Anda di halaman 1dari 46

VIII SEMANA ACADMICA DE CINCIAS SOCIAIS

Oficina Escrevendo textos acadmicos

Fernando Baptista Leite Universidade Federal do Paran

12-14 Junho 2013

programa : escrevendo textos acadmicos


I. O ponto de partida
(1) Os propsitos do pesquisador (2) As etapas bsicas da pesquisa (3) O objeto de pesquisa : definio e delimitao (4) A abordagem terico-metodolgica

II. Mtodo de estudo


(5) Reviso bibliogrfica (6) Fichamento

III. Redao acadmica


(7) Estrutura do texto acadmico (8) Escrevendo o texto acadmico

o ponto de partida : o pesquisador


Quais so os seus propsitos? Cientficos : conhecer o que . Faculdades cognitivas : observar, analisar, descrever, explicar.

Humansticos : interpretar o significado.


Faculdades cognitivas : analisar, compreender, interpretar.

Ensasticos : apresentar uma ideia. Faculdades cognitivas : especular, analisar, discorrer.

Polticos : interferir-transformar o que . Faculdades cogntivas : arquitetar, criticar, propor.

Seus propsitos vo se relacionar com a escolha (i) do objeto de pesquisa e (ii) da perspectiva terica e os mtodos que sero aplicados. Certas perspectivas so mais ou menos adequadas a certos propsitos; A associao entre certas perspectivas e certos objetos j est presente em nossa trajetria e interesses de pesquisa.

etapas bsicas da pesquisa


objeto reviso bibliogrfica pergunta hiptese pesquisa emprica

o que eu quero o que se conhece o que eu quero o que eu acho que pesquisar? a respeito? conhecer a respeito? ocorre a respeito?

ocorre isso mesmo a respeito?

resultados

maneira de abordar o objeto

o que verifiquei ocorrer

objeto de pesquisa legtimo

abordagem tericometodolgica

pesquisa

desenho padro de pesquisa


def. rea, tema e objeto Definio do problema e da hiptese (C) abordagem tericometodolgica (D)

(A)

reviso bibliogrfica (B)

pesquisa emprica (E)

A. Localizao do objeto no campo acadmico: em qual rea temtica ele se encaixa? B. Consiste na anlise do conhecimento atualmente disponvel sobre A: quais so os argumentos que tratam do objeto? quais as teorias e mtodos mobilizados nesses argumentos? C. Definio da pergunta e da hiptese, tendo em conta B D. Definio da perspectiva teria e os mtodos a aplicar, tendo em conta C e B E. Aplicao de conceitos tericos e mtodos D em funo de C e B para construir dados sobre A.

desenho alternativo de pesquisa


Define-se a abordagem logo de partida
abordagem tericometodolgica (A) Definio do problema e da hiptese (D)

def. rea, tema e objeto (B)

reviso bibliogrfica (C)

pesquisa emprica (E)

A. A perspectiva terica define o horizonte e o escopo da rea e do tema

B. O objeto escolhido dentro do escopo previamente definido, em funo dos interesses do pesquisador
C. O conhecimento atualmente disponvel sobre B (argumentos que tratam do objeto e as teorias e mtodos mobilizados) so comparados e discutidos (e geralmente criticados) luz de A D. Definio da pergunta e da hiptese, tendo em conta C e B E. Aplicao de conceitos tericos e mtodos de A em funo de D e C para construir dados sobre B.

o objeto de pesquisa

definio de objeto de pesquisa


Um objeto de pesquisa ...
(1) um objeto concreto ou abstrato . concreto = observvel direta ou indiretamente; . abstrato = uma ideia, conceito ou representao (um fenmeno psquico-simblico). (2) um objeto legtimo [validade acadmica]

. isto : reconhecido como digno de ser estudado dentro de uma determinada disciplina ou tradio de pensamento; um objeto aceito pelos pares.
(3) um objeto tangvel [validade heurstica] . isto : possvel de ser abordado com os instrumentos tericos e metodolgicos disponveis.

delimitao do objeto
ordem de fenmenos (A) [social] disciplina acadmica (X) [cincias sociais]
rea tema

+ fenmeno

(i)

objeto (xi)

Fenmeno (ai) Ordem de fenmenos (A)

