Anda di halaman 1dari 6

Fundamentos e Mtodos da Lngua Portuguesa

Anlise do material didtico Gramtica Normativa e/ou Contextualizada

Grupo
Graciella Valesi Priori Joseta Maria Teixeira Marcela Verssimo Rios Rosemeire Cerqueira de Farias Cardoso Professor Emerson Sitta

Gramtica Contextualizada
10. Leia a notcia abaixo, encontre as palavras que no combinam entre si e reescreva-as.

Namoro Animal J parou para pensar como so os relacionamentos no zoolgico de So Paulo? A paquera por l no nada fcil. Voc j se perguntou por que sempre que nasce um filhote de mamfero em algum zoolgico do mundo eles aparece na capa dos jornal? por que so bonitinho? Bonitinhos eles , mas o motivo outro. Reproduo em cativeiro no nada simples. Os bicho que vive em zoolgicos fica tmido na hora de namorar, pois esto num lugar cheio de coisas estranha: grades, portas, humanos, alimentao balanceada. Fora os visitante, que esto sempre ali, olhando... Outro motivo que eles no pode sair por a para paquerar. As opo bem restrita. A biloga Mara Cristina Marques, do zoolgico de So Paulo, explica que, as vezes, dois mamfero se olha e se gosta logo de cara. o que a gente chama de amor a primeira vista. Outras vez d um trabalho para que eles se entrose. Mesmo depois de muito esforo, no tem conversa. Nesta reportagem, trazemos as ltimas novidades sobre como anda a vida amorosa dos casal do zoo.
Folha de S.Paulo, 11. fev.2006, Folhinha (adaptado para fins didticos).

Gramtica Normativa
2- A. Leia as palavras oxtonas e as monosslabas tnicas. CAF VARAL LAR P SOF CIP BID DOMIN ARMAZM VOV F S

B. Sublinhe a ltima slaba das palavras que recebem acento. Com que letras essas slabas terminam?
C.Agora, escreva as palavras da lista no plural. D. Com seu grupo, escreva as regras de acentuao das oxtonas e das monosslabas tnicas. E. O que h de comum entre as regras de acentuao das oxtonas e das monosslabas tnicas?

Concluso
A partir da anlise dos dados apresentados nesse artigo, em primeiro lugar, foi possvel observar no primeiro exerccio que foi utilizado a gramtica contextualizada onde o aluno tem que pensar , observar, as concordncias, utilizando a norma culta , estando em consonncia com a perspectiva sociointeracionista, que v a linguagem como produto da interao do sujeito com o mundo. Em segundo lugar observamos em relao ao trabalho com a escrita a ortografia, onde o aluno estar aprendendo palavras novas. Em terceiro lugar temos o gnero escrito, representado por uma reportagem que um gnero textual, o qual faz um relato sobre Namoro dos animais no zoolgico, apresentado pelo discurso de experincias vividas, manifestado linguisticamente por meio de texto. No segundo exerccio pudemos notar que foi criado em cima da gramtica normativa, onde o aluno pensa nas regras, no havendo interao com o mundo. So palavras aleatrias, colocadas apenas para o aluno aplicar a regra sem fazer meno de como us-la no dia-a-dia.

Anda mungkin juga menyukai