Anda di halaman 1dari 20

0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

0 INSTITUTO DE LETRAS E LINGUSTICA


0 ESTGIO SUPERVISIONADO DE LNGUA PORTUGUESA I

0 Oralidade e ensino de lngua: uma questo pouco falada

0 Prof. Dr. Eliana Dias

0 Aluna: Ludmila Maria Bortolozo

0 O autor

Luiz Antonio Marcuschi um linguista brasileiro. Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Tem experincia na rea de Lingstica , com nfase em Teoria e Anlise Lingstica. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Metodologia, Epistemologia, Lgica.

O homem um ser que fala!


0 A fala uma atividade central no cotidiano das pessoas.

Todavia, as instituies de ensino, os livros didticos e professores no do a devida importncia centralidade da fala nem na sua relao com a escrita.

0 Como se apresenta hoje a concepo e anlise da lngua

falada nos LDP e quais as alternativas para a superao do problema? (p. 19)

0 Se preocupando em trabalhar com estudos gramaticais,

exerccios de compreenso e atividades de redao. Os LDP demonstram que seu conceito de lngua um conjunto de regras gramaticias, um instrumento de comunicao e um meio de transmisso de informao.

0 Observando os LDP em geral, constata-se que poucos

preocupam-se em explicitar a noo de lngua com que operam. (p. 19)

Lngua e Linguagem:
0 Linguagem: usa-se signos com objetivos cognitivos. A

linguagem caracteriza a espcie humana como sujeito reflexivo. A linguagem se apresenta como um fenmeno humano, inato e geneticamente transmitido pela espcie.

0 Lngua: um dos diversos modos de manifestao concreta dos

sistemas de comunicao humanos, se manifesta como atividades scioculturais para a comunicao interpessoal. Lngua se refere sempre uma dada lngua natural, como lngua portuguesa, lngua inglesa, e assim por diante. As lnguas se diferenciam em diversos aspectos: morfolgico, semntico, pragmtico, cognitivo, entre outros.

0 Portanto, segundo Marcuschi, as lnguas no so apenas um

cdigo para comunicao interpessoal, mas uma atividade interativa de natureza sciocultural e histrica. Para o autor a lngua apresenta as seguintes caractersticas: heterogeneidade, indeterminao, historicidade, interatividade, sistematicidade, situacionalidade, cognoscibilidade.

0 J os LDP apresentam a lngua como: clara, uniforme,

desvinculada dos usurios, descolada da realidade, semnticamente autnoma e a-histrica. A lngua um instrumento de comunicao.

O lugar e o papel da oralidade no ensino de LP.


0 Segundo os LDP: a principal tarefa da escola ensinar a escrita.
0 A viso monoltica da lngua leva a postular um dialeto de fala

padro calcado na escrita, sem maior ateno para as relaes de influncias mtuas entre fala e escrita. (p. 22)

0 Os autores de manuais didticos, em sua maioria, ainda no

sabem onde e como situar o estudo da fala. (...) Certamente, no se trata de ensinar a falar. (p. 22)

0 Por que trabalhar a lngua falada na escola?

0 Um aspecto central no estudo da fala a variao. (...) Mostrar

que a lngua falada variada e que a noo de um dialeto padro uniforme (...) uma noo terica e no tem um equivalente emprico. (...) A abordagem da fala permite entrar em questes geralmente evitadas no estudo da lngua, tais como as de variao e mudana. (p. 22)

0 Trabalhar questes como a variao lingustica, apresentando

noes como sotaque, estilo e grias pode ajudar na conscientizao de que a lngua no homognea nem monoltica.

0 Tambm possvel analisar nveis de uso da lngua, bem como

suas formas de realizao, desde o mais coloquial at o mais formal, seja na fala ou na escrita, sem se ater a aspectos estritamente lexicais. (...) Aspectos relativos polidez, ao tratamento interpessoal, s relaes interculturais e muitos outros que podem ser facilmente observados na produo lingustica na prpria sala de aula. (p. 22-23)

0 No se trata de transformar a fala num tipo de contedo

autnomo no ensino da lngua: ela tem de ser vista integradamente e na relao com a escrita. (...) O estudo da oralidade pode mostrar que a fala mantm com a escrita relaes mtuas e diferenciadas, influenciando uma a outra nas diversas fases da aquisio da escrita. (p. 23)

0 O trabalho com a oralidade pode, ainda, ressaltar a

contribuio da fala na formao cultural e na preservao de tradies no escritas que persistem mesmo em culturas em que a escrita j entrou de forma decisiva. (p. 23)

0 Dedicar-se ao estudo da fala tambm uma oportunidade

singular para esclarecer aspectos relativos ao preconceito e discriminao lingustica, bem como suas formas de disseminao. (p. 23)

0 Ao debater com os alunos as questes do preconceito

lingustico, importante mencionar os mecanismos de controle social e o poder que as variantes de prestgio apresentam.