Objeto (x) Disciplina (X)

definio de objeto de pesquisa


Um objeto de pesquisa ...
(1) um objeto concreto ou abstrato . concreto = observvel direta ou indiretamente; . abstrato = uma ideia, conceito ou representao (um fenmeno psquico-simblico). (2) um objeto legtimo [validade acadmica]

. isto : reconhecido como digno de ser estudado dentro de uma determinada disciplina ou tradio de pensamento; um objeto aceito pelos pares.
(3) um objeto tangvel [validade heurstica] . isto : possvel de ser abordado com os instrumentos tericos e metodolgicos disponveis.

delimitao do objeto : exemplos


ordem: social sociologia
sociol. da cultura
grupos e estilos de vida

ordem: simblica antropologia


etnologia indgena
ritos e mitos

ordem: poltica cincia poltica Institues polticas


relaes Exec.-Leg.

O vesturio dos indies" do bairro So Francisco, em Curitiba (PR), e a cultura alternativa contempornea (2010-2012)

O corpo e o cosmos: cosmologia hindu e prtica de Yga s margens do rio Ganges, Mumbai

As relaes entre a Cmara dos Deputados e o Senado no presidencialismo de coaliso (20062010)

Repare-se como a rea (sociol. da cultura; instituies polticas) tende a ser institucionalizada, enquanto os temas no so. rea um conjunto institucionalizado de estudos a respeito de certos temas e objetos frequentemente pesquisados. Tema o assunto de que se quer tratar, no qual inserem-se objetos de estudo de natureza semelhante.

delimitando o objeto : o que fazer


1) Saiba identificar a ordem de realidade do seu objeto Social -Sociologia Simblica -Antropologia Poltica -Cincia Poltica

Como? Aprenda a definir poltico e poltica; social e sociedade; cultural e simblico. Consulte termos e conceitos fundamentais, em bons dicionrios e manuais, como sociedade,social, sociologia, estrutura social, sistema, ao, cultura, smbolos, valores, poltica, politico, Estado, governo, instituies etc.

Agora pergunte-se: estou no lugar certo? O seu objeto deve ser compatvel com as caractersticas fundamentais da disciplina caso contrrio, ela impor dificuldades ou impossibilitar o seu estudo. Analise-se e decida se a disciplina corresponde aos seus interesses, expectativas e necessidades.

delimitando o objeto : o que fazer


2) Defina a rea temtica da disciplina, qual pertence o seu objeto Consulte: (i) a diviso de reas da Capes : so as reas que foram institucionalizadas. So os eixos temticos da disciplina. (ii) os GTs de Antropologia, Sociologia ou Cincia Poltica nos encontros da Anpocs : os ttulos dos GTs correspondem s reas temticas historicamente mais importantes da disciplina. (iii) as mesas dos eventos da ABA, SBS ou ABCP : semelhante Anpocs mas as mesas de trabalho correspondem s reas atualmente mais importantes da disciplina. Sugesto: tente encaixar o objeto em algum GT da Anpocs ou mesa nos eventos da ABA, SBS ou ABCP e, a seguir, encaixe o GT ou a mesa nas reas da Capes.

delimitando o objeto : o que fazer


3) Defina um tema no qual se insere o seu objeto Consiste no conjunto de fatos que envolvem e caracterizam o objeto. Exemplo: Tema: eleies. Objeto: Inteno de voto e cobertura miditica nas eleies municipais de Curitiba, 2012.

Temas so delimitaes vagas. s vezes o mesmo objeto pode ser definido pertencendo a outro tema.
A variao do tema segue dois princpios: (i) tema anlogo, mais amplo ou mais restrito : (a) mais restrito: eleies municipais; (b) mais amplo: processos eleitorais. (ii) tema prximo, que foca uma abordagem especfica. No exemplo de eleies, poderamos ter comunicao poltica ou comportamento eleitoral.

Seu tema ir localizar seu objeto e sua pesquisa no seu campo de estudos, determinando o que voc ir estudar em sua reviso bibliogrfica Certos autores, certas abordagens e certas pesquisas. Tudo depender de como voc definir seu objeto e seu tema.

delimitando o objeto : o que fazer


4) Agora pergunte-se: estou no lugar certo? Voc precisa de um orientador. Seu objeto e tema dependem dos objetos e temas que seu possvel orientador estuda ou j estudou. Seu objeto deve ser mais ou menos prximo dos objetos estudados e/ou orientados por seu orientador. Se seu objeto for distante (a) voc no ter orientador ou (b) seu orientador no te orientar da melhor forma e sua formao ser prejudicada.

