Anda di halaman 1dari 18

OS TIPOS DE SOLOS

O tipo de solo encontrado em um


lugar vai depender de vrios fatores: o

tipo de rocha matriz que o originou, o


clima, a quantidade de matria

orgnica, a vegetao que o recobre e


o tempo que se levou para se formar.

Substncias Slidas

gua

Ar

Partculas Minerais: o meio onde os originadas da nutrientes solveis do solo desintegrao e esto dissolvidos. decomposio das rochas. Partculas Orgnicas: formadas por restos de seres vivos ou produtos eliminados por estes.

Ocupa o espao entre as partculas, permitindo a respirao dos microorganismos e das razes das plantas.

Em climas secos e ridos, a intensa evaporao faz a gua e os sais minerais subirem. Com a evaporao da gua, uma camada de sais pode depositarse na superfcie do solo, impedindo que uma vegetao mais rica se desenvolva. J em climas midos, com muitas chuvas, gua pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regies mais profundas.

Alguns tipos de solo secam logo depois da chuva, outros demoram para secar. Por que isso acontece? E ser que isso influencia na fertilidade do solo?

Solos arenosos

So aqueles que tm uma quantidade maior de areia do que a mdia (contm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque so muito porosos e permeveis: apresentam grandes espaos (poros) entre os gros de areia. A gua passa, ento, com facilidade entre os gros de areia e chega logo s camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a gua. Por isso, os solos arenosos so geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas

Solos argilosos

Os chamados solos argilosos contm mais de 30% de argila. A argila formada por gros menores que os da areia. Alm disso, esses gros esto bem ligados entre si, retendo gua e sais minerais em quantidade necessria para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas. Mas se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poas aps a chuva. A gua em excesso nos poros do solo compromete a circulao de ar, e o desenvolvimento das plantas fica prejudicado. Quando est seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.

Solo humfero

A terra preta, tambm chamada de terra vegetal, rica em hmus. Esse solo, chamado solo humfero, contm cerca de 10% de hmus e bastante frtil. O hmus ajuda a reter gua no solo, torna-se poroso e com boa aerao e, atravs do processo de decomposio dos organismos, produz os sais minerais necessrios s plantas. Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporo de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, alm do hmus. Essa composio facilita a penetrao da gua e do oxignio utilizado pelos microorganismos. So solos que retm gua sem ficar muito encharcados e que no so muito cidos.

AGRICULTURA

CULTIVO MECANIZADO

AGRICULTURA FAMILIAR

Terra Roxa

Terra roxa um tipo de solo bastante frtil, caracterizado por ser o resultado de milhes de anos de decomposio de rochas de arenito-basltico originadas do maior derrame vulcnico que este planeta j presenciou, causado pela separao da Gondwana- Amrica da Sul e frica - datada do perodo Mezozico. caracterizado pela sua aparncia vermelho-roxeada inconfundvel, devida a presena de minerais, especialmente Ferro. No Brasil, esse tipo de solo aparece nas pores ocidentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se sobretudo nestes trs ltimos estados por sua qualidade.

PERFIL DE SOLO

Processos erosivos

Para evitar os processos erosivos que causam diversos prejuzos ao solo necessrio conservar a vegetao nativa e verificar as maneiras mais adequadas de cultivar a terra.

Plantio em curvas de nvel ou terraceamento

POLUIO DO SOLO

Anda mungkin juga menyukai