A fala nos LD.


0 O espao dedicado lngua falada raramente supera o ridculo

percentual de 20% no cmputo geral de pginas. (p. 24)

0 A partir de uma anlise do tratamento da oralidade em LDP de

ensino fundamental :

0 a terminologia para tratar a oralidade ainda no se acha bem

fixada; confunde-se gria com dialeto e regionalismo; 0 falta uma concepo de lngua falada; 0 dicotomizao do padro com o no-padro, o que causa uma viso monoltica e uniformizada da fala; 0 a lngua falada aparece quase sempre tratada como uma questo lexical restrita a usos grios, coloquiais e simplificados;

0 os exerccios com a linguagem coloquial e com a linguagem culta

so todos de reescrita de expresses descontextualizadas, e no de retextualizao; 0 as observaes sobre a lngua falada tratam de elementos no centrais, como questes gramaticais; 0 ignora-se a produo falada real, os textos trabalhados so todos da escrita oralizada; 0 no h observaes sobre regionalismos, quase no se encontra indicaes da literatura de cordel ou a poesia popular em que se escreve imitando a fala; 0 quase no h menes sistemticas variao lingustica da fala; 0 as atividade de reescrita da fala no apontam para a possvel mudana de sentido na nova formulao, sugerindo uma crena subjacente e no explicitada na possibilidade de traduo perfeita.

Orientao programtica
0 A anlise da interao verbal oral pode ser tida, portanto, como

uma contribuio para a compreenso do que se entende quando se afirma que o homem um ser social. (p. 28)

0 conveniente ter uma ntida concepo de lngua falada e

lngua escrita, sem privilegiar uma ou outra e evitando relaes dicotmicas. (p. 28)

0 importante ter em mente que o ensino de lngua na escola no

visa a formar linguistas ou gramticos e muito menos analistas de texto ou da conversao. Tudo se resume a este objetivo: ensinar os alunos a perceberem a riqueza que envolve o uso efetivo da lngua como um patrimnio maior do qual no podemos abrir mo. (p. 30)

0 A lngua ser a grande ferramenta diria da qual ningum

poder abdicar durante toda sua vida, venha ele a fazer seja l o que for. (p. 30)

0 Um grande desafio enfrentado pelos LDP que trabalharem com a

lngua falada de forma satisfatria, ser a variao lingustica, uma vez que quando no bem entendida gera discriminao e preconceito.

0 Que tipo de informao ativada pela variao lingustica? (p.

30)

0 A variao mostra que a lngua heterognea e no monoltica e

homognea (...), no existe a menor razo para, em questes de lngua falada, reduzir a observao ao aspecto lexical e passar ao aluno a ideia de que a fala apenas uma questo de registro e nvel de lngua, solvel no aprendizado de umas poucas estratgias e tcnicas da reescrita. (p. 31)

0 Ao tratar da questo da variao lingustica o indivduo entrar

em questes ideolgicas muito complexas, sobre o que estigmatiza uma pessoa e como uma variante pode ter tanto poder e domnio em determinada cultura. Tratar da questo da oralidade vai alm do lingustico, estimula o pensamento crtico e abre os olhos do aluno quanto questes sociais.

Algumas sugestes para anlise da lngua falada


0 Audies de fitas com falas das mais diversas regies

brasileiras e de pessoas diferenciadas quanto ao sexo, idade, profisso, formao etc. (p. 31) 0 Debate a respeito da formao do preconceito e da discriminao lingustica. Observao da variao com um olhar no discriminatrio. (p. 31) 0 Anlise da polidez e sua organizao na fala. (...) observar como este aspectio interfere de maneira decisiva na qualidade da interao verbal e na compreenso. (p. 31) 0 Identificao dos papis dos interlocutores e dos diversos gneros produzidos determinando suas caractersticas. (p. 31)

0 Discusso sobre quais so as diferenas em relao escrita.


0 Identificao de alguns aspectos tpicos da produo oral, tais

como as hesitaes, os marcadores conversacionais, repeties de elementos lexicais, correes etc. 0 Atividades de reescritura de um dilogo dos que aparecem nos livros em lngua escrita padro. Indicar em que situao se reproduz este mesmo tipo de linguagem que se tem num certo texto didtico. Em que que muda, sob o ponto de vista de efeito esttico e de compreenso, o fato ed se reescrever um texto?

0 REFERNCIAS
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e ensino de lngua: uma questo pouco falada. In: DIONSIO, A. P. ; BEZERRA, M. A. O livro didtico de Portugus. Rio de Janeiro, Lucerna: 2001.

Anda mungkin juga menyukai