Anda di halaman 1dari 21

COLETA DE AMOSTRAS E POSIES PARA EXAMES

PROF. AMANDA

PUNO VENOSA
Consiste em perfurar uma veia com uma agulha e coletar uma amostra de sangue em uma seringa ou tubo vcuo. Veias preferidas: as da fossa antecubital (baslica, ceflica e mediana), no punho, no dorso da mo ou do p. Geralmente realizado pelo tcnico em laboratrio, mas o pessoal de enfermagem pode realizar ocasionalmente. Material Tcnica

PUNO VENOSA
CUIDADOS: Aspirar lentamente o sangue,puxando suavemente o mbolo para criar aspirao, caso contrrio, poder colabar a veia. Remova o torniquete logo que o sangue fluir adequadamente de modo a evitar a estase sangnea e a hemoconcentrao, que podem prejudicar os resultados do exame. Se o fluxo estiver lento, deixe o torniquete na posio por mais tempo, mas sempre o remova antes de retirar a agulha. Depois que tiver coletado a amostra, coloque uma compressa de gaze sobre o stio de puno e remova de forma lenta e suave a agulha.

PUNO VENOSA
CUIDADOS: Aplique presso suave no stio de puno por 2 a 3minutos ou at que o sangramento cesse, prevenindo o hematoma. Em caso de aparecimento do hematoma, aplique compressa quente. Nunca colete uma amostra venosa a partir de um brao ou perna que j esteja sendo empregado para terapia IV ou administrao de sangue, ou a partir de um stio de infeco (pode introduzir patgenos para o sistema vascular). No colete sangue a partir de reas edemaciadas, derivaes arteriovenosas e stios de hematomas ou leso vascular prvios . Evite puncionar veias de MMII, devido ao risco de tromboflebite.

HEMOCULTURA
Para detectar invaso bacteriana (bacteremia) e a disseminao sistmica de uma infeco (septicemia) atravs da corrente sanguinea. Atravs de uma puno venosa, o profissional transfere a amostra para os frascos (um aerbio e um anaerbio). Adulto: 10ml (5ml em cada frasco de 50ml) Criana: 2 a 6 ml (metade em cada frasco de 20ml) Resultados entre 24 e 72hs.

TESTE DE GLICEMIA
Meio rpido e fcil de testar o nvel de glicose do sangue. Utilizados em pacientes diabticos, para rastrear DM, ou hipoglicemia e distinguir o coma diabtico do no-diabtico. Obtida atravs de sangue de puno digital, calcnea ou do lobo da orelha. (Em lactentes, prefere-se no calcanhar e primeiro artelho).

GASOMETRIA ARTERIAL
Obteno de uma amostra de sangue arterial, com o objetivo de avaliar a ventilao (atravs do ph sanguineo, PaO2, PaCO2), revelando o equilbrio cidobsico do sangue. Locais: braquial, radial, femoral ou uma linha arterial. Profissionais: mdico (femoral principalmente) e enfermeiro. Teste de Allen Heparinizao da seringa. ngulo de puno: 30 a 45. Braquial: 60.

GASOMETRIA ARTERIAL
Aps a puno, pressionar por pelo menos 5 minutos ou at cessar o sangramento. Em caso de terapia anticoagulante, aplicar presso por 10 a 15 minutos, para evitar o hematoma. Remover bolhas de ar da seringa.

Exames de urina
Ao acaso: triagem laboratorial para distrbios urinrios e sistmicos, bem como para rastreamento de substncias. A partir de uma sonda de demora: por clampeamento do tubo de drenagem e esvaziando a urina acumulada dentro de um frasco ou aspirando com uma seringa. Urina de 24hs: tambm pode ser de 2 ou 12hs. Para avaliar a excreo diria de determinadas substncias (hormnios, protenas, eletrlitos).

COLETA DE FEZES
Para determinar a presena de sangue, ovos e parasitas, bile, gordura, patgenos ou determinadas substncias como medicamento ingerido. Amostra ao acaso Amostra de 24hs Armazenar em um refrigerador longe de alimentos, para evitar a contaminao.

TESTE DE SANGUE OCULTO NAS FEZES


Para detectar sangue oculto, o qual pode estar presente com o cncer colorretal e para diferenciar entre a melena e as fezes semelhante a melena. Determinados medicamentos: suplemento de ferro, bismuto, podem escurecer as fezes, assemelhando-as a melena.

