoxidacao-sulfeto-tiossulfato/. Acesso em: 23 mar 2013. SAMPAIO, Amrico. Estaes de tratamento de esgoto sem mau cheiro com o projeto que utiliza casca de coco, 2013. Disponvel em http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticiasdetalhe.aspx?secaoId= 65&id=5119 Acesso em: 06 abr 2013.

Anda mungkin juga menyukai