Portanto, faa o mesmo para seus possveis orientadores: descubra em quais reas eles atuam e quais temas eles normalmente estudam e/ou orientam.
(i) consulte os currculos Lattes e (a) procure pelas reas de atuao e (b) veja o ttulo dos trabalhos que ele/ela orientou.

delimitando o objeto : o que fazer


5) Por fim : defina a natureza do objeto observvel (direto ou indireto) ou um objeto terico ? Observveis tendem a ser abordados empiricamente ou seja (i) geram hipteses testveis e (ii) favorecem pesquisas empricas. Objetos tericos (uma teoria, uma abordagem, um mtodo, um conceito etc.) tendem a ser abordados teoricamente - ou seja (i) geram hipteses tericas e (ii) favorecem pesquisas bibliogrficas.

delimitando o objeto : o que fazer


Como ? Tente localizar o seu objeto.

Comece distinguindo as coisas das ideias : o Estado brasileiro e o conceito de Estado; o habitus de um grupo ou o conceito de habitus.
Se seu objeto estiver s em sua cabea ou somente nos textos, ento ele provavelmente terico. Os elementos tericos tm natureza puramente mental (ideal) e favorecem a pesquisa terica, lgico-dedutiva consultando textos. Se ele estiver fora de voc e dos textos, ento ele provavelmente um observvel direto ou indireto e poder ser estudado (observado, analisado, medido e reconstrudo) empiricamente.

a abordagem ao objeto

a ordem de fenmenos determinantes


Ordem de fenmenos determinantes, ou, simplesmente, ordem determinante o conjunto de fatos que atuam efetivamente sobre o objeto de estudo . Trata-se dos fatores que fazem o objeto ser ou comportar-se de determinada forma. Podemos pensar na ordem determinante como a fora ou o esprito que coloca o objeto em movimento, que o faz exibir as caractersticas que exibe, comportar-se da maneira como se comporta ou ser da maneira como .

A distino importante porque a ordem de fatores determinantes nem sempre corresponde ordem do objeto que estamos estudando. Pelo contrrio, muito comum que um objeto de determinada ordem seja abordado por objetos de outras ordens.

... o que nos conduz questo da autonomia do objeto de estudo.

autonomia e heteronomia do objeto de estudo


Um objeto autnomo quando os fatores, foras ou variveis determinantes fazem parte da mesma ordem de realidade. Isto : quando o objeto de estudo e os fatores determinantes, ambos, correspondem mesma ordem. Inversamente, um objeto heternomo quando os fatores, foras ou variveis determinantes fazem parte de uma ordem externa ordem do objeto. Isto : o objeto heternomo quando ele dependente de uma ordem de fatores externa a ele.

Objeto (x) Ordem de fenmenos () do Fator (x) Objeto (x) Ordem de fenmenos () do Fator (x)

Objeto (x) autnomo. Objeto (x) heternomo.

autonomia e heteronomia do objeto de estudo


objeto heternomo
ordem

objeto autnomo
ordem
f1

f1

f2

ordem
f3

f2

f3
objeto

objeto

ordem heternoma
ordem
f1
f2 f3

ordem autnoma

ordem

=)

=(

o que , afinal, uma abordagem terico -metodolgica ?


Uma abordagem terico-metodolgica consiste em (1) certo objeto delimitado e definido de determinada forma; (2) esses objetos abordados de certa maneira, isto , (i) por uma ou mais ordens de fatores e (ii) por meio de certos conceitos e mtodos.

As abordagens variam e diferenciam-se entre si, portanto, em funo dos seus objetos e das maneiras como esses objetos so estudados.

o que , afinal, uma abordagem terico -metodolgica ?


Por que a abordagem no se refere somente forma como o objeto estudado (ordem de fatores, s teorias e os mtodos ) mas tambm ao objeto de estudo? O objeto no o mesmo para todas as abordagens, variando a maneira como ele abordado ?

