Anda di halaman 1dari 75

COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES

Investigao e anlise de acidentes

Acidente do Trabalho
Gerncia de Recursos Humanos - SESMT

Acidente do Trabalho
Acidente do trabalho :

O que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa Provocando leso corporal ou perturbao funcional Que cause morte, perda ou reduo da capacidade para o trabalho, permanente ou temporria. Trs tipos : Acidentes tpicos Acidente de trajeto Doena Profissional
Decreto n. 611/92 INSS

Acidente do Trabalho
Conceito Legal Leso Corporal: Qualquer dano produzido no
corpo humano, seja ele: Ex:Leve - corte no dedo ou grave - perda de um membro

Perturbao Funcional : Prejuzo de


funcionamento de qualquer rgo ou sentido. Ex: a perda da viso, provocada por uma pancada na cabea.

Acidente do Trabalho

1. Acidente Tpico; 2. Acidente de Trajeto; 3. Doena Profissional.

Acidente de Tpico: Ocorrido no local de e em


horrio de trabalho.

Acidente de Trajeto / Percurso: Ocorrido no


percurso da residncia para o trabalho ou do trabalho para a residncia, desde que seja respeitado o trajeto habitual.
Acidente fora do local e horrio de trabalho : Considera-se, tambm, um acidente do trabalho, quando o trabalhador sofre algum acidente fora do local e horrio do trabalho, no cumprimento de ordens ou na realizao de servio da empresa

Acidente do Trabalho
Doenas Profissionais: So aquelas produzidas
e desencadeadas em decorrncia do exerccio do trabalho. Ex. tenossinovote inflamao nos tendes e articulaes, provocada por movimentos repetitivos.

Doenas do Trabalho: So aquelas adquira e


desencadeada decorrente das condies especiais em que o trabalho realizado e com ele relaciona-se diretamente criando o nexo causal Ex. perda auditiva decorrente da operao de um equipamento ruidoso.

Acidente do Trabalho
CAT Comunicao de Acidente de Trabalho
Todo acidente deve ser comunicado atravs de um documento chamado CAT, no prazo mximo de 24 horas aps sua ocorrncia.

Condies presentes no ambiente de trabalho que colocam em risco a sade do trabalhador

Nas instalaes deficientes.


ex: Pisos fracos e irregulares, excesso de rudo e trepidaes;

Nas mquinas.
ex: localizao imprpria, mquinas sem proteo;

Na proteo ao trabalhador.
ex: roupas inadequadas, ausncia de proteo Individual;

Acidente do Trabalho
O efeito Domin e o Acidente do trabalho: Quando um acidente acontece, vrios fatores entram em ao; Voc j observou quando enfileiramos pedras de domin e depois damos um empurrozinho em uma delas?

Todas as demais, em seqncia, acabam caindo, at a derrubada da ltima pedra. Pode-se dizer que algo semelhante acontece quando um acidente ocorre.

POSSVEIS PREJUZOS FUNCIONRIO


Longas esperas em hospitais; Cirurgias e remdios; Demora na recuperao; Possibilidade de preconceito em algumas situaes; Danos a integridade fsica e mental; Despesas extras com remdios; Inconvenientes visitas ao INSS, Justia do Trabalho, etc. Dependncia de terceiros para ajudar na locomoo; Diminuio do poder aquisitivo; Desamparo famlia; Depresso e traumas.

PREJUZOS EMPRESA
Pagamento do salrio dos primeiros de 15 dias aps o acidente; Transporte e assistncia mdica de urgncia; Paralisao do setor ou mquinas / Interrupo da produo; Prejuzo ao conceito da empresa; Perda ou danos a mquinas, equipamentos ou veculos; Embargo ou interdio fiscal; Investigao de causas e correo da situao; Pagamento de horas extras; Atrasos nos cronogramas de produo; Cobertura de licenas mdicas; Treinamento de funcionrio substituto; Multas e encargos contratuais; Percia trabalhista, civil ou criminal; Indenizaes e honorrios legais.

