Anda di halaman 1dari 60

CAMADA LIMITE TRMICA

Ana Carla Venturin Ana Caroline Santos Rocha Ariel Lamonato Arthur Brunelli Sales Caroline Lima Janeiro

Fenmenos de Transporte II Prof. Marcelo Silveira Bacelos

So Mateus ES 15 de abril de 2013

Refrigerador Termoacstico

Histrico
Antiguidade: necessidade de armazenamento e conservao alimentos; 1803 - Thomas Moore: refrigerador; 1806 -Frederick Tudor: casas de gelo; 1834 -Jacob Perkins descreveu pela primeira vez um equipamento de refrigerao que operava em regime cclico; 1859 - Ferdinand Carr patenteou o primeiro sistema de refrigerao por absoro usando a amnia como fluido refrigerante; Incio o uso da refrigerao em escala industrial e do desenvolvimento de novos refrigerantes;

Termoacstica
Termoacstica utiliza: um fenmeno fsico que
um gradiente de temperatura em uma parede gera uma onda sonora ressonante; uma onda sonora ressonante temperatura em uma parede; gera um gradiente de

Gases de trabalho inertes: hlio, argnio, xennio; Baixo custo de produo;

Refrigeradores Termoacsticos
Em 1850 Karl Friedrich Julius Sondhauss:
Observou que ondas sonoras eram produzidas quando era aquecida a extremidade fechada de um tubo em que a outra extremidade aberta estava na temperatura ambiente. Com o aquecimento, o ar presente no interior do tubo era comprimido pelo ar mais frio da outra extremidade, e que isso acontecia em Figura 1: ciclos;
Sondhauss Tube.

Sondhauss Tube;

Rijke (1859) utilizou um tubo de vidro, aberto nas duas extremidades percebeu que o tempo de durao do som era o tempo necessrio para o resfriamento da grade metlica que havia sido aquecida; Tubo fechado-aberto funciona como um ressonador de de onda e o tubo aberto-aberto opera como um ressonador de onda. Tominaga (1995) linearizou algumas equaes de mecnica dos fluidos em termo de trs variveis de oscilao: Presso; Entropia; Deslocamento ou velocidade do elemento de fluido; A converso de energia composta por uma dissipao viscosa da energia cintica e processos entre temperatura-entropia.

Oscilao na entropia - equao geral do transporte de calor e segunda lei da termodinmica; Fluxo de calor e a converso de energia - expressos em termo das oscilaes na presso e no deslocamento ou velocidade; Influncia da difusividade trmica de um fluido importante no fenmeno da termoacstica; Baixa difusividade trmica o fluxo de calor desaparece:
converso de energia se iguala dissipao viscosa da energia cintica;

Representao Refrigerador Termoacstico


Componentes Funcionais: Gs; Atuador; Trocadores de calor quente e frio; Ressonador; Material laminar empilhado dentro do ressonador, chamado de stack;

Figura 2: Refrigerador termoacstico tipo onda estacionria.

Princpio de funcionamento

Figura 3: As quatro etapas do ciclo ideal de uma parcela de gs em um refrigerador termoacstico.

A parcela de gs que no est em contato com a parede simplesmente comprimida e expandida adiabaticamente. A parcela de gs que est muito prxima da parede comprimida e expandida isotermicamente. Entretanto, a parcela de gs que est a uma camada limite trmica k de distncia da parede possui contato trmico suciente para trocar calor com a parede.

Gradiente de temperatura depende de vrios fatores:


Da regio onde est localizada a parede e do comprimento da parede. Aumentando a rea de contato entre o gs e a parede, a quantidade de calor retirada do lado frio e depositada do lado quente tambm aumenta.

Gs
A viscosidade a principal fonte de perdas no sistema, por isso reduzir o efeito da viscosidade frente condutividade trmica do gs desejvel. A reduo do nmero de Prandtl do gs implica ou na reduo do efeito da viscosidade ou em um aumento da condutividade do gs. Ambos os efeitos resultam em um aumento do COP do sistema.

Dimensionamento do refrigerador
Consideraes:
Escoamento laminar e permanente; Conveco forada externa em placa paralelas;

Espessura da camada limite trmica e hidrodinmica:

Dimensionamento do refrigerador
Transio de Laminar para turbulento:

Espessura da camada limite trmica:

Dimensionamento do refrigerador

Stack
Os parmetros espaamento entre lminas 2y0 e espessura da lmina 2l do stack tambm possuem um valor timo para COP. Um espaamento 2y0 muito grande faz com que muitas partculas de gs se expandam e comprimam adiabaticamente. J um espaamento muito pequeno faz com que todo o gs movimentado permanea na temperatura da lmina, e isso resulta em um menor bombeamento de calor.

Figura 4: Variao do COP em funo da espessura da lmina e do espaamento entre as lminas.

Formao de Gelo em Aeroflios

Aplicaes:
Figura 5: Formao de gelo na superfcie de aeronaves

A formao de gelo nas superfcies de uma aeronave ocorre quando ela atravessa uma nuvem, que contem gotculas de gua. Quando a gotcula est em um estado de subresfriamento metaestvel, pequenas perturbaes mecnicas ou trmicas podem iniciar seu processo de congelamento.

A taxa de congelamento e a quantidade de gelo formado dependero:


Forma da superfcie, Condies atmosfricas, como a temperatura, Quantidade de gotas e tamanho das gotas; Das condies de voo, tais como velocidade e ngulo de ataque da aeronave.