O mesmo objeto tende a ser construdo de uma forma especfica pela abordagem.

Tende a haver uma cumplicidade ou uma interdependncia entre objeto e abordagem. Assim, por exemplo, na Sociologia, uma abordagem objetivista define social como estruturas sociais, enquanto uma abordagem subjetivista define social como interaes intersubjetivas. Elas j tratam, de antemo, de objetos diferentes.

abordagens terico-metodolgicas
Exemplos: (a) neoinstitucionalismo : tem por objeto a poltica institucional (as instituies polticas, especialmente os trs poderes) e a aborda por meio de um instrumental tericometodolgico institucionalista (anlise das regras e procedimentos institucionalizados e seus efeitos sobre o funcionamento das instituioes). (b) culturalismo : tem por objeto o comportamento poltico dos indivduos e dos agentes polticos. Aborda-o a partir de uma teoria culturalista, que foca valores e atitudes, em geral originrias fora da poltica institucional, que influenciam o comportamento poltico. (c) marxismo : tem por objeto as lutas de classe e o poder poltico em geral. Trata-as a partir de uma abordagem histrico-funcional materialista, baseada na obra de Karl Marx, que explica os fatos polticos luz de sua relao com certas condies materiais de existncia (o estado de desenvolvimento das foras produtivas; a diviso do trabalho; o estado da luta de classes dentro e for a da poltica institucionalizada etc.).

O campo de produo: distncias entre abordagens (foco: Cincia Poltica)

Fonte: O autor.

O campo de produo: distncias entre abordagens, reas e peridicos


Significado das siglas : DIP = desempenho das instituies polticas e sua influncia sobre a qualidade da democracia e dos processos de governo ;

CPD-PE = Comunicao poltica, democracia e processos eleitorais ;


VAP-P = Valores, atitudes, participao e poltica ; ES-PG = Estado, sociedade e polticas de governo ; RI = Relaes internacionais ; TP-HI = Teoria poltica, anlise de conceitos e histria das idias; VAP-P = Valores, atitudes, participao e poltica.

Fonte: O autor.

abordagens terico-metodolgicas : verso atualizada (jun.2012) [foco: Cincia Poltica]


Sociolgicas 1. Scio-disposicional 2. Institucionalismo sociolgico 3. Marxista 4. Teoria das elites 5. Sistmica 6. Teorias da modernizao 7. Corporativismo 8. Redes sociais 9. Teoria crtica 10. World -Systems Theory [RI] 11. Relaes de gnero e teoria feminista 12. Culturalista

Scio-Histricas 26. Histrico-comparativa 27. Institucionalismo histrico Scioeconmicas 28. Economtrica Terico-conceituais 29. Desenvolvimentismo 42. Agonstica 30. Teoria da dependncia 43. Teoria democrtica 44. Teoria poltica clssica Lingustico-interpretativas 31. Contextualismo lingustico 45. Teoria poltica moderna 46. Teoria poltica latino-americana 32. Hermenutica 47. Idealismo 33. Histria dos conceitos

Politolgicas 13. Neo-institucionalismo 34. Memria/Tradio poltica 14. Neo-institucionalismo de escolha racional 35. Ps-moderna 15. Pluralismo Subjetivistas 16. Jurisprudncia poltica 36. Anlise de discurso/contedo 17. Teorias da accountability 37. Cognitivo-comportamentalista 18. Formalista [Direito] 38. Etnometodologia 19. Constitucionalismo [Direito] 39. Escolha racional 20. Interest Group Theory [RI] 40. Weberiana 21. International Regime Theory [RI] 41. Informacional 22. Realismo [RI] 23. Funcionalismo [RI] 24. International Society Theory [RI] 25. Emprico-politolgica

reas temticas : verso atualizada (jun.2012) [foco: Cincia Poltica]