Acidente do Trabalho

Leso por contato com cimento

Acidente do Trabalho
Morte por choque eltrico

Ferimentos causados por esmagamento

Ferimento por equipamento industrial

Ferimentos na face

Ao ser eleito ou indicado passa a ter responsabilidade legal nas questes de Sade e Segurana do Trabalho;

Estar atento a tudo e a todos, pondo em prtica os conhecimentos desenvolvidos no curso de CIPA;
No caso de existir dvidas quanto aos procedimentos corretos, consulte o GRH / SESMT. Ramal 4286

Lembre-se que a PREVENO o caminho mais curto para a SADE E SEGURANA NO TARBALHO.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS DA PUCRS - PGRS

Novembro 2012

GESTO DE RESDUOS - PUCRS Objetivo


Visa descrever os procedimentos de gesto, planejados e implementados com base em instrues legais, cujo objetivo o de reduzir reutilizar e reciclar os resduos gerados, planejando e agindo de forma a atingir pr-eficincia na manuteno do Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos (PGRS) .

PRDIOS DA PUCRS ATENDIDOS PELO PGRS:

OBSERVAO:

HSL Prdio 60 Hospital So Lucas atendido pelo SESMT do HSL, sendo que neste prdio, compete ao SESMT da PUCRS o recolhimento de resduos das seguintes unidades: IPB Instituto de Pesquisas Biomdicas IGG Instituto de Geriatria e Gerontologia Engenharia Biomdica.

OBSERVAO Prdios que gerenciam seus prprios resduos, sendo atendidos por este plano apenas os resduos do grupo D (semelhante ao domiciliar):

Prdio 19: Cantina; Prdio 32: Prdio locado empresas de informtica; Prdio 41: CIEE, Lojas, Restaurante Panorama Prdio 91 A: Tecnopuc: Hewlett & Packard; Prdio 94: Tecnopuc: Incubadora RAIAR; Prdio 95 A: Tecnopuc: DELL Computer; Prdio 95 B: Tecnopuc: ASSESPRO, SOFTSUL, Microsoft, Lab. Dell, Stefanini, DB Server, PMI, AJE, FAJERS, Clark e Modet;

REA ATENDIDA:

rea total

rea total construda

55 hectares

328 mil m2

RESPONSABILIDADES
Diretores das unidades - Gerenciar a aplicao do PGRS na sua unidade. Coordenadores de laboratrios - Aplicar o PGRS SESMT - Aplicar e fiscalizar o cumprimento do PGRS nas diversas unidades da PUCRS; - Propor melhorias corretivas e ou preventivas. Funcionrios - Aplicar o PGRS

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Grupo A: Biolgico

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao do grupo A
Todo recipiente para descarte do resduo biolgico deve estar identificado com o padro de cores adotado pela PUCRS, ou seja, o coletor e saco plstico devero ser da cor branca. A substituio do saco deve ocorrer sempre que o resduo atingir 2/3 de sua capacidade, sendo proibido o transbordo para reaproveitamento do saco. Nestes recipientes no permitido descartar perfurocortantes.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Processo operacional
O processo operacional compete ao Setor de Servios Operacionais da PUCRS, trata-se de rotina diria de recolhimento junto s unidades. O resduo pesado e colocado em bobonas para descarte. Este tipo de resduo enviado para destino final pela PUCRS empresa devidamente licenciada junto a FEPAM, sendo que as coletas desta empresa junto a PUCRS so dirias.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Grupo B: Quimicos

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao do grupo B
Para evitar acidentes, dever ser respeitada a compatibilidade qumica dos resduos. Os resduos do grupo B devem ser separados da seguinte forma:
Componentes Qumicos Slido

Componentes Qumicos Orgnico

Componentes Qumicos Inorgnico

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao do grupo B
Os recipientes devem ser identificados, conforme ficha abaixo de Identificao de Resduos Qumicos, conforme segue:

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Processo operacional
O processo operacional de coleta realizado semestralmente pelo SESMT, para posterior descarte final em empresa devidamente licenciada junto a FEPAM.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Grupo C: Radioativos

