Anda di halaman 1dari 14

Atribuies da Equipe de Sade

Toda a Equipe de Sade


- Avaliao integral da sade; Crescimento e desenvolvimento; Imunizao; Sade Bucal; Alimentao e distrbios nutricionais (sobrepeso, obesidade, anemias; Atividade fsica; Sexualidade, contracepo, preveno de DST/AIDS; Preveno de riscos (tabagismo, lcool, drogas), educao em sade, acidente e violncia; Insero familiar, social e na escola;

Toda a Equipe de Sade


Desenvolver uma atitude acolhedora aos adolescentes que chegam ao CS, avaliando suas queixas e demandas, prestando o atendimento necessrio com uma viso integral. - Estabelecer vnculo de confiana individual e institucional; - Garantir privacidade, sigilo e respeito no atendimento; - Estar alerta a situaes de risco como violncia domstica e sexual, tabagismo, uso de lcool e outras drogas, trabalho infantil, evaso escolar, gravidez na adolescncia, distrbios de comportamento, em todo atendimento do adolescente na unidade e nas visitas domiciliares; - Orient-los sobre seus direitos sade, informando sobre os servios e aes existentes no CS, na regional e no municpio (grupos operativos, educao afetivo-sexual, preveno de DST/AIDS, imunizao, sade bucal, avaliao anual da sade);

Toda Equipe de Sade


- Acolher o casal adolescente, incluindo o pai adolescente na ateno integral a sade; - Notificar as situaes de risco, de suspeita e de violncia aos rgos competentes (Conselho Tutelar), preencher a ficha de notificao oficial. - Promover e apoiar as atividades educativas atravs de grupos, sala de espera, oficinas em escolas, discusso de vdeos, produo de murais, reunio com pais, etc. Temas sugeridos: sexualidade, preveno das DST/AIDS, promoo de hbitos saudveis de vida como atividade fsica, alimentao saudvel, preveno do tabagismo, do alcoolismo e do uso de outras drogas

Agentes Comunitrio de Sade


- Captar e encaminhar os adolescentes da rea de abrangncia para avaliao de sade anual priorizando casos de maior risco (gravidez, DST/AIDS, drogadio, vtimas de violncia e outros); - Participar da articulao da rede de apoio local (escolas, creches, projetos esportivos e culturais); - Orientar e encaminhar as adolescentes grvidas para iniciar o pr-natal o mais rpido possvel.

Mdico Generalista
- Utilizar o pronturio e avaliar a situao global de sade como: Sinais e sintomas de doenas agudas ou crnicas Dados vitais Situao vacinal O crescimento e desenvolvimento e o estadiamento puberal Hbitos alimentares e distrbios nutricionais (desnutrio, sobrepeso, obesidade). Comportamento em relao famlia, escola, socializao, esportes, lazer, afetividade, sexualidade (namoro, vida sexual, contracepo, preveno de DST/AIDS). Situaes ou comportamentos de risco e se necessrio encaminhar para ateno secundria e/ou orientao afetivo-sexual, pr-natal, sade bucal e mental, internao, urgncia, sintomas depressivos (isolamento, apatia, agressividade, baixo rendimento escolar, tentativa de suicdio), tabagismo, uso de lcool e outras drogas.

Mdico Generalista
- Instituir, de acordo com as necessidades de cada caso, propedutica, tratamento e cuidados referentes s queixas ou patologias existentes, inclusive as DST; no caso de AIDS encaminhar aos servios de referncia da rede; destaque para as situaes de risco que necessitam de acompanhamento ou encaminhamentos especficos; - Agendar retorno e/ou visita domiciliar quando necessrio - Discutir com a equipe de PSF e Pediatra de apoio os casos de suspeita e/ou violncia de qualquer natureza.

Pediatra de Apoio
Avaliao da situao global de sade atravs: Sinais e sintomas de doenas agudas ou crnicas, Dados vitais Situao vacinal Crescimento e desenvolvimento e estadiamento puberal. Hbitos alimentares e distrbios nutricionais. O comportamento em relao famlia, escola, socializao, esportes, lazer, afetividade e sexualidade. Situaes ou comportamentos de risco e se necessrio encaminhar para ateno secundria e/ou orientao afetivosexual, pr-natal, sade bucal e mental, internao, urgncia, sintomas depressivos, tabagismo, uso de lcool e outras drogas. Sinais sugestivos de violncia no ncleo familiar.

Ginecologista
- Apoiar e participar das atividades de educao em sade (grupos de orientao afetivo sexual). - Tratar doenas diagnosticadas que no foram solucionadas pelo generalista e/ou pediatra de apoio, como: DST, leucorrias, alteraes do ciclo menstrual de difcil controle, patologias vulvares, policistose ovariana e suas repercusses, alteraes mamrias no responsivas a tratamentos anteriores.

Auxiliar de Enfermagem
- Orientar e encaminhar os adolescentes da rea de abrangncia para avaliao de sade anual com a ESF; - Verificar situao vacinal e orientar atualizao do carto de vacinas; - Medir sinais vitais ( peso, altura, PA, freqncia cardaca e respiratria), quando necessrio.

Enfermeiro
- Captar, atender e realizar consulta ou encaminh-los para avaliao de sade anual priorizando casos de maior risco (gravidez, DST/AIDS, drogadio, vtimas de violncia). - Identificar situaes de risco como: violncia domstica e sexual, abuso de lcool e drogas, trabalho precoce, evaso escolar, gravidez na adolescncia, distrbios de comportamento e informar ocaso ESF. - Acolher o casal grvido, incentivando a participao do pai adolescente e encaminhando para o pr-natal o mais breve possvel. - Realizar consulta de pr-natal. - Fazer aconselhamento e orientao sobre uso de preservativos e contraceptivos. - Verificar situao vacinal e orientar atualizao do Carto de Vacina.

Assitente Social
- Atender os encaminhamentos das ESF. - Avaliar situaes ou comportamentos de risco (evaso escolar, trabalho, violncia domstica e sexual, tabagismo, uso de drogas, sintomas depressivos) e encaminhar s instituies ou rgos pertinente ao problema. - Fazer os encaminhamentos necessrios para os rgos competentes (de sade, sociais, jurdicos, psicolgicos e de autoajuda). - Enviar relatrio (contra - referncia) para profissional solicitante e informar as condutas tomadas, registrando no pronturio. - Agendar retorno e/ou visita domiciliar quando necessrio.

Equipe de Sade Mental


- Atender os adolescentes encaminhados pela ESF, priorizando aqueles em situao de risco (sinais de depresso, idias suicidas, abuso de drogas, autismo, psicoses e neuroses graves) conforme fluxo; Nos Centros de Sade com as Equipes Bsicas de Sade Mental (psiquiatra e dois tcnicos de nvel superior). Nas Equipes Complementares de Ateno Sade Mental da Criana e do Adolescente (psiquiatra da infncia e adolescncia, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo e assistente social). - Apoiar as equipes de ESF, discutindo e orientando casos de menor risco. - Apoiar e participar das aes educativas abordando temas referentes preveno ao abuso de drogas, depresso, anorexia, bulimia, etc.

Equipe de Sade Bucal


- Atender a demanda espontnea e/ou os encaminhamentos da ESF e pediatra de apoio. - Orient-los e encaminh-los para avaliao de sade anual pela ESF. - Inclu-los nas aes individuais e coletivas de sade bucal. - Apoiar e promover aes de preveno e promoo de sade bucal em atendimentos individuais ou em grupos operativos.

Anda mungkin juga menyukai