Comportamento poltico 1. Estudos eleitorais e partidos polticos 2. Atitudes e cultura poltica 3. Conflitos e coalizes polticas 4. Mdia e poltica 5. Organizaes civis e atores coletivos 6. Classes sociais e grupos de presso Instituies polticas 7. Estudos do Legislativo 8. Relaes intergovernamentais 9. Instituies governamentais especficas 10. Sistemas governamentais especficas 11. Poltica, Direito e Judicirio 12. Estudos do poder local 13. Anlise, desenho e desempenho institucional Estado e polticas pblicas 14. Estrutura e transformao do Estado 15. Anlise do processo decisrio 16. Polticas pblicas especficas 17. Recrutamento poltico e grupos dirigentes 18. Poltica, economia e sociedade 19. Revolues sociais 20. Foras Armadas, Estado e sociedade Teoria poltica e histria das ideias 21. Teoria poltica 22. Histria das ideias polticas 23. Metodologia 24. Pensamento social brasileiro Poltica internacional 25. Integrao regional e internacional 26. Conflitos, guerra e paz 27. Organizaes internacionals 28. Poltica externa do Brasil 29. Relaes internacionais, bilaterais e multilaterais 30. Direitos humanos e direito internacional 31. Teorias de Relaes Internacionais

internacionais

Reviso bibliogrfica

reviso bibliogrfica
Objetivos (i) mapear o conhecimento acumulado sobre o seu tema/objeto de pesquisa; (ii) delimitar as abordagens e/ou os mtodos e ferramentas de pesquisa. Lembre-se : o que voc mapear e o que voc delimitar j est condicionado pela forma como voc definiu o seu objeto e escolheu o seu tema

reviso bibliogrfica : definindo a literatura a ser analisada


(i) Mapeamento do conhecimento sobre o tema/objeto (a) Partimos de nossa delimitao da rea, tema e objeto; (b) Definimos algumas palavras-chave que caracterizam nosso tema e nosso objeto.

Tome-se como exemplo o objeto : Preferncia eleitoral e posicionamento ideolgico dos eleitores nas eleies municipais de 2008 em Curitiba/PR.
Extramos palavras-chave do ttulo : preferncia eleitoral; eleies municipais; posicionamento ideolgico; Curitiba.

Em funo dessas palavras, definimos tambm alguns termos e conceitos relevantes, como por exemplo: ideologia; comportamento eleitoral; direita; esquerda; partidos polticos etc.
(c) Para artigos, pesquisamos por esses termos em mecanismos de busca acadmica como SCIelo, Portais Peridicos da Capes, JSTOR, SAGE etc. (d) Para livros, pesquisamos por esses termos no ndice de bibliotecas ou em sites como estantevirtual.com, amazon.com ou bookfinder.com.

reviso bibliogrfica : definindo a literatura a ser analisada


(ii) Delimitao das abordagens e/ou os mtodos de pesquisa (a) Pesquisamos pelas palavras-chave e pelos termos escolhidos nos manuais e dicionrios de Cincia Poltica e de Sociologia. (Para as reas, conceitos e abordagens, a Wikipedia em ingls tambm uma boa fonte.) (b) As abordagens, as teorias e os mtodos esto aplicados nos trabalhos. Assim, ao lermos esses trabalhos, alm de interpretar-reconstruir os argumentos dos autores, tentamos identificar as abordagens utilizadas. Para fazer isso, nos orientamos (a) pelos manuais, dicionrios e enciclopdias, (b) pela orientao do orientador e (c) pela intuio. (c) Lembra-se das ementas das disciplinas ? Boa parte das abordagens (as mais tradicionais) esto nessas ementas. As ementas, muitas vezes, organizam-se explicitamente em torno de abordagens. Parta dos seus interesses de pesquisa e explore essas ementas atrs das referncias que contenhm as teorias e mtodos potencialmente adequadas para o seu caso. Leia e analise as referncias com carinho, aplicando um bom mtodo de fichamento.

reviso bibliogrfica : anlise de argumentos


Em que consiste, na prtica, a reviso ? Em duas etapas interconectadas : (i) anlise de argumentos; (ii) seu mapeamento. O objetivo da reviso criar uma noo geral do tema, do objeto e das abordagens ou seja, uma espcie de mapa. Para chegar a esse mapa, ns analisamos os argumentos e os fichamos.

reviso bibliogrfica : anlise de argumentos


E no que consiste a anlise dos argumentos ? Anlise (i) o delineamento de partes; (ii) demonstrao da relao de cada parte com cada outra parte. Na prtica ? (i) identificar os elementos tratados no texto (os substantivos);