O gelo pode se formar em diversas superfcies da aeronave. Condio de risco ao se formar nos aeroflios, afetando o desempenho aerodinmico.

Superfcies sujeitas a formao de gelo:

Aeroflio
Umaeroflio uma seco bidimensional, projetada para provocar variao na direo da velocidade de um fluido.

Quando a superfcie da aeronave passa pela nuvem, as gotas tendero a se congelar no momento do impacto e transferir a entalpia de solidificao para a superfcie. Os mecanismos para essa entalpia so por conveco e por evaporao de gua.

Formao do gelo
Rime Icing
Gotas congelam completamente no impacto com a superfcie. Gelo opaco. Forma:

Condies para a formao: Baixa temperatura ambiente, Baixa velocidade de escoamento, Baixa concentrao de gua.

Glaze Icing
Quando as gotas no se congelam completamente no impacto com a superfcie. Filme de gua. Forma:

Condies: Temperatura ambiente mais alta, Velocidade de escoamento mais alta, Concentrao de gua mais alta. A rugosidade da formao do gelo pode variar de fraes de milmetros a alguns milmetros de altura e largura

Beak icing
Menos comum de ser encontrada, as gotculas tambm no se congelam completamente com o impacto. Filme de gua que se resfria devido a acelerao: Forma:

Condies:

Temperatura ambiente est prxima a temperatura de fuso da gua ou quando a aeronave voa em altas velocidades.

Elaborao de modelos para representar o fenmeno, auxiliam no desenvolvimento de sistemas de proteo a formao do gelo. Determinam a quantidade de energia trmica que deve ser transferida para as superfcies que devem ser protegidas.

Tornam mais econmicas a certificao de aeronaves. A transferncia de calor por conveco calculada, nos cdigos citados, atravs da anlise integral da camada limite sobre uma superfcie rugosa.

Trajetria das gotculas de gua num escoamento em um aeroflio

Maior coeficiente de coleta (maior concentrao de gotculas) na parte axial do aeroflio ao escoamento

Esquema do escoamento das gotculas de gua e do ar em um aeroflio

Desenvolvimento do gradiente de temperatura na lmina de gua escoando no aeroflio


T

aerofli o

Ts

Lmina de gua

Formao de gelo no aeroflio


Acmulo na regio de maior concentrao Aeroflio, Ts Partcula de gua

Choque com aeroflio: transferncia da entalpia de solidificao Camada de gelo

Aeroflio, Ts

Resultados de simulaes para a formao de gelo em condies distintas do sistema em diferentes tipos de aeroflios, segundo Stefanini, L. M.

Formao de gelo x Acidentes Aeronuticos


O acmulo de gelo na superfcie de uma asa no protegida, pode gerar uma degradao significativa do desempenho aerodinmico. Diminuio da sustentao, Aumento do peso, o arrasto e a velocidade de estol, Afeta a manobrabilidade e controlabilidade da aeronave.

Formao de gelo x Acidentes Aeronuticos


09 de fevereiro de 2009: Queda do avio Q400 Bombardier da companhia americana Continental Gelo acumulado na asa do avio. Perda de sustentao.

Tipo de Sistema de Proteo Contra-Gelo


Sistema anti-gelo: previnem a formao de gelo e operam continuamente e garantem a no formao de gelo nas superfcies protegidas. Sistema de degelo: removem o gelo acumulado na superfcie.

Tipos mais utilizados de sistemas anti-gelo

Trmicos de Ar Quente: estes sistemas transferem calor superfcie protegida utilizando ar quente sangrado dos compressores de motores. Eletrotrmicos: estes sistemas utilizam aquecimento por resistncias eltricas, geralmente so instalados em sondas, cap de radares.

Sistema anti-gelo eletrotrmico em um aeroflio


Aeroflio com geometria e condies de teste similares s do caso padro. Caso padro em estudo baseado em dois critrios: Existncia de dados experimentais confiveis na literatura aberta Similaridade das condies experimentais com as condies de operao de um sistema anti-gelo de uma aeronave comercial A geometria do aeroflio escolhida um perfil bidimensional NACA 0012, que possui 0,914 m de corda por 1,829 m de envergadura.

Sistema de anti-gelo eletrotrmico


zona A: 19,05 mm, zonas B, C, D, E: 25,4 mm , zonas F e G: 38,1 mm. O sistema de aquecimento do bordo de ataque utilizado no teste era composto por seis camadas na seguinte ordem: ao inoxidvel, elastmero, elemento aquecedor, elastmero, composto de fibra de vidro e epxi, isolamento de espuma de silicone.

Condies de teste
A tabela apresenta as condies experimentais para os testes realizados no tnel de gelo para cada caso.

Fluxo de calor dos aquecedores eltricos

Caso 22A

Caso 22A

Caso 67A

Caso 67A

Referncias Bibliogrficas
Efeitos da Cama da Limite Trmica na Formao de Gelo em Aeroflios de Uso Aeronutico, STEFANINI, L.M. Simulao Trmica de um Sistema Antigelo de um Aeroflio, SILVARES, O.M. Estudo e Desenvolvimento de um Refrigerador Termoacstico Experimental, GONZALEZ, R.P. Desenvolvimento de um refrigerador termoacstico tipo onda estacionria,ROMAN, A.L.

Anda mungkin juga menyukai