COLETA DE ESCARRO
Podem ser cultivadas para identificar patgenos respiratrios. Mtodos: expectorao, aspirao traqueal e, raramente, a broncoscopia. EXPECTORAO: na posio de fowler alta, ou sentado em uma cadeira. Solicitar o pacientea tossir profundamente e expectora diretamente dentro do frasco, com pelo menos 15ml de escarro.

COLETA DE ESCARRO
POR ASPIRAO TRAQUEAL: em posio semi-fowler ou fowler alta. 1. Administre O2 antes do procedimento. 2. Aps introduzir a sonda, aspirar por 5 a 10 segundos, nunca por mais de 15 segundos, porque a aspirao prolongada pode provocar hipxia. 3. Se no obtiver uma amostra atravs da aspirao, realize a percusso torcica, para amolecer e mobilizar as secrees e aps 20 a 30 minutos repita o procedimento de aspirao traqueal.

PUNO LOMBAR
Insero de uma agulha dentro do espao subaracnide do canal espinhal. Serve para detectar PIC aumentada ou presena de sangue no LCR, para obter amostras de LCR para anlise laboratorial e para injetar corantes ou gases para contrastes de exames radiolgicos. Tambm para administrar medicamentos ou anestsicos e para aliviar a PIC atravs da remoo do LCR. Realizada por mdico. Pode causar cefalia, meningite, sangramento dentro do canal espinhal, dor local at herniao tonsilar e compresso medular.

PAPANICOLAU
Deteco precoce do cncer de colo do tero. Consiste na raspagem de secrees a partir do colo, espalhando-as sobre uma lmina e cobrindo imediatamente com uma soluo fixadora. Posio: litotomia Instrues: no usar medicamentos vaginais e duchas (48hs), no estar menstruada. Se a paciente tiver se submetido a histerectomia total, colete as amostras do exame a partir da coleo vaginal e do coto.

COLETA DE AMOSTRAS
1. 2. 3. 4. 5. 6. DE FARINGE DE NASOFARINGE DE FERIDAS AUDITIVA OCULAR RETAL

BIPSIA DE MEDULA SSEA


Atravs de aspirao ou bipsia por agulha. Permite a avaliao da composio sanguinea global, inclusive os elementos sanguineos, clulas precurssoras e clulas anormais ou malignas. Realizado por um mdico. Risco de sangramento e infeco.

BIPSIA DE PELE
Um pequeno pedao de tecido removido de uma leso que se suspeita seja maligna ou a partir de outra dermatose, enquanto o paciente est sob anestesia local. Por raspagem: corta a leso acima da linha cutnea Por puno: remove o ncleo central a partir do centro da leso. Excisional: remove toda a leso. Complicao: sangramento

POSIES PARA EXAMES


FOWLER Paciente fica semi sentado. Usado para descanso, conforto, alimentao e patologias respiratrias SIMs Lado direito: deitar o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais flexionada, chegando prxima ao abdmen. Para o lado esquerdo, basta inverter o lado e a posio das pernas. Posio usada para lavagem intestinal, exames e toque.

POSIES PARA EXAMES


GENU-PEITORAL

Paciente se mantm ajoelhado e com o peito descansando na cama, os joelhos devem ficar ligeiramente afastados. Posio usada para exames vaginais, retais e cirurgias.
GINECOLGICA A paciente fica deitada de costas, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos ps sobre o colcho e os joelhos afastados um do outro. usado para sondagem vesical, exames vaginais e retal. LITOTOMIA A paciente colocada em decbito dorsal, as coxas so bem afastadas uma das outras e flexionadas sobre o abdme; para manter as pernas nesta posio usamse suportes para as pernas (perneiras). Posio usada para parto, toque, curetagem.

POSIES PARA EXAMES


TREDELEMBURG O paciente fica em decbito dorsal, com as pernas e p acima do nvel da cabea, posio usada para retorno venoso, cirurgia de varizes, edema. ERETA ou ORTOSTTICA O paciente permanece em p com chinelos ou com o cho forrado com um lenol. Posio usada para exames neurolgicos e certas anormalidades ortopdicas.

Anda mungkin juga menyukai