(ii) caracterizar esses elementos (as qualidades, atributos e propriedades constitutivas desses substantivos);
(iii) perceber as relaes entre essas propriedades.

reviso bibliogrfica : anlise de argumentos procedimento


Voc ir interpretar o texto e ir reconstruir um significado, em funo dos seus conhecimentos e intuio atuais. Use manuais, dicionrios e enciclopdias.
(i) Isole as proposies e distinga-as dos seus exemplos;

(ii) Tente isolar as proposies principais, isto , aquelas que servem de base para outras proposies; (iii) Fique atent@ a termos de alto teor descritivo e abstrato, como conceitos e outras expresses hermticas e cabeludas: sistema de disposies, interaes intertnicas, arranjo institucional, posies no campo de produo, redes de atores... (a) Observe a sua repetio: os termos e conceitos fundamentais, que estruturam o pensamento do autor, tendem a se repetir. (b) Dica: grife esses termos. V grifando termos e conceitos que voc considerar de alto teor descritivo-abstrato. Sempre. (iv) Para determinar a relao entre as partes, prestamos ateno s relaes que o autor estabelece entre os termos e conceitos grifados.

reviso bibliogrfica a lgica do mapeamento


Viu-se que o objetivo da reviso bibliogrfica mapear conhecimento e delimitar abordagens, teorias e mtodos para escolher aquelas que iremos usar na pesquisa. Portanto, alm de analisar o texto e ver quais so as ideias e a relao entre elas preciso conectar e comparar as ideias entre vrios textos. Como ? (i) Identificamos os temas, objetos, termos e conceitos recorrentes nos textos; (ii) Comparamos as propriedades que o autor confere a esses elementos.

[mapeamento autores-ideias no quadro]

Exemplo : (i) selecionando os termos-conceitos principais; (ii) grifando as proposies principais :

reviso bibliogrfica mtodo fundamental de reviso : o fichamento


Fichamento um mtodo de organizao da informao. Fazer um fichamento fazer fichas sobre alguma coisa geralmente um texto. A finalidade de um fichamento mapear grandes quantidades de informao, como o argumento de um autor, as passagens que nos interessam em um texto, documentos de uma biblioteca, propagandas de TV, observaes do cotidiano, temas de msicas etc. Sua principal caracterstica organizar a informao de uma forma sistemtica. Isto : as fichas so construdas de modo a fazer referncias umas s outras. Fazendo referncias umas s outras, o fichamento acaba, consequentemente, colocando ideias e propriedades umas em relao com as outras

o fichamento qual a diferena em relao ao resumo e a resenha ?


Um resumo uma reduo de um argumento ou tema, apresentado com nossas prprias palavras, com o objetivo de ressaltar os pontos principais. uma simplificao, ressaltando as ideias principais sem adicionar nossas prprias (observaes, crticas, avaliaes etc.). Uma resenha um resumo, adicionado de observaes pessoais. Envolve desenvolvimentos pessoais, julgamento e/ou crtica, com base num resumo do texto em questo. Na resenha podemos discutir o texto para auxiliar a sua incorporao e elaborar ideias, hipteses, especulaes etc. So comumente confundidos com o fichamento.

fazendo um fichamento
O fichrio o arquivo que vai guardar as suas fichas. onde voc ir armazen-las. O fichrio deve ser pensado como o assunto. Todas as fichas em seu interior sero definidas por esse assunto.

Sugere-se definir o fichrio pela rea temtica ou por um tema mais amplo.
Exemplo: AT: Instituies polticas. Ou: T: Assembleia Legislativa do Paran. Definido o fichrio, preciso definir a ficha. A ficha definida (i) pelo tema; (ii) pelo tipo de ficha; (iii) por um grau de importncia e (iv) por um ttulo.

fazendo um fichamento os elementos das fichas : tema e tipo de ficha


Aps definir o fichrio pela rea temtica Instituies polticas, definimos a ficha por um tema ou subtema.
Continuando com o exemplo anterior, incluiramos no fichrio Instituies Polticas, ou no fichrio Assembleia Legislativa do Paran, uma ficha cujo tema regimento interno. Assim, a ficha corresponde a um tema. Nessa ficha, por exemplo, voc incluir informaes que se referirem a regimento interno. Agora defina o tipo da ficha. H trs tipos principais : referncia, leitura, desenvolvimento e instruo. Trata-se da natureza da ficha, que nos informa do tipo de informao que encontraremos em seu interior e como lidar com ela.

