Anda di halaman 1dari 22

Produo e Comercializao de Peixe

Prof. Lucas Britto Landim

PESCADO
O que ? Todos os animais vivente em meio aqutico, salgado ou doce, comumente usados como alimento pelo homem constituem pescado e matria-prima para a obteno de conservas ou outros produtos. Aquicultura Cultivo: Algas micro e macroscpicas (20%), peixes (50% ), moluscos (24%), crustceos (5%), rpteis e anfbios (1%).

PEIXE
Peixe Latim: pisces. Ictiologia Cincia que os estuda, termo derivado do grego ichtys = peixe. Mais de 20000 espcies conhecidas (gua salgada e gua doce) Primeiros vertebrados a surgirem no planeta. Algumas caractersticas: sangue frio, esqueleto, ambiente aqutico, brnquias, nadadeiras, etc...

CLASSIFICAO
Peixes sseos ou telesteos:

Peixes cartilaginosos ou elasmobrnquios:

ALGUMAS ESPCIES...

Sardinha

Cavala

Pescada

ALGUMAS ESPCIES...

Lambari

Tainha

Pacu

Namorado

ALGUMAS ESPCIES...

Tambaqui

Bagre

Tilpia

IMPORTNCIA NUTRICIONAL
Vitaminas A e D leo do fgado de peixes; Fonte de protena alta digestibilidade carne; Fonte de clcio e fsforo farinha; Baixo colesterol e alto teor de cidos graxos insaturados (mega-3); Casos devido ao consumo de peixes ou falta dele: Nordeste do Brasil, tribos indgenas no h deficincia proteica frica "Kwashiorkor" endmico.

CADEIA PRODUTIVA

PRODUO
Produo mundial de pescado: 142 milhes de toneladas em 2008 e 146 milhes de toneladas em 2009;

Brasil 2008: 0,81% do total produzido no mundo; 2009: 0,86% da produo mundial (1.240.813 ton); 18 lugar no ranking geral dos maiores produtores.

PRODUO

PRODUO

PRODUO
Criao

PRODUO
Processamento Aps captura operaes para conservar em boas condies: Lavagem e seleo remover bactrias do limo superficial e reduzir a velocidade de deteriorao. Eviscerao eliminar as bactrias e as enzimas digestivas. Descabeamento eliminar carga microbiana presente nas guelras.

PRODUO
Transporte Frio principal agente frear as reaes enzimticas e evitar temporariamente as reaes bacterianas. Veculos de transporte Peixe transportado a temperaturas toleradas pelas respectivas espcies proteo, permitindo fluxo livre de ar refrigerado.

PRODUO
Armazenamento Estocagem sob refrigerao uso do gelo e da cmara fria. Congelamento: mtodo de conservao do pescado Produto de qualidade sempre feito a temperaturas inferiores -18C. Congelamento rpido: evitar danos fsicos que prejudicaro a textura da carne e seu valor nutricional.

COMERCIALIZAO
Captura brasileira 900 mil toneladas anuais (70% de gua do mar 2/3 comercializados ao natural); Peixes de gua doce comercializado no estado fresco crescente industrializao do pescado cultivado tem colocado no mercado internacional. 500 mil toneladas de pescado so comercializadas anualmente no Brasil uso do gelo e de cmaras frigorficas.

COMERCIALIZAO
Fragilidades: alta perecibilidade, captura por uma frota 70% artesanal, m infraestrutura de distribuio (ausncia de rede de frio adequada) surgimento de intermedirios inflacionar 300% o preo. Principal porto Santos, SP trfego de importao e exportao (80% da atividade do pas). Armazns para a comercializao de peixes: Sudeste.

IMPORTNCIA ECONMICA
Do total de peixes capturados na natureza, entre 4 a 10% so peixes marinhos, e entre 90 e 96% peixes de guas continentais. As estimativas da FAO trabalham com a ideia de um comrcio global de mais de 2 bilhes de animais anualmente. Os valores das exportaes de peixes ornamentais no mundo tm mantido um crescimento mdio de 14% ao ano desde 1985.

LEGISLAO GERAL DE PESCA E AQUICULTURA


LEI n 11.959, de 29 de junho de 2009 : Dispe sobre a Politica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel da Aquicultura e da Pesca, regula as atividades pesqueiras, revoga a Lei no 7.679, de 23 de novembro de 1988, e dispositivos do Decreto Lei no 221, de 28 de fevereiro de 1967, e da outras providencias. Portaria MPA SEMOC n 53, de 26 de agosto de 2010: Determina o procedimento de Analise de Risco de Importao ARI como requisito para a autorizao de importao de

LEGISLAO GERAL DE PESCA E AQUICULTURA


Resoluo CONAMA n 413, de 26 de junho de 2009: Estabelece normas e critrios para o licenciamento ambiental da aquicultura, e da outras providencias. LEI n 7.679, de 23 de novembro de 1988: Dispe sobre a proibio da pesca de espcies em perodos de reproduo e da outras providencias.

CONCLUSO
O peixe o carro chefe quando fala-se em pescado, sempre lembrado por suas qualidades nutricionais. Observando o mercado e a produo do peixe, em diferentes escalas, possvel afirmar que apesar de no despontar entre as grandes matrias primas do mundo o peixe desempenha um importante papel na nutrio e na economia no somente de pases subdesenvolvidos, mas tambm de pases desenvolvidos.

Anda mungkin juga menyukai