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao do grupo C
A segregao dos rejeitos radioativos deve ocorrer no momento de sua gerao, conforme classificao constante no Plano de Radioproteo do Laboratrio / unidade e obedecero s exigncias definidas pela Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Grupo D: Semelhante aos domiciliares

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao do grupo D
Os resduos deste grupo devem ser acondicionados em lixeiras da cor azul (seco) ou laranja (orgnico), conforme identificao visual da PUCRS. Processo operacional O processo operacional compete ao Setor de Servios Operacionais da PUCRS, sua coleta diria. Os resduos secos so encaminhados para coleta seletiva.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Grupo E: Perfurocortantes

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao
Os resduos deste grupo devem ser descartados diretamente no DESCARPACK, este recipiente rgido e resistente punctura, ruptura e vazamento. A caixa identificada com o smbolo internacional de presena de risco biolgico.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS NAS UNIDADES DA PUCRS:


Forma de acondicionamento e identificao
Processo operacional O processo operacional compete ao Setor de Servios Operacionais da PUCRS. Frente necessidade de coleta, o laboratrio / unidade deve abrir uma Ordem de Servio via sistema eletrnico, solicitando o recolhimento e fornecimento de novo DESCARPACK. Este tipo de resduo enviado diariamente para empresa devidamente licenciada junto a FEPAM.

OUTRAS SITUAES
Resduos com metais pesados (chapas de Raio-x)
As chapas de raios-X geradas pela Faculdade de Odontologia so encaminhadas para a Faculdade de Qumica. extrada a prata que utilizada posteriormente em experimentos didticos diversos na faculdade, a chapa de plstico limpa tambm utilizada em experimentos desta unidade.

Resduos de mercrio
Os resduos de mercrio so mais comumente encontrados na PUCRS nos termmetros sem condies de uso. Este resduo encaminhado para Faculdade de Fsica e Qumica, reutilizado em novos experimentos no laboratrio acadmico desta faculdade.

OUTRAS SITUAES
Solventes usados
Os solventes provenientes da pintura so encaminhados para empresa especializada e licenciada pela FEPAM, reciclado e reutilizado.

leo lubrificante usado


O leo lubrificante usado pela refrigerao encaminhado para empresa especializada e licenciada pela FEPAM, rerefinado e disponibilizado novamente no mercado.

Resduo de gesso proveniente da construo civil


destinado a aterro licenciado pela SMAM.

OUTRAS SITUAES
Latas de tinta
Aps o esgotamento da tinta, as latas so encaminhadas a empresa especializada e licenciada pela FEPAM.

Sucatas metlicas
As sucatas metlicas so encaminhadas para empresa especializada e licenciada pela FEPAM.

Calias
So encaminhadas para empresa cadastrada na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, so ento descartados em aterros licenciados.

OUTRAS SITUAES
Lmpadas fluorescentes
So encaminhadas para empresa licenciada pela FATMA, so reciclas. especializada e

Pilhas e baterias
So destinadas ao fornecedor das pilhas da PUCRS, conforme logstica reversa

Baterias automotivas
As Baterias automotivas so encaminhadas a empresa especializada e licenciada pela FEPAM, a qual destina adequadamente este rejeito.

OUTRAS SITUAES
Pneus
O descarte dos pneus feito quando necessidade de substituio, conforme logstica reversa, em empresa especializado no segmento.

EPIs Equipamentos de Proteo Individual usados


EPIs contaminados so descartados em aterro industrial.

Madeiras
As madeiras so encaminhadas a empresa especializada e licenciada pela FEPAM, a qual recicla e destina adequadamente este rejeito

OUTRAS SITUAES
Filtros de capelas biolgicas
Os filtros saturados so encaminhados para empresa especializada e licenciada pela FEPAM, os filtros so autoclavados e enviado a aterro sanitrio. .