fazendo um fichamento os tipos de fichas


A ficha de referncia nos indica a localizao de uma informao qualquer que se encontra fora da ficha. uma ficha de tipo logstico, no substantivo. Ela nos diz o seguinte: para tal assunto, v a tal lugar. Em geral, as fichas de referncias nos remetem a citaes ou partes de um texto, como passagens importantes de um livro ou artigo ou enumeram vrias referncias referentes a uma questo ou tema especfico.
AT: Sociologia Estrutural. [O fichrio onde est a ficha] Tema: Elementos da ordem social. Tipo de ficha: referncia. Importncia: (5). Ttulo: definies do conceito de instituio. Como padres de comportamento: (1) KAPLAN, Howard. 1960. The Concept of Institution: A Review, Evaluation, and Suggested Research Procedure. Social Forces, v. 39, n. 2, p. 176-180; (2) Como organizaes: (1) cf. a pgina 9 de Georges Gurvitch, O conceito de estrutura social; (2) Etc.

fazendo um fichamento os tipos de fichas


A ficha de leitura um desenvolvimento com base em alguma referncia (em geral passagens de textos). Consiste em observaes, crticas ou estabelecimento de conexes entre ideias, a partir de alguma referncia que no a sua prpria mente. Por exemplo:
AT: Sociologia Estrutural. Tema: Elementos da ordem social. Tipo de ficha: leitura. Importncia: [2]. Ttulo: Sobre a definio de sociedade em Bourdieu. Descrio: Bourdieu define sociedade como um espao social composto por vrios campos. Cada campo possui grupos ou classes em conflito, lutando para definir a natureza do campo a que pertencem... Referncia: Bourdieu, P. 1980. Espao social e gnese das classes. In: _____. O poder simblico. Rio de janeiro, Bertrand Brasil.

fazendo um fichamento os tipos de fichas : leitura


A ficha de leitura envolve certo grau de abstrao, a partir de uma referncia externa. uma ficha substantiva.
Logisticamente, as informaes em questo esto dentro da prpria ficha, no sendo necessrio sair do fichrio para consultar a informao em questo.

Ela contm referncias, mas se distingue de uma ficha de referncia por focar os desenvolvimentos de ideias que voc faz com base nessas referncias.

fazendo um fichamento os tipos de fichas


A ficha de desenvolvimento uma ideia ou elaborao qualquer que no faz referncia a informaes ou documentos externos. sua. Algum desenvolvimento seu. Por exemplo, ideias sobre certo tema ou certa questo, sem fazer referncia textos de outrem. Normalmente, opinies, reflexes, hipteses, conjeturas, especulaes etc.
AT: Sociologia da Cultura Tipo de ficha: desenvolvimento. Tema: gostos de classe e estilos de vida. Importncia: (5). Ttulo: Caractersticas dos grupos alternativos Descrio: A autoestima dos grupos alternativos depende, em geral, da (i) raridade e (ii) da variedade de suas preferncias culturais. A percepo de seu valor prprio proporcional raridade e a variedade das preferncias culturais.

fazendo um fichamento os tipos de fichas


A ficha de instruo consiste em instrues de trabalho, um lembrete, uma prescrio. Faa tal coisa; lembre-se disso; sempre pense naquilo etc. Envolve dicas, prescries e mincias. com elas que organizamos nosso trabalho. Ela que confere pragmatismo nossa pesquisa e estudo. Por exemplo:
AT: Instituies polticas. Tipo de ficha: instruo. Tema: comportamento dos deputados da Assemblia Legislativa do Paran. Importncia: (3). Descrio: preciso prestar ateno a se os deputados esto aprovando leis em funo da poltica dos partidos ou da presso do eleitorado. Falar com meu orientador e pegar dicas.

Cabe usar as fichas de instruo em uma agenda de pesquisa, definindo prioridades para cada ficha. Dica: agrupe as fichas, no fichrio, em funo do tema e do tipo de ficha. Todas as fichas de instruo estaro reunidas em uma mesma rea temtica ou em um mesmo tema.

Anda mungkin juga menyukai