Anda di halaman 1dari 26

CURSO TCNICO PROFISSIONAL

NATUREZA TCNICA DOS SOLOS

Prof Leandro Oliveira Engenheiro Civil

Natureza tcnica dos solos SOLO


CONCEITO

Solo um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfcie terrestre. Os solos so constitudos de trs fases: slida (minerais e matria orgnica), lquida (soluo do solo) e gasosa (ar).

produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformao se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
Inconsolidado= um corpo que no se consolidou, que no apresenta consistncia ou solidez ou estabilidade.

CONCEITO AMPLO: Solo todo material terroso

Introduo a Mecnica dos Solos

A Mecnica dos Solos estuda o comportamento do solo sob o aspecto da Engenharia Civil. Atualmente, a Mecnica dos Solos situa-se dentro de um campo mais envolvente que a rea geotcnica. Tem como objetivo estudar as propriedades fsicas dos materiais geolgicos (solos, rochas) e suas aplicaes em obras de Engenharia Civil.

A origem dos solos

Todos os solos tm origem na desintegrao/decomposio das rochas que formam a crosta terrestre.

Origem e formao dos solos


Os solos so provenientes da deteriorao da rocha atravs de um processo denominado intemperismo, ou seja, a ao do tempo. As vrias formas de intemperismo podem ser classificadas em dois grandes grupos: intemperismo mecnico, intemperismo qumico e intemperismo biolgico.

Intemperismo= o processo pelo qual as rochas da superfcie terrestre so alteradas ou levadas a se desintegrar pela ao do vento, da gua, do clima, ou ainda, por reaes qumicas ou biolgicas.

INTEMPERISMO

Intemperismo mecnico

Intemperismo mecnico
a forma mais comum de intemperismo, sendo causada pela aplicao de vrias foras fsicas, que causam a desintegrao de rochas em pedaos menores.
Exemplo= Mudanas de temperatura, que causam a expanso e retrao da rocha. Permitindo que haja fendas nas rochas, resultando em sua separao em lminas ou escamas.

Intemperismo qumico

Intemperismo qumico
Ao da gua da chuva carregada de elementos atmosfricos, como o CO2: que ataca os minerais da rocha em sua superfcie exposta e em suas fraturas e os decompem dando origem a novos minerais.

Intemperismo biolgico

Intemperismo Biolgicos
caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos. Exemplo= Plantas que crescem na superfcie da rocha.

TIPOS DE SOLOS

TIPOS DE SOLOS
RESIDUAIS TRANSPORTADOS

SOLOS RESIDUAIS

SOLOS RESIDUAIS

So solos produzidos pela desagregao das rochas. Recebem o nome de residuais ou in situ por terem sido formados no mesmo local onde se encontram.
TIPOS DE SOLOS RESIDUAIS SOLO ELUVIAL: Solo superficial e solo residual maduro SOLO DE ALTERAO: Tambm chamado de saprolito (saibro) e solo residual jovem.

Origem e formao dos solos

Perfil geotcnico tpico de solo residual

SOLOS TRANSPORTADOS

SOLOS TRANSPORTADOS
O produto de alterao removido de sobre a rocha me por um agente qualquer. Segundo esses agentes e segundo o local de deposio os solos transportados podem ser:

Aluviais (gua) Elicos (vento) Coluviais (gravidade) Lacustres (depositados em lagos) Marinhos (depositados em mares) Glaciais (geleiras).

Origem e formao dos solos

Anda mungkin juga menyukai