Os resduos secos reciclveis so encaminhados para o Centro Social Marista (CESMAR), o qual recicla, segrega e reaproveita estes rejeitos, vendendo para empresas especializadas no seguimento.

Resduos de papel/papelo, plstico e vidro

Melhorias aplicadas:

Antes: rea de disposio de vidro Material mal segregado e sem identificao.

Depois: Mesma rea aps limpeza, uso de pallet, distribuio de tambores e identificao visual.

Melhorias aplicadas:

Antes: Armazenamento de produtos qumicos, sem o controle de compatibilidade e vazamento.

Depois: Aquisio de armrios de conteno corta fogo e para cidos e corrosivos

Melhorias aplicadas:

Identificao visual : rea de disposio de vidros Diviso de Obras.

Identificao visual : Identificao visual nas reas de disposio de resduos secos papel/papelo e biolgico.

Melhorias aplicadas:

rea de limpeza de latas de tinta: rea da Diviso de Obras com gerao de efluente sem controle de Parmetros e desge sem tratamento.

rea de limpeza de latas de tinta: Modificao de procedimento na limpeza das latas. Acerto com empresa recicladora de metais para receber as latas sem lavagem, no gerando efluentes.

Melhorias aplicadas:

DTR (Depsito Temporrio de Resduos): Reforma e regularizao do prdio 98I, implantado uma DTR .

DTR (Depsito Temporrio de Resduos): Construo de DTRs 98I, 98G, 12B, 33, 20 e bacias de conteno no prdio, 12C

Atividade de segregao e destino final dos resduos qumicos

Segregao de resduos Classe I: Acondicionamento de recipientes com resduos qumicos em tambores de 200 litros

Segregao de resduos Classe I: Disposio dos resduos Classe I para transporte semestral.

Atividade de segregao e destino final dos resduos qumicos

Transporte dos resduos classe I: Equipe treinada e preparada para acondicionar e transportar os resduos Classe I.

Transporte dos resduos Classe I: Empresa especializada e licenciada pela FEPAM responsvel por transportar para o aterro classe I os resduos qumicos gerados pelo campus central da PUCRS.

Educao Ambiental

Educao ambiental: Treinamento de equipe usuria das DTRs (Depsito Temporrio de Resduos)

Kit de emergncia: Usado nas DTRs Temporrio de Resduos)

(Depsito

Simulado de emergncia Ambiental

Simulado de Emergncia Ambiental: Treinamento de equipe usuria de bacias de conteno prdio 12C Anatomia

Simulado de Emergncia Ambiental: Descarte de resduos contaminados em simulado

Atendimento a emergncias qumicas Ambientais

Atendimento a emergncias qumicas Ambientais: Atendimento e controle de emergncia Ambiental Prdio 40

Atendimento a emergncias qumicas Ambientais: Atendimento a emergncia Ambiental no TECNOPUC

Fotos de alguns dos desvios identificados e melhorias aplicadas:

No conformidades identificadas: No conformidades Ambientais detectadas no container do prdio 8.

No conformidades identificadas: No conformidades Ambientais detectadas em rea comum do TECNOPUC

Eventos Ambientais

Eventos Ambientais: Proposta e implantao de apresentao da P+L praticada pela grfica EPEC no projeto semana scio ambiental da CODES

Eventos Ambientais: Proposta e implantao de apresentao da reciclagem de solventes contaminados, usados pela PUC, no projeto semana scio ambiental da CODES

Pratica sustentvel desenvolvido pelo SESMT e publicada em revista da PUCRS

Projetos realizados

Implantao de banco de resduos:


Aproveitar os rejeitos de uma determinada unidade, como insumos para outra, mantendo a gerao de resduos em um circulo fechado, reduzindo, reutilizando e reciclando.

Projetos realizados

Implantao de Certificado de destino final de resduos Classe I


Certificado a qual assinado pela unidade que adquiriu o resduo gerado por outra unidade, certificando e garantido que o rejeito ser absorvido pelos laboratrios de sua unidade, descrevendo a forma a qual ser utilizada.

Anda mungkin juga menyukai